Uma senha sera enviada para seu e-mail
tSJUoQ_hpjg

O que fazer em Lyon, França: roteiro de 2 dias

Lyon tem várias razões para ser tão charmosa. Seus rios que cruzam a cidade, o Rhône e Saône, sua parte antiga que é patrimônio da Unesco e retrata mais de 2 mil anos de história.

Ficamos 2 dias em Lyon, mas demos azar de pegar dois dias muito frios, com temperaturas que chegaram a -8 graus e máximas que não passaram de zero. Com o vento soprando forte foi sofrido estar na rua. Então recomendamos evitar o inverno e ir com temperaturas mais amenas para aproveitar mais.

Caminhar ao longo dos rios num dia quente deve ser uma delícia. E no verão recomendamos pelo menos 3 dias para conhecer tudo o que a cidade oferece.

o-que-fazer-em-lyon-franca-rio-rhone

Nós fomos de trem com a RENFE-SNCF, saindo de Barcelona, uma viagem de 5 horas. Saindo de Paris são apenas 2,5 horas.

Usamos o Lyon City Card pois é uma maneira econômica de conhecer a cidade. Ele é vendido em versões 1, 2, 3 dias. Nós somamos os passeios que queríamos fazer e o passe sem dúvida era vantajoso.

Ele inclui transporte ilimitado, entrada em museus, passeio de barco ou no ônibus turístico, o Lyon City Tram, visita guiada no espetáculo de marionetes, além de vários descontos. Nesse post contamos as vantagens do Lyon City Card.

Onde ficar em Lyon

Nos hospedamos em dois hotéis diferentes. Na primeira nos hospedamos no Best Western Pont Wilson, coladinho no rio Rhône.  Na segunda noite ficamos na cidade antiga, num apartamento com cozinha e terraço, a Suite Presqu’Ile.

Contamos nossa experiência nesse post e damos mais dicas de onde se hospedar em Lyon.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na França.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

A família Lumière e o nascimento do cinema

Foi em Lyon que os irmãos Lumière criaram o cinema. Na vila da família ficava a fábrica da magia deles e hoje abriga o museu e salas de cinema onde antes ficava o hangar que servia de estúdio para os filmes.

No museu podemos ver as engenhocas que eles desenvolveram para captar e exibir seus filmes (que são exibidos) e um pouco da história do cinema. O quarto  de Antoine também pode ser visitado. Há ainda fotos e filmes da família. A entrada custa 7 euros (incluído no Lyon City Card).

Site oficial: www.institut-lumiere.orgo-que-fazer-em-lyon-museu-lumiere

Na praça em frente ao museu fica um memorial aos irmãos Lumière, bem na saída do metrô.

o-que-fazer-em-lyon-monumento-cinema-lumiere

Lyon Veyex – Lyon antiga

Nós fizemos uma visita guiada incluída no Lyon City Card pelo centro antigo. Nessa segunda feira de inverno só tinha opção em francês, que não dominamos completamente, mas foi legal, mesmo não entendendo completamente.

Entramos na Catedral de Lyon onde vimos o curioso relógio astronômico e seus cálculos quase incompreensíveis.

o-que-fazer-em-lyon-relogio-astronomico

Depois conhecemos diferentes tipo de trabules, as antigas passagens que ligam as ruas, passando por dentro dos prédios. A palavra Trabule vem do latim transambulare que significa atravessar. Foram construídos para encurtar o caminho das pessoas que vinham dos bairros altos para o rio.

o-que-fazer-em-lyon-trabules

Hoje existem mais de 240 trabules em Lyon, alguns abertos ao público para visitação. São vielas estreitas e é possível encontrá-los pelas placas que ficam nas suas entradas.

Ainda na Lyon Antiga visitamos o Museu de Miniaturas e Cinema, que adoramos! Nele tem cenários, figurinos e objetos de cena utilizados em vários filmes.

Tem inclusive cenários completos do filme Perfume: a História de um Assassino. A parte de miniaturas também é muito legal. Sao várias cenas feitas com perfeição e alguns cenários impressionantes. Fiquei apaixonada. Site oficial  www.museeminiatureetcinema.fro-que-fazer-em-lyon-museu-cinema

Fourvière

Um passeio imperdível em Lyon é subir até o topo de Fourvière para visitar a igreja de Notre Dame de Fourvière. Ela é bem bonita por dentro e do seu mirante a vista da cidade também é de tirar o fôlego.

É possível subir no telhado da catedral para ver ainda mais de cima. Ali ao lado fica uma torre que parece a Torre Eiffel, mas não se engane! Essa aqui foi construída antes, para a exposição universal de 1914. o-que-fazer-em-lyon-fauviere

o-que-fazer-em-lyon-notre-dame-de-fouviere-igreja

Descendo um pouco, há um complexo de ruínas romanas bem conservadas que podem ser visitadas gratuitamente. Tem um teatro menor, específico para música, e dá bem para notar isso quando você se posiciona no centro do “palco” e ouve sua voz ecoando loucamente!

o-que-fazer-em-lyon-ruinas-romanas

Há outro teatro maior, um aqueduto e o Museu Gallo Romano, que fica encravado na montanha de Fourvière e tem arquitetura muito legal. O museu não abre às segundas, por isso não conseguimos visitar  🙁o-que-fazer-em-lyon-ruina-teatro-romano

É possível subir no Fourvière pelo funicular de Fourvière, que infelizmente estava fechado para obras quando visitamos. Outra opção é usar o funicular de Saint Just, que te deixa bem nas ruínas romanas.

Nós fomos com o ônibus turístico que está incluído no Lyon City Pass. Dá para acessar também a pé pelos jardins se você tiver fôlego e pernas fortes. Nós descemos pelos jardins que é bem mais fácil rs

Bairro de Croix-Rousse com o Lyon City Tram

Fomos conhecer o bairro alto com o Lyon City Tram. O percurso leva uma hora e recebemos fones de ouvido para escutar o áudio guia. O bairro está ligado aos anarquistas, revolucionários e artistas. Também era onde ficavam os produtores de seda, cuja história está ligada a do bairro.

Há um teatro romano bem conservado que foi palco para duelos e execuções. Vários mirantes oferecem uma vista absurda da cidade e dos seus telhados. A parte ruim do tram é que ele quase não para para tirarmos fotos.

A única parada foi no Le Mur des Canuts, um grafiti enorme num prédio e com perspectiva tão bem feita que a Gabi ficou olhando um tempão sem perceber que não era uma escadaria e prédios de verdade e sim uma pintura!

o-que-fazer-em-lyon-les-mur-des-canuts

Lyon tem cerca de 80 murais assim, e quem curte esse tipo de arte vai pirar nas pinturas. Verdadeiro museu a céu aberto.

o-que-fazer-em-lyon-street-art

Museu das Confluências

O Museu das Confluências fica na confluência dos dois rios e seu prédio modernoso chama a atenção. São 4 salas permanentes que tratam das origens do homem, a origem da vida, a sociedade e a morte.

A montagem do espaço é bem bonita. Do alto do museu se tem uma bela vista panorâmica do rio e da ponte que fica mais próxima a ele. Facinho acessar de tram. Tem uma parada bem na frente. O ônibus turístico também para nele.

o-que-fazer-em-lyon-museu-das-confluencias

o-que-fazer-em-lyon-musee-des-confluences-vista

Aproveitamos para visitar o shopping Pôle de Commerces et de Loisirs de Confluence que está ali perto para jantar. Para quem gosta de compras pode ser uma ideia.

Infelizmente nosso dia principal na cidade foi uma segunda e muitos dos museus não estavam abertos. Como era inverno também não tinha passeio de barco pelos rios, que só começam a funcionar entre março/abril.

A cidade tem um parque enorme e lindo, chamado Tête D’Or, mas por razões de congelamento não fomos rs. Mas deve ser um programão para um dia de calor.

Outro passeio legal de fazer é o tour de 4 horas por vinícolas em Beaujolais. O tour passa por Oingt, uma vila do século XII, com ruelas medievais e segue para a vinícola onde você aprenderá sobre sobre a produção de vinhos e provará um mâchon, tradicional petisco da região de Lyon, preparado com carnes e queijos locais.

 


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Lyon roteiro de 2 dias

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!