Passeio no vulcão Etna e Gole Dell’Alcantara

A primeira coisa que descobrimos quando decidimos que visitaríamos a Catania, na Sicília, é que a cidade estava ao pé do vulcão Etna. Ficamos super entusiasmadas apenas com o pensamento de que ficaríamos uns dias tão perto do vulcão mais ativo da Europa.

Mas um pensamento não nos abandonava: e se tiver uma erupção? Teve uma 2 semanas antes da gente ir, mas é tudo tranquilo. Faz parte da vida dos moradores da região. Ficamos desoladas de ter perdido  :(

Topa começar esse passeio pelo vídeo? Assiste aqui!

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Itália.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Onde ficar na Catania

Os passeios que visitam o vulcão Etna saem de Catania, então essa deve ser a sua cidade base na Sicília. Abaixo selecionamos hotéis e hostels bons em Catânia para todos os tipos de viajantes e orçamentos. Confira!

Como visitar o vulcão Etna

Então passamos ao próximo passo: decidir como visitar o Etna. Essa foi uma tarefa que exigiu bastante pesquisa.  São várias opções e os preços um tanto salgados. Nossa primeira ideia era ir até o topo e visitar a cratera central. Mas para nosso orçamento baixo essa opção era inviável. Os preços são em torno de 200 euros.

O mais barato que achamos foi 130  mas ainda assim muito caro para nós. Pensamos em ir de ônibus de linha até o Refugio Sapienza e de lá pegar o Funivia (teleférico) até a parte mais alta. O funivia que vai mais alto custa 60 euros. E chegando lá o que faríamos sozinhas???? Seria perigoso…

Decidimos então pegar uma das excursões que fazem caminhadas com guia por outras crateras do Etna (são 200 no total) a uma altitude de 2000 metros. A cratera central fica a 3300.

vulcao-etna-catania-sicilia-cratera

Uma das 200 crateras do Etna

Encontramos várias opções. Algumas de 5 horas (pela manhã ou ao entardecer) e outras combinadas com paradas em Alcantara, em vinícolas ou ainda em Taormina. Depois de visitar muitos sites resolvemos ir com a Etna Experience, que tinha o melhor preço. Fomos pela empresa mais barata e no fim foi ótimo. Fizemos o tour Etna com Alcantara e simplesmente adoramos nossa escolha!

O tour custa 68 euros, mas achamos o preço mais que justo. Nesse valor está incluído o transporte, o trekking com guia, almoço com vinho e entrada em Alcantara Gorge.

São 10 horas de passeio e amamos cada segundo. Nosso guia, o Paolo, era sensacional. O cara sabia muito sobre o vulcão e toda área. Aprendemos muito com ele. Sem falar que era simpático, brincalhão e dava conta de explicar tudo em inglês, italiano e espanhol.

vulcao-etna-catania-sicilia-pedras

Vemos aqui pedras vulcânicas de uma erupção de 30 anos. Ao fundo as árvores grandes indicam que a última erupção ali já tem pelo menos 200 anos.

O Tour pelo Etna

Eles nos buscaram perto de casa (só não nos pegaram lá pois nossa rua era bem estreita e difícil para a van passar, então combinamos numa praça ali perto).  Estávamos confortáveis numa van com outras 5 pessoas.

Fomos subindo para o Etna num trajeto que deve ter durado cerca de 1 hora. Fizemos uma primeira parada num mirante numa das cidadezinhas no caminho, para ver a paisagem e fazer o xixi técnico antes de começarmos o trekking.

O site diz que o nível da caminhada é fácil. Temos que dizer que não é tão fácil assim. Não chega a ser difícil, mas as subidas são íngremes e uma pessoa sedentária ou mais idosa teria dificuldade. Recebemos walking sticks para ajudar no trajeto e eu adorei usar o equipamento. Ajuda muito e dá mais confiança!

vulcao-etna-catania-sicilia-passeio

Tem bastante sobe e desce pelas crateras do vulcão

A paisagem é linda! Diferente do que a gente esperava. Muito verde ao redor e mesmo sobre a lava nasciam flores de muitas cores. Um espetáculo! Paolo nos explicou que leva uns 10 anos para que as pedras vulcânicas esfriem.

E muitos outros anos para que o terreno comece a brotar. Primeiro surgem liquens brancos, depois musgos, depois plantas baixas. As áreas com árvores altas levaram 200 anos para chegar nesse estágio.

vulcao-etna-catania-sicilia-flores

Flores de várias cores estão por toda parte

Caminhamos por cerca de 2 horas, com várias paradas para explicações geológicas e curiosidades. Aprendemos muito e aqui contamos alguns fatos para vocês:

  • A cratera central do Etna não vai mais expelir lava pois ela agora está alta e a pressão não é suficiente para que a lava saia por ela.
  • É possível prever as erupções com um dia de antecedência. Os especialistas sabem que vai acontecer, mas não sabem exatamente onde, em qual cratera.
  • Acontecem pequenos terremotos o dia todo nas proximidades do Etna. Por isso as sacadas dos prédios da região tem telas, para segurar partes que possam cair durante as trepidações.
  • O solo vulcânico é rico em minerais e é extremamente fértil.  O vinho cultivado na região é delicioso. Inclusive nós degustamos um vinho das uvas cultivadas no Etna, leia nesse post!
  • As casas e o chão das ruas das cidades que rodeiam o Etna são feitos de pedras de origem vulcânica.
  • O solo e as pedras tem cores diferentes dependendo da composição mineral. Por exemplo, passamos por uma pedrinhas azuis que são assim por causa do cobalto!
vulcao-etna-catania-sicilia-passeio-vista

Veja as cores nas pedras e no solo.Elas variam de acordo com os minérios.

Retornamos para a van e seguimos para uma das grutas vulcânicas. Tem muitas por lá. Recebemos capacetes e lanternas, porque lá embaixo é total escuridão (e um frio danado!). Ah, falando em frio, fica a dica: mesmo se você fizer esse passeio no verão, vá de calça e leve uma blusa! Lá em cima das crateras é um vento gelado, e na gruta esse frio de gelar a espinha…

Já passava das 2 da tarde e a energia já tinha acabado,mas finalmente chegou a hora feliz: almoço!!!! Fomos para um restaurante parceiro onde nos serviram bruschettas que estavam divinas. O tomate por lá é muito saboroso!

E de prato principal comemos pasta alla norma, receita tradicional local. Esse nome é uma homenagem à ópera do compositor catanense Vincenzo Bellini, chamada La Norma (cuja personagem principal é uma mulher homônima).

Seus ingredientes são muito simples: macarrão, berinjela, tomate, manjericão e ricota. Juntos são deliciosos!  Comemos muito bem, recuperamos as forças e partimos para a segunda parte do passeio.

vulcao-etna-catania-sicilia-passeio-tour

As estrangeiras durante o trekking

Visita a Golle Dell’Alcantara

Pegamos a estrada por mais uma hora até chegar em Gole del Alcantara (Garganta de Alcantara), um lugar maravilhosamente lindo. Nesse local, há 300.000 anos, a lava incandescente vinda do vulcão encontrou com as águas super geladas do rio Alcantara e formou um cânion de pedras com uma textura linda.

No nosso passeio nós descemos direto para o rio, onde entramos apenas com as calças erguidas pois não estávamos com roupa de banho.

Ali aconteceu uma mágica… Gabi não estava se sentindo bem. Tinha dor de cabeça, dor de estômago que já durava uns dias e depois que entramos no rio ela saiu toda faceira e saltitante. O mal-estar desapareceu completamente. A energia do lugar é ótima!

vulcao-etna-catania-sicilia-gole-dell-alcantara-1

O cânion de Gole Dell’Alcantara

Gostamos tanto que voltamos uns dias depois com a Ana, do blog ItaliaANA, pois além da companhia da Ana ser uma delícia, queríamos carregar as baterias antes de voltar para São Paulo.

Dessa vez  fomos preparadas para entrar na água por inteiro, mesmo sendo super gelado. Para nossa alegria, nesse dia tinha mais água e formou uma pequena cachoeira que não tinha na nossa primeira visita (presente dos deuses para nós?). Ou seja, se você puder, leve também roupa de banho para aproveitar ao máximo!

vulcao-etna-catania-sicilia-gole-dell-alcantara-2

A lava vulcânica encontrou as gélidas águas do rio Alcantara, solidificando rapidamente e formando essa estrutura de escama.

Depois do sofrimento inicial para entrar na água, acostumamos e absorvemos toda a energia desse lugar especial. Eu fui com minha Crocs para conseguir andar no rio sem sofrer com as pedras no fundo (pé de princesa, sabe como é, né?). E ah! Não assuste com as micro sanguessugas que vão se agarrar na sua pele. São inofensivas. É só passar a mão que elas saem facilmente.

vulcao-etna-catania-sicilia-gole-dell-alcantara-3

Na segunda visita fomos preparadas para se jogar nessa água e captar a energia!

Nessa segunda visita à Alcantara também  fizemos algo diferente que não tivemos tempo no dia do tour: demos uma volta no parque ao redor, que tem vistas lindas do alto do cânion. Tem uma espécie de praia onde você pode estender sua toalha e tomar um solzinho também.

vulcao-etna-catania-sicilia-gole-dell-alcantara-4

Esta é a bela vista do alto.

vulcao-etna-catania-sicilia-gole-dell-alcantara-parque

a beleza do Parque Gole Dell’Alcantara

Ingressos e tipos de visita à Gole dell’Ancantara

Você pode apenas descer até o rio, entrar na água e caminhar pelo cânion até onde a correnteza permitir. Ela é bem fortinha e tem umas pedras e quedas d’água um pouco acima. De escada o ingresso custa 1,50. Se quiser ir de elevador o ingresso custa 10. A escada tem 300 degraus.

Se quiser dar uma volta no parque e ver o cânion de cima, o ingresso custa 18 euros, com acesso ao elevador.

Gole Dell’Alcantara
Site oficial:
 http://www.golealcantara.it/
Endereço: Via Nazionale 5, 98030 Motta Camastra – ME
Telefone: 0942 985010
Horário de visitação: Segunda a domingo das 8:00 às 20:00

vulcao-etna-catania-sicilia-gole-dell-alcantara-6

Mais um pouco dessa obra de arte da natureza!

vulcao-etna-catania-sicilia-gole-dell-alcantara-grupo

As estrangeiras, ItaliANA e Cris.


Leia nossos outros posts da série Sicília!

12 curiosidades sobre a Sicília

Roteiro completo de Palermo – capital da Sicília

Quais vinhos tomar na Sicília?

Palermo de Bicicleta + street art tour

Hospedagem em Palermo: A Casa di Amici

Passeio em Aci Castello e Acitrezza

Gastos da viagem para a Sicília

Compras no Sicilia Outlet Village

1 dia em Taormina

 


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Etna-Goles-Alcantara-Sicilia

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo