Uma senha sera enviada para seu e-mail

ALEMANHA – Roteiro e dicas de Berlim

Eu e Gabi visitamos Berlim em agosto de 2015 e gostamos muito. Ficamos hospedadas na casa do nosso amigo Rodrigo e passamos 6 dias intensos na cidade.

Eu fiquei muito surpresa de ver como a cidade se transformou desde minha última visita em 1997. Sim, 18 anos! Em 1997 não fazia muito tempo que o muro tinha caído, ninguém falava inglês e só encontrava comida alemã. Hoje há pessoas de tantas nacionalidades, restaurantes de tudo quanto é comida do mundo e todo mundo fala inglês.

O Rodrigo já tinha dado dicas maravilhosas e imperdíveis de Berlim que já estavam aqui no blog há um tempo. Nós tivemos a oportunidade de conferir várias delas e adoramos. Fizemos um pouco de tudo e acho que deu para sentir um pouco como é a cidade.

Comemos várias coisas diferentes, visitamos os lugares turísticos importantes, visitamos lugares que são frequentados pelos locais, saímos bastante na noite. Berlim tem um ar meio decadente, alternativo e underground que é muito legal e apaixonante.

Dá para acreditar que isso é no meio de Berlim? Sim! É no Tiergarten!

Dá para acreditar que isso é no meio de Berlim? Sim! É no Tiergarten!

Vamos falar um pouco dos lugares que visitamos, lá embaixo tem as 10 dicas imperdíveis do Rodrigo e depois uma lista com mais atrações turísticas que todo mundo visita.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Alemanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5


Comidas

Nós enlouquecemos! Tem tanta variedade, os preços são excelentes e nós comemos sem parar. A gente tinha anotado as dicas do Fred e da Karin do Gluck Project, e quando chegamos em Berlin descobrimos que eram os mesmos lugares que o Rodrigo frequenta, pois eles moravam na mesma área e as dicas são realmente de lugares incrivelmente bons e baratos.

Hamy Café – um Vietnamita divino.  Ele é super simples, o cardápio é reduzido, mas tudo o que pedimos estava muito, muito gostoso. E o melhor, cada prato custa apenas 5 Euros. http://www.yelp.com/biz/hamy-caf%C3%A9-berlin-2

Sahara – esse é Sudanês. Comemos um sanduíche enorme que misturava falafel, com um queijo diferente super gostoso (Haloumi)  e tinha uma pasta de amendoim que quase me fez ajoelhar e agradecer. Custou 4 Euros e era gigante. O lanche de falafel custa 3 Euros. Também é um lugar simples que vive lotado, mas ótimo para comprar e sair andando e comendo.

Restaurante Vietnamita em Berlim

Restaurante Vietnamita em Berlim

Prinzessinnengarten – Antes um terreno abandonado, em 2009 um grupo de pessoas limpou a área e iniciou uma fazenda urbana. Uma das coisas que representa bem o clima de Berlim e que nós nos apaixonamos. Hoje tem trailers ali que servem comida feita com os produtos plantados no local.

No dia que fomos tinha uma pizza deliciosa (tudo é vegetariano, tá?). Tem várias mesas enormes de madeira, é super relax e fofo. E cuidado com as abelhas!!! Eram muitas e elas entravam nas nossas bebidas. Tomamos ali uma cidra gostosa chamada Outcider. Só esse nome da cidra já ganhou!  Metro Moritz Platz

Prinzessinnengarten

Prinzessinnengarten

Transit – restaurante  tailandes e indones que serve cumbucas com porções pequenas. É legal para experimentar várias coisas diferentes. Bem gostoso. Cada bowl custa 3 euros e os pratos grandes custam 8 euros. É bem fancy, quando entramos achamos que seria caro, mas não é. São 2 endereços:
sonntagstraße 28 10245 berlin-friedrichshain
rosenthaler straße 68 10119 berlin-mitte   

o Transit Berlim serve cumbucas por 3 Euros

o Transit Berlim serve cumbucas por 3 Euros

Che Chen – Uma casa de chá e restaurante vietnamita delicioso e aconchegante. Comemos o menu degustação e foi incrível (e nada caro). A área ao redor desse restaurante é ultra legal. Fique dando umas voltas por lá depois.  Rosenthaler Str. 13, 10119 Berlin

Dschungel – Um bar com ambientação de floresta e o menu de drinks mais longo que você já viu na vida. Foi difícil escolher diante de tantas opções diferentes. Mas tudo que provamos era bom. Não foi barato (cerca de 8 Euros cada drink), mas era gostosos e o lugar uma graça).


Berlim tem uns mercados de rua cheio de barraquinhas legais com comidas diferentes. Nós visitamos o mercado turco Maybachufer, que fica entre os bairros de Neukölln e Kreuzberg. e acontece de terças e sextas. Lá encontramos comidas típicas, roupas, antiguidades, etc. Ele fica ao lado de um canal super arborizado, o Landwehrkanal, então tem um clima super gostoso.

Pessoas assistem músicos de rua no Maybachufer ou mercado turco

Pessoas assistem músicos de rua no Maybachufer ou mercado turco

Para não falar que não comemos nenhuma comida alemã, experimentamos um currywurst, num fast food mesmo, o Currywurst Express, que tinha desconto com o Berlim Welcome Card. Comemos o de salsicha com molho curry havaiano, porque tinha abacaxi para ajudar a quebrar a gordura toda hahahaha

Comemos esse tradicional Currywurst com desconto do Berlin Welcome Card!

Comemos esse tradicional Currywurst com desconto do Berlin Welcome Card!


Noite berlinense

Fomos na mais famosa balada do mundo, a Berghain. Ela começa no sábado a noite e vai até segunda de manhã!!!! A festa rola numa usina desativada, um prédio enorme muito louco. Toca som eletrônico e a fila para entrar é monstruosa. Mas ficar na fila não garante que você vai entrar.

O lugar tem aquele esquema de escolha na porta, e os caras te olham e dizem SIM ou NÃO para você. Se tomar um NÃO resta enfiar o rabo no meio das pernas e procurar outro jeito de se divertir na noite. Câmeras fotográficas são proibidas e eles colocam um adesivo na câmera do celular para você nem pensar em tirar uma selfie.

Fomos numa balada gótica, no  Dunckerclub, na noite de segunda-feira. A balada só lotou lá pelas 2 da manhã. A pista é relativamente pequena, tem dois bares e uma área externa simpática boa para conversar. Toca gótico, punk, EBM, industrial, um pouco de anos 80 dark. Tem uma noite de indie e alternativo. O endereço é Dunckerstr. 64   10439 Berlin

Ai a gente tava procurando uma balada pop para a Gabi, pois já tínhamos ido na minha balada gótica, na balada tecneura do Rodrigo e era a vez da Gabi se divertir. Não encontramos nada que tocasse Madonna, Beyonce e outras divas do pop, mas descobrimos um karaoke pop que parecia interessante. Fomos lá.

Gente, era uma parada muito louca. São aulas de canto coral, só de músicas pop. As pessoas que querem participar pagam 8 Euros por sessão. Eles ficam ensaiando músicas pop (quando chegamos estavam cantando Spice Girls) em formato coral. Na real é bem bacana. A gente só ouviu um pouco e foi embora, mas deve ser bem divertido participar.

As estrangeiras Fabia e Gabi com o anfitrião Rodrigo prontos para a balada em Berlim.

As estrangeiras Fabia e Gabi com o anfitrião Rodrigo prontos para a balada em Berlim.

E falando em karaoke, a galera em Berlim curte esse negócio de cantar. Tem um enorme que acontece no Mauerpark aos domingos, o Bearpit Karaoke. Sério, a plateia é gigante. As pessoas fazem suas performances e é muito divertido porque todo mundo canta junto, bate palmas… Olhem a quantidade de gente que se reúne:

karaoke no Mauerpark

karaoke no Mauerpark

E se você gosta de cinema leia o post especial da nossa colaboradora Ana Ornelas: Locações do filme PRAIA DO FUTURO em Berlim


Durante nossa visita usamos o Berlin Welcome Card, que inclui transporte total e descontos para as principais atrações turísticas.

Leia o nosso post completo aqui: Berlim Welcome Card

Para informações sobre o transporte público, tarifas, mapas, bilhetes para turistas, etc, visite o site oficial do Public Transportarion Berlin

Outra opção de locomoção é andar de bike. Fizemos um vídeo sobre como é pedalar em Berlim.



Fonte Märchenbrunnen, que significa "fonte dos contos de fadas". Fica no Volkspark Friedrichshain.

Fonte Märchenbrunnen, que significa “fonte dos contos de fadas”. Fica no Volkspark Friedrichshain.


10 DICAS IMPERDÍVEIS DO RODRIGO ZORZANELLI

1 -Inúmeros parques espalhados pela cidade toda, cada um com o seu charme. Exemplo na foto é a cascada que tem no Viktoriapark, no bairro de Kreuzberg.

Viktoria Park

Viktoriapark em Berlim

2 – Os berlinenses adoram aproveitar a beira dos rios e canais da cidade para beber, comer, encontrar amigos e descansar. Na foto, amigos sentados na beira do rio Spree, com vista para a Oberbaumbrücke, essa ponte vermelha com duas torres, pela qual a Lola do filme “corra Lola” correu.

rio spree

Beira do rio Spree em Berlim

3 – O antigo aeroporto Tempelhof, que fica no meio da cidade, foi desativado e virou um parque, onde se anda de patins, se faz churrasco. Na foto se vê uma das vistas mais bonitas de um por do sol em Berlim. Nós amamos esse lugar, sério! Imperdível.

aeroporto tempelhof

Um lindo por do sol em Berlim

4 – Uma das torres do Frankfurter Tor, no bairro de Friedrichshain, onde termina a Karl-Marx-Allee, a avenida mais importante da ex-Berlim Oriental, com arquitetura baseada na de Moscou. Ela lá que os fodões da Stasi todos moravam.

Frankfurter tor

5 – A foto dos trilhos do trem só acho legal haha. O transporte público daqui é foda. Te leva pra todos os lugares e o metrô funciona no fim de semana nonstop. Dia de semana tem busão noturno.

transporte publico

6 – E óbvio que uma das melhores atrações da cidade são as festas, principalmente de música eletrônica, que duram fins de semana inteiros às vezes. A foto é do Holzmarkt 25, antigo Bar 25, que era uma balada insana. Vale a pena assistir ao documentário homônimo ou dar um Google.

Bar25

7 – Foto do topo do Sony Center, visto de cima, de um café panorâmico. Fica no Potsdamer Platz, que não gosto muito, porque é bem turístico, mas tem uma história legal e é lá que acontece o Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim, todos os anos no mês de fevereiro.

potsdamer platz

8 – É preciso experimentar o kebab do Mustafa’s Gemüse Kebab, um kebab delícia, mas a fila é sempre enorme de tão gostoso. É uma barraca na calçada. Todo mundo jura ser o melhor Kebab do planeta! O site é uma pira muito legal. Fica na Mehringdamm 32, 10961 Berlim

kebab

9 – A Badeschiff é uma piscina pública dentro do rio Spree, aberta em 2004. Dá para nadar com o maior visu. Para entrar são €5 adultos, €2 crianças entre 6 e 12 anos. Menores de 6 entram de graça. Funciona no verão. Cheque o site. Endereço: Eichenstraße 4 – 12435 Berlin

10 – Para uma vista incrível da cidade visite o Teufelsberg, uma antiga estação de espionagem americana abandonada em cima de uma montanha no meio da floresta.

A estação está por cima de um campo de treinamento nazista. Teufelsberg significa “Montanha do Diabo” e ela tem 114 metros de altura.
Endereço: Teufelsbergchaussee, 14193, Berlin. Para chegar lá pegue S-Bahn, S9 ou S75 para Heerstraße, ou S1 Grunewald e então caminhe.

berlin estatua054


O QUE MAIS VISITAR EM BERLIM

Potsdamer Platz

É uma área bem turística e super moderna construída nos anos 90, onde antes ficava um trecho do muro de Berlim. Há inclusive uma parte do muro em exposição. Ali fica a Debis Tower, o DaimlerChrysler Atrium, o Beisheim Centre e o Sony Centre. Na área tem cinema IMAX, exposições de arte, teatro, etc

Transporte : Ônibus: Varian-Fry-Str. (Berlin): 200, N2, M48, M85 / Potsdamer Platz Bhf (Berlin) (S+U): M41, M48 / Potsdamer Platz Bhf/Voßstr. (Berlin) (S): M41, M85
S-Bahnhöfe: Potsdamer Platz Bhf (Berlin) (S+U): S1, S2, S25
U-Bahnhöfe: Potsdamer Platz Bhf (Berlin) (S+U): U2

Portão de Brandemburgo

Foi construído para servir de entrada de Berlim entre 1788 e 1791 é o unico portão antigo conservado na cidade. Antes um dos símbolos da divisão leste/oeste, hoje é símbolo da unificação. Antigamente as pessoas subiam na plataforma de observação para dar uma espiada do outro lado. Ronaldo Regan, em 1987

Transporte: Onibus: Ebertstr. (Berlin): M85 / Reichstag/Bundestag (Berlin): 100, M85 / Brandenburger Tor (Berlin) (S+U): TXL / Behrenstr./Wilhelmstr. (Berlin): 200, N2 / Brandenburger Tor/Glinkastr. (Berlin) (S+U): 147, 200 / Mohrenstr. (Berlin) (U): 147, 200, N2
S-Bahnhöfe: Brandenburger Tor (Berlin) (S+U): S1, S2, S25
U-Bahnhöfe: Brandenburger Tor (Berlin) (S+U): U55 / Bundestag (Berlin) (U): U55 / Mohrenstr. (Berlin) (U): U2

As estrangeiras na frente do Portão de Bradenburgo

As estrangeiras na frente do Portão de Bradenburgo

Eastside Gallery

Uma galeria a céu aberto com mais de 100 pinturas/grafites num trecho do Muro de Berlim, na antiga parte oriental. Artistas do mundo todo deixaram sua marca após a queda do muro, muitos deles trazendo questionamentos políticos.

Endereço: Mühlenstraße (próximo de Oberbaumbrücke) – 10243  Berlin
Transporte: U-Bahnhöfe: Schlesisches Tor (Berlin) (U): U1
Ônibus: Schlesisches Tor (Berlin) (U): 265, N1, N65 / Eisenbahnstr. (Berlin): 265, N65 / Oberbaumbrücke (Berlin): 347, N1

Eastside Gallery em Berlim

Eastside Gallery em Berlim

Catedral de Berlin

A linda Catedral de Berlim com sua arquitetura renascentista barroca é a mais importante catedral protestante na cidade. Nela está sepultada a dinastia Hohenzollern. Custa €7 para entrar.

Endereço: Lustgarten 1 – 10178  Berlin
Horário: de segunda a sábado, das 9h às 20h. No inverno das 9h às 19h. Domingos e feriados 12h às 20h. No inverno 12h às 19h.

catedral berlim055

Check Point Charlie

Até 1989 marcava a fronteira entre o leste e oeste, capitalismo e comunismo, liberdade e confinamento. Era por aqui que as poucas pessoas permitidas de transitar entre as duas Alemanhas passava. Ali ficava a famosa placa com os dizeres YOU ARE NOW LEAVING THE AMERICAN SECTOR escrito em várias línguas.

Hoje ficam essas pessoas vestidas de soldados cobrando para tirar fotos com os turistas e para carimbar o passaporte. Achamos bizarro.

U-Bahnhöfe:
Stadtmitte/Krausenstr. (U): U6 / Kochstr./Checkpoint Charlie (Berlin) (U): U6 / Stadtmitte/Leipziger Str. (Berlin) (U): U6 / Stadtmitte (Berlin) (U): U2, U6
Ônibus: Stadtmitte/Krausenstr. (U): 147, 265 / Kochstr./Checkpoint Charlie (Berlin) (U): M29 / Stadtmitte/Leipziger Str. (Berlin) (U): M48 / Charlottenstr. (Berlin): M29 / Stadtmitte (Berlin) (U): M48 / Jerusalemer Str. (Berlin): 147, 265, M48

Checkpoint Charlie em Berlim

Checkpoint Charlie em Berlim

Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche

Essa igreja foi bombardeada na 2ª guerra e suas ruínas permanecem na cidade ao lado da nova igreja que foi construída entre1957 e 1963.

Endereço: Breitscheidplatz, 10789 Berlin
Horário: das 9h às 19h
Missas com coral: sábados Às 18h
Transporte: U Kurfürstendamm, U+S U Zoologischer Garten,
Bus M19, M29, M46, X9, X10, X34, 100, 109, 110, 145, 200, 204, 245
Kaiser Wilhelm Memorial Church051

Gendarmenmarkt

Uma grande praça onde ficam a Catedral Francesa, a Catedral Alemã e a sala de Concertos (Schinkel’s Konzerthaus), três prédios que merecem uma vista. Um dos pontos mais visitados de Berlim, tanto por turistas como por locais.

Transporte: U-Bahnhöfe: Hausvogteiplatz (Berlin) (U): U2 / Stadtmitte (Berlin) (U): U2, U6 / Französische Str. (Berlin) (U): U6
Ônibus: Stadtmitte (Berlin) (U): M48 / Jerusalemer Str. (Berlin): 147, 265, M48 / Französische Str. (Berlin) (U): N6 / Werderscher Markt (Berlin): 147
gendarmenmarket049

Tiergarten

Parque em Berlim com muitas coisas para ver. No centro dele fica a Grande Estrela, onde cinco ruas se unem e no centro reina a Deusa Vitória, estátua eternizada no filme Asas do Desejo, de Wim Wenders, a que celebra as vitórias prussianas sobre a Dinamarca, a Áustria e França.

Há também o monumento em homenagem a Bismark, originalmente construído em 1901 em frente ao Palácio do Reichstag. Em 1938 Hitler ordenou que fosse levado para o local atual. No canto próximo a Potsdamer Platz tem um grande playground. Há ainda lagos, um jardim inglês e muito mais.

A rua central que corta o parque dá no Portão de Bradenburgo. E lá em cima coloquei a foto do lago bucólico que fica no Tiergarten também.

Endereço: Straße des 17. Juni 100    10557  Berlin
Transporte: S-Bahnhöfe: Tiergarten (Berlin) (S): S5, S7, S75
Ônibus: Tiergarten (Berlin) (S): N9, Hansaplatz (Berlin) (U): 106, N26
U-Bahnhöfe: Hansaplatz (Berlin) (U): U9

Berlim

Ilha dos Museus

Uma ilha no rio Spree que abriga cinco museus: Antigo Museu, o Novo Museu, a antiga Galeria Nacional, o Museu Pergamon e o Museu Bode. Declarado Patrimônio da Humanidade pelo UNESCO devido ao seu valor cultural e arquitetônico. Visite o site para informações de cada museu, preços, horários, etc

Endereço: Museumsinsel (Bodestraße) – 10178  Berlin
Transporte: Tram: Georgenstr./Am Kupfergraben (Berlin): 12, M1 / Am Kupfergraben (Berlin): 12, M1 /
Monbijouplatz (Berlin): 12, M1, M6 / Hackescher Markt (Berlin) (S): M1, M4, M5, M6
Weinmeisterstr./Gipsstr. (Berlin) (U): M1
S-Bahnhöfe: Hackescher Markt (Berlin) (S): S5, S7, S75
Ônibus: Hackescher Markt (Berlin) (S): N2, N40, N42, N5, N65, N8 / Weinmeisterstr./Gipsstr. (Berlin) (U): N2, N40, N42, N5, N65, N8
U-Bahnhöfe: Weinmeisterstr./Gipsstr. (Berlin) (U): U8

friedrich museum053

Reichstag (Parlamento Alemão)

O prédio foi finalizado em 1894 e passou a ser a sede do Parlamento Alemão em 1991. Durante a 2ª guerra mundial foi bastante danificado e teve partes destruídas e depois reconstruídas É possível subir no terraço de onde se tem uma linda vista do Tiergarten.

Endereço: Platz der Republik 1 – 10557 Berlin
Ônibus: Reichstag/Bundestag (Berlin): 100, M85 / Marschallbrücke (Berlin): TXL / Brandenburger Tor (Berlin) (S+U): TXL / Karlplatz (Berlin): TXL
U-Bahnhöfe: Bundestag (Berlin) (U): U55 / Brandenburger Tor (Berlin) (S+U): U55
S-Bahnhöfe: Brandenburger Tor (Berlin) (S+U): S1, S2, S25

Dá para subir na cúpula do parlamento, mas precisa agendar com uns dias de antecedência pelo site.

Dá para subir na cúpula do parlamento, mas precisa agendar com uns dias de antecedência pelo site.

Torre da TV de Berlim


Para ver a cidade dos seus 365 metros suba na Torre de TV, o prédio mais alto de Berlim e um dos símbolos da antiga República Democrática Alemã.

Endereço: Alexanderplatz – 10178  Berlin
Horário: Março a outubro: diariamente das 9h às 24h
Novembro a Fevereiro: diariamente das 10h as 24h
Preço: €9,50 – descontos: €4,50

Torre de TV ao fundo na Alexander Platz e o famoso relógio Weltzeituher (The world Time Clock)

Torre de TV ao fundo na Alexander Platz e o famoso relógio Weltzeituher (The world Time Clock)

Memorial do Holocausto

Memorial dedicado aos judeus mortos pelos nazistas durante o holocausto, formado por 2711 blocos de cimento que lembram sepulturas. Embaixo dos blocos fica ainda um museu sobre o holocausto com entrada franca.

Cora-Berliner-Straße 1 – 10117  Berlin
Site: www.holocaust-mahnmal.de

Do outro lado da rua, dentro do parque, está o Memorial aos Homossexuais Perseguidos Pelo Regime Nazista.

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto

Jardim Botânico

Essa dica é do pessoal do blog Turistando.In! Eles fizeram um post completo com fotos lindas que me convenceram totalmente a visitar o Jardim Botânico na nossa próxima ida a Berlim. Leia o post deles neste link.


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

berlim-alemanha-roteiros-dicas-estrangeira

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!

Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5


box-planeje-viagem-teste-2

Clique aqui para fazer o seu seguro viagem com a SegurosPromo

Clique aqui para reservar seu hotel ou hostel no Booking.com

Clique aqui para comprar ingressos antecipados na GetYourGuide


Curta Estrangeira no Facebook: http://facebook.com/EstrangeiraViagens

Siga Estrangeira no Instagram: http://instagram.com/estrangeiraviagens

Assine o canal do YouTube do Estrangeira: http://youtube.com/estrangeira

Siga Estrangeira no Pinterest: http://pinterest.com/Estrangeirablog