A password will be e-mailed to you.

O que fazer em Manchester (Inglaterra) – roteiro e dicas

Visitar Manchester, no noroeste da Inglaterra, foi uma feliz surpresa. Nunca havia planejado uma viagem para lá e confesso que achei que não teria nada para visitar, porque sempre ouvia apenas sobre os times de futebol… Mas eu estava enganada, ainda bem!

Nesse post vou contar sobre minha visita à cidade e dar dicas sobre o que fazer em Manchester, onde se hospedar e onde comer. A cidade à primeira vista pode não ser tão charmosa quanto Londres ou Bristol, mas merece entrar no seu roteiro de viagem pela Inglaterra.

o-que-fazer-em-manchester-skyline

Credit: VisitEngland/Skyoptics/Marketing Lancashire

Manchester tem uma pegada bem industrial, misturando construções antigas com prédios modernos. A cidade respira arte, essa foi uma das descobertas mais interessantes. Em 2 dias inteiros você consegue visitar com calma.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Inglaterra.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Onde ficar em Manchester

Antes de tudo é preciso planejar a hospedagem! Como Manchester não é uma cidade pequena, eu indico ficar em algum hotel que esteja no Centro histórico ou próximo do bairro Northern Quarter. Se você se hospedar longe perderá muito tempo em locomoção.

Eu fiquei no The Principal Manchester, um hotel 5 estrelas fabuloso! Fica dentro do antigo prédio The Refuge, tem uma arquitetura interna maravilhosa e os quartos são de arrasar. Indico! Leia aqui meu Review completo: The Principal Manchester.

hotel-principal-manchester-banheiro

Gin-Tônica e banho de banheira na minha suíte do hotel The Principal

Mas se seu estilo e orçamento de viagem é outro, calma! Listei abaixo bons hotéis e hostels em Manchester, localizados no centro, para todos os tipos de bolso:

E nesse link você pode pesquisar todos os hotéis de Manchester para comparar preço, ver disponibilidade e fotos.

O que fazer em Manchester

Agora vou comentar os passeios essenciais para fazer em Manchester. Está tudo concentrado no centro e no bairro de Northern Quarter, por isso é tranquilo de fazer caminhando. Se preferir, você pode pegar o tram que circula nessas áreas, é bem fácil.

1 – Visitar o centro histórico

O centro histórico de Manchester é uma graça e não é muito grande. Você tem duas opções: explorar sozinho com a ajuda de um mapa ou fazer um tour guiado.

Eu optei pelo tour guiado em grupo para garantir que não deixaria nada de fora. Além disso a guia era ótima, super simpática e aprendi muito com ela! Contou detalhes sobre a história de Manchester e curiosidades da cidade.

O tour que fiz foi com a Manchester Guided Tours. Veja abaixo os pontos mais importantes do centro histórico de Manchester.

Catedral de Manchester

Em estilo gótico é um dos prédios mais importantes do centro histórico. Achei mais bonita por fora do que por dentro, mas como a entrada é grátis literalmente não custa nada espiar a parte interna.

Endereço: Victoria St, Manchester M3 1SX

MAN: Get Your Guide

Biblioteca John Rylands

Um dos meus locais favoritos de Manchester! Com entrada gratuita, essa biblioteca construída em estilo gótico é encantadora. Tem uma história muito importante para a cidade e deve ser visitada!

o-que-fazer-em-manchester-biblioteca-john-rylands

Credit: VisitBritain/Simon Winnall

Na parte de dentro é dividida em duas áreas: os andares inferiores, modernos, abrigam exposições temporárias de temas diversos. Os andares superiores, de construção original, abrigam a biblioteca histórica. É lindo!

Dica: a lojinha de souvenirs da Biblioteca John Rylands tem coisas muito fofas!

o-que-fazer-em-manchester-biblioteca-john-reynolds

Não é lindo o interior da biblioteca?

Endereço: 150 Deansgate, Manchester M3 3EH

Central Library

Outra biblioteca importante para a cidade, que está na Praça St. Peter e tem uma bela arquitetura. Com sua cúpula redonda e colunas clássicas, se destaca na paisagem de Manchester. É aberta à visitação gratuitamente.

Dica: lá dentro tem um wi-fi grátis poderoso, funciona super bem e é fácil de conectar.

Endereço: St Peter’s Square, Manchester M2 5PD

Town Hall

O prédio da prefeitura, ou Town Hall, é muito bonito por fora. Infelizmente foi fechado para reforma interna em janeiro de 2018 e só abrirá para visitação novamente em 2024! Enquanto isso, o jeito é visitar a fachada…

Já tenho uma boa desculpa para voltar a Manchester daqui alguns anos, hehehe 😉

Endereço: Albert Square, Manchester M60 2LA

o-que-fazer-em-manchester-town-hall

Belo edifício da Town Hall

Museu Nacional do Futebol

Se você também está em Manchester porque é super fã de futebol, pode aproveitar e visitar o Museu Nacional do Futebol, que fica no centro. O prédio todo espelhado, bem grandão e moderno, se destaca do resto de edifícios. Explore o mundo do futebol inglês! A entrada é grátis.

Endereço: Urbis Building Cathedral Gardens, Todd St, Manchester M4 3BG

Picadilly Gardens

Uma das principais praças de Manchester, Picadilly Gardens reune jardins e fontes em um espaço amplo, onde as pessoas estavam aproveitando a valer o verão inglês.

o-que-fazer-em-manchester-picadilly-gardens

Picadilly Gardens – Manchester

2 – Explorar a arte de Manchester

Uma das coisas que mais me surpreendeu em Manchester é sua cena artística. Não esperava isso de uma cidade tão industrial! A arte está presente especialmente em duas esferas: arte de rua (street art) e arte tradicional exposta em galerias.

Dica: faça um tour de street art!

Você irá se deparar com muitos graffitis e murais espalhados pela cidade toda, mas eles estão mais concentrados no Northern Quarter. Tem de tudo um pouco: todos os estilos de street art, murais de todos os tamanhos, diversas técnicas e materiais, painéis feitos por artistas locais e internacionais.

o-que-fazer-em-manchester-graffiti-street-art

Várias das artes de rua de Manchester foram feitas para o festival bienal Cities of Hope, no qual artistas convidados vão à cidade e fazem obras com alguma crítica social.

Dá para apreciar as obras sozinho, mas eu aconselho pegar um tour guiado focado nisso, para poder entender detalhes sobre os painéis e artistas. Nós fizemos um tour grupal com a Hayley do SkylinesMCR e foi ótimo. Ela é especialista, aprendemos muito e visitamos obras maravilhosas. Custa £8,00  por pessoa.

o-que-fazer-em-manchester-street-art-dalegrimshaw

Esse é meu painel favorito de Manchester e foi feito como crítica aos efeitos do aquecimento global em comunidade indígenas do mundo todo.

Arte tradicional: Manchester Art Gallery

Se você gosta de arte não deixe de ir na Manchester Art Gallery. São 2 prédios interligados que reúnem 17 galerias onde você poderá ver obras de arte inglesa e de Manchester dos mais diversos períodos históricos. No último andar sempre rolam exposições temporárias sobre design. A entrada é grátis!

Endereço: Mosley St, Manchester M2 3JL

o-que-fazer-em-manchester-art-gallery

Manchester Art Gallery

3 – Ir aos estádios de futebol de Manchester United e Manchester City

Os fãs de futebol vão para Manchester com um objetivo principal: visitar os estádios dos times Manchester United e Manchester City. Ambos estão afastados do centro.

Manchester United

O estádio fica no bairro de Stretford, para chegar lá é preciso pegar um táxi ou o trem 250 que sai da estação Oxford Road Station. O ingresso da visita inclui o museu e tour guiado pelo estádio e custa £18,00 por pessoa. É bem interessante, o mais legal é entrar no campo!

o-que-fazer-em-manchester-estadio-manchester-united

Credit: ©VisitBritain/Andrew Pickett

Você tem que comprar as entradas com antecedência e já reservar a data e horário do tour, se deixar para comprar na hora provavelmente não terá mais lugar. Compre aqui os ingressos antecipados para visitar o estádio do Manchester United.

Manchester City

O estádio Etihad Stadium fica no bairro de Bradford. As opções para chegar também são táxi ou os trams linhas 3 e 7 que saem do centro e param na frente do estádio.

o-que-fazer-em-manchester-estadio-manchester-city

Credit: VisitBritain/Bray Leino

A entrada para a visitação guiada custa £17,50 por pessoa e você pode comprar antecipadamente aqui: Ingressos para visitar o estádio de Manchester City. Inclui visitar a exposição interativa e todas as instalações do estádio.

4 – Visitar o bairro chinês

O bairro chinês de Manchester é o segundo maior da Inglaterra, perdendo somente para o de Londres. Dar uma voltinha por lá pode ser uma experiência muito legal!

Infelizmente eu deixei para o último dia e acabou não dando tempo (fiquei com medo de perder o avião!), mas minha amiga Verônica do blog Vero4Travel escreveu várias dicas sobre o Bairro Chinês de Manchester no seu artigo, em espanhol (dá para entender tudinho!): Visita al Barrio Chino de Manchester.

o-que-fazer-em-manchester-chinatown-bairro-chines

Credit: VisitEngland/Marketing Manchester


Dica importante: Manchester é uma das cidades mais chuvosas da Inglaterra! Ou seja, sempre leve seu guarda-chuva na mochila e é uma boa ideia usar sapatos impermeáveis ou um casaquinho que te proteja.

o-que-fazer-em-manchester-centro-chuva

Manchester tem esses locais gracinha – mas fique atento com a chuva!


Compras em Manchester

Manchester é uma cidade ótima para quem gosta de fazer compras, pois tem muitos shoppings e as lojas de departamento mais famosas na Europa tem filiais enormes lá:  Primark, H&M, Zara… Se você curte fazer compras, separe algumas horinhas para se jogar nas lojas!

A maioria das lojas está concentrada no centro e próximas de Picadilly Gardens.

Onde comer em Manchester

Manchester é uma cidade que oferece boa variedade de restaurantes e zonas de alimentação. Tem opções para todos os gostos, bolsos e estilos de viajante. Nesses dois dias comi em food truck, pizzaria, cafeteria e até no restaurante do ganhador do Masterchef!

Todos os restaurantes, detalhes, endereços e preços estão nesse post: Onde comer em Manchester – dicas de restaurantes.

onde-comer-em-manchester-mackie-mayor-bao

Bao chinês, um pãozinho assado no vapor leve e delicioso! Comi no Mackie Mayor

Mapa com os locais citados nesse artigo

Já foi para lá e tem alguma dica para adicionar no artigo “O que fazer em Manchester”? Deixe nos comentários!


Essa viagem fez parte do PressTrip “I travel for Culture / Fun – Bristol & Manchester Cool Cities” organizado pelo VisitBritain.com

Leia nossos outros posts sobre Manchester

– Onde comer em Manchester: dicas de restaurantes

– Onde ficar em Manchester: dicas de hotéis e hostels

– Manchester LGBT – rolês gay-friendly na cidade

– Review Hotel Principal Manchester


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

http://estrangeira.com.br/o-que-fazer-em-manchester-inglaterra-roteiro-dicas/o-que-fazer-em-manchester-inglaterra/

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!