O que fazer em Birmingham, Inglaterra – roteiro e dicas

Birmingham provavelmente vai te surpreender. A segunda maior cidade da Inglaterra tem muitas atrações bacanas, restaurantes deliciosos, vida noturna animada, arquitetura variada com construções antigas e também prédios super modernos. Nesse post vamos te contar o que fazer em Birmingham!

A cidade fica no centro da Inglaterra, numa área chamada de West Midlands e foi o berço da revolução industrial; por seus canais passou a produção de produtos que então eram produzidos a todo vapor. A cidade não parou de se modernizar e hoje segue sendo um polo de indústria, engenharia e inovação.

Birmigham é servida por um aeroporto internacional onde operam mais de 50 empresas que conectam a cidade com mais de 150 destinos pelo mundo. Também é muito fácil viajar para/de todo Reino Unido pelas redes de trens ou estradas.  De Londres são cerca de 2 horas de viagem de trem.

o-que-fazer-em-birmingham-estacao-de-trem

Interior da estação de trem de Birmingham

Eu já tinha ido para Birmingham em 1998 buscando as origens da banda Black Sabbath. Visitei a casa onde Ozzy Osbourne nasceu e cresceu, mas na ocasião não tive muito tempo para conhecer a cidade. Foi ótimo voltar e descobrir uma Birmingham vibrante e moderna!

o-que-fazer-em-birmingham-canais

Onde ficar em Birmingham – hospedagem

Antes de começar a falar do roteiro de viagem para Birmingham é muito importante que você escolha bem a hospedagem na cidade. Um hotel ou hostel localizado no centro será essencial. Nós ficamos no incrível AC Hotel by Marriott Birmingham.

É um hotel 4 estrelas fabuloso, está mais do que recomendado. Fica no Mailbox, um complexo bem à beira do canal com um shopping center, escritórios, lojas, bares e restaurantes. Clique aqui para ver nosso review completo: AC Hotel by Marriott: hospedagem no centro de Birmingham.

AC-Marriott-Birmingham

Abaixo listamos mais 6 opções ótimas de hospedagem em Birmingham para todos os estilos de viajantes e bolsos. Clicando em cada link você será redirecionado para a página da hospedagem onde poderá ver mais detalhes, fotos e reservar. :)

O que fazer em Birmingham – roteiro de viagem

Passeio de barco pelos Canais

Nesse passeio de 1 hora de barco da Sherborne Wharf percorremos os canais de Birmingham. Há mais de 200 anos eles serviam de transporte para escoar a produção industrial local. Depois de diversas revitalizações a área é super charmosa, com bonitos prédios, restaurantes, bares, além de áreas verdes muito agradáveis.

O barco é fechado, então mesmo que faça frio dá para aproveitar. Os barcos saem da Sherborne Street, colados a uma pequena ponte. É fácil de achar. Entre a Páscoa e fim de outubro há saídas diárias. Entre novembro e março, só tem passeio nos fins de semana.

Horários: 11h30, 13h, 14h30 e 16h

Preços:
Adultos: £8
Idosos: £7
Crianças até 15 anos: £6
Tickets familiares 2 Adultos & 2 crianças: £22
Site: Sherbornewharf

passeio-viagem-birmingham-inglaterra

Centro de Birmingham

Eu conheci o centro da cidade com um tour guiado. O tour organizado pela  Positively Birmingham foi guiado por Jonathan Berg, autor dos livros Positively Birmingham e Discovering Birmingham.

Você pode visitar também por conta própria, inclusive existe um aplicativo para servir de guia ao passeio.

Victoria Square

A principal praça da cidade é a bela Victoria Square com sua famosa fonte. Lá ficam tanto a prefeitura da cidade como a câmara municipal. A praça é o marco zero de Birmingham e na época do natal é lá que acontece a grande feira natalina.

Catedral de Birmingham –  Igreja de Saint Philip

A catedral de Birmingham foi construída em 1715 e tem estilo Barroco. Um dos destaques do interior são os belos vitrais desenhados por Edward Burne-Jones que foram preservados durante a segunda guerra mundial pois tiveram a idéia de retirá-los durante a guerra para que não fossem destruídos.

A entrada é gratuita. Ao redor da igreja tem um cemitério e um parque.

o-que-fazer-em-birmingham-catedral
Old Joint Stock Pub & Theatre

Em frente à Catedral acabei descobrindo esse pub e teatro numa parada técnica para usar o banheiro. Mas entrei e fiquei de queixo caído com o lugar.

O prédio foi construído em 1862 para abrigar uma biblioteca, depois se tornou sede do Banco Birmingham Joint Stock. Hoje é um pub, mas não um pub qualquer: é o maior vendedor de cerveja London Pride no Reino Unido! Eles também servem comida.

E desde 2006 também tem um pequeno teatro para 100 pessoas onde acontecem musicais, improvisação, teatro moderno.

Endereço: 4 Temple Row West
Site: Oldjointstock

o-que-fazer-em-birmingham-pub

Biblioteca de Birmingham

Um dos prédios mais icônicos de Birmingham e que deve com certeza ser visitado, é a biblioteca pública da cidade (em inglês, Birmingham’s Library). Está no centro da cidade, na praça Centenary Square. Foi inaugurada em 2013 e se destaca pelo seu exterior moderno e enorme. Olha só:

o-que-fazer-em-birmingham-biblioteca

Biblioteca de Birmingham

A Biblioteca de Birmingham é a maior do Reino Unido e também ganhou o prêmio de maior prédio público de toda a Europa. A entrada é gratuita! Lá dentro, além de acervos incríveis, há um café no andar de baixo e dois mirantes nos andares superiores, onde você pode ter uma bela vista da cidade.

Horário de Funcionamento: segunda e terça das 11h às 19h; de quarta a sábado das 11h às 17h.

Cadbury World

Esse é com certeza um dos programais mais legais para fazer em Birmingham: visitar a Cadbury World, uma verdadeira fantástica fábrica de chocolates! Tanto adultos como crianças de divertem muito.

A visita é divertida, a gente ganha vários chocolates e aprende tudo sobre a produção do chocolate, desde a plantação do cacau até a embalagem. Uma das coisas mais legais é que a visita interativa te permite colocar a mão na massa. Adorei aprender com um chocolatier a manusear a espátula para fazer o chocolate.
cadbury-world-birmingham
A Cadbury World fica em Bourneville, fora de Birmingham, mas é muito fácil chegar lá. Você pode ir de trem, ônibus, carro, táxi/Uber. Nesse post contamos todos os detalhes da visita, preços, várias fotos de dar água na boca e explicamos com detalhes como chegar: Cadbury World: o fantástico mundo do chocolate em Birmingham.
passeio-em-birmingham-cadbury-chocolate

Ponte e banco do Black Sabbath

É fã de rock? Sabia que a banda de heavy metal Black Sabbath é de Birmingham? Em junho de 2019, a cidade resolveu prestar uma homenagem mais que merecida ao grupo que é possivelmente o “produto” local mais famoso, dando nome a uma ponte e inaugurando um banco com a imagem dos 4 integrantes originais.

E que sorte, isso tudo foi inaugurado pouco antes da nossa visita. Infelizmente já tinha acabado a exposição comemorativa. Mas essa foto na ponte já me deixou muito feliz.

o-que-fazer-em-birmingham-ponte-black-sabbathE como disse lá no começo do texto, já tinha ido visitar a casa onde nasceu Ozzy Osbourne. Ela fica na Lodge Road, número 14. Essa é a foto que tirei em 1998, mas agora a casa está bem diferente. Pela internet há fotos do Ozzy aqui na frente quando era pequeno e a casa era bem parecida.

o-que-fazer-em-birmingham-casa-ozzy-osbourneTambém tem as estrelas com os nomes de Tony Iommi, Geezer Butler e Ozzy Osbourne na  Walk of Stars, na Broad Street.

o-que-fazer-em-birmingham-black-sabbath

Bear Grylls Adventure

Para quem gosta de aventura e atividades mais radicais, o Bear Grylls Adventure é um paraíso. Numa área enorme é possível encontrar atividades como escalada, paraquedismo indoors, tirolesa, mergulho, arco e flecha, escape rooms, tiros e mais. Tanto crianças como adultos encontrarão algo legal.

Também fica um pouco afastado, mas é possível pegar o trem na New Street, fazer um percurso de 10 minutos e depois mais 10 minutos de caminhada. Ou de Uber.

Horário:

Meses de aulas escolares:
Segunda ‘a sexta, das 10h ‘as 18h  – Sábado:  das 9h ‘as 21h e domingo das 9h ‘as 17h

Meses de férias:
Segunda ‘a sexta, das 9h ‘as 19h  – Sábado:  das 9h ‘as 21h e domingo das 9h ‘as 19h

Endereço: National Exhibition Centre, Birmingham
Site: Bear Grylls Adventure

Dicas de onde comer em Birmingham

Digbeth Dining Club

Essa área de alimentação estilo street food foi criada em 2012 e já ganhou vários prêmios. É algo parecido com a área de barraquinhas de comida de Camden Town, em Londres.

É possível provar comidas do mundo todo, algumas criadas por chefs com estrelas Michelin ou finaistas do Masterchef.

Horário: de quinta a domingo
Endereço: Lower Trinity Street, Digbeth, B9 4AG
SiteDigbeth Dining Club

The Canal House

Adorei comer nesse bar e restaurante. Primeiro porque a comida estava deliciosa e segundo porque ele fica na beira do canal e é perfeito para um dia de sol. Mesmo num dia nublado comer na parte interna é ótima escolha porque o lugar é muito bonitinho.

Nós fomos no domingo para saborear o tradicional Sunday Roast, um assado que se come aos domingos. Eu escolhi o de frango, mas pode ser de cordeiro, de porco, de boi ou mesmo vegetariano.  Acompanha yorkshire pudding, esse bolinho que vai por cima, molho gravy e legumes. É muito bom!!!

Endereço: 12 Bridge Street
Site: The Canal House

birmingham-sunday-roast

Gaucho

Já sei que você vai me dizer que não vale indicar restaurante argentino na Inglaterra! Mas fomos lá e vale a pena. Delicioso. Especialmente se você mora na Europa e está com saudades de uma carne maravilhosa e bem feita ou outros pratos latinos.

Além de comida boa, o ambiente inspirado em florestas argentinas é lindo e o serviço excelente. Os cortes de carne argentina estavam ótimos. E deixo a dica de sobremesa: cream cheese de doce de leite com sal.

Endereço: 55 Colmore Row
Site: Gaucho Restaurants

onde-comer-em-birmingham-argentino

Compras em Birmingham

Bullring

Imagine um prédio todo futurista, com a fachada coberta de 15 mil discos de alumínio e que abriga um dos maiores centros comerciais de Birmingham? Esse é o Bullring. Lá dentro você poderá fazer compras em dezenas de lojas, inclusive a famosa Selfridges.

Dentro também há restaurantes e bares. O Bullring é um dos pontos turísticos mais fotografados de toda a Inglaterra!

birmingham-viagem-bullring

É fácil entender porque esse é um dos lugares mais fotografados da cidade, né?

Piccadilly Arcade

Bem no centro da cidade, a Piccadilly Arcade é uma galeria que deve ser visitada mesmo se você não quiser fazer compras. É linda! E se a sua idéia for cair nas lojas, vai se esbaldar. Lá tem de tudo: salões de beleza, lojas de bijuteria e boutiques de moda.

birmingham-viagem-piccadilly-arcade

Em Birmingham fica também a maior loja da Primark do mundo, uma fast fashion baratíssima e famosa na Europa que deixa todo mundo doido.

Birmingham LGBT

Por último mas não menos importante, não posso deixar de mencionar a incrível cena LGBT de Birmingham. A cidade me surpreendeu com uma grande quantidade de bares e boates LGBTs, todas super divertidas e cheias de diversidade.

Os rolês LGBTs estão concentrados no Gay Village. Uma das coisas que mais gostei foi o fato que lá é tudo mais misturado nas baladas, gays, lésbicas, trans, bis e todas as letrinhas do LGBTQI+. Além disso vi muitas pessoas mais velhas na balada com seus 60, 70 anos, bebendo, dançando e se divertindo.

As opções são tantas que fiz um post separado só sobre isso, você pode acessar aqui: Birmingham LGBT: guia para gays, lésbicas e queers.

E também pode ver o vídeo que gravei enquanto estava lá em Birmingham batendo cabelo na noite gay! ;)

Se estiver indo para Birmingham, não deixe de visitar o site de turismo oficial da cidade, Visit Birmingham. Você pode segui-los nas redes sociais também: Facebook: @visit_bham e no Instagram: @visit_birmingham.

Nós visitamos Birmingham a convite do Visit Britain.

Tem mais alguma dica sobre o que fazer em Birmingham? Deixe nos comentários! :)

Outros posts que podem te interessar

– Cadbury World: o fantástico mundo do chocolate em Birmingham

– AC Hotel by Marriott: hospedagem no centro de Birmingham

– Birmingham LGBT: guia para gays, lésbicas e queers

– O que fazer em Londres: roteiro completo da capital inglesa

 – Dicas de hotéis baratos – e bons – em Londres

– O que fazer em Manchester, na Inglaterra

– O que fazer em Brighton, na Inglaterra

– O que fazer em Bristol, na Inglaterra


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo