Cidadania italiana em 18 meses: como foi o meu processo
Hoje fui ao comune (a prefeitura) e fiz minha carteira de identidade italiana. Foram 18 meses desde que iniciei o processo e agora finalmente sou uma cidadã italiana!
Vou aqui contar como foi meu processo de Cidadania Italiana e aproveito para ir respondendo algumas perguntas que todo mundo me faz.
Já aviso que a empresa que fez a minha, hoje não funciona mais. Não tenho outra para indicar, infelizmente.
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Europa.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
É melhor fazer o processo da cidadania na Itália ou no Brasil?
O que eu disse acima acho que já responde, não? Você quer mesmo ter um passaporte italiano? Faça pela Itália. Não dá para esperar 10-12 anos no Brasil!!!
Faço sozinho ou com uma empresa assessorando?
Bem, você fala italiano para chegar aqui e resolver tudo sozinho? Eu não falo. Não teria como me comunicar, pedir informações e me virar. Até fui fazer aula antes de vir para entender e falar o mínimo, mas não é suficiente. Mas se você fizer com uma empresa, não precisa se preocupar com isso. Eles fazem TUDO para você. É só chegar aqui e assinar o papéis.
Se você falar italiano já pode ser viável fazer por conta e assim economizar uma boa grana. Tem sites como o Minha Saga que ensina o passo a passo se você fazer por conta.
Documentos necessários
- Certidões em inteiro teor de nascimento, casamento e óbito dos ascendentes e da pessoa interessada.
- Certidão negativa de naturalização do antepassado italiano. Você pode emitir a certidão negativa de naturalização nesse link.
MUITO IMPORTANTE: Todos esses documentos devem estar traduzidos para o italiano e com a Apostila da Haia (que substituiu a legalização consular). Nós escrevemos um post explicando tudo sobre a Apostila da Haia.
Mas voltando à questão de tentar sozinho ou contratar alguém… Eu jamais teria conseguido fazer sozinha. Primeiro você tem que chegar na Itália e fixar residência, ou seja, precisa de um endereço seu. E alugar um apartamento no exterior nem sempre é fácil por conta de documentação.
OUTRA COISA IMPORTANTE: você deve entrar na Itália por um voo direto. Seu carimbo de entrada na Europa deve ser da imigração italiana. Se entrar por outro país terá que ir na polícia fazer a declaração de presença no prazo de 8 dias. Então para evitar problemas evite voos com escalas.
Depois de arrumar sua casa, basta ir na prefeitura e ficar esperando a polícia passar para confirmar que você mora nesse lugar.
Com a residência resolvida, você pode entrar com o processo da cidadania. Aí depende do comune aceitar seus documentos, divergências de nomes e informações. Cada comune tem seu esquema de trabalho e pode ser mais chato ou mais flexível.
Antes que eu viesse para a Itália o assessor pegou minha documentação que eu mandei escaneada e levou no comune. Eles deram um ok nos meus documentos antes que eu comprasse passagem para vir.
Gente, além da questão da comunicação e de saber onde ir, o que levar e com quem falar, precisa levar em consideração que essas empresas tem um relacionamento de anos com os comunes, o que ajuda muito.
Quando cheguei no comune foi tudo muito rápido. No primeiro dia preenchi e assinei um documento. Depois esperei 14 dias e voltei no comune para dar entrada no pedido da cidadania.
Demorou 7 meses para até que minha cidadania italiana fosse reconhecida. Esse prazo é diferente de comune para comune e de época para época. Agora a procura está enorme e a espera mais longa.
E depois que sai a cidadania italiana?
Aí você finalmente é italiano! :D Mas você quer o passaporte para viajar livre pela Europa, né? Você tem duas opções para tirar o passaporte italiano.
- O assessor pode mandar as certidões para o Brasil e você tira o passaporte no consulado, o que demora um tanto já que primeiro precisa transferir sua residência para o Brasil (lembra que você tinha atestado que mora na Itália?). Se você tem pressa não recomendo. Pode demorar até o consulado transferir seu Aire.
- Você volta para Itália para fazer o passaporte aqui.
Eu escolhi vir pois queria o passaporte para ontem. Essa segunda visita foi mais rápida. Cheguei domingo, segunda paramos para tirar foto e comprar os selos que precisa colar nos documentos. Ai fomos no comune (em outro departamento), onde fiz a carteira de identidade. Depois fomos na receita federal fazer meu registro fiscal. E finalmente fomos no outro dia fazer o passaporte na polícia (que demora 15 dias para ficar pronto).
Eu nem posso falar muito desse processo, pois o assessor já trouxe todos os documentos preenchidos, comprou todos os selos e pagou todas as taxas. Eu só assinei os papéis.
Agora eu preciso avisar no Consulado italiano da minha cidade meu novo endereço (no caso Barcelona).
Em qual comune fazer?
O processo pode ser feito em qualquer comune. Não precisa ser na cidade da sua família. Se você fizer com uma empresa, elas vão indicar os comunes com os quais elas trabalham e vão explicar os prazos.
Quanto custa para fazer a cidadania italiana?
No Brasil você terá gastos com as certidões, traduções e com as Apostilas da Haia. Fora isso, tem as passagens aéreas para Itália, alimentação, seguro viagem e custos de viagem.
No fim das contas a cidadania italiana custa o valor de um carro popular novo, ou seja, um grande investimento.
Como escolher a empresa?
Peça indicação a amigos e conhecidos que já fizeram. No Facebook tem um grupo legal chamado Cidadania Italiana – Área Livre. Você pode acessar o grupo aqui. Um bom lugar para pesquisar. Sugiro entrar em contato com as empresas pedindo orçamento, prazos para a viagem e para finalização do processo. A empresa que eu usei hoje não funciona mais, e não conheço outras para indicar.
Nos últimos dois anos aumentou muito o número de pessoas correndo atrás da cidadania. Os prazos no geral estão maiores. Então converse direitinho com as empresas para encontrar uma que atenda as suas necessidades.
Tem algumas que pedem que você fique na Itália durante todo o processo. Outras você vai para iniciar e volta pro Brasil para aguardar.
Quem tem direito à cidadania italiana?
De maneira geral, a cidadania por sangue segue a linha paterna. No meu caso meu ancestral italiano era meu bisavô, que foi seguido pelo meu avô e depois pelo meu pai. Ainda que fosse um tataravô poderia reconhecer a cidadania. Se o ascendente for mulher, é preciso que seus filhos tenham nascido após 1948.
Para ter certeza que você tem direito, a maneira mais rápida é contratar um advogado especializado em cidadania italiana. Ele analisará o seu caso.
Outros posts que podem te interessar:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo