Uma senha sera enviada para seu e-mail

Tour secreto pela necrópolis do Vaticano e visita ao túmulo de São Pedro

Uma experiência especial – e bastante exclusiva – no Vaticano é fazer o chamado “tour secreto” pela necrópolis (também conhecidas por “catacumbas”) e, ao fim, chegar ao túmulo do apóstolo Pedro. 

Apesar de muita gente chamar de “tour secreto”, ele não é secreto, mas precisa de bastante planejamento e antecedência. Como só podem entrar 250 pessoas por dia, em grupos de 12 pessoas acompanhadas por guia, você precisa reservar sua vaga o quanto antes. Mas vale a pena!

Meus pais, que tinham ido a Roma um ano antes, ficaram super frustrados por só descobrirem esse tour secreto lá, e claro, já não tinha mais vaga. Então eles nos deram a dica e ficamos espertas! É um passeio interessante para quem gosta de história, e se você for católico o momento de ver o provável túmulo de São Pedro será inesquecível.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Itália.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Leia também: O que fazer no Vaticano – roteiro e dicas

Ufficio-Scavi-Tour-secreto

Como conseguir os ingressos para o tour secreto pela necrópolis do Vaticano

Para limitar o número de pessoas, não existe um site oficial onde você pode comprar os tickets pela internet e muito menos uma bilheteria física no Vaticano. A única maneira é enviar um e-mail para o Escritório de Escavação do Vaticano solicitando a visita.

Enviamos o e-mail com 2 meses de antecedência e conseguimos agendar o tour sem dificuldades. Quanto mais em cima da hora, menor a chance de ter vaga.

Abaixo detalhamos o passo a passo para fazer esse pedido.

  1. Escreva um e-mail para scavi@fsp.va dizendo que você gostaria de fazer o tour pela necrópolis do Vaticano e túmulo de São Pedro.
  2. No e-mail diga as datas que você estará em Roma, quantas pessoas são e quais idiomas entendem para fazer o tour (eles tem várias opções, inclusive Português)
  3. Não dê como disponíveis as datas em que você chega e sai de Roma, para garantir que você não vai perder o tour – e nem seu voo.
  4. Assim que possível, o escritório te responderá o e-mail dizendo em qual data, horário e idioma pode fazer o tour. É isso mesmo, eles escolhem tudo e não tem como negociar. Nesse mesmo e-mail eles te enviarão um link para fazer o pagamento.
  5. Entre no link e efetue o pagamento dos ingressos com cartão de crédito. O valor do tour é 13,00€ por pessoa. Crianças menores de 15 anos não podem fazer o tour, nem adianta insistir.
  6. Ao pagar, responda o e-mail para o Escritório de Escavações dizendo que realizou o pagamento. Em alguns dias eles te responderão com o ok final. Você deve imprimir esse e-mail e apresentar no dia do tour.

Observação: eu mandei o e-mail em inglês e eles me responderam tranquilamente. Você pode escrever em italiano também.

Modelo de e-mail em inglês:

Hello, 

We would like to do the guided visit to Sant Peter’s Tomb and the Necrópolis under the Vatican Basilic. Please find bellow the information required:

1. Exact number of participants: coloque o número de pessoas
2. Participants names: coloque o nome das pessoas
3. Visit’s preferred language: coloque o idioma do tour, por exemplo Portuguese
4. Dates that the visit can be arranged: coloque as datas que você pode fazer o tour
5. E-mail address to receive our reply: seu email

 
Thank you.
Best regards,

Leia também: O que fazer em Roma – roteiro completo e dicas

Chegando para fazer o tour secreto pela necrópolis do Vaticano – dicas práticas

Planeje-se para chegar no Vaticano com antecedência. Você vai ter que passar no raio-x, deixar as coisas no guarda-volumes e ir pra fila específica 15 minutos antes… Quem chega atrasado não entra no tour, não tem choro nem vela!

É proibido entrar com bolsa grande. No máximo uma bolsinha pequena. Então planeje-se para ir com pouca coisa. Senão você terá que ir até o guarda-volumes do Vaticano para deixar suas coisas. Não pode tirar fotos, então nem adianta levar sua câmera. O guarda-volumes está do lado direito da Basílica de São Pedro, para chegar lá você terá que passar pelo controle de segurança e raio-x, e dependendo do horário a fila é imensa! Ai terá que chegar bem antes.

Tour-secreto-a-necropolis-do-vaticano
Nosso tour era às 9:15 da manhã. Nós chegamos às 8:30 e nesse horário não tinha fila ainda. Outra coisa para prestar muita atenção: o código de vestimenta! Ombros e joelhos cobertos, tá?

A entrada para o tour é do lado esquerdo da Praça São Pedro (estando de frente para a Basílica), na Via Paolo VI. Ali tem outro controle de segurança e raio-x (mas como é pouca gente que acessa o Vaticano por ali costuma ser mais rápido).

Em seguida você vai dar de cara com os guardas suíços. Mostre o papel com o e-mail para eles, que vão liberar a entrada 15 minutos antes do início do tour. Ao passar, você seguirá adiante pela ruazinha interna do Vaticano até o Escritório de Escavações, onde trocará o e-mail em papel por um ticket (sem ter que pagar mais nada). Então é só esperar o guia chegar e começar o tour!

Enquanto esperávamos algum chefe de Estado importante chegou no Vaticano. Fizeram nós todos entrarmos na pequena sala, fecharam a porta para nos isolar e ficamos mega curiosos para saber quem era! Só pudemos ver a comitiva de carrões negros passando. E depois deixaram a gente sair.

Leia também: 6 dicas de hospedagem boa e barata em Roma

guarda-suico-vaticano

Esse é um guarda suíço, para você saber quem procurar

Como é o tour secreto pela necrópolis do Vaticano

Fizemos o tour em inglês com uma guia arqueóloga sensacional, super especialista. Ela ia explicando tudo enquanto nos levava pela cidade subterrânea do Vaticano (Necrópolis) até chegar na tão esperada tumba de São Pedro.

O tour secreto pela necrópolis do Vaticano completo dura 1h30. Começamos no nível da rua, onde a guia explica um pouco o que veremos, qual é a história da Necrópolis e qual é a relação dela com o Vaticano atual.

Começamos a descer até chegar no nível mais baixo, onde há bastante calor e humidade. A guia nos explicou que esse nível mais baixo era, na época do Império Romano, o nível da rua e ali estava o Circo de Nero, onde eram mortos muitos cristãos. Tudo indica que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo no próprio Circo de Nero, e logo enterrado nessa necrópolis.

tour-secreto-pela-necropolis-do-vaticano

A cidade dos mortos Foto: Site do Escritório de Excavações

A necrópolis que foi construída ali é mais do que um cemitério, é uma verdadeira cidade subterrânea onde as pessoas construíam casas para os mortos, onde colocavam as tumbas (a palavra necrópolis significa “cidade dos mortos”). Era uma necrópolis pagã, com alguns túmulos de cristãos.

Leia também: Vale a pena comprar o Roma Pass? Veja como funciona!

A necrópolis está super bem conservada (é a mais bem conservada da Europa, na verdade), justamente porque foi soterrada. No século IV, a primeira igreja do Vaticano foi construída um nível acima, soterrando tudo o que havia embaixo. E só no século XVI a basílica atual foi construída, mais um nível acima!

Ao andar pelas ruazinhas da cidade subterrânea você verá construções, mosaicos, pinturas e túmulos de mármore. Adorei aprender como eram escritas as placas dos túmulos. Tinha o nome do falecido, qual era o ofício que a pessoa exercia e quem o enterrou (podia ter o nome da pessoa ou dizer apenas se era o filho, o marido, etc). Como na época ainda não existia o calendário cristão que usamos hoje em dia, eles diziam apenas que a pessoa enterrada havia morrido com x anos, x meses e x dias.

No fim do tour, chegamos ao local onde estava o túmulo de São Pedro original e, depois, na parede onde os ossos dele foram escondidos (durante alguns períodos do Império Romano houveram perseguições ferrenhas aos cristãos e por isso esconderam os ossos do santo em uma parede da necrópolis).

tour-secreto-pela-necropolis-do-vaticano

foto: site http://www.scavi.va

Podemos ver, meio de longe, uma caixinha onde estão os ossos de São Pedro. Nesse momento a guia faz um minuto de silêncio, para que os que são católicos possam rezar e agradecer a São Pedro.

E assim como nós, você deve estar se perguntando como eles sabem que esses são os ossos de São Pedro. Bem, certeza absoluta eles não tem. Existem indícios. A guia contou que os ossos foram encontrados num lugar onde havia uma inscrição na parede que dizia: Pedro está aqui. Ele também estava enterrado próximo a outras pessoas muito importantes, o que indica que era uma pessoa muito importante também. Além disso, análises indicam que os ossos são de um homem que viveu na mesma época que São Pedro.

 

Roma-Vaticano

Você verá no chão da Basílica esses bueiros decorados. Lá embaixo está as grutas do Vaticano e é possível ver as pessoas passando

E para finalizar, subimos um andar e entramos nas Grutas do Vaticano, uma parte mais recente onde estão os túmulos dos Papas e de alguns reis e rainhas. Na verdade as grutas podem ser visitadas por todos. É que a saída da Necrópolis é por ali, o que é ótimo pois terminamos já na Basílica e não precisamos pegar fila da segurança de  novo.

Eu não recomendaria esse tour para quem tem claustrofobia, porque lá embaixo é fechado e bem úmido. Você já fez o tour secreto pela necrópolis do Vaticano e tem alguma dica? Deixe nos comentários!


Leia nossos outros posts sobre Roma:

– O que fazer em Roma: roteiro completo e dicas

– Quanto custa viajar para Roma: gastos detalhados

– Vale a pena comprar o Roma Pass?

– 6 dicas de hospedagem boa e barata em Roma

– Visita ao Coliseu e Foro Romano

– O que visitar no Vaticano: roteiro e dicas

– Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma (e vice-versa)


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Tour-secreto-na-necropolis-do-vaticano

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!