Uma senha sera enviada para seu e-mail

Visita à Casa de Champagne Taittinger em Reims (França)

O champagne é uma das bebidas mais apreciadas e que está sempre conectada aos momentos bons da vida. Quando conquistamos algo importante queremos fazer um brinde para celebrar e logo pensamos em abrir uma garrafa de champagne!

E o champagne original vem de uma área específica da França, Marne, que fica próximo de Paris. Então muita gente aproveita a viagem para Paris para visitar Reims, a principal cidade de Marne onde há várias Casas de Champagne (Maison du Champagne). Nós fomos conhecer a Taittinger e nesse post contamos todos os detalhes!

adegas-taittinger-champagne-reims-franca

Adega subterrânea da Taittinger

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na França.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Leia também: O que fazer em Reims, terra do champagne perto de Paris

História e visita às adegas da Taittinger

A Taittinger é uma empresa familiar. Pertence a família Taittinger desde 1932 quando foi adquirida por Pierre-Emmanuele Taittinger. Hoje em dia os filhos ainda atuam na direção da empresa.

Ela ficou mais conhecida pelos brasileiros quando foi o champagne oficial da Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações de 2103, ambas no Brasil.

É uma das maiores casas de Champagne de toda a França e eles prezam muito pela sua história e técnicas para produzir o melhor champagne. O seu produto é caracterizado pelo Chardonnay, que traz elegância e frescor para a bebida.

A Taittinger possui 288 hectares de vinhas, uma das maiores da região. Mas a visita à Casa de Champanhe em Reims não passa pelas vinhas, que estão espalhadas em outras cidades, e sim pelas incríveis adegas subterrâneas.

A visita guiada em grupos de no máximo 25 pessoas é bem legal! Optamos por fazer em inglês, mas também há opções francês. Começamos assistindo a um vídeo que conta a história da Taittinger. E depois descemos 18 metros de profundidade por escadas caracol e nos deparamos com impressionantes corredores escavados na época galo-romana.

O local foi no século XIII a Abadia de Saint Niçaise, onde os monges já produziam champagne. Podemos ver algumas estruturas da antiga Abadia preservados, como portas, escadas e até esses lindos arcos.

adegas-taittinger-champagne-reims-franca-tour

Leia também: Como chegar em Reims saindo de Paris

A nossa guia nos explicou detalhes sobre a fabricação do champagne, as proporções de uvas e técnicas manuais para garantir que o produto será da melhor qualidade. Imaginem que difícil a cada colheita ter que encontrar a mistura perfeita para que o champagne tenha sempre o mesmo sabor, considerando que a cada ano o clima e a temperatura mudam muito e as uvas também.

Os corredores subterrâneos ainda foram importantes refúgios para a população de Reims durante as guerras mundiais e em algumas paredes há inscrições e desenhos feitos nessa época. O conjunto de casas de champagne em Reims foi declarado Patrimonio Mundial da Unesco.

adegas-taittinger-champagne-reims-franca-passeio
O que mais nos impressionou foi aprender que todo o processo de produção do champagne é manual.  Entendemos o trabalhão que dá e o tempo que leva para uma garrafa ficar pronta. Algumas ficam 10 anos descansando. Caiu a ficha de que, na verdade, os valores cobrados são até baratos!

adegas-taittinger-champagne-reims-franca-garrafas

E aí, qual garrafa você prefere? =P O mais engraçado é que essa garrafa maior chama Matusalém! hahaha

Leia também: Vale a pena comprar o passe Paris PassLib?

Degustação de Champagne na Taittinger: agora sim!

Depois de percorrer a adega subterrânea, chega o melhor momento: a degustação!!!! Nossa guia explicou que lá na França eles dizem que é preciso uma razão para brindar com um bom champagne. Bem, nós tínhamos uma: estávamos ali conhecendo um lugar lindo e cheio de história, e aprendendo muitas coisas. Pronto! Tim tim!

Nós provamos 3 especialidades do champagne da Taittinger:

  • Pretige Rosè – rosê com notas de frutos vermelhos
  • Grands Crus de Prelude – o reserva Brut mais vendido da marca
  • Comtes de Champagne Blanc de Blancs – uma maravilha que fica 10 anos envelhecendo na adega antes de ser disponibilizado para o mercado.

As 3 são muito gostosas, mas é impossível deixar de notar a excelência na Comtes de Champagne Blanc de Blancs, o produto estrela. Não temos palavras para explicar como é bom!

Ali já ficam todas as variedades à venda e depois de degustar e escolher sua favorita, você pode comprar para levar para casa.

taittinger-champagne-reims-franca-produtos-comprar

Leia também: Quanto custa viajar para Paris – gastos detalhados por dia de viagem

Taittinger Collection – garrafas especiais

Desde 1983 a Taittinger convida artistas contemporâneos para criaram garrafas de champagnes especiais. Na área onde acontecem as degustações está exposta a coleção de garrafas. Em 2016 a empresa convidou o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Na sua obra ele usou um leopardo que homenageia o planeta e a vida na Terra. A garrafa dele é a da direita  na foto.

taittinger-champagne-reims-franca-garrafas-especiais-colection

Não deixe de fazer reserva para o tour antes da visita. São apenas 20 pessoas por grupo e em épocas de alta temporada pode esgotar. As visitas são diárias, das 9h30 às 17h30, mas tem horários diferentes para tours em inglês e francês. Saídas em espanhol são mais raras, você deve entrar em contato para ver em quais dias tem essa opção.

Clique aqui para reservar uma visita na Taittinger

Champagne Taittinger
Endereço: 9 Place Saint-Nicaise, Reims
Site oficial: http://www.taittinger.com


Outros posts que podem te interessar:

– O que fazer em Reims, a terra do Champagne perto de Paris

– Como chegar em Reims saindo de Paris

– Visita ao Castelo de Chantilly, um lindo bate-volta de Paris

– Vale a pena comprar o Paris PassLib? 

– Quanto custa viajar para Paris – gastos detalhados por dia de viagem

– Categoria completa: DISNEY PARIS


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!