Visita à Casa de Dalí em Cadaqués (Portlligat) – Espanha

Salvador Dalí é um dos pintores espanhóis mais famosos no mundo todo, suas pinturas surrealistas conquistam corações há gerações e gerações. Nós somos muito fãs dele e pudemos visitar a Casa de Dalí que fica em Portlligat/Cadaqués, na costa da Cataluña (Espanha).

O passeio é bem legal porque ele morou nessa casa por muitos anos, quase até o fim da vida. Toda a decoração e mobília é original, está do jeito que ele deixou e tem muita maluquice espalhada confirmando o gênio que Dalí era.

Nesse post vamos te contar todos os detalhes sobre a visita à Casa de Dalí em Cadaqués, como chegar, como reservar seu ingresso e o que está incluído no passeio.

Um dos terraços da casa de Dalí

Leia também: O que fazer em Cadaqués, na Costa Brava (Espanha)

Cadaqués é uma bela cidade de praia que fica na Costa Brava, a 175km de Barcelona e pertinho da fronteira com a França. Nesse outro post ensinamos todas as opções de como chegar em Cadaqués saindo de Barcelona.

Mas a Casa de Dalí não está exatamente em Cadaqués, e sim no pequeno povoado vizinho chamado Portlligat. É bem pertinho, mas é importante saber que a casa não está no centro de Cadaqués.

Portlligat é o vilarejo pacato onde Dalí e Gala viveram boa parte da sua vida

Há duas maneiras de chegar lá saindo do centro de Cadaqués: a pé ou pegando um táxi. Se você não tiver dificuldades de locomoção, recomendamos ir andando porque o caminho é bonito. Mas prepare-se para encarar algumas boas subidas!

Está a apenas 1 km da Praia de Cadaqués. Andando pela Orla, depois de passar a micro praia Platja es Poal, entre na Carrer de la Miranda (tem uma placa grande indicando, essa da foto abaixo). Siga reto nessa rua, encarando as subidas, até chegar na Avenida de Salvador Dalí.

Busque a plaquinha na esquina da rua Carrer de la Miranda

Ali você caminhará mais uns 5 minutos até chegar no Hotel Portlligat. Pegue a descida à direita, com a escada de pedra, e lá embaixo você vai dar de cara com uma praia e um pequeno porto e a Casa de Dalí, toda branquinha. A rota está no mapa abaixo.

Casa de Dalí em Cadaqués – tickets e reservas

Antes de falar da Casa de Dalí em si, é MUITO IMPORTANTE falar sobre as entradas. É obrigatório reservar o seu ticket com antecedência ou a chance de você chegar lá e não conseguir entrar é enorme. Entram grupos pequenos a cada 10 minutos, por isso é tão restrito.

Antigamente, você precisava entrar em contato com a Fundação Gala – Salvador Dali, que administra o monumento, com a maior antecedência possível para reservar os tickets. Era um processo manual e chato, você tinha que mandar um email em espanhol.

MAS FELIZMENTE, ISSO MUDOU! Recentemente a Tiqets se tornou a única revendedora oficial dos ingressos da Casa de Dalí e facilitou demais o processo. Basta entrar nesse link e comprar o seu Ingresso Antecipado Casa de Dalí em Cadaqués.

Você vai escolher no site da Tiqets o dia e horário da visita, receberá o ingresso virtual no seu e-mail. Tudo de bom! No dia da visita, você deve chegar pelo menos 30 minutos antes da hora marcada na reserva para mostrar os tickets na bilheteria.

Os preços dos ingressos são:

  • Ingresso Casa + Jardins Inteira: 15€
  • Estudante ou +65 anos: 9€
  • Crianças até 8 anos: grátis

Observação: se você chegar lá na hora sem reserva e não tiver mais entrada para a casa, você pode comprar a entrada só para os jardins. Mas o legal mesmo é entrar na casa, então planeje-se para reservar antes e entrar na Casa de Dalí!

Compre aqui seu ingresso antecipado para a Casa de Dalí em Cadaqués.

Leia também: Onde ficar em Cadaqués – dicas de hotéis e um apartamento de temporada

Casa de Dalí em Cadaqués – dentro da casa

Depois de subir ladeiras e de ter trocado sua reserva pelas entradas, finalmente chegou a hora de visitar a Casa do Dalí. Na hora marcada um dos funcionários chamará seu grupo para entrar.

A visita não é oficialmente guiada, mas um funcionário acompanha o grupo pelo itinerário dentro da casa e acaba explicando muitas coisas interessantes sobre o local e a vida de Dalí. Gostei bastante disso!

Essa propriedade é, na verdade, a junção de várias casinhas de pescadores que o Dalí foi comprando ao longo dos anos. A primeira foi comprada em 1930 e ao todo ele adquiriu sete. Não espere uma mansão luxuosa, e sim uma casa labiríntica super interessante e original.

Do alto dá para ver bem as várias casinhas de pescador que foram sendo compradas para formar a mansão Dalí-Gala rs A área da esquerda é o Jardim das Oliveiras

O primeiro cômodo da casa é apertadinho e chama muito a atenção pelo enorme urso branco empalhado na entrada (foi um presente que Dalí ganhou). Essa foi a primeira casa adquirida pelo pintor e ele morou nesse minúsculo cômodo por anos, até ampliar a casa.

Na sequência visitamos a sala de estar, biblioteca. Ali ficam os cisnes de estimação do artista, que foram empalhados depois de sua morte (sim, estranho). Ali tem um terraço com belas vistas para o mar.

Os visitantes são recebidos pelo peculiar urso, que Dalí ganhou de presente de um conde inglês. E a decoração foi feita pelo artista, como você pode notar

Depois conhecemos o ateliê de Salvador Dalí, um dos pontos alto da visita, onde ele passava em média 8 horas por dia trabalhando nas suas famosas pinturas, esculturas e joias. Lá há dois quadros originais inacabados, que ele estava trabalhando quando morreu.

É muito interessante ver o sistema de roldanas que ele desenvolveu para subir e descer os quadros enormes, porque ele gostava de pintar sentado. Um gênio mesmo, em todos os sentidos!

O atelier onde Salvador Dalí passava horas e criou boa parte de suas obras

Também adorei o quarto, super espaçoso e com duas camas. Ele e sua mulher dormiam em camas separadas, mas que ficavam lado a lado. Ele instalou um enorme espelho no canto do quarto para refletir a luz da janela e  ver os primeiros raios de sol pela manhã.

Como Cadaqués é o ponto mais ao leste da península espanhola, Salvador Dalí dizia que com esse sistema de espelho ele era sempre o primeiro espanhol da península ao ver o sol nascer. No quarto ele mantinha um grilo numa pequena caixa pendurada na parede, pois dizia que o canto dos grilos é relaxante. O casal também tinha banheiros separados.

Dalí e Gala dormiam em camas separadas, além de ter banheiros separados também.

E por fim tem uma sala redonda com uma acústica bem doida. No centro dela a voz ecoa como se houvesse alto-falantes escondidos.

Tive a impressão de estar invadindo um pouco a privacidade de Dalí. É meio estranho observar todos os objetos e cacarecos que ele tinha em sua casa… quase como espiar sua vida. Mas foi legal demais!

Casa de Dalí em Cadaqués – o jardim das oliveiras

Após visitar o interior da casa e observar a intimidade de Dalí, chega o momento de visitar o exterior (terraços, área da piscina e jardim das oliveiras). Esse espaço é enorme e bem agradável.

Na parte de fora da casa você vai se deparar com esculturas surrealistas bem bizarras, tudo em tons de branco lembrando as tradicionais cuevas ciganas de Granada. Enormes ovos estão espalhados por lá, o que causa muita diversão para as crianças. Para adultos também hahaha

Inclusive em um dos ovos você pode entrar e tirar uma foto! Na área da piscina também há uma composição bizarra de esculturas e uma gigante cobra de tecido e fontes.

A área visitável do jardim das oliveiras é enorme, você pode ir caminhando pelas árvores e assim ver a casa e a baía de Portlligat de diferentes ângulos. Não podemos negar, as vistas da Casa de Dalí são mesmo fenomenais!

Outros monumentos importantes de Salvador Dalí na Catalunha

Se você, como nós, curte o trabalho de Salvador Dalí e está passeando por Barcelona, deve aproveitar para visitar outros monumentos importantes do artista na Catalunha. Ele era catalão e por isso aqui tem tanta coisa legal sobre ele!

O Teatro-Museu Dalí fica na cidade de Figueres e é fenomenal. Um teatro enorme que foi projetado pelo próprio Dalí para ser o seu museu e ainda conta com a exposição anexa das joias desenhadas por ele. Leia nossos posts:

Museu Dalí em Figueres

O Castelo Gala Dalí fica na cidade de Púbol. É um castelo que Dali comprou e deu de presente para sua esposa Gala. Depois da morte de Gala, Dalí foi para o Castelo e nunca mais voltou à casa de Portlligat. No castelo também tem importantes obras, além de estar com toda a decoração original. Mergulhe na mente surrealista desse casal!

Tem dúvidas ou dicas sobre a Casa de Dalí em Cadaqués? Deixe nos comentários! :)

Agradecemos à Fundació Gala – Salvador Dalí pelo convite para visitar a Casa de Dalí em Cadaqués.


Outros posts que podem te interessar:

– O que fazer em Cadaqués: roteiro e dicas

– Onde ficar em Cadaqués – dicas de hotéis e um apartamento de temporada

– Como chegar em Cadaqués saindo de Barcelona

– Visita ao Teatro-Museu Dalí em Figueres

– O que fazer em Figueres – a cidade de Salvador Dalí

– Guia de viagem completo para Barcelona – Espanha

– Visita ao Museu Picasso, em Barcelona

– Categoria completa: BARCELONA


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!