Uma senha sera enviada para seu e-mail

Locações do filme “Praia do Futuro” em Berlim

Praia do Futuro (Karim Ainouz, 2014) – Foto: Divulgação

Desde que Praia do Futuro (direção Karim Ainouz) chegou aos nossos cinemas, em maio de 2014, eu desenvolvi uma leve obsessão com o filme, por vários motivos. Me identifiquei com o protagonista, me encantei pelas cenas silenciosas que conseguem falar de coisas muito complexas com pouquíssimas palavras.

Tanto, que desbancou todos os outros e se tornou o meu filme preferido de todos os tempos (aliás, se você não viu ainda, fazfavô). Dá uma olhadinha no trailler oficial pra te empolgar: https://www.youtube.com/watch?v=g7VNJdb2ZoA

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Alemanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Uma das coisas que o filme me provocou foi uma vontade de conhecer Berlim – cidade que não estava nos primeiros lugares da minha lista. Tinha planejado para conhecer Zurique na minha última viagem, mas estava achando tudo muito caro e meio que de última hora, pensei “E se eu visitasse as locações do Praia do Futuro?”

"Berlim é pobre, porém sensual" como diz o grafite!

“Berlim é pobre, porém sensual” como diz o grafite!

Essa missão foi um pouco mais difícil do que eu imaginava –o filme ainda não foi lançado em DVD e não tinha nenhuma informação na Internet sobre quais foram os lugares que serviram de cenário para o filme.

Aí eu fiquei com mais vontade ainda de ir, porque ia ser ~pioneira. Resolvi pedir a ajuda de um amigo muito querido, o Dilson, que nos matou de orgulho trabalhando na produção desta joia e conseguiu descolar pra mim a lista de locações (Valeu, Dilson!)

Daí pra frente, estava decidido: Eu ia refazer os passos do Donato e do Ayrton, mas não podia imaginar que a cidade ia me conquistar tanto quando conquistou a eles!

Para começar, fui no Tiergarten, onde acontece a cena da briga entre os dois.

Por ironia do destino, apesar de já ser primavera, no dia da minha visita o parque estava chuvoso e cheio de neblina, como no filme! O Tiergarten é o segundo maior parque de Berlim (é bem grande).

É um pouco diferente dos outros parques da Europa, porque tem muuuito verde, é tudo gramadinho e parece uma floresta dos  contos dos Irmãos Grimm, cheio de caminhos e cantinhos. Dá pra passar uma tarde inteira perambulando sem se cansar da paisagem. E ainda tem coelhinhos morando lá! Coisa mais linda.

O Tiertgarten é o segundo maior parque de Berlim e lá rola a briga entre os personagens principais do filme "Praia do Futuro".

O Tiertgarten é o segundo maior parque de Berlim e lá rola a briga entre os personagens principais do filme “Praia do Futuro”.

Também dá pra alugar canoas para navegar nos laguinhos e a beira de um deles que tem um Café chamado “Cafe am Neuen See” (literalmente “Jardim da Cerveja” – opa!) com um astral muito legal! Fiquei morrendo de vontade de sentar pra tomar alguma coisa, mas eles não estavam abertos ainda 🙁

É bem fácil de chegar de metrô (estação Tiertgarten, linhas S5 e S7), e você pode aproveitar para ver várias atrações ali por perto, como A Casa de Culturas do Mundo e o Memorial de Guerra Soviético.


Ah, aproveite para reservar seu hotel em Berlim pela nossa caixinha do Booking.com! Você não paga nada a mais por isso, nos ajuda a continuar na ativa e conta com a segurança do Booking.com 🙂 Se tiver alguma dúvida nós tentaremos te ajudar! Olha só a caixinha de busca:



Booking.com


Depois, fui para a Oberbaumbrucke (estações de metrô Schlesisches Tor ou Berlin Warshawer Straße). Essa é a ponte que marca o início do segundo capítulo do filme, a ida de Donato para Berlim. Também é um dos marcos da cidade e um dos pontos que liga o lado leste ao lado Oeste. Além disso, a primeira cena entre o Donato e o Konrad já na cidade acontece ali perto.

A ponte Oberbaumbrucke representa a antiga divisão entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental

A ponte Oberbaumbrucke representa a antiga divisão entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental

A ponte é parada obrigatória em Berlim, não tem escapatória.  A arquitetura é realmente impressionante e ali perto você pode visitar o East Side Gallery, o maior trecho contínuo do Muro de Berlim que permanece de pé, e o Görlitzer Park, o parque que é ponto de encontro dos berlineses ~alternativos.

Para os aficcionados em grafite, como eu, a área é de encher os olhos.  O trecho do Muro foi transformado num memorial e coberto com trabalhos de artistas do mundo inteiro. Mas o grafite não se limita só ao Muro, se espalhando por prédios, portões, e todos os tipos de superfície em toda a região.

Um trecho da East Side Gallery, uma parte remanescente do muro de Berlim que tem trabalhos de diversos artistas.

Um trecho da East Side Gallery, uma parte remanescente do muro de Berlim que tem trabalhos de diversos artistas.

O gramado do East Side Gallery não é o gramado perfeito dos parques de Paris (lembrando que, como diz o grafite, Berlin is poor but sexy! (Berlim é pobre porém sensual!) ), mas sentar por ali num dia mais quente é uma ótima pedida.

E se você estiver planejando ir ver o pôr-do-sol, pode esticar nas várias baladas que ficam ali perto no lado leste. Mas lembre-se do esquenta antes, os alemães gostam de abrir a pista depois das duas da manhã.



Por último, mas não menos importante, fui até a Alexanderplatz, primeira parada do Ayrton ao chegar na cidade em busca do irmão. É um dos pontos mais turísticos de toda Berlim, uma praça lotada de gente onde tem de tudo. Pra chegar existem várias linhas de metrô, trem ou tram que passam ali – parada Alexanderplatz.

É bem gostoso para sentar e observar as pessoas, e vê-se de todo tipo de gente: Desde grupos imensos de turistas munidos de pau de selfie até adolescentes saindo da escola. Também é um bom lugar para as compras, já que reune várias fast-fashion num mesmo local, além de lojas locais com preços bem atraentes, principalmente comparando ao resto da Europa.

Alexanderplatz, um dos principais pontos turísticos de Berlim, foi locação do filme "Praia do Futuro"

Alexanderplatz, um dos principais pontos turísticos de Berlim, foi locação do filme “Praia do Futuro”

No dia que eu fui, no meio de um monte de gente e um pessoal vendendo máquinas de bolha de sabão, tinha um cantor de rua fazendo uma versão incrível de “Um mundo ideal”. Sim, eu sei que soa piegas, mas mesmo sendo um ponto bem turístico dá pra curtir muito – Berlim é uma cidade com uma energia eletrizante e é quase impossível não se contagiar. É, Donato, eu te entendo, acho que não teria voltado também!

Por fim, queria ter ido no Aquário imenso em que o Donato trabalha na terceira parte do filme, mas não tive tempo. Mas se você quiser se aventurar, ele fica no hotel Radisson Blu (Karl-Liebknecht-Straße 3 – estações de metrô Alexanderplatz, Klosterstraße e Berlin Hackescher Mark). Só peço umas fotos em troca da dica 😉

Ana Carolina Ornelas é formada em Audiovisual pela USP, roteirista e a melhor amiga da Gabi  <3


Leia aqui o nosso post completo sobre a cidade de Berlim: Alemanha – Guia de Berlim

Saiba mais sobre o Berlim Welcome Card, um cartão de descontos especial que vai deixar sua viagem pra Berlim mais barata: Berlim Welcome Card

 


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

Locacoes-Praia-do-Futuro-Berlim

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!