Tour secreto pela necrópolis do Vaticano e túmulo de São Pedro
Uma experiência especial – e bastante exclusiva – no Vaticano é fazer o chamado “tour secreto” pela necrópolis (também conhecidas por “catacumbas”) e, ao fim, chegar ao túmulo do apóstolo Pedro.
Apesar de muita gente chamar de “tour secreto”, ele não é secreto, mas precisa de bastante planejamento e antecedência. Como só podem entrar 250 pessoas por dia, em grupos de 12 pessoas acompanhadas por guia, você precisa reservar sua vaga o quanto antes. Mas vale a pena!
Meus pais, que tinham ido a Roma um ano antes, ficaram super frustrados por só descobrirem esse tour secreto lá, e claro, já não tinha mais vaga. Então eles nos deram a dica e ficamos espertas! É um passeio interessante para quem gosta de história, e se você for católico o momento de ver o provável túmulo de São Pedro será inesquecível.
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Itália.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Leia também: O que fazer no Vaticano – roteiro e dicas
Como conseguir os ingressos para o tour secreto pela necrópolis do Vaticano
Para limitar o número de pessoas, não existe um site oficial onde você pode comprar os tickets pela internet e muito menos uma bilheteria física no Vaticano. A única maneira é enviar um e-mail para o Escritório de Escavação do Vaticano solicitando a visita.
Enviamos o e-mail com 2 meses de antecedência e conseguimos agendar o tour sem dificuldades. Quanto mais em cima da hora, menor a chance de ter vaga.
Abaixo detalhamos o passo a passo para fazer esse pedido.
- Escreva um e-mail para 20*****@fs*.va
Observação: eu mandei o e-mail em inglês e eles me responderam tranquilamente. Você pode escrever em italiano também.
Modelo de e-mail em inglês:
Hello,
1. Exact number of participants: coloque o número de pessoas
2. Participants names: coloque o nome das pessoas
3. Visit’s preferred language: coloque o idioma do tour, por exemplo Portuguese
4. Dates that the visit can be arranged: coloque as datas que você pode fazer o tour
5. E-mail address to receive our reply: seu email
Leia também: O que fazer em Roma – roteiro completo e dicas
Chegando para fazer o tour secreto pela necrópolis do Vaticano – dicas práticas
Planeje-se para chegar no Vaticano com antecedência. Você vai ter que passar no raio-x, deixar as coisas no guarda-volumes e ir pra fila específica 15 minutos antes… Quem chega atrasado não entra no tour, não tem choro nem vela!
É proibido entrar com bolsa grande. No máximo uma bolsinha pequena. Então planeje-se para ir com pouca coisa. Senão você terá que ir até o guarda-volumes do Vaticano para deixar suas coisas. Não pode tirar fotos, então nem adianta levar sua câmera. O guarda-volumes está do lado direito da Basílica de São Pedro, para chegar lá você terá que passar pelo controle de segurança e raio-x, e dependendo do horário a fila é imensa! Ai terá que chegar bem antes.
Nosso tour era às 9:15 da manhã. Nós chegamos às 8:30 e nesse horário não tinha fila ainda. Outra coisa para prestar muita atenção: o código de vestimenta! Ombros e joelhos cobertos, tá?
A entrada para o tour é do lado esquerdo da Praça São Pedro (estando de frente para a Basílica), na Via Paolo VI. Ali tem outro controle de segurança e raio-x (mas como é pouca gente que acessa o Vaticano por ali costuma ser mais rápido).
Em seguida você vai dar de cara com os guardas suíços. Mostre o papel com o e-mail para eles, que vão liberar a entrada 15 minutos antes do início do tour. Ao passar, você seguirá adiante pela ruazinha interna do Vaticano até o Escritório de Escavações, onde trocará o e-mail em papel por um ticket (sem ter que pagar mais nada). Então é só esperar o guia chegar e começar o tour!
Enquanto esperávamos algum chefe de Estado importante chegou no Vaticano. Fizeram nós todos entrarmos na pequena sala, fecharam a porta para nos isolar e ficamos mega curiosos para saber quem era! Só pudemos ver a comitiva de carrões negros passando. E depois deixaram a gente sair.
Leia também: 6 dicas de hospedagem boa e barata em Roma

Esse é um guarda suíço, para você saber quem procurar
Como é o tour secreto pela necrópolis do Vaticano
Fizemos o tour em inglês com uma guia arqueóloga sensacional, super especialista. Ela ia explicando tudo enquanto nos levava pela cidade subterrânea do Vaticano (Necrópolis) até chegar na tão esperada tumba de São Pedro.
O tour secreto pela necrópolis do Vaticano completo dura 1h30. Começamos no nível da rua, onde a guia explica um pouco o que veremos, qual é a história da Necrópolis e qual é a relação dela com o Vaticano atual.
Começamos a descer até chegar no nível mais baixo, onde há bastante calor e humidade. A guia nos explicou que esse nível mais baixo era, na época do Império Romano, o nível da rua e ali estava o Circo de Nero, onde eram mortos muitos cristãos. Tudo indica que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo no próprio Circo de Nero, e logo enterrado nessa necrópolis.

A cidade dos mortos Foto: Site do Escritório de Escavações
A necrópolis que foi construída ali é mais do que um cemitério, é uma verdadeira cidade subterrânea onde as pessoas construíam casas para os mortos, onde colocavam as tumbas (a palavra necrópolis significa “cidade dos mortos”). Era uma necrópolis pagã, com alguns túmulos de cristãos.
Leia também: Vale a pena comprar o Roma Pass? Veja como funciona!
A necrópolis está super bem conservada (é a mais bem conservada da Europa, na verdade), justamente porque foi soterrada. No século IV, a primeira igreja do Vaticano foi construída um nível acima, soterrando tudo o que havia embaixo. E só no século XVI a basílica atual foi construída, mais um nível acima!
Ao andar pelas ruazinhas da cidade subterrânea você verá construções, mosaicos, pinturas e túmulos de mármore. Adorei aprender como eram escritas as placas dos túmulos. Tinha o nome do falecido, qual era o ofício que a pessoa exercia e quem o enterrou (podia ter o nome da pessoa ou dizer apenas se era o filho, o marido, etc). Como na época ainda não existia o calendário cristão que usamos hoje em dia, eles diziam apenas que a pessoa enterrada havia morrido com x anos, x meses e x dias.
No fim do tour, chegamos ao local onde estava o túmulo de São Pedro original e, depois, na parede onde os ossos dele foram escondidos (durante alguns períodos do Império Romano houveram perseguições ferrenhas aos cristãos e por isso esconderam os ossos do santo em uma parede da necrópolis).

foto: site http://www.scavi.va
Podemos ver, meio de longe, uma caixinha onde estão os ossos de São Pedro. Nesse momento a guia faz um minuto de silêncio, para que os que são católicos possam rezar e agradecer a São Pedro.
E assim como nós, você deve estar se perguntando como eles sabem que esses são os ossos de São Pedro. Bem, certeza absoluta eles não tem. Existem indícios. A guia contou que os ossos foram encontrados num lugar onde havia uma inscrição na parede que dizia: Pedro está aqui. Ele também estava enterrado próximo a outras pessoas muito importantes, o que indica que era uma pessoa muito importante também. Além disso, análises indicam que os ossos são de um homem que viveu na mesma época que São Pedro.

Você verá no chão da Basílica esses bueiros decorados. Lá embaixo está as grutas do Vaticano e é possível ver as pessoas passando
E para finalizar, subimos um andar e entramos nas Grutas do Vaticano, uma parte mais recente onde estão os túmulos dos Papas e de alguns reis e rainhas. Na verdade as grutas podem ser visitadas por todos. É que a saída da Necrópolis é por ali, o que é ótimo pois terminamos já na Basílica e não precisamos pegar fila da segurança de novo.
Eu não recomendaria esse tour para quem tem claustrofobia, porque lá embaixo é fechado e bem úmido. Você já fez o tour secreto pela necrópolis do Vaticano e tem alguma dica? Deixe nos comentários!
Qual moeda levar para o Vaticano
Na Itália, a moeda utilizada é o Euro e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.
Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito internacional e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!
Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
Leia nossos outros posts sobre Roma:
– O que fazer em Roma: roteiro completo e dicas
– Quanto custa viajar para Roma: gastos detalhados
– Vale a pena comprar o Roma Pass?
– 6 dicas de hospedagem boa e barata em Roma
– O que visitar no Vaticano: roteiro e dicas
– Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma (e vice-versa)
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo