A password will be e-mailed to you.

O que fazer em João Pessoa: roteiro e dicas

A Capital da Paraíba, João Pessoa, é carinhosamente chamada de Jampa. Isso logo aprendi quando cheguei lá para passar duas semanas e gravar um documentário sobre um grupo artístico super importante da cidade, o Jaguaribe Carne.

Entre entrevistas e gravações fui descobrindo cantos lindos da cidade e seus simpáticos moradores. Aproveitei o tempo livre para visitar também as belíssimas praias. Leia aqui o post das Praias da Paraíba.

Jampa nasceu às margens do Rio Sanhauá e foi subindo as ladeiras em direção ao centro histórico. Isso foi em 1585 e a cidade então se chamava Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. 

Em 1634, depois da conquista pelos Países Baixos, passou a se chamar Frederikstad (na época que Recife também fazia parte na Nova Holanda e se chamava Mauritsstadt). Esse período não durou muito e em 1654 a cidade teve o nome mudado para Cidade da Parahyba.

Joao-pessoa-urso

Um pouco da cultura local: apresentação de urso à beira do rio Sanhauá

Onde ficar em João Pessoa

No período que ficamos na cidade nos hospedamos em dois hotéis diferentes. A primeira semana no JR Hotel, que está no Centro Histórico e depois nos mudamos para um hotel em Cabo Branco, bem de frente para o mar.

O JR é um hotel simples limpo e barato, ótimo para quem quer explorar a parte histórica da cidade. Mas tem uma piscina também! Clique aqui para ver os preços e disponibilidade no JR HOTEL.

Agora, se o seu plano é curtir a praia, escolha um hotel na praia mesmo, em Cabo Branco, Tambaú ou Manaíra.
Deixamos aqui algumas opções ótimas:

Escrevemos um post falando melhor de cada opção. Veja aqui: Onde ficar em João Pessoa

O que fazer em João Pessoa

João Pessoa é a 3a capital mais antiga do Brasil e oferece lugares históricos, arquitetura variada, praias lindas e centros culturais. Já falei em outro post das Praias da Paraíba. Nele está também o famoso pôr-do-sol na praia do Jacaré. Hoje vou contar do Centro Histórico, da Estação Cabo Branco e das piscinas naturais.

Ponta dos Seixas

O ponto mais oriental das Américas está em João Pessoa, ou seja, é ali que o sol nasce primeiro no continente americano. Você pode visitar a Ponta do Seixas e se sentir um pouco mais perto da África.

Ali pertinho fica a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Um complexo projetado por Oscar Niemeyer aberto em 2008. São mais de 8.500m² de área construída e eventos gratuitos para a população. Se for de carro fique tranquilo que tem um estacionamento grande.Joao-Pessoa-estacao-cabo-branco

Centro Histórico de João Pessoa

Em dezembro de 2007 o Centro Histórico de João Pessoa foi tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Cerca de 700 prédios, praças, ruas e parques formam parte da área que foi tombada, representando boa parte do Centro e do bairro do Varadouro.

O Centro Histórico não fica muito perto das praias. De Tambaú são cerca de 8km. Se você estiver de carro é fácil acessar. Caso contrário as opções são o ônibus, que demora mais de 40 minutos, táxi ou tours que saem das praias.

Aliás, falando em carro, se for alugar pesquise os melhores preços no site RentCars, que é um buscador que reúne as melhores locadoras do Brasil e te diz qual é o preço mais baixo para o destino e datas da sua pesquisa. É ótimo! Clique aqui para pesquisar os melhores preços de aluguel de carro com a RentCars.

Mas vamos começar nossas visitas! Na Praça João Pessoa estão a Assembleia Legislativa, o Palácio da Redenção, onde fica a sede do Governo do Estado, o Palácio da Justiça e a Faculdade de Direito.

Joao-Pessoa-palacio-da-justica

Palácio da Justiça

O Palácio da Redenção foi construído em 1586 pelos jesuítas e era a residência desses missionários que pertenciam à Companhia de Jesus.

Joao-Pessoa-Palacio-da-Redencao

Palácio da Redenção

O Teatro Santa Roza foi inaugurado em 1889 e é um dos mais antigos do Brasil. Fica na Praça Pedro Américo. Nele aconteceram alguns fatos importantes do Estado, como a sessão da Assembleia Legislativa que mudou o nome da capital estadual de Paraíba para João Pessoa.

Joao-Pessoa-teatro-santa-roza

O Mosteiro de São Bento é um dos exemplos de arquitetura barroca em João Pessoa. O mosteiro e a igreja foram construídos pelos monges Beniditinos no século XVII e XVIII e nele é possível assistir concertos de música e missas cantadas.

A charmosa Praça Antenor Navarro é repleta de casinhas coloridas, lojas, restaurantes e ateliês e é uma visita obrigatória em João Pessoa. Muito perto da Praça está a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, construída em 1843 com estilos ecléticos. Durante obras realizadas em 2000 foram encontradas ruínas de uma fortificação dos fins do século XVI e que são possivelmente primeiras ocupações da então Capitania da Paraíba, de 1585.

Joao-Pessoa-praca-antenor-navarro

Joao-Pessoa-Igreja-São-Frei-Pedro-Gonçalves

Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

Não deixe de ir até o antigo Hotel Globo, que hoje funciona como uma galeria de arte. Ele foi erguido em 1929 pelo hoteleiro Henriques Siqueira, conhecido como Seu Marinheiro. Assistir ao por-do-sol dele é fabuloso, e você tem ainda a natureza esplêndida do rio Sanhauá.

Joao-Pessoa-Centro-historico

O Hotel Globo é esse prédio mais alto da direita

Joao-Pessoa-vista-hotel-globo

O Centro Cultural São Francisco é um grande complexo barroco que só pode ser conhecido com uma visita guiada. Fazem parte do complexo a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros, o Claustro, uma fonte e um adro, sendo um dos mais importantes exemplos do Barroco no país.Joao-Pessoa-Centro-cultural-sao-francisco

Piscinas Naturais

João Pessoa oferece duas opções para quem quer curtir piscinas naturais.

A mais tradicional são as piscinas de Picãozinho, que ficam a menos de 2km da costa. Para chegar lá precisa pegar as embarcações que saem da praia de Tambaú, próximo do Hotel Tropical Tambaú. De lancha o passeio custa R$30,00.

A segunda opção são as Piscinas naturais do Seixas que estão a 500m da costa da Praia do Seixas. Os passeios saem da Ponta do Seixas e custam em média R$ 35,00.

Não esqueça que nos dois casos precisa consultar a tábua das marés para ver se a maré está baixa o suficiente para o passeio. O ideal é que não passe de 0,4. Consulte aqui a tábua das marés.

Joao-Pessoa-balsa-Lucena

Passeios perto de João Pessoa

A partir de João Pessoa é tranquilo visitar o Recife, que fica a apenas 120km de distância. Veja nosso roteiro de 3 dias no Recife.

Porto de Galinhas, um dos destinos mais badalados do nordeste está só um pouquinho mais adiante. Veja nossos posts sobre Porto de Galinhas

Você tem mais alguma dica legal de o que fazer em João Pessoa? Deixe nos comentários!

Mapa com os lugares mencionados no post:


Outros posts que podem te interessar:

– Roteiro por lindas praias na Paraíba

– Onde ficar em João Pessoa: dicas de hotéis e hostels

– O que fazer em Porto de Galinhas – roteiro e dicas

– O que fazer em Maragogi – roteiro e dicas

– Praia dos Carneiros: a praia mais bonita do Brasil


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

O-que-fazer-em-joao-pessoa

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!