O melhor de Londres – roteiro para visitar a capital da Inglaterra

Londres é minha cidade favorita no mundo. Numa das minhas primeiras noites caminhando pelo bairro do Soho passei em frente ao The Intrepid Fox, um pub punk, gótico e rock and roll. Meus olhos brilharam quando vi as criaturas que bebiam ali e soube que tinha encontrado minha casa.

Era 1997 e fiquei por lá quase 2 meses. E desde então meu coração nunca mais saiu de Londres. Voltei para outra temporada de 2 meses em 1998. Alguns anos mais tarde fiz as malas e fui embora de vez para lá, acreditando que nunca mais voltaria.

Morei em Londres por dois anos (2002-2003), mas acabei retornando à São Paulo com saudades da família e dos amigos. Visitei mais um tanto de vezes. É em Londres que me sinto em casa, não importa se o céu está cinza ou a garoa fina caindo. Para mim, lá tudo é perfeito.

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Inglaterra.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

melhor-de-londres-roteiro-dicas

Minha primeira visita a Londres! #novinha

Onde ficar em Londres

Hospedagem pode ser uma das questões mais caras para quem viaja para Londres. Mas felizmente, se você planejar com antecedência pode conseguir lugares ótimos por preços justos.

Abaixo selecionamos 6 hotéis e hostels muito bons em Londres, para todos os estilos de viajantes e bolsos. Confira!

E fizemos um post especial só com dicas de Hotéis bons e baratos em Londres!

Transporte em Londres

O transporte em Londres é uma maravilha. A cidade é bem coberta por uma malha de metrô, trem e ônibus que te levam para qualquer canto. Há busões rodando 24h, os pontos e trajetos são bem sinalizados. Mas os preços andam altos. Quase caí para trás na última visita.

Se você tiver um cartão Oyster sai um pouquinho mais barato. Se for ficar uns dias vale a pena comprar o cartão. Tem um Oyster especial para visitantes.

Você pode comprar um Oyster em num dos Centros de Informação London Travel, em Oyster Tickets Stops, e em qualquer estação da cidade. Veja os detalhes aqui. Você coloca crédito no seu cartão e vai utilizando.

É muito fácil recarregar. Em qualquer estação você adiciona créditos com o cartão de crédito nas máquinas. Ou você pode comprar travelcards de papel diariamente, também nas máquinas, com cartão de crédito. Aqui tem um comparativo entre Oyster e Travelcards.

melhor-de-londres-roteiro-millenium-bridge

A linda Millenium Bridge

Comer em Londres

É possível comer em restaurantes por 10-15 libras. Uma opção super barata é comprar refeições prontas nos supermercados. Tem versões express pequenas de todos os mercados que vendem pratos prontos bem gostosos, além de sanduíches e frutas, saquinhos de castanhas, bebidas, etc. Os ingleses comem muito assim.

A boa notícia é que agora tem até pratos quentes! Uhuw! Até no inverno rola de comer as comidas do mercado agora ?  Dá para comer assim gastando apenas uns £5.

Coisinhas que você precisa experimentar: fish and chips, claro, o famoso peixe frito com batatas fritas, o tradicional café da manhã inglês, com baked beans, torrada, salsicha, bacon e ovos. Se tiver oportunidade, entre num pub de domingo e peça um Sunday roast.

melhor-de-londres-roteiro-o-que-comer

Fazendo um picnic em Londres com as comidinhas compradas no supermercado

O que fazer na capital inglesa

Abaixo tem alguns roteiros de passeios que eu sugiro.

Roteiro de caminhada pelo Tâmisa

Passando pelo Big Ben e Parlamento, London Eye, South Bank, Tate Modern, Millenium Bridge, Shakespeare Globe, London Brigde e The Shard.

Passeio por Greenwich voltando de barco pelo Tâmisa

Passando por todas as pontes

Caminhada saindo de Westminster, passando pelo St James Park, Buckingham Palace, Picadilly Circus, Leicester Square, Trafalgar Square e Covent Garden

Aqui tem posts de passeios bacanas que fizemos e recomendamos:

melhor-de-londres-roteiro-shakespeare-globe

O lado de fora do Shakespeare Globe, em Londres

Além disso, há outras coisas legais para visitar. Apesar das libras serem bem desvantajosas para nós brasileiros, há muito o que se fazer em Londres sem pagar nada. Aqui tem uma lista completa de atrações gratuitas em Londres.

Passeios que eu amo em Londres

Camden Town

Passeio imperdível. Para mim é o paraíso das compras. Muita roupa legal, sapatos, acessórios, discos, artesanatos, souvenirs… São vários markets na área, inclusive o Stable´s Market, mega antigo. Precisa visitar a CyberDog, uma loja de música eletrônica ultra moderna. (Stables Market, Chalk Farm Rd).

Tem o Regent´s Canal onde você pode comer ou tomar um pint curtindo suas águas. Tem barraquinhas de comida de tudo quanto é canto do mundo. Nos finais de semana o mercado é mais cheio e legal de visitar, mas durante a semana funciona também.

Leve dinheiro pois alguns lugares só aceitam cash e as filas dos caixas eletrônicos são gigantes.

The Monument

Este monumento fica a 66 metros do local onde começou o Grande Incêndio de Londres em 1666 de que destruiu boa parte da cidade. Fica no cruzamento da Monument Street com Fish Street Hill. São 311 degraus para chegar ao topo de onde você desfruta de vistas bacanas da cidade.

Para chegar use estação Monument (District and Circle lines) ou London Bridge (Northern e Jubilee lines)
Adulto: £4; descontos £2.70; crianças (menores de 16) £2. Possível comprar tickets conjuntos para visitar a Tower Bridge por £10.50 (adulto); £7.20 descontos; £4.70 crianças.

Quarteirão dos museus: Science Museum, Victoria and Albert e Natural History Museum

Os três ficam um do lado do outro e são maravilhosos e gratuitos. Se você for rápido e não parar muito para ler e experimentar, até dá para dar uma olhada rápida nos três.

Se você curte muito, dá para passar um dia inteiro em cada um. Meu favorito é o Natural History Museum. Primeiro porque o prédio dele é de cair o queixo (foto abaixo). O grande hall de entrada com um esqueleto de dinossauro é encantador. A parte dos dinos é sensacional. Tem muita coisa legal nesse museu.

O Science Museum é bem na pegada mãos à obra. Você pode fazer muitos experimentos e aprender sobre ciências de maneira divertida. Tem até uma pedra da Lua lá! Victoria and Albert Museum tem artes e design. Um grande acervo de cerâmica, móveis, roupas, joias, foto, metais, esculturas, pinturas e muito mais.

Notting Hill

O bairro tem um market super tradicional e visitado. Ficou famoso mesmo depois do filme com a Julia Roberts e Hugh Grant. Fizemos um vídeo visitando as locações incluindo os endereços.

O melhor dia para visitar é sábado. tem de tudo um pouco. De segunda a quinta é uma feira comum e mais vazio. Na sexta é voltado para roupas e também é bem animado. Domingo é o dia mais calmo, sem muitas barraquinhas. As lojas funcionam. Metrô Notting Hill Gate.

Quando estivemos lá visitamos as locações do filme Um Lugar Chamado Notting Hill, que é o filme favorito da Gabi. Nesse vídeo mostramos tudo e tem os endereços se você quiser visitar também.

 

 

Hyde Park/Kensignton Gardens

Os dois ficam grudados. No Hyde Parque ficam The Serpentine Bridge, a fonte Joy of Life e a estátua Archiles. Aos domingos você pode ouvir as pessoas dividindo suas opiniões no Speaker’s Corner.

No Kensignton Gardens fica o Kensington Palace, onde morava a Princesa Diana, o Italian Gardens, o Albert Memorial e a Serpentine Gallery, uma galeria de arte contemporânea e um playgroud temático do Peter Pan. Bem na frente do Albert Memorium tem o lindíssimo Royal Albert Hall, local onde acontecem apresentações.

Regent’s Park e Primrose Hill

Regent’s Park tem um belo jardim de rosas, um teatro a céu aberto, o zoológico de Londres e várias áreas de esportes.

Abbey Road

Mega famosa devido aos Beatles, muitos turistas vão lá para fazer uma foto como na capa do álbum Abbey Road, do quarteto de Liverpool. Ali fica também os estúdios onde eles gravaram.

British Museum

Mais um incrível museu gratuito em Londres. Alguns destaques são as esculturas do Parthenon grego e múmias egípcias. É visitado por 6 milhões de pessoas por ano. Metrôs: Tottenham Court Road, Holborn, Russell Square

National Gallery

Também grátis, fica ali em Trafalgar Square e tem obras de Botticelli, Leonardo da Vinci, Rembrandt, Gainsborough, Turner, Renoir, Cezanne e Van Gogh.

Teatro, musicais e o West End

Londres tem uma oferta enorme de peças e musicais, muitas vezes com atores e atrizes de sucesso. É sempre uma ótima oportunidade de ver de perto artistas enormes e se você der sorte um dos seus ídolos. Eu assisti a uma peça com Jude Law, na primeira fileira!!!!

Como nem sempre é fácil conseguir esses ingressos, escrevi um post dando dicas de como comprar esse tickets. Lá no post tem até o vídeo que fiz do Jude Law na saída do teatro a 2 palmos de distância. E

m Londres os atores costumam atender aos fans após a peça. Se você for como nós, pode ir para a stage door do teatro para ver seu ídolo de perto e pegar autógrafo. Vale mencionar que ele foi muito simpático.

Doctor Who em Londres

Para quem não conhece, Doctor Who é uma série britânica de ficção científica que existe há 50 anos. Hoje é enorme em todo o mundo. Eu sou mega fan, tenho tatuagem e tudo mais. Escrevi um roteiro whovian em Londres para quem também curte a série.

Compras em Londres

Se um dos seus objetivos durante a viagem para Londres é fazer compras, saiba que poderá se esbanjar! A nossa dica é ler o post do blog Apure Guria, aqui: Compras em Londres – guia de lojas e ruas.

Dinheiro – Qual moeda levar para Londres

Em todo o território do Reino Unido, a moeda utilizada é a Libra. A melhor pedida para câmbio em Libra é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão de bandeira Visa, que funciona no modo débito com senha ou aproximação, você carrega a moeda que quiser de uma maneira super simples na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas.

É mais seguro e mais barato do que levar reais ou dólares para trocar lá, ou pior ainda, comprar Libra nas casas de câmbio brasileiras. Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente!

Além disso, a enorme vantagem é que o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar da sua conta em praticamente qualquer caixa eletrônico no Reino Unido! Apesar de a maioria dos estabelecimentos hoje aceitarem cartão, é sempre bom ter um pouco de dinheiro vivo. Basta colocar seu cartão da Wise em qualquer caixa eletrônico por lá e sacar o valor, usando a senha única! Ele já vai converter diretamente no seu app.

A boa notícia é que no Reino Unido, a grande maioria dos bancos não cobra taxa de saque nos caixas eletrônicos e não tem limite de valor para saque diário. De todos os grandes bancos, apenas o HSBC cobra tarifa se você sacar menos de 300 libras em um dia. Mas outros grandes nomes, como Barclays, Allpoint e Citibank, que possuem vários caixas eletrônicos em todo o Reino Unido, não vão cobrar taxas para saque.

Atenção para máquinas particulares, que cobram e caro! Então basta prestar atenção se o caixa eletrônico que você está utilizando tem o nome e logo do banco, além de que geralmente te avisam que será taxado, dando tempo de você cancelar a operação antes de terminar o saque.

Nós escrevemos um post completíssimo sobre como funciona o Cartão Wiseclique aqui para ler todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.

Tem mais dicas de passeios em Londres? Deixe nos comentários!

Conheça aqui os 8 ícones de Londres elencados pelo blog Mulher Casada Viaja.

Leia todos os nossos posts da Categoria completa: Londres


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

o-que-fazer-em-londres