Uma senha sera enviada para seu e-mail

Luxor – Egito

A cidade de Luxor fica onde antigamente era Tebas e é dividida pelo Rio Nilo em duas partes: a margem oriental, dedicada aos vivos e a parte ocidental, dedicada aos mortos, onde estão as tumbas. O lado oeste é o lado dos mortos pois é no oeste que o sol se põe, e isso representa a passagem para a “segunda vida”. A cidade tem templos maravilhosos e se você vai pro Egito não pode deixar de visitar. A gente explica tudo neste post. 🙂

Tumbas dos Faraós

Saímos do Cairo num voo às 5:30 da manhã, chegamos em Luxor às 6:30 e seguimos direto para o Vale dos Reis, principal necrópole real do Império Novo do antigo Egito. Difícil descrever o que é esse lugar. Visitar as tumbas dos faraós foi uma experiência inesquecível. Não esperávamos tamanha grandiosidade. Os trabalhos nas paredes e teto são tão detalhados e ainda coloridos depois de tantos séculos.

As tumbas são grandes construções dentro da montanha, compostas por um corredor principal que leva ao quarto final, onde ficava efetivamente a tumba funerária do faraó e por quartos laterais reservados para as fortunas dos mortos. Os hieróglifos coloridos nas paredes e tetos contam histórias heroicas sobre a segunda vida do faraó: segundo a crença dos egípcios antigos, serviam para guiá-lo nessa empreitada.

Todas as tumbas pertencem a faraós das dinastias 18, 19 e 20. Essas dinastias representam o auge do Império Novo, no qual o governo do Egito se situava exatamente em Luxor. A área tem 62 túmulos de faraós, entre eles Tutancâmon, Ramsés IX, Seti I e Ramsés VI. A tumba de Tutancâmon é a mais famosa, pois foi encontrada no início do século passado com todo seu tesouro intacto, que hoje está no Museu do Cairo.

Os amantes do Egito Antigo piram!

Os amantes do Egito Antigo piram!

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem. Veja, inclusive, o post onde conto que fiquei doente no Egito e o seguro me salvou.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Uma curiosidade interessante sobre as tumbas: elas eram construídas enquanto o faraó estava vivo, reinando e só podia parar de ser construída no momento em que o faraó morresse. Por isso, todas são inacabadas em algum ponto – e quanto mais comprida a tumba, mais anos viveu aquele faraó específico.

Para entrar você precisa comprar um ticket de entrada que dá direito a visitar 3 tumbas, de todas as que estão abertas a visitação. Você pode escolher quais quer visitar, e nosso guia Mohammed nos indicou quais eram as três mais interessantes. Dessas, a que é de longe mais incrível é a Tumba de Ramés IV: ela é toda colorida, muito preservada. É bastante incrível. Não é a maior que visitamos, mas é a mais deslumbrante.

A vivacidade das cores dos hieróglifos que cobrem absolutamente todas as paredes e tetos é indescritível. Mas é proibido entrar com câmeras e por isso não temos nenhuma foto pra mostrar pra você 🙁 . Aqui é preciso mencionar algo triste que acontece ali e em outros templos do Egito. Os seguranças que deveriam estar ali para ajudar na preservação dessas obras milenares, tentam ganhar dinheiro dos turistas deixando que as pessoas tirem fotos, toquem os hieróglifos e desenhos nas paredes, entrem em partes fechadas e coisas do tipo. Eles não têm noção de que isso pode danificar as construções, as cores e detalhes das decorações. Várias vezes tivemos vontade de dar uns tapas neles.

Saindo dali passamos numa fábrica/loja de produtos de pedras locais, onde vimos os artesões trabalhando em esculturas, miniaturas de templos, deuses e animais sagrados.

Artesão em Luxor, no Egito.

Artesão em Luxor, no Egito.

Quais Templos Visitar em Luxor

Dali continuamos para o Templo da Rainha Hatshepshut, uma maravilha talhada na rocha, que se mescla à montanha calcária onde ele fica. Hatshepshut foi uma autêntica faraó sendo considerada a 1ª mulher chefe de governo na História. Esse templo é muito bonito, adoramos visitar. Ficamos quase duas horas ali vendo todos os detalhes das esculturas, os hieróglifos… Felizmente lá pode tirar foto, então podemos mostrar pra você!

Seja bem vindo ao templo de Hatshepsut, em Luxor!

Seja bem vindo ao templo de Hatshepsut, em Luxor!

Esculturas do Templo de Hatshepshut.

Esculturas do Templo de Hatshepshut.

Na entrada do templo tem uma raiz de uma árvore que teria sido trazida pela Rainha na época da construção do templo, há 3.500 anos! Ao final da visita, na lanchonete do local tomamos nosso primeiro sorvete de Kit Kat  <3

O sorvete de Kit Kat é uma delícia!

O sorvete de Kit Kat é uma delícia!

A próxima parada foi o Templo de Luxor, dedicado à tríade tebana Amon, Mut e Khonshu. O templo levou mais de 1000 anos para ser construído e foi aumentado progressivamente pelos diferentes faraós. Todos os templos seguiam o seguinte esquema: o primeiro salão, grande a aberto, pertencia a todos os fiéis, ao povo. Mais a frente, havia outra sala, um pouco menor e coberta, para a nobreza. E ao fundo, uma sala menor ainda e mais privada, apenas para os sacerdotes e faraós.

Templo de Luxor, no Egito.

Templo de Luxor, no Egito.

Esse é um templo de porte médio, com algumas partes bem preservadas e outras, nem tanto… Na sala do meio, podemos ver em uma das paredes laterais uma extensão para cima que forma outra parede, que é a parede de uma mesquita! A primeira mesquita islâmica de Luxor foi erguida naquele mesmo lugar, sobre o templo que estava soterrado.

Com a descoberta do templo as duas coisas ficaram meio mistas. Nas paredes da sala menor, temos misturados aos hieróglifos, pinturas católicas posteriores. Ao longo do tempo, houve apropriação do local por cristãos para culto, e por isso essas pinturas sobre os hieróglifos. Isso significa que esse templo reúne as três religiões que já habitaram o Egito, ao longo da história. A mistura é legal, se for parar pra pensar…

Pintura católica misturada aos hieróglifos no templo de Luxor.

Pintura católica misturada aos hieróglifos no templo de Luxor.

A última parada do dia foi o Templo de Karnak único monumento do mundo que contém em si mesmo documentos das épocas faraônica, greco-romana, copta e islâmica, com nichos e frescos coptas e até uma mesquita (Abu al-Haggag). Esse é um templo gigante, na verdade é mais um complexo de vários templos – tem até um lago particular! Ele está bem preservado e passamos um bom tempo passeando por ali e tirando fotos, até o sol se por.

Fazendo uma gracinha no Templo de Karnak, em Luxor.

Fazendo uma gracinha no Templo de Karnak, em Luxor.

No templo de Karnak você verá muitas estátuas e esfinges por toda a parte. As esfinges representam a força e a guarda, por serem metade leão e metade faraó. Nas paredes, os hieróglifos dos templos sempre contam histórias da mitologia, que misturavam os faraós reais a deuses de sua religião em aventuras fantásticas. Os guias passam muito tempo contando essas histórias, meio que “lendo” os hieróglifos. No começo é legal, mas depois de muitos templos parecidos isso começa a ficar meio chato.

Esfinges no Templo de Karnak

Esfinges no Templo de Karnak – Luxor

Números do Egito Antigo, no templo de Karnak!

Números do Egito Antigo, no templo de Karnak!


Leia os nossos posts completos sobre o Egito!

Post completo CAIRO – EGITO

Post completo ASWAN – EGITO

Post completo SHARM EL SHEIKH – EGITO

Post completo TOUR NO DESERTO – EGITO

Post completo  CRUZEIRO NO RIO NILO – EGITO

Post completo TURISTAS LGBTs NO EGITO

 

Desfile de esfinges em Luxor

Desfile de esfinges em Luxor


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

luxor pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars