A password will be e-mailed to you.

João Pessoa LGBT – guia para gays, lésbicas, bissexuais e trans

Se você, como nós, faz parte da comunidade LGBT e está de passagem por João Pessoa, na Paraíba, com certeza se pergunta quais são os rolês gays da cidade. É perigoso andar de mãos dadas na rua? Tem boate? Te contamos tudo isso e mais um pouco nesse guia de João Pessoa LGBT.

A Paraíba foi o quinto estado brasileiro com mais mortes de LGBTs em 2018. Esse dado não é muito animador, eu sei. Mas felizmente as políticas públicas e movimento LGBT por lá estão fazendo um trabalho importante e ganhando cada vez mais força.

A seguir te contamos quais são os bares e baladas LGBT na cidade, a nossa experiência pessoal como um casal de lésbicas e também sobre o Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento a Homofobia na Paraíba.

Leia também: O que fazer em João Pessoa – dicas de hotéis e hostels

João Pessoa LGBT – Bares e Boates

Em comparação com a capital vizinha Recife, é verdade que não há tantas opções assim de rolês gays em João Pessoa. Mas exploramos os locais que existem (e resistem) e gostamos muito do que vimos!

Ambientes divertidos, respeitosos e que abarcam bem todas as letrinhas da sigla LGBTQ+. Pessoas de todo tipo, idade e estilo se reúnem nos mesmos lugares e isso é bem legal. No final do post colocamos um mapa com os locais citados.

Leia também: Recife LGBT – muitas opções gays na capital de Pernambuco

joao-pessoa-lgbt-lesbicas-gays

Praia do Amor, em João Pessoa

Donana Pub

O Donana Pub é o point LGBT principal de João Pessoa, muito conhecido. Fica bem localizado porque está perto do centro, mas não nas ruas antigas que são meio estranhas à noite.

É uma boa opção de rolê para ir solteiro ou acompanhado. A dica é ficar de olho na página deles no Instagram para ver a programação. É uma boate que tem a pista dentro, com bar e mesinhas e também mais mesas e bancos na parte de fora, onde fica um telão.

Então é uma mistura de bar e balada, você escolhe como quer aproveitar. Nós fomos em uma quinta-feira e estava rolando show ao vivo de forró com duas cantoras da cidade. Demais ver as gay, as bi, as trans e as sapatão dançando coladinho!

Se você não é do Nordeste, já fique avisado que vai rolar forró, brega, sertanejo… E isso foi uma das coisas que achamos mais legal. Conhecer um lugar LGBT super diferente dos que estamos acostumadas no sudeste, de onde somos, e tocando os ritmos locais.

Não faltou animação e achei os preços justos. Lá também serve petiscos no começo da noite, se você quiser comer lá. Há outra filial do Bar Donana em Natal.

Endereço: Av. Alm. Barroso, 566 – Centro, João Pessoa
Horário de funcionamento: de quinta a domingo, à noite.
Página no Instagram: https://www.instagram.com/donanapubjp/

joao-pessoa-lgbt-donana-pub-bar-gay

Empório Café

Bem no coração da Praia de Tambaú, o Empório Café é um lugar que durante o dia, você jamais diria ser um point gay. Isso porque no nível da rua é um café com comidinhas gostosas. E o nome parece ser só um lugar de comida, né? Mas a noite a coisa muda de figura!

As instalações do Empório Café na verdade são enormes e à noite pega fogo. Na parte de cima há um karaokê e duas pistas de dança, além de um terraço. Eles abrigam diferentes festas e muitas delas são LGBT. Sempre tem DJs convidados de fora. É uma das melhores baladas da cidade.

Não é um local exclusivamente LGBT, mas a comunidade vai em peso e os heteros que frequentam respeitam. Fique de olho no Instagram deles para ver a programação e descobrir quando tem uma festa gay pra bater cabelo. Fomos no dia do Karaokê e estava cheio de gays e lésbicas.

Dica: já que estará lá, aproveite pra pedir um pedaço do bolo Red Velvet no café, é bem gostoso! 😉

Endereço: Av. Coração de Jesus, 145 (atenção, seguimos esse endereço e o Google nos levou para a rua detrás. O Empório Café está bem ali na Feirinha de Tambaú, em frente ao hotel Tambaú. Fácil de achar.
Horário de funcionamento: o café/restaurante durante o dia, se terça à domingo. O Fervo durante a noite: quartas, quintas e domingos tem karaokê; sexta e sábado tem festas.
Página no Instagram: https://www.instagram.com/emporiocafe/
Site: http://emporiocafejp.com.br/

joao-pessoa-lgbt-emporio-cafe-festa-gay

Espaço onde rolam as festas gays no Empório Café

Hera Bárbara

Balada forte pra bater cabelo é o que você quer, bi? Então planeje para ir na boate Hera Bárbara em uma sexta-feira ou sábado! O local é super hiper mega LGBT, com festas muito gays. É conhecido pelo bom ambiente, música boa e cerveja bem geladinha.

Está localizado bem no coração do centro histórico de Jampa, próximo ao famoso Hotel Globo. É uma zona que, apesar de bonita, é meio estranha de ir à noite então é melhor pegar um uber para não ter que estacionar.

Importante: em agosto de 2019 rolou um incêndio no prédio da boate e está temporariamente fechada. Fique de olho no facebook da Hera Bárbara para saber as novidades e reabertura.

Endereço: R. Maciel Pinheiro, 22 – Varadouro, João Pessoa
Horário de Funcionamento: sexta e sábado das 21h às 05h.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/karaokeherabarbara/

Vila do Porto

O bar e restaurante Vila do Porto não é abertamente LGBT ou gay-friendly. Ou seja, não tem nenhuma programação específica para a comunidade. Mas o recepcionista do Donana Pub nos deu como dica de local amigável para ir.

Segundo ele, apesar de não ser LGBT, é frequentado por pessoas alternativas e que respeitam a diversidade, então fica a dica.

Endereço: Praça São Frei Pedro Golçalves, 8 – Varadouro, João Pessoa
Horário de funcionamento: De segunda a quinta das 11h30 às 18h; sexta e sábado das 11h30 às 23h00.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/restauranteviladoporto/

Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento a Homofobia na Paraíba

Em agosto de 2018 o governo do estado da Paraíba fundou o Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento a Homofobia na Paraíba, que fica no centro de João Pessoa. Divide prédio com o Centro de Referência da Mulher.

Oferece atendimento psicossocial e jurídico em casos de violação de direitos das pessoas LGBT. Ainda presta auxílio em adoção por LGBT, casamento civil ou união estável entre pessoas do mesmo sexo, terapias individuais para o processo de transexualização e acompanhamento psicológico a familiares.

Endereço: Av. Princesa Isabel, 164 – Centro, João Pessoa
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta, das 08h às 16h30.

Na Paraíba existe uma Lei Estadual contra a discriminação sexual, que impõe multas. Você verá na maioria dos estabelecimentos uma plaquinha como essa alertando. Essa é bem bonita pois fotografamos lá no Empório Café, mas nos outros lugares terá versões mais simples.

joao-pessoa-lgbt-lei-contra-homofobia-paraiba

João Pessoa LGBT – nossa experiência como lésbicas

Se você já segue o nosso perfil no Instagram @estrangeira já deve saber que somos um casal lésbico bem fora do armário, né? Não gostamos de nos esconder nem fingir que somos amigas. Estamos sempre de mãos dadas, prestando atenção na reação das pessoas mundo afora.

Em João Pessoa, me senti mais confortável como LGBT na praia de Tambaú, que é bem turística. Nos outros locais como centro histórico ou praias mais afastadas, confesso que ficamos apreensivas.

Odeio ter medo de andar de mãos dadas com o meu amor, mas nós que somos LGBT sabemos bem que em alguns destinos temos que tomar cuidado por uma questão de perigo de vida.

A nossa experiência de turistas, que passou 5 dias por lá, é limitada. Gostaríamos de saber de moradores da cidade como é no dia a dia. Por isso se você vive em Jampa e é LGBT, conte para nós no campo dos comentários, por favor! 🙂

Espero que aos poucos a mentalidade das pessoas vá se abrindo à diversidade e que da próxima vez eu me sinta mais confortável com minha esposa em João Pessoa – e também que abram mais bares e rolês LGBTs!

joao-pessoa-lgbt-lesbicas

Espalhando amor sapatão nas Piscinas Naturais do Seixas

João Pessoa LGBT – MAPA

Veja abaixo o mapa com os rolês LGBTs mencionados nesse artigo.

Onde ficar em João Pessoa – dicas de hotéis

Não há nenhum hotel explicitamente LGBT-friendly em João Pessoa, infelizmente. Mas como escolher bem a hospedagem é sempre importante, selecionamos bons hotéis, pousadas e hostels na cidade para te ajudar.

Clicando nos links a seguir você pode ver preços e mais informações sobre cada local. Tem hospedagem para todos os estilos de viajantes e orçamentos!

Tem mais dicas de João Pessoa LGBT? Deixe nos comentários! 🙂


Leia todos os nossos posts sobre a Paraíba:

– O que fazer em João Pessoa: roteiro e dicas

– Onde ficar em João Pessoa: dicas de hotéis e hostels

– Quanto custa viajar para a Paraíba (João Pessoa e litoral) – gastos detalhados

– Roteiro pelas melhores praias da Paraíba

– Pôr do Sol na Praia do Jacaré e o famoso Jurandy do Sax


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!