O que fazer em Cadaqués, na Costa Brava – Espanha

Cadaqués é uma cidade charmosa que fica na Costa Brava, no leste da Espanha (pertinho da fronteira com a França). A apenas 2 horas de Barcelona, é uma ótima opção de passeio de fim de semana. Veja aqui o que fazer em Cadaqués e todas as dicas!

Na cidade está a famosa casa do pintor Salvador Dalí, aberta à visitação – esse monumento é um dos responsáveis pela fama de Cadaqués. É realmente super legal! Além disso você poderá curtir praias com o mar super transparente e visitar o icônico centro histórico com casinhas brancas.

A seguir explicamos como chegar, onde ficar, o que fazer e onde comer em Cadaqués, para que você possa planejar bem a sua viagem e ir tranquilo. Confira!

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

o-que-fazer-em-cadaques-costa-brava-espanha

Como chegar em Cadaqués

Apenas 175 km separam Cadaqués da capital da Catalunha, Barcelona. As duas opções principais para ir até lá são carro alugado ou ônibus.

Para quem está indo com crianças, grupos grandes e prefere conforto e flexibilidade, o carro é a melhor opção, pela rodovia AP-7. A dica é alugar carro na Espanha pelo RentCars, um buscador que compara preços das locadoras e te diz a melhor opção.

Já usamos aqui 2 vezes e adoramos, sai bem mais barato do que no balcão da locadora! Clique aqui para comprar preços e alugar carro com a RentCars.

Se você quer economizar, então opte pelo ônibus que sai da Estação Nord de Barcelona e custa 25€ por pessoa.

Fizemos um outro post separado bem completo explicando melhor essas opções, com mapas, preços e dicas práticas. Leia aqui: Como chegar em Cadaqués saindo de Barcelona.

Onde ficar em Cadaqués

Por mais que seja possível fazer um bate-volta para Cadaqués saindo de Barcelona, nós indicamos fortemente dormir pelo menos um dia por lá. Primeiro porque são 2 horas dirigindo para ir e 2 para voltar.

Segundo porque a cidade fica super charmosa de noite e há outros vilarejos e praias sensacionais da Costa Brava que valem a pena ser visitados considerando que você já foi até lá.

Há duas opções: passar uma noite na própria cidade de Cadaqués ou na vizinha Roses que também é uma graça. A vantagem de ficar em Cadaqués é que você já estará no coração do povoado. A vantagem de ficar em Roses é que custa mais barato!

Abaixo deixamos dicas de bons hotéis e hostels nas duas cidades, Cadaqués e Roses. Todos são bem localizados e avaliados. Tem opções para diferentes estilos de viajantes e orçamentos.

Dicas de hospedagem em Cadaqués

Dicas de hospedagem em Roses

  • Hotel Maritim – 4 estrelas – nota 8.1 – $$$
  • Hotel Ramblamar – 3 estrelas – nota 8.1 – $$
  • Hotel Montmar – 3 estrelas – nota 8.5 – $$
  • Agi Gloria Rooms – nota 7.0 – $ – é uma das hospedagens mais baratas da cidade, ficamos em um quarto duplo muito bom, está super recomendado!
o-que-fazer-em-cadaques-costa-brava-barcelona

A maioria das casas tem muitas flores, especialmente primaveras. Fica lindo demais!

O que fazer em Cadaqués

Agora vamos ao que interessa: o que fazer em Cadaqués. Dividimos nos 3 temas de interesse principais em relação à cidade: centro histórico, praias e casa do Dalí. Lembrando que Cadaqués é um ótimo destino para viagem romântica! ;)

o-que-fazer-em-cadaques-costa-brava-centro

A Casa Modernista que fica na praia de Cadaqués

Centro histórico de Cadaqués

Ao chegar em Cadaqués, siga as placas em direção ao centro histórico e se encante com as ruas estreitas e os prédios branquinhos. Flores em diversos tons caem pelas paredes formando um visual único.

O centro histórico de Cadaqués é composto de ladeirinhas, então prepare as pernas para subir. Vá com calma, espiando cada rua, lojinhas e as diversas galerias de arte. Tenha certeza de que você vai tirar muitas fotos!

Essa região fica bem lotada em meses de alta temporada, tenha paciência. Normalmente na parte da tarde tem menos gente do que de manhã cedo.

Vá subindo até a Igreja de Santa María de Cadaqués, que está no ponto mais alto do centro histórico. Dali você terá uma vista fenomenal da marina, com o mar em tons de azul e verde esbanjando beleza.

o-que-fazer-em-cadaques-costa-brava-marina

Vista da Igreja Santa Maria de Cadaqués

Entre na igreja (é grátis) que foi construída no século XVI, destruída pelo famoso pirata Barba Roja e depois reconstruída pelos pescadores do vilarejo. O altar em estilo barroco tem 26 metros e é bem bonito.

O antigo bairro judeu também faz parte do centro histórico, mas sobrou bem pouco do que era original. A rua Carrer El Call é um remanescente desse bairro. Ao fim dela há um arco que dá para a baía, um bom lugar para tirar aquela foto pro Instagram.

o-que-fazer-em-cadaques-costa-brava-igreja-altar

O altar barroco da igreja Santa Maria de Cadaqués

Praias de Cadaqués

Cadaqués não é muito grande mas mesmo assim tem 12 praias, porque a maioria delas são super pequenas (minúsculas mesmo, algumas com menos de 20 metros de extensão). Se você curte tomar sol e entrar no mar, vale a pena explorar algumas delas.

No mapa abaixo, as praias de Cadaqués estão marcadas com pontos verdes.

A praia mais popular é a maior, que também está localizada bem abaixo do centro histórico de Cadaqués. Seu nome, obviamente, “Platja de Cadaqués“. Em sua orla está a famosa estátua de Salvador Dalí.

As praias de Cadaqués são ou de areia grossa ou de pedras. Para brasileiros que estamos acostumados com praias de areia fina, pode ser meio estranho. Muita gente compra uma sapatilha para entrar no mar e não machucar os pés.

o-que-fazer-em-cadaques-costa-brava-estatua-dalvador-dali

A estátua de Salvador Dalí que fica na Praia de Cadaqués

A água do mar costuma ser bem fria por lá, mas eu prometo que vale a pena entrar porque a transparência é impressionante! E como no verão faz muito calor na região, um mergulho na água fria é sempre uma boa ideia.

Você pode levar máscara de mergulho e snorkel se curtir, para observar os peixinhos e formações de corais que têm bem perto de algumas das praias de Cadaqués.

o-que-fazer-em-cadaques-costa-brava-praia

Casa do Dalí

Por último mas longe de ser o menos importante, não deixe de visitar a Casa de Salvador Dalí, que fica no vilarejo de Portlligat, a 1km do centro de Cadaqués. É o grande atrativo da cidade e quando você conhecer ao vivo vai entender porquê.

Dali morou nessa casa por muitos anos e a decoração e mobília são originais. Muitos objetos e esculturas malucas fazem você ter certeza que nessa casa labiríntica viveu o famoso pintor surrealista.

Dentro da casa você explorará diversos cômodos, entre eles o ateliê de Dalí e seu quarto. E na parte de fora estão os terraços, piscina e jardins das oliveiras.

É essencial reservar seu ingresso com antecedência pois entram grupos pequenos a cada 10 minutos e a chance de você chegar lá e não ter mais lugar pro mesmo dia é enorme.

Fizemos um post bem completo onde explicamos como reservar os ingressos, preços e como é a visita detalhada à casa de Dalí. Leia aqui: Visita à Casa de Dalí em Cadaqués (Portlligat).

casa-de-dali-cadaques-ovo

Um ovo gigante no telhado da casa do Salvador Dalí… surreal!

Onde comer em Cadaqués

Para fechar o post com dicas de o que fazer em Cadaqués, queremos deixar a nossa indicação de restaurante. Nós almoçamos no El Gato Azul, que fica no centro histórico (Carrer Curós, 10) e adoramos!

O preço é justo e lá eles servem pratos árabes/libaneses. Nós adoramos comida árabe e nos jogamos no prato combinado deles que tem quibe, charutinho, falafel, tabule, húmus e babaganoush. Fabia pediu também salada com queijo de cabra e bacon que estava ótima!

Comparada à Barcelona, é mais caro comer em Cadaqués. Uma dica para quem quer economizar, é a Padaria Es Fornet (Carrer Miquel Rosset, 2). Nela é possível encontrar sanduíches, pizza, doces e alguns pratos prontos bem servidos e baratos.

Como nós tínhamos que encarar estrada bem na hora da janta, compramos lá comida para comer no ônibus. Um prato com macarrão (uma parte com pesto e outra bolonhesa) + uma mega salada que estava muito boa, era enorme e custou apenas 6,90€.

Outros restaurantes muito bem avaliados em Cadaqués são:

  • Compartir – comida mediterrânea – Riera Sant Vicenç s/n – $$$
  • Celeste – comida italiana – Carrer Nou, 3 – $$
  • Mut – bar de tapas – Plaça del Dr. Pont, 12 – $$$
  • La Sirena – frutos do mar – Carrer Es Call, s/n – $$$
  • Talla – comida espanhola – Riba Pixot, 18 – $$

Tem mais dicas sobre o que fazer em Cadaqués? Deixa nos comentários! :)

o-que-fazer-em-cadaques-casas-brancas


Outros posts que podem te interessar:

– Visita à casa de Dalí em Cadaqués (Portlligat)

– Onde ficar em Cadaqués: dicas de hotéis e hostels

– Como chegar em Cadaqués saindo de Barcelona

– Visita ao Teatro-Museu Dalí em Figueres

– O que fazer em Figueres – a cidade de Salvador Dalí

– Guia de viagem completo para Barcelona – Espanha

– Visita ao Museu Picasso, em Barcelona

– Categoria completa: BARCELONA


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo