Uma senha sera enviada para seu e-mail
0FAUUXyNxzo

O que fazer em Bristol – Inglaterra

Bristol é uma charmosa cidade que fica no oeste da Inglaterra, bem perto do País de Gales. Fiquei dois dias explorando a cidade e amei! Nesse post vou explicar como chegar, onde ficar, onde comer e o que fazer em Bristol.

A cidade não é muito grande, então 2 dias inteiros são suficientes para visitar com calma. Minha dica é ir nos meses de primavera e verão (maio a outubro), porque a Inglaterra pode ser fria e chuvosa no outono e inverno.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra

Bristol me surpreendeu!

Bristol traz uma mescla muito interessante de história, tradição e muita arte na rua. É a cidade do Banksy e do Massive Attack e seu clima universitário é encantador. Recomendo começar dando play no vídeo que fizemos, está ali em cima no começo do post! 😉

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Inglaterra.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Como chegar em Bristol

Uma opção é ir diretamente de avião, descendo no Aeroporto de Bristol. Saem voos de diversas cidades européias diretamente para lá. Eu fui de Barcelona.

Se você está em Londres ou em alguma outra cidade inglesa, tem duas opções: carro ou trem. Se você preferir alugar um carro para ter mais flexibilidade na sua viagem, a nossa dica é usar a RentCars, um buscador que compara preços das melhores locadoras européias.

Já usamos esse sistema e pagamos muito menos do que se tivéssemos alugado direto com a locadora. Confira aqui os melhores preços de aluguel de carro com a RentCars.

Se você prefere viajar de trem veja horários, opções e preços para comprar os bilhetes diretamente no site oficial: National Rail UK.

Onde ficar em Bristol

A minha dica é ficar hospedado no centro da cidade ou na área do Harbour, a beira rio. Assim, você estará bem localizado e perto das principais atrações.

Eu fiquei hospedada no Mercure Bristol Grand Hotel e AMEI! É um hotel 4 estrelas todo decorado com obras de arte. Bem localizado no centro, tem um restaurante ótimo, café da manhã incluído e áreas de lazer. Leia aqui o meu review completo: Mercure Bristol Grand Hotel.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-hotel-mercure

Meu quarto no Mercure Grand Bristol Hotel

Outras opções de hotéis bons e bem localizados em Bristol são:

E aqui você pode pesquisar preços de todos os hotéis de Bristol.

Leia também: 10 curiosidades sobre Bristol

O que fazer em Bristol

Visitar o St. Nicholas Market

O St. Nicholas Market fica no centro histórico da cidade e é um bom local para almoçar. É um desses mercados de rua tradicionais, onde vende de tudo um pouco: comidas, frutas e verduras, roupas, livros, peças usadas…

São mais de 60 barraquinhas e a estrutura interna do mercado é bem fofa. Está localizado na antiga área financeira da cidade. Existe desde 1743 e é o mercado de rua mais antigo de Bristol! Fica na Corn Street e abre das 09h00 às 17h00.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-st-nicholas-market

Mesmo depois do horário que as barracas fecham vale a pena passear pelo mercado, que tem muito charme com as luzinhas acesas!

Passar pela igreja St. Jhon on the Wall

Essa igreja é muito interessante e vale a pena passar por ela (literalmente) mesmo que você não seja católico. Isso porque ela foi construída na pedra, interagindo com a cidade e um pequeno túnel de pedestres passa por ela.

Visitar a City Hall e a Catedral de Bristol

Tanto a City Hall (prefeitura) quando a Catedral de Bristol estão numa bela praça central e vale a pena conferir. A arquitetura gótica da catedral é muito bonita por fora e por dentro! Não paga nada para entrar 🙂

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-cathedral

Endereço: College Green, Bristol BS1 5TJ

Fazer um tour de street art

Uma das coisas mais importantes em Bristol é que a cidade é uma das capitais Européias de street art. Muitos artistas importantes são de lá (como Banksy, um dos mais famosos) e fazem das ruas suas telas.

Existem muitas galerias a céu aberto em Bristol e nossa dica é fazer um tour guiado para aprender mais sobre as obras, artistas e interação da arte com a cidade. Fizemos com o pessoal do Where the Wall e amamos! Indicamos felizes 😀

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-graffiti-street-art

Os guias Alex Tamabi e Rob Dean são artistas também, conhecem a cena de street art e Bristol como ninguém. Visitamos obras de Banksy, Black Le Rats, Chinagirl, Inky, LaMac, Sticky e muitos outros artistas incríveis.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-grafite-chiclete

Se você passa sozinho por isso na rua nunca percebe que é uma arte feita no chiclete que está grudado no chão, né? No tour do Where the Wall eles mostram pra gente!

Foi uma experiência muito enriquecedora e ao final do tour eles oferecem uma oficina para aprender a pintar com a técnica do stêncil e spray. Amei, fiz uma arte que ficou linda e trouxe de lembrança!

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-oficina-graffiti

Meu momento de artista!

Para reservar um tour de street art em Bristol com eles, acesse o site oficial: Where the Wall Tours.

E se você curte Street Art, vai gostar desse post do blog Ligado em Viagem: 5 cidades pelo mundo para apreciar Street Art.

Tirar umas horas livres para caminhar pela cidade

Bristol é uma daquelas cidades que pode nos surpreender se exploramos com calma, sem buscar nada em concreto. A quantidade de obras de arte que você encontra nos mais distintos bairros é impressionante!

Por isso mesmo depois de fazer o tour guiado eu indico tirar umas horas para explorar algum bairro sem pesquisar muito antes, apenas caminhando com os olhos bem atentos.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-street-art

Pelas ruas de Bristol…

Apreciar a beira do Rio (Harbourside)

O Rio Avon corta Bristol e as vistas mais bonitas da cidade estão ali. A área do Harbourside, beira rio, é muito fofa. A Paris Bridge liga um lado a outro e vale a pena caminhar por ali observando os barcos e casinhas.

Nessa área estão muito restaurantes e pubs, então é uma boa pedida para comer ou curtir a vida noturna de Bristol.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-rio-avon-harbourside

Entrar nas exposições do M-Shed

Ainda na área do Harbour está o M-Shed, o museu mais importante de Bristol. A entrada é gratuita! Nos dois primeiros andares você pode explorar exposições fixas que falam da história e dia-a-dia de Bristol.

No terceiro andar o M-Shed abriga exposições temporárias de temas variados. Fui em julho de 2018 e peguei uma exposição muito boa sobre a história e importância da música em Bristol.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-m-shed

Exposição sobre a história da música de Bristol no M-Shed

Dica: lá também está exposta uma obra de Banksy, Grim Reaper (2003). O M-Shed é um museu interativo, vi muitas crianças se divertindo bastante. Endereço: Princes Wharf, Wapping Rd, Bristol BS1 4RN.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-caveira-banksy

Obra de Bansky exposta no M-Shed.

Outra boa opção de museu bem próxima dali para os pequenos é o We The Curious (museu de ciências). Endereço: One Millennium Square, Anchor Rd, Harbourside BS1 5DB.

Explorar o navio SS Great Britain

Próximo ao M-Shed, no Rio, está o navio de ferro SS Great Britain, uma ótima experiência de visitação para adultos e crianças. Construído em 1883, foi o primeiro navio todo de ferro da história.

Na época que inaugurou levava passageiros de Liverpool a Nova York e logo passou a fazer a rota Liverpool – Melbourne (Austrália). A área do SS Great Britain inclui um museu e a visitação ao navio. O ingresso custa £12.50.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-barco-ss-great-britain

Se você for corajoso, pode até subir no mastro (com equipamento de segurança e acompanhamento de um funcionário, claro!). A lojinha de souvenirs do SS Great Britain é cheia de lembrancinhas legais, fica a dica.

Endereço: Great Western Dockyard, Gas Ferry Rd, Bristol BS1 6TY

Visitar as galerias de arte contemporânea

Se você gosta de arte contemporânea (como eu!) tenho duas dicas de galerias ótimas pra você! Ambas são gratuitas 😉

A primeira é a galeria Arnolfini, que está bem pertinho da Paris Bridge e do M-Shed. No andar térreo tem uma biblioteca bem legal e nos andares superiores abrigas exposições temporárias de diversos artistas. Endereço: 16 Narrow Quay, Bristol BS1 4QA

A segunda é a Spike Island, que também está próxima dessa área do rio, dá uns 15 minutos caminhando do M-Shed. Endereço: 133 Cumberland Road, Bristol BS1 6UX.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-arte-contemporanea-spike-island

Exposição na Spike Island

Fazer um passeio com o ônibus turístico

Em Bristol pegar o ônibus turístico tipo hop-on hop-off pode ser uma boa pedida, especialmente para chegar no bairro de Clifton e na famosa ponte (próximo tópico desse artigo!).

Gostei de pegar o ônibus turístico porque pude ver o subúrbio de Bristol, um pouco além do centro que concentra quase todas as outras atrações. O ônibus oficial é o Bristol In-Sight e você pode comprar no site deles: Bristol In-Sight Bus.

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-onibus-turistico

Visitar a Ponte Pênsil de Clifton

Deixei pro final mas esse é um dos principais cartões postais de Bristol: a ponte pênsil Clifton Suspension Bridge.

É realmente muito bonita e está no bairro de Clifton, a parte mais alta da cidade. Chegamos lá com o ônibus turístico e apesar de ser um dia chuvoso e com vento, fiquei lá um tempão tirando fotos. É lindo!

o-que-fazer-em-bristol-inglaterra-ponte-clifton-bridge

A dica é aproveitar que está por essa área e explorar as ruas de Clifton. É um bairro bonito cheio de cafés e lojinhas fofas. Parei para tomar um chá no East Village Café e recomendo! (Endereço: Boyce’s Ave, Clifton, Bristol BS8 4AA).

Tomar sidra!

Finalmente, uma coisa muito importante a se fazer em Bristol é experimentar sidra! A bebida alcóolica fermentada a base de maçã é uma delícia e orgulho municipal. Dizem que as melhores sidras da Inglaterra são de Bristol!

Eu adoro, tomei várias diferentes e digo que eles realmente podem estar certos! Em qualquer pub ou restaurante você vai se deparar com pelo menos uma variedade de sidra no cardápio. Tem as mais doces e as mais secas, se joga!

Leia também: Onde comer em Bristol

Mapa com os locais citados nesse artigo

Tem mais dicas sobre o que fazer em Bristol? Deixe nos comentários!


Essa viagem fez parte do PressTrip “I travel for Culture / Fun – Bristol & Manchester Cool Cities” organizado pelo VisitBritain.com

Leia nossos outros posts sobre Bristol:

– 10 curiosidades sobre Bristol, na Inglaterra

– Onde comer em Bristol

– Review: Mercure Bristol Grand Hotel

– Bristol LGBT: opções gay-friendly na cidade


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Chip de Viagem
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!