A password will be e-mailed to you.

Viagem de carro pela Espanha, França e Andorra – 6 dias

Você gosta de road trips e está procurando um roteiro pela Europa que seja lindo e dure poucos dias? Então este roteiro que fizemos pode ser ideal para você! Hoje vamos te falar da viagem de carro pela Espanha, França e Andorra que fizemos na primeira semana de janeiro de 2019. Percorremos 3 países em 6 dias!

O ponto de partida foi Barcelona, que fica no litoral da Espanha, e no caminho passamos por Girona, Besalú e Figueres ainda na Espanha. Logo cruzamos a fronteira com a França e visitamos Narbonne e a lindíssima Carcassonne. E por último, fizemos um caminho lindo pelos Pirineus para chegar no pequeno país Andorra.

Fomos em 5 pessoas e ir de carro foi a escolha mais confortável e interessante, pois nos deu muita flexibilidade. Abaixo vamos explicar como fizemos essa viagem, o percurso detalhado, gastos e dicas para alugar carro com desconto!

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Europa.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Viagem de carro pela Espanha, França e Andorra – Como alugar o carro

O roteiro sai de Barcelona, isso significa que você terá que alugar um carro aqui. A dica para economizar é usar o site RentCars, que compara preços de todas as locadoras e te deixa reservar por valores bem mais baixos do que direto no balcão! O site é de confiança, já usamos várias vezes e recomendamos.

Fizemos isso e retiramos o carro no Aeroporto de Barcelona (El Prat) – é a opção mais barata e boa porque você já vai sair direto na rodovia para começar a viagem. Clique aqui para comparar preços e alugar carro com a RentCars.

Ao chegar no balcão para retirar as chaves, o atendente irá te perguntar o destino – e você não deve mentir. Por ser uma viagem que cruzará fronteiras ele te cobrará uma taxa extra de trânsito internacional que custa em média 70€.

Não tem como fugir disso, toda e qualquer locadora te cobrará essa taxa e só pagando a taxa você fica assegurado nos outros países. O condutor deve apresentar a carteira de motorista válida – que pode sim a brasileira normal (estando na Europa menos de 90 dias).

viagem-de-carro-Andorra

Bela estrada…

Viagem de carro pela Espanha, França e Andorra – Roteiro detalhado

Apesar de visitar 3 países, a distância rodada não é tanta. Foram 800 km percorridos e o trecho mais longo de 200 km. Fizemos com tranquilidade e sem pressa. Foi possível aproveitar bem as cidades e curtir a paisagem. Resumindo, o roteiro da road trip foi o seguinte:

  • Dia 1 – saída de Barcelona e chegada em Girona. Visita a Girona (100km)
  • Dia 2 – Visita a Besalú e Figueres, chegada em Narbonne (40km + 120km)
  • Dia 3 – Visita a Narbonne e chegada em Carcassonne (60km)
  • Dia 4 – Visita a Carcassone e chegada em Andorra (180km)
  • Dia 5 – Visita a Andorra
  • Dia 6 – Volta para Barcelona (200km)

No mapa abaixo marcamos a rota percorrida nessa viagem.

Abaixo vamos detalhar um pouco cada dia desse roteiro de carro pela Espanha, França e Andorra:

Dia 1 – saída de Barcelona e chegada em Girona

Agendamos a retirada do carro às 10h00 no Aeroporto de Barcelona. Seguimos direto para Girona, uma bela cidade medieval que está a 100km de Barcelona. Em menos de 1 hora o primeiro trecho da viagem estava feito!

Chegamos em Girona, almoçamos e passamos o dia explorando a cidade. Sabia que lá foram gravadas diversas cenas de Game of Trones? Veja aqui o nosso post com todos os detalhes:  O que fazer em Girona – roteiro e dicas.

viagem-carro-espanha-franca-andorra-Girona

Girona é maravilhosa!

Dormimos uma noite em Girona. Ficamos em um apartamento completo, o Apartamento Emili Grahit. O local tinha 3 quartos e cozinha equipada. Foi fácil estacionar na rua e não precisamos pagar ticket de estacionamento.

Abaixo selecionamos outros hotéis bons em Girona, para diferentes perfis e orçamentos. Confira:

Leia o post completo: Onde ficar em Girona – dicas de hotéis.

Dia 2 – Explorando Besalú e Figueres, chegada em Narbonne

No dia 2 acordamos cedo, tomamos café no apartamento e pegamos o carro em direção a Besalú. Era inverno e o carro ficou estacionado na rua, então chegamos e havia uma camada de gelo no vidro! Limpamos com um paninho, demos risada por entrar naquela geladeira e seguimos viagem.

Foram 4o km de estrada chegamos em Besalú, uma verdadeira pérola medieval da Catalunha. É uma cidadezinha pequena, super bem conservada, você anda pelas ruas e se sente na idade média. Em duas horas dá para explorar tudo tranquilamente.

Leia o post completo: O que fazer em Besalú – pérola medieval perto de Barcelona

Besalu-espanha

Seguimos viagem para Figueres. Foram mais 23 km percorridos em meia hora. Paramos o carro em um estacionamento público e gratuito perto do centro.

Almoçamos na Sidrería Txots, um restaurante de comida basca que recomendamos muito – barato e delicioso! Dali seguimos para a atração principal da cidade, o incrível Museu Dalí. Fizemos um post só contando desse museu, veja aqui: Visita ao Museu Dalí em Figueres.

viagem-carro-espanha-franca-andorra-figueres

Museu Dalí em Figueres

Depois passeamos pelo centro da cidade em mais uma hora, que também vale ser explorado. Vimos a casa onde nasceu Dalí, a Rambla e outros prédios bonitos. Só não deu tempo de visitar o castelo que tem em Figueres.

Leia o post completo: O que fazer em Figueres – roteiro e dicas

Figueres-espanha

Figueres é uma graça!

Pegamos estrada mais uma vez, e já estava escurecendo quando chegamos a Narbonne, na França. Foram 120 km percorridos em 1h30. Passamos pela fronteira e quase nem vimos, porque é apenas uma placa. Não teve checagem policial nem nada do tipo, mas às vezes tem inspeção nos carros e documentos.

Fomos direto para o nosso hotel, o Ibis Budget Narbonne Est. Foi uma ótima escolha porque estava bem barato, o hotel é simples, mas funcional e perto da estrada. Deixamos o carro no estacionamento do hotel (gratuito).

Separamos abaixo outras boas opções de hospedagem em Narbonne:

Dia 3 – Explorando Narbonne e chegada em Carcassonne

No terceiro dia de manhã pegamos o carro e fomos até o centro de Narbonne (menos de 10 minutos). Paramos em um estacionamento público gratuito. Essa cidade é uma graça, exploramos seu mercado municipal, o charmoso canal e sua bela catedral.

viagem-carro-espanha-franca-andorra-narbonne

Plena em Narbonne

Narbonne é famosa por ser a cidade do maior buffet da Europa, o Les Grands Buffets. Comer lá é uma experiência e tanto – e não é tão caro quanto você pode imaginar. Por 35 euros se come a vontade, com direito a lagosta, frutos do mar e mais de 100 tipos de queijos! Já fizemos um post sobre a experiência: Les Grands Buffets em Narbonne.

Não fomos nos Les Grands Buffets dessa vez pois estava fechado para as festas. Se você for comer por lá, saiba que ficará pelo menos 2 horas no banquete rs. É importantíssimo fazer reserva com antecedência pela internet, porque lota rápido. Faça isso aqui: Site Oficial Les Grands Buffets.

viagem-carro-espanha-franca-andorra-grands-buffets

Você vai encontrar esse tipo de delícia no Les Grands Buffets!

Seguimos viagem para Carcassonne, uma das nossas cidades francesas favoritas. Foram 60 km percorridos em 50 minutos. Chegamos cedo, por isso almoçamos e exploramos a parte nova da cidade durante a tarde (Bastide).

Em Carcassonne ficamos hospedados também em um apartamento, todos juntos. Escolhemos o T3 lumineux en centre ville  que está no centro. Abaixo veja outras opções de hotéis em Carcassonne.

  • Chez Clo $ – tipo um Airbnb no centro da cidade, para galera econômica
  • Hotel Bristol $$ – simples e bom, em frente à estação de trem
  • Ibis Carcassonne Centro – $$$ – com qualidade Ibis, fica na Square Gambetta, perto da Ponte Nova
  • Carcas Hôtes Guest House – $$$$ – hotel colado na cidade medieval, muito legal, mas com preço menos salgado
  • Hotel de la Cité & Spa$$$$$ – o hotel dos sonhos, dentro do castelo. O mais luxoso da cidade!
viagem-carro-espanha-franca-andorra-carcassonne-ponte

Carcassonne é apaixonante!

Dia 4 – Explorando Carcassonne e chegada em Andorra

No quarto dia usamos a manhã para explorar a parte antiga de Carcassonne, a cidade medieval murada (ou Citadela) Essa experiência é incrível porque a Citadela está no alto de um morro, é totalmente cercada por muralhas e você viaja no tempo.

Leia nosso post completo: O que fazer em Carcassonne – roteiro e dicas.

viagem-carro-espanha-franca-andorra-carcassonne-castelo

Dentro dessas muralhas está a cidade medieval de Carcassonne

Depois de explorar a citadela e tomar um chocolate quente para espantar o frio, seguimos viagem em direção a Andorra. Andorra é um pequeno país entre França e Espanha que está encravado nas montanhas dos Pirineus e por isso é um ótimo destino para ver neve e esquiar.

O trecho de 180 km foi percorrido em 3 horas e foi a parte mais bonita da road trip. A paisagem das montanhas com neve é maravilhosa! Ao chegar mais perto de Andorra começamos a subir e por isso as estradas de montanha são mais lentas e cheias de curvas.

Chegamos na capital Andorra la Vella por volta das 15h00 e usamos o resto do dia para explorar o centro. A cidade é cheia de lojas de grife e free shops, por isso é também um destino para quem gosta de fazer compras.

Leia nosso post completo: O que fazer em Andorra – roteiro e dicas

viagem-carro-espanha-franca-andorra

O centro de Andorra la Vella é muito bonito!

Infelizmente não estava nevando em Andorra, apenas nas partes mais altas das montanhas onde ficam as estações de esqui. Essa foto acima é de outra vez que fomos e nevou sem parar. Dormimos no Hotel Sant Jordi, um hotel simples porém bom e barato onde ficamos nas duas vezes que fomos.

Abaixo selecionamos bons hotéis em Andorra, confira:

Dia 5 – Explorando Andorra

No quinto dia fomos até o Mirante Roc del Quer, onde você terá uma vista sensacional dos Pirineus. Não paga nada para ir na plataforma que fica na montanha e a área é toda muito bonita.

viagem-carro-espanha-franca-andorra-pirineus-mirante

Com nosso carro alugado, chegando no Mirante Roc del Quer

Se você estiver a fim de esquiar, faça isso nesse quinto dia de viagem – mas separe o dia todo para isso. Em Andorra há duas estações de esquí, Grandvalira e Vallnord. Nenhuma delas está na capital, então você terá que ir de carro até as bases delas e deixar estacionado por lá.

Uma última dica sobre Andorra, se você quer explorar a neve mas não esquia, passe o dia em Naturlândia, um parque de atrações e animais muito legal que fica no alto da montanha. Ótimo para crianças! Leia aqui o post completo: Naturlandia, o parque de atrações de Andorra.

viagem-carro-espanha-franca-andorra-naturlandia

Cenas como essa te esperam em Naturlandia

Dia 6 – Volta para Barcelona

Passamos a manhã em Andorra, almoçamos por lá e saímos lá pelas 14h de volta para Barcelona, para fazer toda a viagem de dia. Os 200 km foram percorridos em 3 horas. A estrada é boa e não pegamos trânsito.

Mas atenção! Como muita gente vai passar o fim de semana em Andorra, chegar na sexta e partir do domingo costuma ser complicado, com trânsito e filas. Se possível tenta chegar e partir em dias diferentes.

Devolvemos o carro no Aeroporto de Barcelona e aí acabou nossa maravilhosa Road Trip em família!

viagem-carro-espanha-franca-andorra-barcelona

Barcelona: a nossa casa querida e cidade tão amada por viajantes do mundo todo

Viagem de carro pela Espanha, França e Andorra – Gastos da viagem

Abaixo abrimos todos os gastos dessa viagem de carro, para que você também possa se planejar.

  • Aluguel do carro por 6 diárias: 170.00€
  • Taxa para trânsito internacional: 70.00€
  • Pedágio 1 Barcelona – Girona: 1.25€
  • Pedágio 2 Barcelona – Girona: 7.50€
  • Almoço em Girona: 14.00€ por pessoa
  • Hotel em Girona: 105.00€ – 1 diária – apartamento completo
  • Almoço em Figueres: 12.80€ por pessoa
  • Entrada Museu Dalí em Figueres: 15.00€ por pessoa
  • Pedágio 1 Figueres – Narbonne: 2.45€
  • Pedágio 2 Figueres – Narbonne: 8.90€
  • Hotel em Narbonne: 90€ – 1  diária – cada quarto
  • Pedágio Narbonne – Carcassonne: 5.40€
  • Almoço em Carcassonne: 18.00€ por pessoa
  • Hotel em Carcassonne: 60€ – 1 diária – apartamento completo
  • Estacionamento em Carcassonne: 7€
  • Pedágio Carcassonne – Andorra: 6.30€
  • Almoço em Andorra: 15.00€ por pessoa
  • Hotel em Andorra: 102.00€ – 1  diária – cada quarto
  • Estacionamento em Andorra: 10.00€/diária
  • Pedágio 1 Andorra – Barcelona: 12.08€
  • Pedágio 2 Andorra – Barcelona: 5.50€
  • Primeira reposição de Gasolina: 39.00€
  • Segunda reposição de Gasolina: 17.00€

Viagem de carro pela Espanha, França e Andorra – considerações finais

A viagem foi ótima, bem tranquila porque fizemos trechos pequenos. Achei que esse tempo foi bom para a viagem, mas se você quiser fazer menos corrido indico dormir um dia em Figueres e talvez ficar um dia a mais em Andorra, especialmente se você quer esquiar e fazer atividades na neve.

viagem-carro-espanha-franca-andorra-muralha

Mais uma foto de Girona para você!

Se for verão pode adicionar uns dias para visitar as praias na Costa Brava. Quem sabe Cadaqués, uma linda vila branca, onde fica a Casa Museu Dalí.

Conseguimos parar o carro na rua em vagas gratuitas em praticamente todas as paradas, menos em Andorra e na Ciutadella de Carcassonne. Não pegamos trânsito em nenhum trecho e todas as estradas são boas, mesmo as menores. Usamos o GPS do Google Maps em toda a viagem, que funcionou muito bem.

Se você for para Andorra em período de nevasca tome muito cuidado para dirigir! Em alguns trechos montanhosos as pessoas que estão acostumadas dirigem com correntes nos pneus para não escorregar – mas eu honestamente não teria coragem.

Abastecer o carro em Andorra é bem mais barato do que na França ou Espanha, então planeje-se para encher o tanque lá!

Tem alguma dica ou dúvida sobre a viagem de carro pela Espanha, França e Andorra? Deixe nos comentários! 🙂


– Leia todos os posts da Categoria completa: Espanha

– Leia todos os posts da Categoria completa: França

– Leia todos os posts da Categoria completa: Andorra


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

viagem-de-carro-espanha-franca-andorra

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!