A paradisíaca praia de São Miguel do Gostoso (RN) – roteiro e dicas

São Miguel do Gostoso é uma pequena e charmosa vila do litoral do Rio Grande do Norte, ideal para quem quer desconectar e curtir a natureza. Nesse post reunimos as dicas práticas para aproveitar essa bela praia ao máximo!

O nome chama a atenção e confesso que a primeira vez que pensei em viajar para São Miguel do Gostoso foi por causa do nome. Quem não quer passar uma gostosura de férias? A vila está a 100 km de Natal.

Gostamos bastante de passar dois dias por lá antes de seguir viagem para o Ceará. Se você curte agito, não planeje mais do que 2 dias em Gostoso pois vai ficar entediado. Mas se você gosta de clima relax e menos gente, então pode ficar mais tempo por lá!

Leia também: O que fazer em Natal – roteiro e dicas

A estrada a caminho de São Miguel do Gostoso

Como chegar em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso está na costa norte do Rio Grande do Norte. A maneira mais fácil e direta de chegar lá saindo de Natal é de carro, como nós fizemos. Se precisar alugar carro para a viagem a dica é usar o site RentCars.

O RentCars é um buscador que compara preços nas locadoras e te diz qual é a mais barata. Sempre usamos e recomendamos porque sai bem mais barato do que alugar direto no balcão! Clique aqui para pesquisar preços e alugar carro com a RentCars.

Saindo de Natal, você irá percorrer 100km pela BR-101 e depois a RN-221. De carro levamos 1 hora e meia. O percurso foi fácil e as estradas estavam em bom estado. Veja a rota no mapa abaixo.

Leia também: O que fazer na Praia de Pipa – paraíso perto de Natal

Onde ficar em São Miguel do Gostoso

Planejar bem a hospedagem em São Miguel do Gostoso é essencial para aproveitar ao máximo sua viagem. A vila é pequena, composta de poucas ruas e um centrinho comercial perto da praia.

Nós ficamos na simples, boa e barata Fuxicando Arts & Suites. Adoramos! Nada de luxo, uma pousada bem simples porém a apenas 20 metros da praia. O dono é um amor, nos deu várias dicas. É uma das hospedagens mais baratas da vila!

Selecionamos abaixo outras 5 opções das melhores hospedagens em São Miguel do Gostoso, para todos os bolsos e estilos de viajantes. Clicando em cada link você pode ver fotos, preços e fazer sua reserva. :)

Leia mais detalhes de cada uma dessas hospedagens aqui: Onde ficar em São Miguel do Gostoso – dicas de hospedagem.

Praias em São Miguel do Gostoso

Chegamos ao que interessa, porque quem vai para São Miguel do Gostoso quer curtir praia, né? Na verdade a vila de São Miguel dos Gostoso só tem uma praia, que recebe o mesmo nome. É uma praia comprida, de mar verdinho e uma faixa de areia beeeeeem longa.

Nessa região do litoral do Rio Grande do Norte venta muito, então dependendo da época do ano ou horário do dia pode ser que a ventania não seja a mais agradável do mundo para pegar um sol.

Note o tamanho da faixa de areia!

Na praia de São Miguel do Gostoso a galera que faz esportes radicais tipo windsurf se diverte pra caramba (se essa for a sua pegada, vai amar!).

Mas se você quer uma praia calma, com mar tranquilo e perfeita para tomar sol, a dica é pegar o carro e encarar 6km de estrada de terra até a Praia de Tourinhos. É uma baía, por isso protege do vento.

Em Tourinhos há algumas barracas que vendem bebidas, comidas e alugam cadeira de praia e guarda-sol. Mas há bastante espaço na praia caso você queira usar sua própria cadeira ou canga. Nós adoramos Tourinhos!

Até dá para chegar caminhando se você topa encarar os 6km (12km se considerar ida e volta!), mas é muito mais cômodo e rápido ir de carro. Se você ainda não alugou o carro pra essa viagem, corre lá no  RentCars para garantir os melhores preços!

A vista do mirante em Tourinhos

No canto direito da praia tem um mirante que pode ser acessado por uma pequena trilha tranquila e de onde é possível ter vistas muito bonitas como essa da foto acima. Dá para ir caminhando e ver as falésias e o mar abaixo.

Diferentemente de outras praias do Nordeste, em São Miguel do Gostoso não tem um monte de gente querendo vender passeio de buggy, lanchas ou coisas do tipo. Realmente é um rolê diferente, com menos estrutura e mais conexão com a natureza.

Pelo menos ainda era assim em 2019. Confesso que esse estilo nos agrada, pois de vez em quando procuramos sossego e locais menos agitados.

Leia também: Quanto custa viajar para Natal e litoral do RN – gastos detalhados

Aérea da região ao redor de Tourinhos

Restaurantes em São Miguel do Gostoso

Apesar de ser uma vila pequena com estrutura simples, nós nos surpreendemos com a oferta de restaurantes bons em São Miguel do Gostoso. Aparentemente vários gringos e brasileiros empreendedores descobriram a vila e resolveram abrir locais hipsters e legais para comer.

Quase todos esses restaurantes e bares mais legais estão na principal rua da vila, a Av. Enseada das Baleias (a mesma onde está localizada nossa Pousada Fuxicando Arts & Suites). Por terem uma decoração bem trabalhada, esses restaurantes são mais caros.

Recomendamos fazer uma refeição por dia nesses restaurantes, de preferência a janta. Se você está em uma viagem em casal, vai se acabar nas opções gostosas e românticas por lá. Todos são bem bonitos e estão um do lado do outro.

Um dos nossos pratos no Baboon. A decoração dele é mais simples, mas a comida estava deliciosa

Os restaurantes legais da Av. Enseada das Baleias são:

  • Baboon Restaurante – restaurante de inspiração asiática/indiana, jantamos uma noite lá e adoramos
  • Genesis Resto Bar – Cozinha brasileira e frutos do mar
  • Quintal Pizzaria
  • Palmira restaurante – Cozinha brasileira e frutos do mar
  • Pantai Bar e Restaurante – Cozinha asiática/Indonésia
  • Bistrô 70 – Cozinha italiana e mediterrânea
  • Gostoseria – cafeteria e sorveteria com doces bem gostosos
  • Empório Balica – local para tomar vinhos e drinks gourmet

Leia também: Maracajaú – praia linda com piscinas naturais perto de Natal

Se você quer economizar em algumas (ou todas!) as refeições pode comer nos restaurantes mais simples espalhados nas outras ruas da vila. Tem padarias, hamburguerias, restaurantes de comida típica por quilo, sorveterias…

Opção não falta, realmente nos surpreendemos com a quantidade e variedade de restaurantes por lá, considerando o tamanho da vila.

Tem mais dicas sobre São Miguel do Gostoso? Deixe nos comentários! :)

 


Leia nossos outros posts sobre o Rio Grande do Norte:

– Onde ficar em São Miguel do Gostoso – dicas de hospedagem

– O que fazer em Natal (Rio Grande do Norte) – roteiro e dicas

– Onde se hospedar em Natal – dicas de hotéis, pousadas e hostels

– O que fazer na Praia de Pipa – roteiro e dicas

– Como chegar na Praia de Pipa saindo de Natal ou João Pessoa

– 6 Dicas de pousada, hostel e hotel em Pipa (RN) – bons e baratos!

– Passeio de buggy para as Dunas de Genipabu – vale a pena?

– Quanto custa viajar para Natal e litoral do RN – gastos detalhados

– Visita ao Cajueiro de Pirangi, o maior do mundo!

– Maracajaú: praias lindas com piscinas naturais perto de Natal

– Natal LGBT: rolês para gays e lésbicas na cidade


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo