Uma senha sera enviada para seu e-mail

Roteiro de 2 dias em Aswan – Egito

Aswan foi a nossa terceira parada no Egito, depois de passarmos pelo Cairo e por Luxor – e de termos feito um cruzeiro pelo Rio Nilo.

Em Aswan, ficamos no Hotel Pyramisa Isis Cornish. Ele fica bem na beira do Nilo, então a vista é lindíssima. Eu e a Fabia temos zero frescura, e por isso tínhamos até brigado com o guia Junior que reservara esse hotel, 4 estrelas, realmente preferimos coisas simples e sem luxo… Mas no fim das contas, ele é mais simples do que parecia.

Mas isso não é um problema para nós, MESMO, estou falando só como review, para pessoas que buscam luxo em viagens saibam que esse hotel pode ser um pouco decepcionante. Você pode aproveitar pra fazer uma pesquisa de hotéis em Aswan e reservar pela nossa caixinha do Booking.com, no canto superior direito do blog! 😉

Mercado Central de Aswan

Como desembarcamos cedo do navio, no primeiro dia em Aswan ficamos passeando pelo centro da cidade com Junior, ele nos levou para o mercado principal, que ficava em frente do hotel (ponto pra localização!). É um mercado bem grande mesmo, abrange muitas ruas ali da região. O mesmo esquema do Cairo: uma mistura de lojas com barraquinhas na rua, vendendo roupas, souvenires, objetos de todos os tipos, comidas e doces, carnes e peixes (expostos na rua mesmo), especiarias…

Temperos e especiarias no mercado de rua de Aswan

Temperos e especiarias no mercado de rua de Aswan

Aliás, no mercado de Aswan a variedade e quantidade de especiarias é maior que no Cairo, e nós amamos. Entramos em uma loja indicada pelo Junior e ficamos lá horas, comprando muitos temperos deliciosos, de todos os tipos – pimentas, curry, gengibre, misturinhas secretas deles, açafrão, chás e muitos outros. É a melhor lembrança física do Egito, porque ainda tem bastante tempero em casa, sempre deixando minha janta mais gostosa 😉 .

Compramos muitos temperos nessa loja, em Aswan. O vendedor foi super simpático, fez temperos misturados pra nós, deu desconto... E quis tirar essa foto!

Compramos muitos temperos nessa loja, em Aswan. O vendedor foi super simpático, fez temperos misturados pra nós, deu desconto… E quis tirar essa foto!

Da mesma forma que no Cairo, o mercado bomba bem mais à noite do que de dia. Nas lojas por ali, vimos todo tipo de roupa… e JURAMOS por qualquer coisa que vimos uma burca do Bob Esponja. É sério. Mas era noite e estávamos andando sem as câmeras, para provar isso pra vocês. No Egito tem (quase) de tudo, rs.

Mais uma foto do mercado de rua de Aswan.

Mais uma foto do mercado de rua de Aswan.

Depois, o Junior nos levou para comer Falafel numa lanchonete bem simples e foi muito maravilhoso. No Egito o Falafel é bem verde por causa dos temperos – eles carregam bem mais. Para o nosso gosto, são bem mais gostoso que os falafels vendidos aqui no Brasil nos restaurantes árabes. E são baratos no Egito, qualquer restaurantezinho vende falafel.

Falafel verde (e delicioso!) que comemos em Aswan - Egito

Falafel verde (e delicioso!) que comemos em Aswan – Egito

Nesse dia, estávamos meio putas com a coisa do roubo do dinheiro no navio, e a noite resolvemos ir comer no McDonalds mesmo que era perto do hotel… Chegando lá, uma surpresa! Só os jovens cristãos frequentam o McDonalds, então não tinha nenhuma garota com a cabeça coberta… Eram todos bem modernetes, os jovens flertavam no balcão enquanto tomavam um milk-shake e comiam nuggets, uma menina na nossa frente até tinha uma tatuagem no pulso! Foi muito bizarro pensar nessa juventude alternativa ‘pra frentéx’ dentro do McDonalds…

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem. Veja, inclusive, o post onde conto que fiquei doente no Egito e o seguro me salvou.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Abu Simbel – templos encravados na montanha

No dia seguinte, acordamos às 2:30 da manhã para ir visitar Abu Simbel, que fica a 3 horas de Aswan. Uma van veio pegar a gente na frente do hotel para nos levar, junto com outros turistas de outros hotéis. Na saída da cidade tivemos uns problemas, pois os militares estavam parando as vans e não queriam deixar passar… Não deu pra entender o que aconteceu, na verdade, pois todos falavam em árabe e ninguém nos explicou. Mas após alguns minutos ali parados, passamos.

O templo de Abu Simbel é, no mínimo, surreal.

O templo de Abu Simbel é, no mínimo, surreal.

Após 3 horas de carro, chegamos no sul do Egito, perto da fronteira com o Sudão, na região da Núbia. Ficamos na dúvida se estávamos na beira do mar, porque a nossa frente víamos uma extensão de água imensa. Depois, descobrimos que se trata de uma parte da bacia do Rio Nilo!

Nascer do sol chegando em Abu Simbel

Nascer do sol chegando em Abu Simbel

Dando a volta na montanha, chegamos aos templos gigantescos de Abu Simbel, o Templo de Ramsés e o Templo de Nefertari. Eles são esculpidos direto na montanha e são de proporções gigantescas, mas essa não era a sua localização original. Eles ficavam mais próximos da cidade de Aswan, mas em 1960 foram deslocado pela UNESCO, para não serem submersos e arruinados com a construção da Represa de Aswan. Veja a seguir o vídeo que fizemos por lá!

Por dentro eles são grandes, porém por fora eles são de um tamanho bizarro. É muito imponente. Dá pra entrar nos dois, mas não pode tirar foto lá dentro, só fora. Depois de ver tudo, ficamos um tempo ali fora. Na volta pra van, novamente aquele assédio doido dos vendedores, querendo vender coisas de qualquer jeito. E encaramos mais 3 horas para voltar à Aswan.

Detalhe de um dos templos de Abu Simbel

Detalhe de um dos templos de Abu Simbel. Repare nos hieróglifos!

Nubian Village

À tarde, no mesmo dia, encontramos Junior que nos levou de barco até a Nubian Village, que fica uma meia hora de barco do centro de Aswan. É uma vila desse povo, os Núbios, que foram deslocados para lá depois da recente construção da represa de Aswan.

É uma vila de casinhas muito simples, mas eu achei o passeio muito legal. O povo Nubian é simpático e eles não ficam assediando como os egípcios. Em quase todas as casas existem barraquinhas vendendo coisas, num geral objetos e bijuterias… Mas eles não ficam forçando nada e nem jogando o preço lá em cima para sacanear, então acabamos comprando várias coisas.

Casa na Nubian Village em Aswan - Egito.

Casa na Nubian Village em Aswan – Egito.

Junior nos levou em uma casa lá de um cara que cria crocodilos… Ficamos meio apreensivas, pois eles estavam muito lentos, pareciam dopados. O cara nos garantiu que não, que eles ficam assim mesmo no inverno, bem quietos e esses eram mansos… Mas não coloco minha mão no fogo, mesmo. A Fabia pegou o crocodilo chamado Franco no colo, mas eu fiquei com um muito medo, não tive coragem rs.

Crocodilo Franco, que mora na Nubian Village (Egito).

Crocodilo Franco, que mora na Nubian Village (Egito).

Voltamos de barco pelo Rio Nilo, vimos mais uma vez o sol se pôr na beira do rio e fomos para o Aeroporto. Pegamos um voo de volta para o Cairo pois no dia seguinte começaríamos nosso incrível tour de 3 dias no deserto com os beduínos!

O por do sol no Rio Nilo é sempre de arrepiar!

O por do sol no Rio Nilo é sempre de arrepiar!

Na cidade existe ainda o Philae Temple, dedicado à deusa Ísis. As pessoas também fazem um tour pela Represa dali, que inundou uma parte do território que pertencia aos Núbios. Inclusive, a Nubian Village que visitamos é um dos locais que o governo egípcio fez para realocar essas pessoas.

Mais uma foto de Aswan/Egito, cidade banhada pelo Rio Nilo.

Mais uma foto de Aswan/Egito, cidade banhada pelo Rio Nilo.

Leia os nossos posts completos sobre o Egito!

Post completo CAIRO – EGITO

Post completo LUXOR – EGITO

Post completo SHARM EL SHEIKH – EGITO

Post completo TOUR NO DESERTO – EGITO

Post completo  CRUZEIRO NO RIO NILO – EGITO

Post completo TURISTAS LGBTs NO EGITO


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

aswan abu simbel pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars