Uma senha sera enviada para seu e-mail

Viajando só com a bagagem de mão – dicas para fazer a mala!

Essa semana passam a valer as mudanças das regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Várias coisas mudam, você pode ler tudo aqui nesse post do SOS Solteiros (a Gabi escreveu, então pode confiar rs)

De todas as alterações, vamos aqui falar de uma específica. O aumento do limite da bagagem de mão e a cobrança da bagagem despachada. Antes o limite da bagagem de mão era 5 quilos. Agora passou a ser 10.

As empresas podem começar a cobrar para levar malas despachadas. Algumas cias aéreas já anunciaram como vão proceder. A Azul vai dar desconto para quem não despachar mala. A Gol vai cobrar pelas malas despachadas. A Latam por enquanto continua permitindo uma mala de 23 quilos.

Então vai sair mais barato viajar só com a mala de mão na cabine. Já consigo ver muitos rostinhos fazendo cara de espanto, pensando que é uma tarefa impossível viajar só com uma bagagem de mão com 10 quilos! Mas temos uma boa notícia! Não é!

E é aqui que a gente entra para te ajudar! Fizemos um vídeo te mostrando como nós fazemos. Aqui na Europa já faz um tempo que a maioria das pessoas viaja apenas com a mala de cabine. As regras aqui são essas há algum tempo e muitas vezes despachar uma mala custa mais caro que a própria passagem. Então fomos aprendendo a fazer malas cada vez menores.

Dá play para ver como é totalmente possível viajar só com a bagagem de mão!

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Se você tem dúvidas se vai conseguir, não se sinta mal. Eu fui assim um dia. Viajava com malas gigantes, levava muitas coisas e trazia ainda mais. Comprava descontroladamente nas viagens. Cheguei a despachar caixas para o Brasil no meio de uma viagem.

Mas então algo aconteceu…algo que funcionou como um tratamento de choque rs    Na minha viagem ao Japão fui com uma agência especializada e tinha um guia. Foram 14 dias percorrendo 8 cidades japonesas. E pasmem, meu guia não levou nenhuma mala! Ele tinha apenas o case com o notebook, já que precisava checar informações sobre o tempo, os nossos trens e coisas de trabalho; e seu violão (prioridades rs).

Dentro do case do violão ele carregava algumas poucas peças de roupa. E tinha um par de sapatos que ia amarrado na bolsa do computador. Foram 15 dias! E ele estava trabalhando! Aquilo foi um alarme para mim. Porque trago tanta coisa???? Olhe para ele! E eu sofrendo tendo que carregar aquela mala monstra de cidade para cidade.

E se você estiver pensando que ele andava sujo, fedido ou algo assim, se engana. Garanto que ele lavava as peças nos hoteis, pois estava sempre limpo e cheiroso. Rs

Um novo jeito de viajar

Depois disso eu mudei. Na minha viagem seguinte fui só com uma mala de mão. Foram 21 dias passando pelo Chile, Bolívia e Peru. Como eu estava aprendendo acabei não acertando de cara. Fui com a mala muito cheia.

No segundo hostel vi que não tinha jeito de caber tudo a não ser que gastasse muito tempo arrumando a mala com carinho. E no meio da viagem esse tempo não existia. Saí de Valparaiso carregando parte das minhas coisas em uma sacola de supermercado.

Cheguei em Santiago, comprei uma mala maior, tipo sacola, bem flexível e leve, e tudo ficou mais fácil. Foi aqui que me tornei adepta desse tipo de mala. Não pesam quase nada <3

Essa foi também a primeira viagem que resisti bravamente e passei por 3 países sem comprar praticamente nada. Vitória!!!!! Uma nova Fabia tomava forma.

Em 2015, morando em Barcelona, eu e Gabi viajamos para 10 países europeus, sempre levando apenas bagagem de mão. Na última viagem, metade da minha mala era equipamento fotográfico. Roupas mesmo quase nada. Nesse momento soube que tinha atingido praticamente o mesmo nível do meu guia no Japão  🙂

Razões para levar só uma mala de mão

⇒ Economia! Nada de pagar para despachar mala ou excesso de bagagem.

⇒ Não precisa carregar uma mala pesada em hoteis que só tem escada.

⇒ Fica fácil usar o transporte público do aeroporto até o hotel (economia de novo, esqueça o táxi)

⇒ Você não perde tempo arrumando malas grandes, cheias de coisas.

⇒ Você aprende que não precisa de um monte de coisas para viajar, para viver, para ser feliz. O que vale na viagem são as experiências!

Dicas práticas para fazer sua mala de mão

⇒ Antes de mais nada, cheque no seu bilhete o tamanho e o peso permitido pela cia aérea. Na Europa, algumas empresas permitem apenas uma mala de mão e nada mais. Não é possível levar uma bolsa pessoal ou de notebook.

⇒ Escolha malas com estruturas mais leves. As malas rígidas são muito pesadas e já consomem boa parte da sua franquia de peso. Malas e bolsas flexíveis são ótimas.

⇒ Escolha roupas de tecidos leves, que ocupam menos espaço na mala.

⇒ Abuse dos kits de viagem e miniaturas. Tem versão mini de perfume, pasta de dente, creme, sabonete… coloque xampu, condicionar e cremes em potinhos pequenos.

⇒ Líquidos e cremes só em quantidades inferiores a 100ml. Se você estiver levando mais que isso, vão retirar da sua mala.

⇒ Guarde as amostras grátis de cosméticos que você ganha por ai para levar nas viagens.

⇒ Faça várias nécessaires pequenas ao invés de uma grande. É mais fácil ir encaixando ítens pequenos nos vãos da mala.

⇒ Preste atenção nos ítens proibidos na cabine! Nada de alicate de unha, tesoura, isqueiros, desodorante spray…

⇒ Não saia de casa já com a mala muito cheia. Na correria da viagem, não vai dar tempo de arrumar a mala com tanto cuidado para que tudo caiba.

⇒ Vista as roupas e sapatos mais pesados e volumosos.

⇒ Use echarpes, meia calças e outros acessórios para mudar seu visual. Eles não pesam muito, nem ocupam muito espaço, mas fazem milagres!

Em seu blog a Alyssa Prado deu uma dica muito legal também, confira: Packing Cubes para organizar a mala.

Roupas e acessorios para viagem

Um vestido e vários looks diferentes. Os acessórios te preparam para diferentes ocasiões e climas.


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

viajar so com a mala de mao piunterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!