Tour no Deserto com beduínos – Western Desert
Atualizado em 2023.
Essa foi a nossa parte favorita da viagem ao Egito. Passamos três dias e duas noites com os beduínos fazendo um tour pelo Western Desert, que engloba paisagens diferentes.
Este deserto fica no oeste do país, a 360 quilômetros de carro do Cairo, que levamos mais de cinco horas para percorrer (um motorista veio nos buscar no Cairo, de manhãzinha). No vídeo a seguir você pode ver melhor essa experiência maravilhosa. Aperta play!
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem. Veja, inclusive, o post onde conto que fiquei doente no Egito e o seguro me salvou.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Pacote para o tour no deserto
Existem cinco oásis na região. Nós fomos para o de Bahariya. A princípio estávamos apreensivas de nos jogarmos no deserto egípcio sozinhas com uns desconhecidos, mas as pesquisas no Trip Advisor nos tranquilizaram em relação à empresa que usamos, a Egypt Western Desert Tours.
O Loly e seu amigo Wahid nos levaram para conhecer essa maravilha, sempre muito profissionais e divertidos. Quando fomos, em 2014, pagamos 170 dólares cada, para o pacote do tour no deserto. Com a mesma empresa combinamos um transfer do cairo pro oásis e vice-versa (cada trecho demora 3 horas). Pagamos mais 50 dólares cada por esse serviço. Ou seja, cada uma de nós gastou 220 dólares no total.
Consulte os valores atuais do mesmo passeio que fizemos: Excursão de 3 dias pela Western Desert Tours.
Confira também essa outra opção: aqui você pode escolher fazer o tour pelo Western Desert em 2 ou 3 dias.
Se estiver com menos tempo, mas não quer deixar de viver essa experiência, você pode optar pela Excursão no Deserto, acampando somente por uma noite. Mas se dormir no deserto não é o seu rolê, você também pode conhecer e aproveitar o passeio através da Excursão de 3 dias ao Siwa Oasis e Western Desert, onde você volta para o seu hotel no Cairo em todas as noites.
O passeio foi todo feito em 4×4, fomos parando nos pontos importantes para fotos e vídeos e eles iam explicando os aspectos geológicos da região. No primeiro dia, visitamos o Black Desert, que tem montanhas de formação vulcânica, com pedras negras.
Em seguida, fomos para o Crystal Desert, onde pudemos encontrar muitos cristais e pedrinhas de formas diferentes… A partir daí passeamos por dunas – uma parte mais radical do passeio, com o 4×4 pulando pelas dunas (muito legal!). As dunas são incríveis, tiramos pra tirar várias fotos.
Ao entardecer eles escolheram um bom lugar para o camping e montaram toda a estrutura (uma tenda maior que serve de sala de jantar, as barracas individuais para dormirmos e a fogueira no centro).
Eles fizeram a comida, que era muito, muito gostosa – o melhor churrasco de frango da história. Passamos horas à beira da fogueira cantando, conversando, vendo as estrelas e esperando as raposas selvagens, que vimos ao longe (além de muitas patinhas na areia pela manhã).
Ao longo da madrugada a temperatura ia caindo e caindo… dormimos numa barraca, em sacos de dormir e com cobertores de pele de camelo. Mesmo assim era muito frio. Mas amanhecer no deserto e tomar um café da manhã em meio às dunas compensa todo frio da noite. Os meninos fizeram inclusive o tradicional pão beduíno na brasa da fogueira.
No segundo dia almoçamos no Oásis Magic Spring, que é bem pequeninho. No meio do nada, árvores e fonte de água. Surreal. Dali, começamos o passeio pelo White Desert – no meio da areia existem muitas pedras calcárias brancas, e as paisagens por ali são maravilhosas.
Em alguns pontos tudo é mais plano então a mistura da areia com os pontos brancos dá uma ilusão de ótica doida… Em outras partes as pedras são bem grandes, e algumas são famosas por suas formas (tem a do coelhinho, que é uma atração por ali).
No White Desert também existem alguns lugares onde podemos encontrar no chão milhares de formações compostas de corais petrificados… É muito louco, porque dá pra ver que eram corais mesmo, mas há milhões de anos (quando o deserto do Saara era mar!!). Inclusive essa é uma das provas para os cientistas de que de fato o deserto era mar antigamente…
Na segunda noite novamente acampamos, mas juntamos as equipe com outro casal que fazia o passeio (uma colombiana e um taiwanês, os dois são super gente fina também). No dia seguinte, continuamos pelo deserto, mas agora no caminho de volta.
Passamos pela Crystal Mountain, e é exatamente o que o nome diz: uma montanha cheia de cristais! É difícil explicar a quantidade de cristais e a variedade em torno dessa montanha. Cristais pequenos, outros enormes, alguns coloridos… Surreal. Foi um passeio inesquecível e que recomendamos a todas as pessoas.
Esse passeio tem vistas tão maravilhosas, foi tudo tão legal que resolvemos deixar mais fotos pra vocês aqui embaixo. :)
Leia os nossos posts completos sobre o Egito!
Post completo SHARM EL SHEIKH – EGITO
Post completo CRUZEIRO NO RIO NILO – EGITO
Post completo TURISTAS LGBTs NO EGITO
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo