Roteiro de 3 dias em Recife

Ai, o Pernambuco! Terra de maracatu, queijo coalho, bolo de rolo, palmeiras sem fim, Chico Science, e de um sotaque que alegra o dia de qualquer um! Visitar este estado enche o coração de amor, e por isso queríamos compartilhar um roteiro de 3 dias em Recife, para quem for visitar uma das cidades mais interessantes do Brasil.

Nós já fomos algumas vezes para Recife. Esse post junta nossas dicas e as do Viajala, um site de metasearch, que faz a busca e comparação de passagens aéreas e hotéis em diversos sites de viagens, para encontrar as melhores tarifas para o viajante.

Além dos 3 dias em Recife, tem vários lugares sensacionais para conhecer em Pernambuco, como Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Ilha de Itamaracá e Olinda e nos apaixonamos!

Onde ficar no Recife?

Nossa sugestão é ficar na Boa Viagem, bairro litorâneo com boa oferta de acomodações e praias, ou no centro da cidade, onde tem o maior número de atrações. Hospedar-se muito ao sul pode dificultar o acesso aos pontos turísticos.

Nossas dicas de hotéis bons em Boa Viagem são:

Leia também: Onde ficar em Recife – dicas de hotéis e hostels

Tours gratuitos: Olha! Recife

Um projeto muito legal da Prefeitura de Recife, que organiza uma série de tours gratuitos, a pé, de bicicleta, de ônibus e de catamarã para conhecer a cidade. Os tours estão retornando aos poucos depois da pandemia. Os roteiros a pé estão saindo às quartas e domingos, às 14h, por enquanto (outubro de 2021). Mas fique ligado que logo a agenda deverá estar mais intensa. Confira a agenda completa no site do Olha!Recife. Eles pedem a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Agora, vamos ao nosso roteiro!

Dia 1: História e Diversão

3-dias-em-Recife-Pernambuco

Vamos supor que você chegou na cidade perto da hora do almoço e, após acomodar suas coisas no hotel, parte para o centro da cidade, no Recife Antigo.

Dá para seguir um roteiro certo ou perambular e encontrar atrações e pontos turísticos maravilhosos, mas nossas sugestões para a sua tarde no bairro são:

Pátio de São Pedro – nele você encontra a Catedral de São Pedro dos Clérigos, o Museu de arte Moderna Aloísio Magalhães e o Memorial Chico Science, além das famosas homenagens ao músico e a Luiz Gonzaga.

Mercado de São José – Seja para fazer compras ou para conhecer os artesãos do mercado, aqui você tem um pequeno gosto da cultura Pernambucana em um dos mercados públicos mais conhecidos da cidade.

Marco Zero – Atravessando a ponte, você chega no Cais do Porto e, logo em seguida, no majestoso Marco Zero, com vista para o Parque de Esculturas Francisco Brennand.

Paço do Frevo – Museu sobre o frevo, onde é possível conhecer a história da dança e da música, aprender a dançar e assistir à apresentações em determinados dias da semana. Ps: a entrada é grátis na terça-feira!

3-dias-em-Recife-Pernambuco-Paco-do-Frevo

O Paço do Frevo, em Recife

Leia também: Top 10 melhores praias de Pernambuco – paraísos brasileiros

Cais do Sertão – Museu dedicado a Luis Gonzaga e ao povo sertanejo. Há réplicas do Rio São Francisco e pura interatividade, com possibilidade de prática com instrumentos do baião, cabine de karaokê e mixagem de músicas do estilo.
Dica: em 2020 inaugurou no terraço do museu o restaurante Cais Rooftop, que tem vistas privilegiadas.

Embaixada dos Bonecos Gigantes – Se você não tiver a oportunidade de conhecer o Carnaval no Pernambuco, venha aqui! Este é o local onde ficam expostos os bonecos gigantes que desfilam no carnaval de Olinda. Há bonecos de personagens de filmes, jogadores de futebol, políticos, artistas, etc.

Mall Armazéns do Porto – Velhos armazéns no Recife Antigo foram reformados e hoje abrigam bares, restaurantes, sorveterias. É uma excelente opção para almoço, happy hour ou fim de tarde.

Passeio-de-barco-recife

No bairro de São José (próximo ao Recife Antigo) fica o Forte das Cinco Pontas e o Museu da Cidade do Recife. Depois, você pode embarcar em um dos catamarãs para fazer o passeio “Recife e Suas Pontes”. Nos finais de semana, há o passeio das 17h30 ou das 20h, com o bônus de um lindo por do sol.

Depois de um longo dia de passeios, tome um drinque, jante e dance na Galeria Joana D’Arc!

Leia também: Restaurantes no Recife – dicas de onde comer

Dia 2: Instituto Ricardo Brennand e Oficina Francisco Brennand

Dedique o seu segundo dia ao Instituto Ricardo Brennand e à Oficina Francisco Brennand, dois ícones artísticos pernambucanos.

Ricardo Brennand foi um artista plástico e colecionador de arte que construiu um castelo para apresentar suas coleções: de armas brancas e obras de Frans Post, pintor holandês que retratou o Brasil em expedição ao nordeste no século XVII.

O instituto fica um pouco afastado do centro da cidade, mas vale muito a pena conhecer! O espaço é lindo, cheio de jardins, e os prédios em si são atrações no estilo medieval. Aqui, você deve passar uma manhã inteira.

Recife-Instituto-Ricardo_brennand

Depois, parta para a Oficina Francisco Brennand, que não fica longe do Instituto. Lá, você pode almoçar no restaurante da Oficina, o Brennand Café. Depois que estiver de barriga cheia, aproveite para conhecer com calma esse lugar único! Brennand, criou uma vasta coleção delas – em sua maior parte, polêmicas e cheias de elementos sexuais.

Dica: é um pouco difícil conseguir Uber lá por ser meio afastado. Transporte público também não é nada prático. A melhor opção para visitar é de carro. Nós fomos de ônibus para o Instituto, mas ele não para perto, precisa fazer uma boa caminhada. Depois chamamos um Uber para ir até a Oficina e outro para voltar para o centro, mas ambos demoraram pois não havia muitos carros disponíveis.

Caso sobre tempo, o Jardim Botânico do Recife fica pertinho e também é uma forma agradável de fechar o dia de passeios intensos!

Dia 3: Boa Viagem

Você não ia visitar o Recife sem ir para a praia, né? Conheça hoje a praia da Boa Viagem. Quando a maré está baixa, a praia fica muito bonita, pois a barreira de arrecifes forma uma piscina natural. Mas não esqueça que tem que tomar cuidado por causa dos tubarões. Água só no raso, infelizmente.

A Praia de Boa Viagem é urbana, mas, para os recifenses, é quase um “barzinho, onde as pessoas vão para tomar uns drinks ou uma cervejinha, comendo os petiscos que os ambulantes (cadastrados pela prefeitura) vendem em toda a orla. Almoce por aqui, tomando um caldinho de feijão e queijo coalho na brasa!

o-que-fazer-no-recife

Boa Viagem

Leia também: O que fazer na Ilha de Itamaracá – roteiro completo

Você pode dividir o dia com uma visita à cidade vizinha, Olinda! A ideia aqui é se perder pelas ruas e se imaginar pulando o carnaval por lá. Vale também uma visita ao Alto da Sé e à área externa da igreja que leva o mesmo nome, com uma vista deslumbrante de Recife e Olinda.

Se sobrou tempo em Recife, outra dica de passeio legal é fazer um tour com degustação na Cachaçaria Carvalheira. O lugar é bacana, as cachaças gostosas, você aprende sobre o processo de fabricação. Leia o post contando todos os detalhes do tour na Carvalheira.

Temos um post o roteiro completo em Olinda e outro explicando como chegar em Olinda.

 


Leia todos os posts da série Recife:

– Onde ficar em Recife – dicas de hotéis e hostels

– Visita ao Instituto Brennand e Oficina Brennand em Recife

– Quanto custa viajar para Recife – gastos detalhados

– Bate-volta para Olinda – uma jóia perto de Recife

– 5 dicas de hostels bons e baratos em Recife

– O que fazer na Ilha de Itamaracá – roteiro completo

– Restaurantes no Recife – dicas de onde comer

– Tour e degustação de cachaça na Cachaçaria Carvalheira, em Recife

– Categoria completa: PERNAMBUCO


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

O-que-fazer-no-Recife

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo