Roteiro e dicas de Berlim
Atualizado em 2024.
Eu e Gabi visitamos Berlim em agosto de 2015 e gostamos muito. Ficamos hospedadas na casa do nosso amigo Rodrigo e passamos 6 dias intensos na cidade.
Eu fiquei muito surpresa de ver como a cidade se transformou desde minha última visita em 1997. Sim, 18 anos! Em 1997 não fazia muito tempo que o muro tinha caído, ninguém falava inglês e só encontrava comida alemã. Hoje há pessoas de tantas nacionalidades, restaurantes de tudo quanto é comida do mundo e todo mundo fala inglês.
O Rodrigo já tinha dado dicas maravilhosas e imperdíveis de Berlim que já estavam aqui no blog há um tempo. Nós tivemos a oportunidade de conferir várias delas e adoramos. Fizemos um pouco de tudo e acho que deu para sentir um pouco como é a cidade.
Leia também: Dicas de 6 hostels bons e baratos em Berlim
Comemos várias coisas diferentes, visitamos atrações turísticas importantes, assim como lugares que são frequentados pelos locais, e saímos bastante na noite. Berlim tem um ar meio decadente, alternativo e underground que é muito legal e apaixonante.
Vamos falar um pouco dos lugares que visitamos, lá embaixo tem as 10 dicas imperdíveis do Rodrigo e depois uma lista com mais atrações turísticas que todo mundo visita.
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Alemanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Dinheiro – Qual moeda levar para Berlim
Na Alemanha, a moeda utilizada é o Euro. A melhor pedida para câmbio em Euro é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão de bandeira Visa, que funciona no modo débito com senha ou aproximação, você carrega a moeda que quiser de uma maneira super simples na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas.
É mais seguro e mais barato do que levar reais ou dólares para trocar lá, ou pior ainda, comprar Euro nas casas de câmbio brasileiras. Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente!
Além disso, a enorme vantagem é que o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar da sua conta em qualquer caixa eletrônico da Alemanha! Apesar de a maioria dos estabelecimentos hoje aceitarem cartão, é sempre bom ter um pouco de dinheiro vivo. Basta colocar seu cartão da Wise em qualquer caixa eletrônico por lá e sacar o valor, usando a senha única! Ele já vai converter diretamente no seu app.
Nós escrevemos um post completíssimo sobre como funciona o Cartão Wise – clique aqui para ler todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
Comidas em Berlim
Nós enlouquecemos! Tem tanta variedade, os preços são excelentes e nós comemos sem parar. Temos um post completo com dicas de restaurantes em Berlim para você comer bem sem gastar muito.
Mas aqui já vamos citar dois lugares que são uma experiência completa:
Prinzessinnengarten – Antes um terreno abandonado, em 2009 um grupo de pessoas limpou a área e iniciou uma fazenda urbana. Uma das coisas que representa bem o clima de Berlim e que nós nos apaixonamos. Hoje tem trailers ali que servem comida feita com os produtos plantados no local.
No dia que fomos tinha uma pizza deliciosa (tudo é vegetariano, tá?). Tem várias mesas enormes de madeira, é super relax. E cuidado com as abelhas!!! Eram muitas e elas entravam nas nossas bebidas. Tomamos ali uma sidra gostosa chamada Outcider. Só esse nome da sidra já ganhou! Metro Moritz Platz
Berlim tem uns mercados de rua cheio de barraquinhas legais com comidas diferentes. Nós visitamos o mercado turco Maybachufer, que fica entre os bairros de Neukölln e Kreuzberg, e acontece de terças e sextas. Lá encontramos comidas típicas, roupas, antiguidades, etc. Ele fica ao lado de um canal super arborizado, o Landwehrkanal, então tem um clima super gostoso.
Noite berlinense
Fomos na mais famosa balada do mundo, a Berghain. Ela começa no sábado à noite e vai até segunda de manhã!!!! A festa rola numa usina desativada, um prédio enorme muito louco. Toca som eletrônico e a fila para entrar é monstruosa. Mas ficar na fila não garante que você vai entrar.
O lugar tem aquele esquema de escolha na porta, e os caras te olham e dizem SIM ou NÃO para você. Se tomar um NÃO resta enfiar o rabo no meio das pernas e procurar outro jeito de se divertir na noite. Câmeras fotográficas são proibidas e eles colocam um adesivo na câmera do celular para você nem pensar em tirar uma selfie.
Dschungel – Um bar com ambientação de floresta e o menu de drinks mais longo que você já viu na vida. Foi difícil escolher diante de tantas opções diferentes. Mas tudo que provamos era bom. Não foi barato (cerca de 8 Euros cada drink, na época), mas era gostoso e o lugar uma graça).
Fomos numa balada gótica, no Dunckerclub, A balada só lotou lá pelas 2 da manhã. A pista é relativamente pequena, tem dois bares e uma área externa simpática boa para conversar. Toca gótico, punk, EBM, industrial, um pouco de anos 80 dark. Tem uma noite de indie e alternativo. O endereço é Dunckerstr, 64.
Aí a gente tava procurando uma balada pop, mas não encontramos nada que tocasse Madonna, Beyonce e outras divas do pop, mas descobrimos um karaoke pop que parecia interessante. Fomos lá.
Gente, era uma parada muito louca. São aulas de canto coral, só de músicas pop. As pessoas que querem participar pagam 8 Euros por sessão. Eles ficam ensaiando músicas pop (quando chegamos estavam cantando Spice Girls) em formato coral. Na real é bem bacana. A gente só ouviu um pouco e foi embora, mas deve ser bem divertido participar.
E falando em karaoke, a galera em Berlim curte esse negócio de cantar. Tem um enorme que acontece no Mauerpark aos domingos, o Bearpit Karaoke. Sério, a plateia é gigante. As pessoas fazem suas performances e é muito divertido porque todo mundo canta junto, bate palmas… Olhem a quantidade de gente que se reúne:
E se você gosta de cinema leia o post especial da nossa colaboradora Ana Ornelas: Locações do filme PRAIA DO FUTURO em Berlim
Transporte em Berlim
Durante nossa visita, usamos o Berlin Welcome Card, que inclui transporte total e descontos para as principais atrações turísticas. Leia o nosso post completo aqui: Berlim Welcome Card
Para informações sobre o transporte público, tarifas, mapas, bilhetes para turistas, etc, visite o site oficial do Public Transportarion Berlin.
Outra opção de locomoção é andar de bike. Fizemos um vídeo sobre como é pedalar em Berlim.
10 DICAS IMPERDÍVEIS DO RODRIGO ZORZANELLI
1- Inúmeros parques espalhados pela cidade toda, cada um com o seu charme. Exemplo na foto é a cascada que tem no Viktoriapark, no bairro de Kreuzberg.
2 – Os berlinenses adoram aproveitar a beira dos rios e canais da cidade para beber, comer, encontrar amigos e descansar. Na foto, amigos sentados na beira do rio Spree, com vista para a Oberbaumbrücke, essa ponte vermelha com duas torres, pela qual a Lola do filme “corra Lola” correu.
3 – O antigo aeroporto Tempelhof, que fica no meio da cidade, foi desativado e virou um parque, onde se anda de patins, se faz churrasco. Na foto se vê uma das vistas mais bonitas de um por do sol em Berlim. Nós amamos esse lugar, sério! Imperdível.
4 – Uma das torres do Frankfurter Tor, no bairro de Friedrichshain, onde termina a Karl-Marx-Allee, a avenida mais importante da ex-Berlim Oriental, com arquitetura baseada na de Moscou. Ela lá que os fodões da Stasi todos moravam.
5 – A foto dos trilhos do trem só acho legal haha. O transporte público daqui é foda. Te leva pra todos os lugares e o metrô funciona no fim de semana nonstop. Dia de semana tem busão noturno.
6 – E óbvio que uma das melhores atrações da cidade são as festas, principalmente de música eletrônica, que duram fins de semana inteiros às vezes. A foto é do Holzmarkt 25, antigo Bar 25, que era uma balada insana. Vale a pena assistir ao documentário homônimo ou dar um Google.
7 – Foto do topo do Sony Center, visto de cima, de um café panorâmico. Fica no Potsdamer Platz, que não gosto muito, porque é bem turístico, mas tem uma história legal e é lá que acontece o Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim, todos os anos no mês de fevereiro.
8 – É preciso experimentar o kebab do Mustafa’s Gemüse Kebap, um kebab delícia, mas a fila é sempre enorme de tão gostoso. É uma barraca na calçada. Todo mundo jura ser o melhor Kebab do planeta! Fica na Mehringdamm 32, 10961 Berlim
9 – A Badeschiff é uma piscina pública dentro do rio Spree, aberta em 2004. Dá para nadar com o maior visu. Para entrar são €8 e precisa reservar com pelo menos 4 dias de antecedência. Funciona no verão. Cheque o site. Endereço: Eichenstraße 4 – 12435 Berlin
10 – Para uma vista incrível da cidade visite o Teufelsberg, uma antiga estação de espionagem americana abandonada em cima de uma montanha no meio da floresta.
A estação está por cima de um campo de treinamento nazista. Teufelsberg significa “Montanha do Diabo” e ela tem 114 metros de altura.
Endereço: Teufelsbergchaussee, 14193, Berlin. Para chegar lá pegue S-Bahn, S9 ou S75 para Heerstraße, ou S1 Grunewald e então caminhe.
O QUE MAIS VISITAR EM BERLIM
Potsdamer Platz
É uma área bem turística e super moderna construída nos anos 90, onde antes ficava um trecho do muro de Berlim. Há inclusive uma parte do muro em exposição. Ali fica a Debis Tower, o DaimlerChrysler Atrium, o Beisheim Centre e o Sony Centre (que o Rodrigo já nos indicou acima!). Na área tem cinema IMAX, exposições de arte, teatro, etc
Transporte : Ônibus: Varian-Fry-Str. (Berlin): 200, N2, M48, M85 / Potsdamer Platz Bhf (Berlin) (S+U): M41, M48 / Potsdamer Platz Bhf/Voßstr. (Berlin) (S): M41, M85
S-Bahnhöfe: Potsdamer Platz Bhf (Berlin) (S+U): S1, S2, S25
U-Bahnhöfe: Potsdamer Platz Bhf (Berlin) (S+U): U2
Portão de Brandemburgo
Foi construído para servir de entrada de Berlim entre 1788 e 1791 é o unico portão antigo conservado na cidade. Antes um dos símbolos da divisão leste/oeste, hoje é símbolo da unificação. Antigamente as pessoas subiam na plataforma de observação para dar uma espiada do outro lado. Ronaldo Regan, em 1987
Transporte: Onibus: Ebertstr. (Berlin): M85 / Reichstag/Bundestag (Berlin): 100, M85 / Brandenburger Tor (Berlin) (S+U): TXL / Behrenstr./Wilhelmstr. (Berlin): 200, N2 / Brandenburger Tor/Glinkastr. (Berlin) (S+U): 147, 200 / Mohrenstr. (Berlin) (U): 147, 200, N2
S-Bahnhöfe: Brandenburger Tor (Berlin) (S+U): S1, S2, S25
U-Bahnhöfe: Brandenburger Tor (Berlin) (S+U): U55 / Bundestag (Berlin) (U): U55 / Mohrenstr. (Berlin) (U): U2
Eastside Gallery
Uma galeria a céu aberto com mais de 100 pinturas/grafites num trecho do Muro de Berlim, na antiga parte oriental. Artistas do mundo todo deixaram sua marca após a queda do muro, muitos deles trazendo questionamentos políticos.
Endereço: Mühlenstraße (próximo de Oberbaumbrücke) – 10243 Berlin
Transporte: U-Bahnhöfe: Schlesisches Tor (Berlin) (U): U1
Ônibus: Schlesisches Tor (Berlin) (U): 265, N1, N65 / Eisenbahnstr. (Berlin): 265, N65 / Oberbaumbrücke (Berlin): 347, N1
Catedral de Berlin
A linda Catedral de Berlim com sua arquitetura renascentista barroca é a mais importante catedral protestante na cidade. Nela está sepultada a dinastia Hohenzollern. Custa €10 para entrar.
Endereço: Lustgarten 1 – 10178 Berlin
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h. Aos sábados, das 9h às 17h. Domingos das 12h às 17h.
Check Point Charlie
Até 1989 marcava a fronteira entre o leste e oeste, capitalismo e comunismo, liberdade e confinamento. Era por aqui que as poucas pessoas permitidas de transitar entre as duas Alemanhas passava. Ali ficava a famosa placa com os dizeres YOU ARE NOW LEAVING THE AMERICAN SECTOR escrito em várias línguas.
Hoje ficam essas pessoas vestidas de soldados cobrando para tirar fotos com os turistas e para carimbar o passaporte. Achamos bizarro.
Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche
Essa igreja foi bombardeada na 2ª Guerra e suas ruínas permanecem na cidade ao lado da nova igreja que foi construída entre1957 e 1963.
Endereço: Breitscheidplatz, 10789 Berlin
Horário: todos os dias, das 10h às 18h
O Memorial Hall nas ruínas da torre abre de segunda a sábado, das 10h às 18h e, aos domingos, das 12h às 18h.
Já a capela abre apenas em serviços religiosos, que ocorrem às 18h nos sábados (cantatas, órgãos e coral) e missa às 6h e às 18h nos domingos.
Gendarmenmarkt
Uma grande praça onde ficam a Catedral Francesa, a Catedral Alemã e a sala de Concertos (Schinkel’s Konzerthaus), três prédios que merecem uma vista. Um dos pontos mais visitados de Berlim, tanto por turistas como por locais.
Tiergarten
Parque em Berlim com muitas coisas para ver. No centro dele fica a Grande Estrela, onde cinco ruas se unem e no centro reina a Deusa Vitória, estátua eternizada no filme Asas do Desejo, de Wim Wenders, a que celebra as vitórias prussianas sobre a Dinamarca, a Áustria e França.
Há também o monumento em homenagem a Bismark, originalmente construído em 1901 em frente ao Palácio do Reichstag. Em 1938 Hitler ordenou que fosse levado para o local atual. No canto próximo a Potsdamer Platz tem um grande playground. Há ainda lagos, um jardim inglês e muito mais.
A rua central que corta o parque dá no Portão de Bradenburgo. E lá em cima coloquei a foto do lago bucólico que fica no Tiergarten também.
Endereço: Straße des 17. Juni 100 10557 Berlin
Ilha dos Museus
Reunindo 8 museus, o Museum Island Berlin apresenta coleções da história milenar da arte e cultura europeia e mediterrânea. Em 1999, a UNESCO declarou o local como Patrimônio da Humanidade devido ao seu valor cultural e arquitetônico. Em 2025, o Museum Island completa 200 anos.
Os horários de funcionamento e valores de ingressos dependem de qual museu você vai visitar no complexo. Clique aqui para acessar as informações.
Endereço: Bodestrasse – 10178 Berlin
Reichstag (Parlamento Alemão)
O prédio foi finalizado em 1894 e passou a ser a sede do Parlamento Alemão em 1991. Durante a 2ª Guerra Mundial foi bastante danificado e teve partes destruídas e depois reconstruídas. A entrada e gratuita, mas precisa agendar online (clique aqui).
É possível subir no terraço de onde se tem uma linda vista do Tiergarten e um restaurante que abre das 9h às 17h e depois das 19h até meia-noite.
Horário de funcionamento: em dias da semana, das 8h às 18h de novembro a março e das 8h às 20h de abril a outubro. Aos finais de semana, das 10h às 18h. Fecha às 14h nas terças que tem sessão no parlamento.
Torre da TV de Berlim
Para ver a cidade dos seus 203 metros suba na Torre de TV, um dos prédios mais altos de Berlim e um dos símbolos da antiga República Democrática Alemã. Além do deck de observação, lá tem um restaurante e um bar (Sphere) e a Berlin’s Odyssey, uma experiência de realidade virtual, com animações em 3D e vídeo 360º dentro e em volta da torre.
Endereço: Alexanderplatz – 10178 Berlin
Horário: Março a outubro: diariamente das 9h às 23h
Novembro a Fevereiro: diariamente das 10h as 24h
Preço: €22,50 – apenas vista no deck. Mas se você agendar pelo site, além de ser mais barato, dá para aproveitar os pacotes de observação, Berlin’s Odyssey e drink no bar.
Memorial do Holocausto
Entrada gratuita e aberto 24h por dia, é composto por 4 memoriais: Memorial aos Judeus Mortos da Europa, Memorial aos homossexuais perseguidos pelo Nacional-Socialismo, Memorial aos Sinti e Roma da Europa perseguidos pelo Nacional-Socialismo e o Memorial às vítimas assassinadas pela “eutanásia” nazista.
O memorial dedicado aos judeus mortos pelos nazistas durante o holocausto é formado por 2711 blocos de cimento que lembram sepulturas. Embaixo dos blocos fica ainda um museu sobre o holocausto com entrada franca.
Cora-Berliner-Straße 1 – 10117 Berlin
Berlin Wall Memorial
O Memorial do Muro de Berlim conta a história de pessoas cujas vidas foram restringidas pelo muro. Entre as principais exibições estão: O Monumento, a Capela de Reconciliação, a Janela de Recordações e a exposição permanente no Centro de Documentação da Bernauer Strasse, 111, que explica a situação política e histórica que levou à construção do muro, sua queda e a reunificação da Alemanha.
A entrada é gratuita, mas caso prefira, você pode adquirir um tour guiado via áudio, que dura uma hora e custa por €3.50/pessoa.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (mas a exibição do lado de fora, na Bernauer Strasse, abre de segunda a domingo, das 8h às 22h).
Endereço: Bernauer Straße 119, 13355 Berlin
Stasi Museum
A exposição permanente do Stasi Museum fala sobre a estrutura e desenvolvimento do Ministério de Segurança do Estado e seus métodos para controlar e perseguir os apoiadores da República Democrática da Alemanha. A entrada custa €10/pessoa e o tour guiado de 1 hora e meia, que pode ser adquirido apenas nas segundas, quartas, sextas e sábados, tem um valor adicional de €5.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 18h e, aos finais de semana, das 11h às 18h.
Endereço: Normannenstraße 20, Haus 1
TränenPalast – Palácio das Lágrimas
Faz parte da Casa da História da República Federativa da Alemanha. O nome desse museu significa Palácio das Lágrimas, pois era o lugar onde as famílias separadas podiam se encontrar e choravam muito na separação, sem saber quanto tempo ficariam sem se ver (sério, horrível).
A exposição permanente apresenta o processo de controle da fronteira entre os dois lados do muro e conta histórias de pessoas que viveram a divisão da Alemanha. A entrada é gratuita.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h e, aos finais de semana, das 10h às 18h.
Endereço: Reichstagufer 17, 10117 Berlin
Jardim Botânico
Essa dica é do pessoal do blog Turistando.In! Eles fizeram um post completo com fotos lindas que me convenceram totalmente a visitar o Jardim Botânico na nossa próxima ida a Berlim. Leia o post deles neste link.
Atrações culturais em Berlim (2024)
Dark Matter
Um mundo paralelo multidimensional que coreografa luzes, movimentos e sons em 7 salas escuras de uma antiga fábrica. A exposição permanente funciona de quarta a sexta por €18 e, aos finais de semana, por €20 (estudantes e crianças pagam menos). Clique aqui para comprar os ingressos online, que saem mais baratos do que se deixar para comprar no local, além de nem sempre estarem disponíveis.
Horário de funcionamento: quartas e quintas das 14h às 22h; sextas das 12h às 23h; sábados das 11h às 23h e domingos das 11h às 22h.
Endereço: Köpenicker Chaussee 46 – 10317 Berlin – Lichtenberg
Palácio de Friedrichstadt
Um dos maiores palcos de teatro do mundo, o Palácio de Friedrichstadt, está com o show Falling In Love (até 2025), um espetáculo com cenários feitos por Jean Paul Gaultier, com 100 milhões de cristais Swarovski! Garanta seu ingresso aqui.
Endereço: Friedrichstraße 107 – 10117 Berlin – Mitte
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo