Viagem de trem pela Grã-Bretanha: roteiros incríveis para conhecer a região
A Grã-Bretanha guarda alguns dos trajetos de trem mais surpreendentes do mundo! E uma viagem por solo britânico só está realmente completa com pelo menos uma aventura sobre trilhos. Através de uma extensa e eficiente rede ferroviária, que vai da Inglaterra até as Terras Altas na Escócia, a viagem de trem pela Grã-Bretanha é o modo de transporte perfeito para explorar vários destinos incríveis ao longo do caminho.
Ao optar pelo trem, você tem a liberdade de relaxar e apreciar as vistas deslumbrantes pelas janelas, enquanto é transportado de forma confortável e eficiente de uma cidade a outra. Além da conveniência e do conforto, essas viagens proporcionam a oportunidade de mergulhar na rica história e nas tradições únicas de cada região, além de ser uma opção sustentável para ir de um ponto a outro.
Nós já viajamos bastante de trem pela Grã Bretanha e gostamos demais de sentar na janelinha e apreciar as paisagens até chegar no nosso destino.
Para a viagem de trem pela Grã-Bretanha, recomendamos o BritRail Pass, que permite usos diversos, com flexibilidade e valor reduzido em relação às passagens avulsas. Ele oferece diferentes modalidades de viagem, localidades e duração, podendo se adaptar a diversos perfis de viagem. Em 2019, escrevemos um post detalhando melhor como funciona o passe para viajar pelo Reino Unido de trem, não deixe de ler!
Aqui, viemos te contar um pouco sobre os roteiros incríveis de trem oferecidos pela VisitBritain para conhecer essa região, bora lá?
Roteiros de trem
Escócia e Distrito dos Lagos
Rota: Londres – Edimburgo – Fort William – Ilha de Skye – Inverness – Glasgow – Windermer
Bilhete: BritRail GB M-Pass ou BritRail Euro GB M-Pass (para residentes europeus)
Para visitar essas lindas cidades, castelos, lagos, Terras Altas e encostas, o Caledonian Sleeper de Londres a Edimburgo é a opção ideal para uma noite de sono tranquila no trem, chegando na capital da Escócia pela manhã. Atenção para o custo de reserva do assento, que não está incluído no BritRail Pass e deve ser adquirido antecipadamente.
Seguindo para o norte, é possível chegar até Fort William, uma cidade à beira-mar situada aos pés da Cordilheira de Nevis, que abriga o pico mais alto da Grã-Bretanha, Ben Nevis. Fort William serve como um centro para aventuras ao ar livre, com paisagens incríveis e vários tipos de atividades disponíveis, sendo os principais paddleboarding e golfe.
A West Highland Line, conhecida como um dos trechos ferroviários mais impressionantes do mundo, atravessa o icônico Viaduto Glenfinnan, como visto nas cenas do Expresso de Hogwarts de Harry Potter – uma visita obrigatória na região. De Mallaig, a parada final, é possível embarcar na balsa para a Ilha de Skye, onde você consegue desfrutar da paisagem mágica da ilha através de atividades como caiaque no mar ou uma caminhada até o Farol de Point of Sleat.
De volta ao continente, uma boa pedida é pegar um trem para Inverness, a porta de entrada para o Lago Ness. É a oportunidade perfeita para visitar o Castelo de Inverness ou fazer um emocionante passeio pelo Lago Ness. Inclusive, leia nosso roteiro de dois dias em Inverness e Lago Ness: um fim de semana em busca do monstro!
Indo em direção ao sul, você vai conhecer um dos centros urbanos mais descolados da Escócia: Glasgow, repleta de arte e cultura. É possível explorar a trilha de murais do centro da cidade ou visitar o Jardim Botânico de Glasgow.
De Glasgow, há o trajeto de trem para o coração do Distrito dos Lagos até Windermere, e a área pode ser explorada tanto na água, alugando um barco a motor, quanto em terra, seguindo uma das muitas rotas de caminhada disponíveis.
Veja também nossas dicas do que fazer em Glasgow, na Escócia.
Cultura do País de Gales e castelos ao longo da costa
Rota: Cardiff – Aberystwyth – Harlech – Chester
Bilhete: BritRail GB M-Pass ou BritRail Euro GB M-Pass (para residentes europeus)
Este roteiro é um verdadeiro mergulho nos castelos, na cultura e no litoral fazendo uma viagem pelo País de Gales usando a malha ferroviária como guia! Começando na incrível cidade de Cardiff, não dá pra deixar de visitar o Castelo de Cardiff. Para aqueles que preferem aventura, você pode escalar o telhado do Principality Stadium e depois descer de tirolesa ou rapel – daora demais!
Veja aqui nosso roteiro de viagem em Cardiff, a capital do País de Gales.
De Cardiff, você pega um trem para Aberystwyth e faz uma pausa à beira-mar. Depois pode passear pelo animado centro da cidade e ao longo do calçadão vitoriano, mas a grande dica é apreciar o pôr do sol em Constitution Hill.
De lá, a rota do trem passa por Eryri (Snowdonia), o maior parque nacional do País de Gales, indo até a cidade costeira de Harlech, ao norte. O Castelo de Harlech, que fica no topo da colina, é um ótimo passeio para começar o dia, seguindo para a rua principal da cidade, onde tem lojinhas independentes que vendem presentes e souvenires pra você levar para casa.
Sugerimos que a viagem termine na encantadora cidade de Chester, um local perfeito para fazer compras, admirar sua arquitetura e aprender sobre a herança romana do lugar.
Costas da Cornualha, Projeto Éden e Cidade Marítima
Rota: Londres – St Ives – Falmouth – St Austell – Newquay – Plymouth
Bilhete: BritRail South West M-Pass
Este roteiro é uma verdadeira jornada pelo Velho Oeste da Inglaterra a bordo do trem noturno Night Riviera, partindo de Londres em direção a St Ives, onde os passageiros chegam pela manhã (o custo da reserva de assento não está incluído no BritRail Pass e deve ser adquirido com antecedência). Nesta região da Cornualha, o ideal é aproveitar as diversas praias de St Ives, degustar um tradicional Cornish pasty (uma espécie de pastel típico da região) e apreciar a inspiradora combinação de arte e paisagens de tirar o fôlego no Tate St Ives.
Continuando a viagem de trem em direção ao leste, temos Falmouth, passando pela cidade mercantil de Truro, através dos campos ondulados da zona rural da Cornualha. Falmouth é uma cidade portuária bem movimentada, repleta de atividades e atrações, como o Castelo Pendennis e a premiada Falmouth Art Gallery, além das inúmeras opções de esportes aquáticos disponíveis.
Seguindo para o norte até a antiga cidade mercantil de St Austell, você pode visitar cervejarias que proporcionam uma autêntica experiência da Cornualha. Com um pouco mais de tempo, é possível fazer uma visita ao emblemático Projeto Éden, uma atração que abriga uma grande variedade de plantas de todo o mundo.
Leia também nosso guia de bares secretos em Londres!
A próxima parada é Newquay, na costa do Atlântico Norte, conhecida como a meca dos surfistas. É o local perfeito para fazer uma aula de surf, na praia de Fistral! Em seguida, o trem chega em Plymouth marcando o fim da viagem, com seu icônico farol e uma variedade de opções gastronômicas e bebidas premiadas.
Passeio cultural pelas cidades
Rota: Londres – Brighton – Bristol – Manchester – Liverpool – Leeds
Bilhete: BritRail Inglaterra M-Pass
Todo o brilho de algumas das maiores cidades inglesas está nesse roteiro! Começando por Londres, o primeiro trecho de trem é até Brighton, uma cidade vibrante com uma variedade de experiências que você não pode perder. Leia nosso post sobre o que fazer em Brighton: roteiro e dicas.
De lá, você vai pegar um trem para Bristol e conhecer o que há de mais interessante na arte de rua. Para quem está procurando uma experiência imersiva única, uma visita ao parque Wake the Tiger é um prato cheio.
A próxima parada é Manchester, uma cidade do norte repleta de pontos culturais, famosa por seu futebol e cenário musical incomparável. Algumas dicas são: explorar o Museu Nacional do Futebol, adquirir ingressos para um concerto na Co-Op Live Arena e o melhor de tudo: os rolês LGBT de Manchester! Acesse aqui o nosso guia completo de bares, festivais e lugares pra aproveitar na cidade.
Liverpool, que fica a menos de uma hora de trem de Manchester, também oferece uma grande variedade de museus e atrações. O British Music Experience traz um mergulho pela história da música britânica e também é possível explorar o local de nascimento dos Beatles no The Cavern Club. E para quem gosta de cinema, há um tour pelo Royal Liver Building, que foi cenário para o filme do Batman.
Por fim, essa rota de viagem de trem pela Grã-Bretanha termina com uma visita a Leeds para descobrir essa joia escondida, que traz a gastronomia e a arte para o centro das atenções na capital do Norte da Inglaterra.
Qual moeda levar para a Grã-Bretanha
Em todo o Reino Unido, a moeda utilizada é a Libra e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.
Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!
Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
Outros posts que podem te interessar:
– O que fazer em Londres – o guia completo
– Dicas de hotéis bons e baratos em Londres
– O que fazer em Bristol – Inglaterra
– O que fazer em Manchester – Inglaterra
– O que fazer em Brighton: a cidade mais gay da Inglaterra
– O que fazer em Glasgow, na Escócia
– Categoria completa: Inglaterra
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo