Uma senha sera enviada para seu e-mail
XYWET5ReDvk

Viagem de trem de alta velocidade entre Paris e Barcelona

Se você está planejando viajar de Paris para Barcelona (ou o contrário, de Barcelona para Paris) e está se perguntando se vale a pena ir com o trem de alta velocidade, esse post é para você.

Nós moramos em Barcelona e já fizemos o trajeto de avião algumas vezes. Mas em novembro de 2017 decidimos ir e voltar de Paris de trem, com a empresa Renfe – SNCF! Muita gente tem vontade de viajar pela Europa de trem, para apreciar a paisagem e viver essa experiência tão especial. Nesse post vamos contar todos os detalhes da viagem e nossa opinião. E no vídeo ali em cima você vê tudo!

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na França e na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

trem-barcelona-paris-embarque-renfe

Prontas para embarcar!

O que é melhor, ir para Paris de trem ou de avião?

Primeiro, comecemos com um comparativo. Quais são os prós e contras de fazer a viagem de trem?

Prós:

  • Assento grande, mil vezes mais confortável
  • Saída e chegada no centro das cidades
  • Relaxante experiência de apreciar a paisagem
  • Pode levar mais bagagem, o limite da Renfe – SNCF é três malas por pessoa
  • Você pode entrar no trem até 2 minutos antes do horário de saída
  • Controle de acesso super ágil – nenhum controle na França e em Barcelona apenas passamos pelo Raio-        X e checagem de bilhetes. Tudo não demorou mais que 5 minutos.

Contras:

  • Demora um pouquinho mais. O trecho Barcelona-Paris de trem leva 6 horas e meia
  • Pode sair mais caro do que o trecho de avião, ainda mais se considerarmos as companhias aéreas low-cost

É importante dizer que, mesmo demorando mais que o avião durante o trajeto em si, todo o tempo da viagem não é muito mais longo. Sabe por que? Porque para ir de avião você tem que ir até o aeroporto (que não fica no centro da cidade), chegar com 2 horas de antecedência, pegar o voo, descer no aeroporto de destino (adivinha, também não fica no centro da cidade!). Ou seja, na prática, dá um pouco menos de tempo que o trem apenas, com muito menos conforto.

Como é a viagem de trem de alta velocidade Paris-Barcelona com a Renfe – SNCF

Tanto o trecho de ida quanto de volta na viagem Paris-Barcelona são operados em conjunto pelas empresas de trem espanhola (Renfe) e francesa (SNCF). A estação de chegada/saída de Paris é a Gare du Lyon e a de Barcelona é a Sants Estació. Ambas são centrais e tem conexão direta com trens/metrôs.

Para essa viagem fomos na classe preferencial, conforto total! Na ida chegamos meia hora antes da saída do trem e ficamos esperando na sala VIP da Renfe. Ali tínhamos acesso a comes e bebes, um banheiro mega limpo, revistas, wifi e um espaço confortável.

trem-barcelona-paris-sala-vip-renfe-02

Sala VIP da Renfe em Barcelona, para descansar antes de embarcar.

trem-barcelona-paris-sala-vip-renfe-01

Petiscos à sua disposição na sala VIP

O embarque

Na estação de Sants em Barcelona tem que passar a bagagem pelo raio-X e depois ir para uma pequena fila onde eles olham a passagem. Não checaram o documento. Na estação de Paris, não passa no raio-x e só teve conferência do bilhete já dentro do trem. Então o embarque foi muito rápido.

Seguimos para o nosso vagão. E já que é permitido embarcar até 2 minutos antes do horário de saída, você não precisa chegar na estação com horas de antecedência. Adoramos isso! Mas cuidado, preste atenção para não perder o trem, hein! Até porque eles são longos. O nosso tinha 18 vagões e dependendo de onde for o seu assento é uma caminhadinha… Bem, claro que nada comparado ao tanto que a gente tem que andar até nosso portão de embarque no aeroporto.

Estávamos com uma mala cada uma, mais algumas sacolas de compras e um case de tripé. Colocamos no compartimento de bagagens logo na entrada do vagão e seguimos para nossos assentos. As poltronas são muito espaçosas e confortáveis!

trem-barcelona-paris-assentos-renfe

Nossas poltronas, muito confortáveis!

As seis horas e meia de viagem passaram tão rápido que eu mal percebi. Fiquei lendo meu livro, dei uma cochilada e aproveitei para postar nas redes sociais. Ao lado de todos os assentos há uma tomada, então você pode conectar seu celular ou notebook para não ficar sem bateria.

Os assentos também tem uma mesa bem robusta caso você queira trabalhar (ou jogar cartas, como fazia um casal perto de nós rs).

trem-barcelona-paris-espaco-renfe

Livro, chazinho e leitura…

Todos os vagões têm um banheiro, tanto na ida quanto na volta estavam limpos. No andar de cima há um vagão restaurante onde você pode pedir comidas e bebidinhas.

trem-barcelona-paris-cafeteria-renfe

O vagão-cafeteria oferece comidinhas e bebidas

A temperatura interna estava muito boa, não senti frio nem calor – esse é um dos meus traumas de viajar de ônibus, onde sempre está o frio da Sibéria ou o calor do Equador, sem meio termo! Na volta eu estava com mais malas do que tinha levado na ida, porque me esbaldei nas compras… Trouxe garrafas de vinho, cremes, todas essas coisas líquidas que não poderiam vir em um avião na mala de mão (lembrando que a gente costuma viajar só com a mala de mão)

Preços

Os preços variam bastante de mês a mês, de acordo com dias da semana, feriados… Então entre no site para dar uma olhada na sua data. Aqui uma tabela para janeiro 2018, como exemplo.

Crianças de até 14 anos tem descontos de 40%. Jovens de até 26 anos tem 25% de desconto nas tarifas mais baratas.

Destinos da Renfe SNCF en Cooperación

Os trens cobrem os seguintes destinos:

Madrid – Zaragoza – Camp de Tarragona – Barcelona – Girona – Figueres – Perpignan – Carcassonne – Toulosse – Narbonne – Béziers – Agde – Sète – Montpellier – Nîmes – Avignon – Aix en Provence – Marseille – Valence – Lyon -Paris

 

Enfim, posso dizer que gostei muito dessa experiência e pretendo repetir! Não só para Paris, mas para os próximos destinos em que haja rota de trem saindo de Barcelona com a Renfe SNCF en Cooperación, com certeza optarei pelo trem!

Para mais informações e comprar as suas passagens de trem, acesse o site oficial da Renfe-SNCF: https://www.renfe-sncf.com

trem-barcelona-paris-paisagem-renfe

Olha so o tipo de paisagem que te espera nessa viagem Paris-Barcelona de trem…

 

Leia todos os posts de Paris

Vale a pena comprar o Paris PassLib?

Melhores hotéis em castelo na França

Roteiro de 6 dias em Paris

Visita ao Palácio de Versalhes

Qual é o melhor passe de Paris?

Vale a pena subir na Torre Montparnasse

Visita às Galeries Lafayette

Aprenda a usar o banheiro público de Paris!

 


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

trem-barcelona-paris-sncf-renfe-pinterest


Ps: essa viagem foi uma parceria com a Renfe-SNCF, mas não se preocupe! Aqui no ESTRANGEIRA nós só contamos experiências verdadeiras que tivemos e damos nossa opinião sincera. Mesmo quando fechamos parceria somos honestas com os leitores sobre tudo, porque o nosso objetivo é dar informação verdadeira e de qualidade para vocês! As políticas do blog podem ser consultadas na aba “Sobre” do menu!