Museu Picasso em Barcelona
Atualizado em 2024.
Já demos um panorama geral sobre Barcelona, e agora resolvemos escrever sobre o Museu Picasso, um dos museus mais tradicionais e procurados pelos turistas que vem para a cidade.
Criado em 1963 por um dos melhores amigos de Picasso, seu secretário Jaume Sabartés, o museu abriga 4.250 obras do pintor espanhol, que estão distribuídas em salas em ordem cronológica. É muito legal!
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
O Museu Picasso fica no Bairro Gótico, na parte da cidade chamada “Ciutat Vella” (ou Cidade Velha). Isso significa que pra chegar no museu você vai passar por vielas medievais, com construções de pedra antiquíssimas por todos os lados. Como ali é uma área turística, os arredores do Museu Picasso contam com diversas opções de comes e bebes e lojinhas de souvenirs.
Como não poderia deixar de ser, o Museu Picasso está hospedado em um edifício medieval muito bonito, e só de poder entrar nesse prédio já se tem uma experiência interessante. O museu tem dois andares, a planta baixa que está no nível da rua e o primeiro andar (ou primeira planta).
Museu Picasso em Barcelona – Espaço expositivo
Vamos começar pela primeira planta, que está acima do nível da rua, porque é ali que está a exposição permanente do museu, ou seja as obras de Pablo Picasso. Como já disse as obras estão distribuídas em salas em ordem cronológica, então é só seguir as setas pra dar a volta completa e não perder nenhum quadro/desenho/escultura desse artista que é um dos maiores pintores espanhóis da contemporaneidade.
Nessas salas, além das obras, existem explicações escritas nas paredes sobre os períodos que aquelas obram contemplam, o que elas significavam na vida do autor e etc. Os textos estão em catalão, espanhol e inglês.
Existe um serviço de áudio em várias línguas que você pode solicitar na bilheteria (é tipo um radinho, você digita o número da obra ou da sala e um áudio explicativo começa).
Nas primeiras salas podemos ver o começo da carreira artística de Picasso, que é bem diferente das obras cubistas famosas. Picasso era filho de artistas e desde menino foi incentivado a descobrir seu lado artístico. Seus primeiros quadros são retratos, paisagens e cenas cotidianas bastante naturalistas.
O belo uso da luz e sombra e as pinceladas marcantes já demonstram o talento do pintor. Nas primeiras salas você vai passar por diversas pinturas e desenhos naturalistas. Ele frequentou a faculdade de belas artes então sabia muito bem fazer o estilo clássico.
Eu sempre fui uma grande fã do cubismo do Picasso, mas não sabia que ele tinha feito antes tantas obras tradicionais… Isso só prova o qual genial o pintor era, a ponto de ser um mestre na arte do tradicional e um verdadeiro artista com estilo próprio em seu cubismo revolucionário.
Ao caminhar mais um pouco pelo Museu Picasso, você poderá notar que o estilo do pintor vai mudando – isso sempre associado ao momento histórico e pessoal por qual ele passa.
Aos poucos percebemos que as pinceladas deles ficam mais grossas e abstratas, que o uso das cores muda e que as figuras começam a ficar geométricas. É legal também observar os desenhos e croquis que ele fazia antes de pintar – tem vários expostos pelo museu, ao lado das obras finais.
Passamos pela sala onde estão expostos os quadros da fase azul e da fase rosa. Ao chegar nas salas dos quadros que são de fato cubistas, você estará impressionado!
Uma das salas mais interessantes do Museu Picasso é aquela onde estão expostas mais de 57 versões do quadro “As Meninas”. Picasso se inspirou na obra original de Velásquez e fez a sua própria versão, com estilo cubista – e mais de 57 vezes!
Além da pintura, no Museu Picasso é possível admirar objetos de cerâmica e esculturas feitas pelo autor. Boa parte dessas obras foram doadas pela viúva de Picasso. Ao acabar o passeio pelo andar superior, você sai por uma porta e dá de cara com uma sacada medieval bem bonita. Descendo as escadas, volta para a planta baixa.
Eu só fiquei chateada porque lá no Museu Picasso não está exposta a minha obra favorita do Picasso, o imenso painel chamado “Guernica”. Essa obra ficou muito famosa por ser uma crítica à violência da Guerra Civil Espanhola. Ela está no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid.
Museu Picasso em Barcelona: Filas
Dica importantíssima sobre as filas do Museu Picasso: como esse museu é um ponto turístico muito importante, vai ser difícil alguém passar na frente em qualquer dia e não ter uma grande fila se formando na rua.
Muitas pessoas chegam ali e desistem devido ao tamanho da fila pra comprar os ingressos, achando que a filona vai levar duas horas… Mas não faça isso! Apesar de assustadora a fila anda rápido porque os atendentes da bilheteria são ágeis. Você vai perder uns 20-30 minutinhos do seu dia na fila, mas vai valer muito à pena.
A melhor dica é comprar o ingresso online com antecedência, porque além de evitar as filas da bilheteria, é mais barato!
Museu Picasso em Barcelona: dias grátis
Outra dica quente sobre os ingressos: no primeiro domingo de cada mês, as entradas ao Museu Picasso são gratuitas. Além disso, no verão (de 2 de maio a 31 de outubro) a entrada é livre nas quintas, sextas e sábados, das 19h às 21h! No inverno (de 1 de novembro a 30 de abril), é de graça nas quintas, das 16h às 19h.
Outros dias gratuitos: 11 de fevereiro, 18 de maio e 24 de setembro.
Mas para todos esses dias gratuitos, precisa reservar com antecedência. Os ingressos ficam disponíveis online toda segunda-feira, a partir das 10h.
Na planta baixa do Museu Picasso estão a bilheteria, sanitários gratuitos (#ficadica de banheiro público bem limpinho no Bairro Gótico, hein!), a loja do museu e muitas vezes abriga as exposições temporárias do museu.
Um comentário sobre a loja do Museu Picasso: ela é imensa! Tem várias salas, e por ali dá pra ver tudo o que é objeto com estampas das obras do Picasso, livros de arte, DVDs, postais… Os preços variam bastante, vão dos souvenirs baratinhos até louças e quadros bem caros. Não deixe de visitar, nem que seja só pra dar uma olhada.
Se você gosta de arte, de cultura espanhola ou de ver coisas impressionantes, não deixe de visitar o Museu Picasso! É um museu muito importante não só para Barcelona, mas para o mundo todo. Dentro do museu não é permitido fumar, comer e beber ou fotografar e filmar – mas na parte externa do prédio fotos estão liberadas!
Informações sobre o Museu Picasso
Endereço:
Montcada, 15-23
www.museupicasso.bcn.cat
Telefone: +34 93 256 30 00
Como chegar:
De metrô: Linhas L1 Arc de Triomf e L4 Jaume I
De ônibus: Linhas V15 / V17 / 45 / 120 parada Via Laietana
Linhas H14 / 45 / 51 parada Via Pla de Palau
Linhas 39 / 51 / H14 parada Via Passeig Picasso
Linha 120 Via Princesa
De trem: estações França ou Sants
Horários:
Verão (maio a outubro)
– Terças, quartas e domingos, das 9h às 20h
– Quintas, sextas e sábados, das 9h às 21h
– Horário reduzido em 24 e 31 de dezembro, das 10h às 14h, e em 5 de janeiro, das 10h às 17h.
Inverno (novembro a abril)
– De terça a domingo, das 10h às 19h
Preços:
Entrada Combinada (Coleção permanente + coleção temporária) = 14 Euros (online) / 15 Euros (bilheteria)
Entrada apenas Coleção Temporária = 4,50 Euros (online) / 5,50 Euros (bilheteria)
Menores de 18 anos não pagam entrada.
Pessoas de 18 a 25 anos e maiores de 65 pagam tarifas reduzidas.
Crédito imagem: Museu Picasso de Barcelona / Sala de Las Meninas. Foto: Juan Ávila / Museu Picasso y el Arxiu Històric de la Ciutat de Barcelona-Arxiu Fotogràfic–AHCB-AF
Onde ficar em Barcelona
E para fechar esse post, deixamos dicas de hospedagem em Barcelona, para você planejar bem a sua viagem. Selecionamos 5 hotéis e hostels ótimos e bem localizados para diferentes estilos de viajantes e orçamentos. Confira! ;)
- Musik Boutique Hotel – 3 estrelas – nota 9,1 – $$$$
- Hotel Barceló Sants – 4 estrelas – nota 8,6 – $$$
- Hotel Catalonia Sagrada Família – 3 estrelas – nota 8,2 – $$
- Hola Hostel Eixample – nota 8,1 – $
- 360 Hostel Borne – nota 8,3 – $
Qual moeda levar para Barcelona
Em Barcelona a moeda utilizada é o Euro (€). A melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa, que funciona no modo débito com senha ou aproximação.
Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico! Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente!
Nós escrevemos um post completíssimo sobre como funciona o Cartão Wise – clique aqui para ler todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
– Quer fazer um tour personalizado em Barcelona, guiado por nós? Isso é possível! Venha explorar a cidade conosco e se encantar nas nossas rotas especiais, montadas com o carinho de quem mora aqui. Para saber mais, consultar preços e fazer sua reserva escreva um e-mail para
co*****@es*********.br
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo