Santa Elena e Jardín de Los Silleteros
Santa Elena e o Jardín de los Silleteros ficam a uma hora de Medellín, subindo as belas montanhas ao redor da cidade. O trajeto é muito bonito e a gente vai vendo Medellín ficando cada vez menor enquanto subimos os 2.000 metros de altitude.
Em Santa Elena podemos desfrutar de uma natureza exuberante, como o grande Parque Arví – uma série de propriedades rurais onde podemos fazer ecoturismo. Um exemplo bem legal é o ecoparque Jardín de Los Silleteros, que oferece passeios e hospedagem. Confira com a gente mais detalhes desse destino que nós adoramos conhecer!
Como chegar em Santa Elena
Os 18km de distância de Medellín até Santa Elena podem ser percorridos de carro, ônibus ou teleférico. Para maior conforto e flexibilidade, o aluguel de carro é a melhor opção – recomendamos a RentCars, uma companhia que te permite garantir com antecedência e segurança a disponibilidade de um carro, agendando a retirada na cidade em que precisa.
Formas mais baratas de se chegar em Santa Elena são através do transporte público. A Trasancoop é a companhia de ônibus que faz esse trajeto de ida e volta a partir de Medellín e as tarifas vão de 4.000 a 5.000 COP (valores de 2024), a depender da rota que a viação vai fazer. Você vai pegar o ônibus no centro de Medellín, Carrera 41 com a Calle 49, de segunda a sábado das 5:00 às 21:00 e, aos domingos, das 6:00 às 20:00.
Já pelo metrô e teleférico (Metrocable), você precisa acessar a Linha K, com destino à Estação Santo Domingo e, de lá, comprar outra passagem para pegar a Linha L, em direção a Arví – confira o mapa com as linhas abaixo.
Atenção especial aos horários da Linha L: o primeiro teleférico em direção a Arví sai de Santo Domingo às 9:00 de segunda a sábado e às 8:30 aos domingos. O último veículo que sai de Arví em direção à Estação Santo Domingo sai às 18:00, todos os dias. O valor da passagem depende da integração que você vai fazer até chegar na Estação Santo Domingo (confira no site). Mas só a Linha L custa um ticket extra de 13.700 COP.
Outra opção é o tour privado com as meninas do WootWomenTravel que te leva lá de carro, já faz o passeio completo. Foi a nossa escolha! Essa empresa atende a todos os turistas, mas tem o foco de levar mulheres e pessoas LGBT+ para a Colômbia, então é bem legal.
O que fazer em Santa Elena
Tanto passeios ecoturísticos, como conhecer a belíssima cultura silletera – Santa Elena é um povoado surpreendente! A gente até aprendeu a montar uma silleta, foi muito legal. Veja abaixo todos os detalhes :)
Parque Arví
O Parque Arví de Santa Elena é público, ou seja, você não paga nada para entrar, apenas os passeios à parte e eventos, se quiser participar. A história dele é bem interessante, porque a área só existe como um parque conservado e público graças aos nativos locais que rechaçaram a entrada de colonizadores espanhóis, por volta de 1540, sedentos pelas riquezas naturais a serem exploradas.
Os indígenas e o relevo montanhoso foram fundamentais para a defesa do território e conservação desse grande patrimônio natural colombiano.
O parque oferece algumas trilhas que você pode fazer com guia ou sozinho, mas precisa pagar esses percursos em ambas as opções. Essa programação funciona das 9:30 às 16:30, saindo de um ponto de encontro próximo à estação do teleférico que chega em Arví, a cada meia hora. Não precisa reservar com antecedência.
Uma opção de passeio que você pode fazer lá sem pagar nada é a rota do Chorro Clarín, que fica a 30 minutos de caminhada da estação e possui algumas quedas d’água em que você pode tomar banho e diversas paisagens bonitas para tirar fotos.
O Parque Arví tem vários outros planos ecoturísticos para você escolher, é só dar uma explorada no site, que é bem completo. Mas por exemplo, além das trilhas, você pode contratar um piquenique completo entre as árvores, um passeio de observação de aves ou até uma programação noturna pelo parque, que parece ser bem legal.
Endereço: Vereda Piedras Blancas, setor El Tambo.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8:00 às 18:00.
Centrinho de Santa Elena
No Centrinho de Santa Elena há uma praça com uma bela escultura de Silleteros (logo vamos explicar quem são eles) e ao seu redor há uma série de lojas, cafés e restaurantes muito charmosos. Eles vendem produtos locais e aos domingos também é possível visitar a feira de artesanato e alimentos que acontece na praça.
Se você for num domingo, recomendamos que coma as típicas obleas, um doce colombiano que parece um biju recheado de arequipe (doce de leite), queijo e geleia de frutas vermelhas. É maravilhoso!
Jardín de los Silleteros
Esse foi um passeio inesperado e muito gostoso, pois o Jardín de los Silleteros é um eco parque bem bonito e gostamos muito de conhecer esta rica tradição da Colômbia.
Quem são os silleteros?
Santa Elena é reconhecida pela tradição silletera, patrimônio cultural desde 2003. As silletas são um objeto de madeira, com a função de uma mochila, mas são verdadeiras obras de arte! Elas são carregadas por meio de cordas amarradas nos ombros e cabeças das pessoas, as chamadas silleteras, para transportar mantimentos e até crianças.
Em sua tradição, toda a família participa na produção das silletas e era o meio de transporte de produtos para comércio dos locais, de Santa Elena para Medellín, assim como para outros povoados próximos.
Hoje em dia, os silleteros são conhecidos principalmente pela habilidade no cultivo de flores e pelos belíssimos arranjos que montam nas silletas. Santa Elena, inclusive, ficou conhecida como a capital da eterna primavera e, anualmente, promove a Feira das Flores e o Desfile dos Silleteros, que vamos falar um pouco mais a respeito no final desse post.
Passeio no Jardín de los Silleteros
Assim que chegamos lá, fomos recebidas com um delicioso chá feito com as ervas cultivadas no jardim. Na sequência, nos explicaram sobre a tradição silletera, suas origens, os tipos de arranjos florais possíveis e as categorias de silletas de competição.
Depois saímos para fazer uma visita na propriedade, conhecer os jardins, as flores e as ervas que são cultivadas ali. Também visitamos as hospedagens disponíveis, que são muito charmosas e até ficamos com vontade de nos hospedar lá, em meio às montanhas e à natureza.
Aliás, essa é uma ótima ideia, caso você tenha um pouco mais de tempo na região! São 3 tipos de chalé: a pousada familiar, que é uma casa bem coloria e florida, com tema da cultura silletera; o alojamento ancestral, que possui chalés feitos de madeira, barro e palha, bem charmosos; e a hospedagem romântica, que também possui quartos com decoração em madeira e muitas flores.
Clique aqui para ver mais fotos, preços e disponibilidade de hospedagem no Jardín de Los Silleteros.
Conhecemos também a horta, onde acontecem workshops, e a área que o parque oferece para alimentação, onde almoçamos, com restaurantes e uma cervejaria. Optamos pelo restaurante La Parrilla, que serve comida tradicional Paisa.
Outras opções para comer são os restaurantes: Taita Cocina e o El Jartadero.
Para finalizar, aprendemos a montar nossa própria silleta com Berriondo Jaramillo, um silletero profissional premiado. Pode parecer simples montar esse painel de flores, mas não é!
Há uma série de regras e especificidades, cada categoria de silleta permite o uso de tipos específicos de flores, é preciso combinar as cores e tamanhos de forma harmoniosa… mas foi muito legal aprender e montar a nossa própria silleta!
Há outras atividades oferecidas no Jardín de los Silleteros, como visita a museu, tour sobre a cultura silletera e passeios outdoor curtos e outros, mais longos, na Reserva San Pedro.
Semana Silletera e Feira de Flores
Todos os anos, em agosto, ocorre a Semana Silletera em Santa Elena, antecedendo a tradicional Feira de Flores. Durante a semana você acompanha nas ruas os preparativos, a produção das silletas e há toda uma programação cultural para você aproveitar.
A Feira de Flores, propriamente dita, ocorre em Medellín, atraindo centenas de turistas todos os anos, e é onde acontece o lindo Desfile de Los Silleteros. É principalmente ali em que toda a tradição silletera de Santa Elena se reúne nesse evento, apresentando essa cultura tão rica através de crianças e adultos com seus arranjos nas silletas.
Outros posts da Colômbia que podem te interessar
San Andrés, Colômbia – guia de viagem
O que fazer em Cartagena, Colômbia – roteiro e dicas
O que fazer em Medellín: roteiro e dicas
Melhores passeios em San Andrés
Onde ficar em Cartagena: melhores hotéis e hostels
Guatapé: passeio imperdível perto de Medellín, Colômbia
Onde ficar em San Andrés, Colômbia: melhores hotéis e hostels em toda a ilha!
Onde ficar em Medellín, Colômbia: melhores bairros, hotéis e hostels
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo