Turistas LGBTs – BERLIM

Atualizado em 2024.

Esse é mais um post da série Turistas LGBTs! Nessa série contamos a nossa experiência como um casal de lésbicas visitando diversas cidades ou países. E o episódio de hoje é sobre Berlim!

Fomos a Berlim em agosto de 2015 e ficamos 5 dias por lá. Nos hospedamos com nosso amigo Rodrigo, que além de ser um ótimo anfitrião é gay! Por isso ele nos mostrou diversos pontos turísticos interessantes para a população LGBT e nos levou em muitos bares e boates só pras bis se jogarem!

Se você quer entrar no clima, pode começar pelo assistindo vídeo! :D

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Alemanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Leia também: Melhores países para LGBTs morarem

É tranquilo ser LGBT na Alemanha?

Já nos perguntaram isso e nós só podemos falar por Berlim, a capital da Alemanha. Lá em Berlim é muito tranquilo ser LGBT, pode ir sem medo! Casais homossexuais, pessoas trans e queers pela rua andam livremente e não costumam sofrer preconceito verbal.

Agressão física então é algo tão raro, quando acontece até eles ficam chocados! Isso acontece porque lá em Berlim existe uma política cultural e educativa de inclusão e respeito à diversidade.

Não podemos falar sobre as outras cidades alemãs porque não conhecemos. Nosso amigo Rodrigo que mora em Berlim há 6 anos disse que nas cidades menores, do interior, as coisas não são tão tranquilas para LGBTs. :( A Cris do blog Viaje com a Cris fez um vídeo especial para o Viaja, Bi!  falando da realidade LGBT na cidade dela, Colônia. Veja aqui: Colônia (Koln) – A cena Gay.

berlim-lgbt-gay

Estrangeiras passeando e se amando no cartão-postal de Berlim!

Leia também: Dicas de 6 hostels bons e baratos em Berlim

Onde ficar em Berlim – opções gayfriendly

Uma das coisas mais importantes na viagem é escolher uma hospedagem que seja gay-friendly ou pelo menos com uma política de igualdade e tolerância à diversidade. Em Berlim existem algumas opções bem legais, veja abaixo:

Pontos Turísticos de Berlim obrigatórios para um viajante LGBT

Museu da Homossexualidade

O Museu da Homossexualidade recebe mostras temporárias que abrangem temáticas específicas dentro das questões LGBTs. Apesar de ter esse nome, o museu não fala apenas de homossexualidade, mas também de bissexualidade, identidade de gênero, questões queers, etc.

Horários de funcionamento: segunda, quarta e sexta das 12h às 18h; quinta das 12h às 20h; sábado das 14h às 19h; domingos e feriados, das 14h às 18h; fechado às terças-feiras.

Endereço: Lützowstraße 73, 10785 Berlin, Alemanha

Valor da entrada: 9€, mas gratuito no primeiro domingo de cada mês.

berlim-lgbt-gay-museu-homossexualidade

Museu da Homossexualidade – Berlim

Memorial aos homossexuais vítimas do holocausto

Muitos LGBTs foram torturados e assassinados nos campos de concentração nazistas durante o holocausto. Por isso existe um memorial para lembrar dessas pessoas e fazer com que o mundo não repita tal atrocidade. Esse memorial fica dentro do Tiergarten, o maior parque de Berlim. Ele está em frente ao famoso Memorial do Holocausto, é uma área super turística e de fácil acesso – é gratuito e está aberto 24h por dia.

O memorial é um grande cubo de concreto cinza, nada mais. Nele há uma janelinha e você olha por ela. Lá dentro estará passando um vídeo com temática LGBT. Esse vídeo é trocado de tempos em tempos, pois diversos artistas são convidados a produzir algo e colocar ali no memorial. Quando fomos o vídeo da vez mostrava casais gays se beijando lentamente, de maneira apaixonada.

Endereço: Ebertstraße, 10557 Berlin, Alemanha

berlim-lgbt-gay-memorial-holocausto

Esse cubo preto é o memorial aos homossexuais vítimas do holocausto.

Bares e Boates LGBTs de Berlim

Berghain

Essa é uma balada super famosa e conhecida como “a melhor balada do mundo”! Sim, a Berghain carrega esse título e atrai gente do mundo inteiro. A festa acontece dentro de uma usina de energia desativada e são vários andares de muita música eletrônica.

Como festa pouco é bobagem, a Berghain começa na sexta-feira à noite e vai até segunda-feira ao meio-dia! Quando você entra na balada recebe um carimbo na mão e com ele pode sair e entrar quantas vezes quiser nesses 3 dias.

Prepare-se para uma fila gigantesca! A balada é famosa e se você quiser ir logo na sexta-feira vai ficar umas boas horas na fila. E temos uma notícia meio chata: a Berghain tem uma “polícia de porta”, ou seja, eles escolhem quem entra e quem não entra.

Esse critério não tem nada a ver com aparência, roupa ou estilo, é completamente aleatório. Você pode passar horas na fila e na hora de entrar ser barrado… :( Não adianta discutir se levar não, eles não deixam entrar e ponto final.

berlim-lgbt-gay-berghain

Foto: examplemagazine.com – É dentro dessa antiga usina que acontece a Berghain!

Apesar de não ser taxada como balada LGBT a Berghain é super gayfriendly e boa parte das pessoas que estão lá dentro são LGBTs. Você vai ver muitos casais homossexuais, travestis e transexuais, drag queens, perfis queers e gender-fluid… É bem legal por esse lado! Mas reforçando: é uma balada eletrônica! Se você curte um “putz putz putz” vai adorar, se não curte… Vai se sentir meio deslocado (foi o que aconteceu comigo, rs).

Não temos nenhuma foto da parte de dentro da balada porque é estritamente proibido. Quando você entra eles colam adesivos nas câmeras do seu celular e se for pego tirando foto é expulso!

Endereço: Am Wriezener Bahnhof, 10243 Berlin, Alemanha

Mobel-Olfe

Esse é um famoso bar gay de Berlim. Fomos lá para fazer o esquenta para a Berghain. Tem um ambiente só, mas é relativamente espaçoso. Você não paga nada para entrar. O Mobel-Olfe é um bar gay mesmo, para gays homens. Nós estávamos lá como um casal de lésbicas e foi tranquilo, mas não tinha quase nenhuma menina por lá…

Endereço: Reichenberger Str. 177, 10999 Berlin, Alemanha

Silver Future

Agora sim me senti em casa! O Silver Future é um bar lésbico super divertido. Você também não paga para entrar e pode tomar diversos drinks gostosos e com preço justo. O melhor dos drinks são os nomes: eu mesmo tomei um que se chama “Pussy Love”, hahahah! O Silver Future é um bar menor, aconchegante. Nas paredes você verá diversos pôsteres com temática lésbica e feminista. Amei!

Endereço: Weserstraße 206, 12047 Berlin, Alemanha

berlim-lgbt-gay-silver-future

Silver Future – um bar lésbico muito legal em Berlim!

Roses

Não deu tempo de visitar o Roses, mas como é um bar gay importante em Berlim decidimos colocar na lista. O maior atrativo dele é a decoração: todas as paredes são forradas de pelúcia cor-de-rosa!

Endereço: Oranienstraße 187, 10999 Berlin, Alemanha

Música Techno em Berlim

Para finalizar o post, trazemos uma notícia recente que tem tudo a ver: a cena de música techno entrou para a lista de Patrimônio Cultural da UNESCO (bizarro!).

Depois da queda do muro, vários lugares abandonados, como fábricas e plantas de indústrias viraram palco pra galera se expressar através da música. Assim surgiu a vibe do techno em Berlim e a comissão da Unesco concluiu que tem sido um “som importante” para a capital por mais de 30 anos, com vários turistas do mundo todo viajando para Berlim para curtir as baladas desse estilo.

Além da famosa Berghain (já mencionada nesse post), abaixo estão outras baladas que tocam techno pra você conhecer:

E aí, o que achou dessa novidade? Esses são apenas alguns dos locais LGBTs que existem em Berlim. Tem muita opção por lá e se você conhece ou visitou algo que não está no post escreva para nós no campo dos comentários! :)

Qual moeda levar para Berlim

Na Alemanha, a moeda utilizada é o Euro e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.

Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito internacional e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!

Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.

Leia os outros posts da série “Turistas LGBTs”

Turistas LGBTs – EGITO

Turistas LGBTs – ESPANHA

Turistas LGBTs – BELÉM DO PARÁ


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

berlim-lgbt-gay-pinterest