O que fazer em Birmingham, Inglaterra – roteiro e dicas
Birmingham provavelmente vai te surpreender. A segunda maior cidade da Inglaterra tem muitas atrações bacanas, restaurantes deliciosos, vida noturna animada, arquitetura variada com construções antigas e também prédios super modernos. Nesse post vamos te contar o que fazer em Birmingham!
A cidade fica no centro da Inglaterra, numa área chamada de West Midlands e foi o berço da revolução industrial; por seus canais passou a produção de produtos que então eram produzidos a todo vapor. A cidade não parou de se modernizar e hoje segue sendo um polo de indústria, engenharia e inovação.
Birmigham é servida por um aeroporto internacional onde operam mais de 50 empresas que conectam a cidade com mais de 150 destinos pelo mundo. Também é muito fácil viajar para/de todo Reino Unido pelas redes de trens ou estradas. De Londres são cerca de 2 horas de viagem de trem.
Fica a nossa dica para encontrar as melhores passagens: na última viagem que fizemos pra Europa, em 2024, compramos todas as nossas passagens de trens com dois meses de antecedência através da Omio – uma buscadora de trens, ônibus, vôos e balsas na Europa, Canadá e Estados Unidos. É muito mais barato que qualquer outro site! Depois de comprar suas passagens, você baixa o app e os bilhetes com QR code já ficam lá certinho. Super seguro e recomendamos! Clique aqui para encontrar a melhor rota para você, se informar sobre horários e já reservar seus bilhete
Eu já tinha ido para Birmingham em 1998 buscando as origens da banda Black Sabbath. Visitei a casa onde Ozzy Osbourne nasceu e cresceu, mas na ocasião não tive muito tempo para conhecer a cidade. Foi ótimo voltar e descobrir uma Birmingham vibrante e moderna!
Onde ficar em Birmingham – hospedagem
Antes de começar a falar do roteiro de viagem para Birmingham é muito importante que você escolha bem a hospedagem na cidade. Um hotel ou hostel localizado no centro será essencial. Nós ficamos no incrível AC Hotel by Marriott Birmingham.
É um hotel 4 estrelas fabuloso, está mais do que recomendado. Fica no Mailbox, um complexo bem à beira do canal com um shopping center, escritórios, lojas, bares e restaurantes. Clique aqui para ver nosso review completo: AC Hotel by Marriott: hospedagem no centro de Birmingham.
Abaixo listamos mais 6 opções ótimas de hospedagem em Birmingham para todos os estilos de viajantes e bolsos. Clicando em cada link você será redirecionado para a página da hospedagem onde poderá ver mais detalhes, fotos e reservar. :)
- Jurys Inn Birmingham – 4 estrelas – nota 8.5 – $$$$
- Hampton Birmingham Bold Street – 3 estrelas – nota 8.4 – $$$
- Ibis Birmingham Center New Street – 3 estrelas – nota 8.1 – $$$
- Boutique Style Rooms (Pousada) – 2 estrelas – nota 7.5 – $$
- Birmingham Central Backpackers (Hostel) – nota 7,7 – $
O que fazer em Birmingham – roteiro de viagem
Passeio de barco pelos Canais
Nesse passeio de 1 hora de barco da Sherborne Wharf percorremos os canais de Birmingham. Há mais de 200 anos eles serviam de transporte para escoar a produção industrial local. Depois de diversas revitalizações a área é super charmosa, com bonitos prédios, restaurantes, bares, além de áreas verdes muito agradáveis.
O barco é fechado, então mesmo que faça frio dá para aproveitar. Os barcos saem da Sherborne Street, colados a uma pequena ponte. É fácil de achar. Entre a Páscoa e fim de outubro há saídas diárias. Entre novembro e março, só tem passeio nos fins de semana.
Horários: 11h30, 13h, 14h30 e 16h
Preços:
Adultos: £8
Idosos: £7
Crianças até 15 anos: £6
Tickets familiares 2 Adultos & 2 crianças: £22
Centro de Birmingham
Eu conheci o centro da cidade com um tour guiado. O tour organizado pela Positively Birmingham foi guiado por Jonathan Berg, autor dos livros Positively Birmingham e Discovering Birmingham.
Você pode visitar também por conta própria, inclusive existe um aplicativo para servir de guia ao passeio.
Victoria Square
A principal praça da cidade é a bela Victoria Square com sua famosa fonte. Lá ficam tanto a prefeitura da cidade como a câmara municipal. A praça é o marco zero de Birmingham e na época do natal é lá que acontece a grande feira natalina.
Catedral de Birmingham – Igreja de Saint Philip
A catedral de Birmingham foi construída em 1715 e tem estilo Barroco. Um dos destaques do interior são os belos vitrais desenhados por Edward Burne-Jones que foram preservados durante a segunda guerra mundial pois tiveram a idéia de retirá-los durante a guerra para que não fossem destruídos.
A entrada é gratuita. Ao redor da igreja tem um cemitério e um parque.
Old Joint Stock Pub & Theatre
Em frente à Catedral acabei descobrindo esse pub e teatro numa parada técnica para usar o banheiro. Mas entrei e fiquei de queixo caído com o lugar.
O prédio foi construído em 1862 para abrigar uma biblioteca, depois se tornou sede do Banco Birmingham Joint Stock. Hoje é um pub, mas não um pub qualquer: é o maior vendedor de cerveja London Pride no Reino Unido! Eles também servem comida.
E desde 2006 também tem um pequeno teatro para 100 pessoas onde acontecem musicais, improvisação, teatro moderno.
Endereço: 4 Temple Row West
Site: Oldjointstock
Biblioteca de Birmingham
Um dos prédios mais icônicos de Birmingham e que deve com certeza ser visitado, é a biblioteca pública da cidade (em inglês, Birmingham’s Library). Está no centro da cidade, na praça Centenary Square. Foi inaugurada em 2013 e se destaca pelo seu exterior moderno e enorme. Olha só:
A Biblioteca de Birmingham é a maior do Reino Unido e também ganhou o prêmio de maior prédio público de toda a Europa. A entrada é gratuita! Lá dentro, além de acervos incríveis, há um café no andar de baixo e dois mirantes nos andares superiores, onde você pode ter uma bela vista da cidade.
Horário de Funcionamento: segunda e terça das 11h às 19h; de quarta a sábado das 11h às 17h.
Cadbury World
Esse é com certeza um dos programais mais legais para fazer em Birmingham: visitar a Cadbury World, uma verdadeira fantástica fábrica de chocolates! Tanto adultos como crianças de divertem muito.
Ponte e banco do Black Sabbath
É fã de rock? Sabia que a banda de heavy metal Black Sabbath é de Birmingham? Em junho de 2019, a cidade resolveu prestar uma homenagem mais que merecida ao grupo que é possivelmente o “produto” local mais famoso, dando nome a uma ponte e inaugurando um banco com a imagem dos 4 integrantes originais.
E que sorte, isso tudo foi inaugurado pouco antes da nossa visita. Infelizmente já tinha acabado a exposição comemorativa. Mas essa foto na ponte já me deixou muito feliz.
E como disse lá no começo do texto, já tinha ido visitar a casa onde nasceu Ozzy Osbourne. Ela fica na Lodge Road, número 14. Essa é a foto que tirei em 1998, mas agora a casa está bem diferente. Pela internet há fotos do Ozzy aqui na frente quando era pequeno e a casa era bem parecida.
Também tem as estrelas com os nomes de Tony Iommi, Geezer Butler e Ozzy Osbourne na Walk of Stars, na Broad Street.
Bear Grylls Adventure
Para quem gosta de aventura e atividades mais radicais, o Bear Grylls Adventure é um paraíso. Numa área enorme é possível encontrar atividades como escalada, paraquedismo indoors, tirolesa, mergulho, arco e flecha, escape rooms, tiros e mais. Tanto crianças como adultos encontrarão algo legal.
Também fica um pouco afastado, mas é possível pegar o trem na New Street, fazer um percurso de 10 minutos e depois mais 10 minutos de caminhada. Ou de Uber.
Horário:
Meses de aulas escolares:
Segunda ‘a sexta, das 10h ‘as 18h – Sábado: das 9h ‘as 21h e domingo das 9h ‘as 17h
Meses de férias:
Segunda ‘a sexta, das 9h ‘as 19h – Sábado: das 9h ‘as 21h e domingo das 9h ‘as 19h
Endereço: National Exhibition Centre, Birmingham
Site: Bear Grylls Adventure
Dicas de onde comer em Birmingham
Digbeth Dining Club
Essa área de alimentação estilo street food foi criada em 2012 e já ganhou vários prêmios. É algo parecido com a área de barraquinhas de comida de Camden Town, em Londres.
É possível provar comidas do mundo todo, algumas criadas por chefs com estrelas Michelin ou finaistas do Masterchef.
Horário: de quinta a domingo
Endereço: Lower Trinity Street, Digbeth, B9 4AG
Site: Digbeth Dining Club
The Canal House
Adorei comer nesse bar e restaurante. Primeiro porque a comida estava deliciosa e segundo porque ele fica na beira do canal e é perfeito para um dia de sol. Mesmo num dia nublado comer na parte interna é ótima escolha porque o lugar é muito bonitinho.
Nós fomos no domingo para saborear o tradicional Sunday Roast, um assado que se come aos domingos. Eu escolhi o de frango, mas pode ser de cordeiro, de porco, de boi ou mesmo vegetariano. Acompanha yorkshire pudding, esse bolinho que vai por cima, molho gravy e legumes. É muito bom!!!
Endereço: 12 Bridge Street
Site: The Canal House
Gaucho
Já sei que você vai me dizer que não vale indicar restaurante argentino na Inglaterra! Mas fomos lá e vale a pena. Delicioso. Especialmente se você mora na Europa e está com saudades de uma carne maravilhosa e bem feita ou outros pratos latinos.
Além de comida boa, o ambiente inspirado em florestas argentinas é lindo e o serviço excelente. Os cortes de carne argentina estavam ótimos. E deixo a dica de sobremesa: cream cheese de doce de leite com sal.
Endereço: 55 Colmore Row
Site: Gaucho Restaurants
Compras em Birmingham
Bullring
Imagine um prédio todo futurista, com a fachada coberta de 15 mil discos de alumínio e que abriga um dos maiores centros comerciais de Birmingham? Esse é o Bullring. Lá dentro você poderá fazer compras em dezenas de lojas, inclusive a famosa Selfridges.
Dentro também há restaurantes e bares. O Bullring é um dos pontos turísticos mais fotografados de toda a Inglaterra!
Piccadilly Arcade
Bem no centro da cidade, a Piccadilly Arcade é uma galeria que deve ser visitada mesmo se você não quiser fazer compras. É linda! E se a sua idéia for cair nas lojas, vai se esbaldar. Lá tem de tudo: salões de beleza, lojas de bijuteria e boutiques de moda.
Em Birmingham fica também a maior loja da Primark do mundo, uma fast fashion baratíssima e famosa na Europa que deixa todo mundo doido.
Dinheiro – Qual moeda levar para Birmingham
Em todo o território do Reino Unido, a moeda utilizada é a Libra. A melhor pedida para câmbio em Libra é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão de bandeira Visa, que funciona no modo débito com senha ou aproximação, você carrega a moeda que quiser de uma maneira super simples na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas.
É mais seguro e mais barato do que levar reais ou dólares para trocar lá, ou pior ainda, comprar Libra nas casas de câmbio brasileiras. Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente!
Além disso, a enorme vantagem é que o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar da sua conta em praticamente qualquer caixa eletrônico no Reino Unido! Apesar de a maioria dos estabelecimentos hoje aceitarem cartão, é sempre bom ter um pouco de dinheiro vivo. Basta colocar seu cartão da Wise em qualquer caixa eletrônico por lá e sacar o valor, usando a senha única! Ele já vai converter diretamente no seu app.
A boa notícia é que no Reino Unido, a grande maioria dos bancos não cobra taxa de saque nos caixas eletrônicos e não tem limite de valor para saque diário. De todos os grandes bancos, apenas o HSBC cobra tarifa se você sacar menos de 300 libras em um dia. Mas outros grandes nomes, como Barclays, Allpoint e Citibank, que possuem vários caixas eletrônicos em todo o Reino Unido, não vão cobrar taxas para saque.
Atenção para máquinas particulares, que cobram e caro! Então basta prestar atenção se o caixa eletrônico que você está utilizando tem o nome e logo do banco, além de que geralmente te avisam que será taxado, dando tempo de você cancelar a operação antes de terminar o saque.
Nós escrevemos um post completíssimo sobre como funciona o Cartão Wise – clique aqui para ler todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
Birmingham LGBT
Por último mas não menos importante, não posso deixar de mencionar a incrível cena LGBT de Birmingham. A cidade me surpreendeu com uma grande quantidade de bares e boates LGBTs, todas super divertidas e cheias de diversidade.
Os rolês LGBTs estão concentrados no Gay Village. Uma das coisas que mais gostei foi o fato que lá é tudo mais misturado nas baladas, gays, lésbicas, trans, bis e todas as letrinhas do LGBTQI+. Além disso vi muitas pessoas mais velhas na balada com seus 60, 70 anos, bebendo, dançando e se divertindo.
As opções são tantas que fiz um post separado só sobre isso, você pode acessar aqui: Birmingham LGBT: guia para gays, lésbicas e queers.
E também pode ver o vídeo que gravei enquanto estava lá em Birmingham batendo cabelo na noite gay! ;)
Se estiver indo para Birmingham, não deixe de visitar o site de turismo oficial da cidade, Visit Birmingham. Você pode segui-los nas redes sociais também: Facebook: @visit_bham e no Instagram: @visit_birmingham.
Nós visitamos Birmingham a convite do Visit Britain.
Outros posts que podem te interessar
– Cadbury World: o fantástico mundo do chocolate em Birmingham
– AC Hotel by Marriott: hospedagem no centro de Birmingham
– Birmingham LGBT: guia para gays, lésbicas e queers
– O que fazer em Londres: roteiro completo da capital inglesa
– Dicas de hotéis baratos – e bons – em Londres
– O que fazer em Manchester, na Inglaterra
– O que fazer em Brighton, na Inglaterra
– O que fazer em Bristol, na Inglaterra
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo