Uma senha sera enviada para seu e-mail

12 Curiosidades Sobre a Sicília

Estamos passando 15 dias na Sicília, a famosa ilha italiana. Viemos para fazer o processo de cidadania italiana da Fabia, mas como tínhamos 15 dias mais ou menos livres por aqui resolvemos viajar e explorar as cidades mais importantes da Sicília.

A nossa cidade base  é a Catânia, mas estamos também visitando Palermo, Taormina e o vulcão Etna. Em meio a todos esses passeios descobrimos 12 coisas muito curiosas sobre a Sicília e nesse post vamos contar tudo pra vocês. Tá pronto pra conhecer melhor a terra do Poderoso Chefão? Então começa apertando play nesse vídeo aqui:

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Itália.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

1 – A Sicília é uma ilha de terreno montanhoso

Nas viagens que fizemos aqui, principalmente na ida de Catânia para Palermo de carro, pudemos ver bem a paisagem siciliana. O terreno é montanhoso, por isso passear por aqui de carro ou ônibus é muito legal. Prepare-se para paisagens muito bonitas, aquelas montanhas coloridas, muitos pastos e vaquinhas fofas…

2 – Aqui está o vulcão mais ativo da Europa!

Sim, na Sicília está o famoso vulcão Etna, o mais ativo da Europa. A última erupção dele foi em 2013 e os sicilianos estão acostumados com a atividade vulcânica. Por isso mesmo boa parte do terreno e das paisagens da Sicília tem alguma relação com o vulcão.

Por exemplo, diversas praias aqui não tem faixa de areia e sim uma barreira de pedras vulcânicas… O Etna fica na parte leste da ilha, próximo das cidades de Catânia e Taormina. Nós fizemos um tour pelo vulcão, foi uma experiência incrível. Em breve vamos escrever um post completo sobre isso e atualizaremos aqui!

3 – O mar da Sicília é fabuloso!

As praias da Sicília são de tirar o folêgo! Se prepare para águas cristalinas e praias lindas com muitos tons de verde! Visitamos as praias de Mondello, Taormina, La Plaja, Acicastello e Acitrezza. A La Plaja que fica perto de Catânia é a única que não tem o mar cristalino e parece com nossas praias em São Paulo. Nas outras a água é transparente, limpa e muito gelada! Viemos em junho, primavera, e apesar de um clima bem quente ainda estava difícil entrar no mar. Dizem que a água fica boa em agosto/setembro.

Mergulhe de cabeça nesse mar transparente e com mil tons de verde.

Mergulhe de cabeça nesse mar transparente e com mil tons de verde.

4 – Não existe dieta na Sicília

Prepare-se para morrer de comer tanta coisa calórica! Aqui na Sicília, além de você ter a seu dispor as clássicas comidas italianas como massas e pizzas, ainda existe um agravante: eles fritam praticamente tudo! Pizza frita, sardinha frita, berinjela frita, massa de grão-de-bico frito…


Ah, aproveite para reservar seu hotel na Sicília pela nossa caixinha do Booking.com! Você não paga nada a mais por isso, nos ajuda a continuar na ativa e conta com a segurança do Booking.com 🙂 Se tiver alguma dúvida nós tentaremos te ajudar! Olha só a caixinha de busca:


Booking.com


5 – Os sicilianos comem sorvete com pão

Você não entendeu errado! Os sicilianos comem gelato (o sorvete italiano) dentro do brioche, como se fosse um sanduíche de sorvete! É uma delícia, não vamos negar, mas é calórico, rs. Falaram pra gente que, inclusive, eles comem isso de café da manhã no verão, mas em uma variação um pouco mais leve: ai invés de brioche com gelatto, comem brioche com granita.

Granita é um sorvete a base de água e frutas… Mais denso que uma raspadinha e mais leve que um gelato. Quando vier, experimente de tudo!

6 – O doce típico daqui é o Canolo

Canolo de Ricota (ou no plural, “canoli”) é o doce mais tradicional da Sicília. Não tem como você vir pra cá e não comer. É delicioso, divino, viciante… O canolo é uma massa frita (claro, né?) bem aerada… Lembra massa de pastel ou de canudinho de doce-de-leite que temos no Brasil. Essa massa é recheada com um creme de ricota com açúcar, super leve.

Não é muito doce, por isso dá pra comer mais de um por dia (risos). Muitas vezes eles colocam frutas secas ou pistaches por cima do canolo. Cada unidade costuma ser grande e pode custar de 1,50 a 3,00 euros dependendo da cidade e da loja.

o canolo tem recheio de creme de ricota e é uma delícia.

o canolo tem recheio de creme de ricota e é uma delícia.

7 – Os vinhos sicilianos são ótimos!

Existe uma produção grande de vinhos sicilianos, e a variedade de uvas cultivadas é grande. Fizemos uma degustação de vinhos sicilianos em Palermo, na Cana Enoteca. Lá pudemos aprender mais e entender as diferenças. Adoramos o vinho feito com a uva cultivada nas terras vulcânicas do Etna.

Ele tem muitos elementos minerais, dá pra sentir bem na boca… Muito louco! Aqui é possível comprar vinhos bons no mercado com preços a partir de 5,00 euros… Mas claro que existem os vinhos ótimos por 20, 30, 40 euros.

Em Palermo fizemos degustação de vinhos na Cana Enoteca, que fica na via Alloro.

Em Palermo fizemos degustação de vinhos na Cana Enoteca, que fica na via Alloro.

8 – Os sicilianos comem baço e pulmão de vaca

Sim, é sério. Um dos lanches tradicionais de Palermo é a Milza, feito com baço e pulmão de vaca. Eles colocam também ricota e queijo parmesão dentro do sanduíche. Experimentamos um porque temos que preparar o terreno pra vocês, queridos leitores. Pasmem, não é ruim! O gosto lembra um pouco língua de vaca, pra quem já comeu… A ricota ajuda a amenizar o sabor forte. Mas claro, é um lanche pesado e no mínimo exótico. Só pros corajosos!

9 – O trânsito é maluco

Nem tanto em termos de congestionamento, mas em termos de motoristas sem-noção mesmo. Em todas as cidades que fomos, passear na rua era uma aventura. De bicicleta então, nem se fala! Os motoristas são doidos gente… Estacionam em fila dupla, em fila tripla. Param os carros no meio da rua, o pessoal de moto também é doido.

10 – O seu cabelo vai ficar murcho na Sicília

Não sabemos se é o clima mais seco, algo na água ou no ar vulcânico… Mas aqui os cabelos de nós duas (que são bem diferentes entre si) ficaram murchos e lisos em menos de 2 dias.



11 – Os sicilianos estão (ou parecem estar) sempre brigando

Os italianos são famosos por falar alto, eu sei… Mas aqui a coisa é outro nível! As pessoas são muito exaltadas e além de falar alto estão sempre fazendo gestos grandiosos e apontando o dedo na cara de outra pessoa… Mesmo quando eles não estão brigando parece que estão. Então se alguém for ríspido com você não precisa ficar preocupado. Não é nada pessoal, eles são assim mesmo.

12 – Os casais do mesmo sexo não demonstram afeto por aqui

Em 15 dias por aqui vimos apenas 3 casais do mesmo sexo de mãos dadas, em Palermo. Nas outras cidades, nem sinal. Perguntamos para algumas pessoas lá no Sicilia Queer Film Fest e elas nos explicaram que realmente não existe muita exibição de amor em público. São dois fatores: primeiro, os europeus demonstram muito menos afeto que os brasileiros.

Eles não são como nós de andar de mãos dadas e se beijar em público. Isso vale para todos os casais, gays e héteros. Segundo, a sociedade e a estrutura política ainda é muito preconceituosa com a comunidade LGBT. Então quando você junta esses dois fatores realmente acaba tendo uma sociedade onde menos casais estão pela rua exibindo seu amor.

Casal anda de mãos dadas nas ruas de Palermo.

Casal anda de mãos dadas nas ruas de Palermo.

Essas foram as nossas impressões em 15 dias por aqui. E você, já foi pra Sicília ou mora na famosa ilha dos mafiosos e tem algo a acrescentar? Ou discorda de alguma coisa? Escreva nos comentários! 😀

Aproveite para ler o post do blog Apure Guria! com as 20 coisas que você precisa saber antes de ir à Itália.


Leia nossos outros posts da série Sicília!

Roteiro completo de Palermo – capital da Sicília

Quais vinhos tomar na Sicília?

Palermo de Bicicleta + street art tour

Hospedagem em Palermo: A Casa di Amici

Passeio no vulcão Etna + Golle Dell’Alcântara

Passeio em Aci Castello e Acitrezza

Gastos da viagem para a Sicília

Compras no Sicilia Outlet Village

1 dia em Taormina

 


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!