he3euu401CM

ESLOVÁQUIA – 1 dia em Bratislava

Depois de passar 2 dias em Budapeste, a segunda parada da nossa viagem pro leste europeu foi Bratislava, na Eslováquia. Quando começamos a nossa pesquisa, estávamos olhando no mapa a distância entre Budapeste e Viena e percebemos que, no meio, estava um país menor chamado Eslováquia, cuja capital é Bratislava.

Quando a antiga Checoeslováquia passou pelo Divórcio de Veludo em 1993, a República Tcheca e a Eslováquia que estavam unidas desde 1918 se separaram. Não podíamos deixar essa cidade e esse país fora do roteiro e visitar apenas Praga.

Indo para Bratislava de ônibus

Saímos de Budapeste de manhã, de ônibus na rodoviária da cidade. Já tínhamos comprado o ticket pela internet, mas foi muito difícil achar o ponto pra pegar o ônibus, porque alguns saem da rua de trás da rodoviária e lá ninguém quer dar informação de empresa concorrente, tudo está escrito apenas em húngaro… Enfim, nossa dica é chegar com antecedência pra não perder o busão.

Se como nós, você pegar o ônibus da Student Agency, procure pela saída Planetarium na estação de metrô, subindo a escada, ande para e esquerda e atravesse a rua. Eles cobraram 200 florims por mala no ônibus, mas achamos tudo muito bom, apesar do preço baixo da passagem (9€).

Uma atendente oferecia chá e café (gratuitos), havia telas individuais com filmes, música e jogos. Depois de toda a confusão desfeita, entramos no ônibus e em 3 horas de viagem chegamos em Bratislava.

onibus-de-budapeste-a-bratislava-eurostudent

No ônibus para Bratislava

A Eslováquia faz parte da União Europeia, então nesse esquema de ônibus você não passa por imigração. Eles usam euro, o que facilita.

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Eslováquia.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Como a cidade é pequena e não tínhamos muito tempo pra toda a viagem, deixamos apenas um dia pra Brastislava. A verdade é que foi bem corrido. Dá pra ver o básico em um dia, mas acho que o ideal é separar 2 dias pra cidade. Chegamos lá meio dia, pegamos um hotel que fica a 3 quadras da rodoviária para facilitar e já fomos deixar as malas.

Onde ficar em Bratislava

Ficamos no Apollo Hotel Bratislava, bem chique pro nosso nível normal – e barato também: cada quarto duplo saiu por 43 euros! O café da manhã deles é delicioso e farto, num salão no mínimo interessante, repleto de taxidermia. Um tanto bizarro comer com aves gigantes empalhadas segurando uma presa pelo bico! Você pode reservar o hotel nesse link: Apollo Hotel Brastislava

Abaixo, fizemos uma lista com mais hotéis bons e bem localizados em Bratislava, pra todos os estilos e bolsos.

O que visitar em Bratislava

Saímos pra bater perna e não perder tempo. Com um mapa na mão é fácil encontrar os principais pontos da cidade e quase tudo está concentrado na Cidade Velha. No próprio balcão do hotel você pode pegar esse mapa oficial da cidade.

Primeiro fomos andando até a Igreja de Santa Elizabeth, que é famosa pela sua diferente cor azul (ela também é chamada simplesmente de igreja azul). A ideia é que em um dia de céu azul ela tenha a mesma cor do céu. Quando chegamos lá, estava pra começar um casamento! A noiva estava do lado de fora esperando e tudo o mais. A igreja fica na Rua Bezrucova.

noiva-bratislava-eslovaquia

Noivos esperando para entrar na Igreja de Santa Elizabeth e dizer sim!

igreja-santa-elizabeth-azul-bratislava-eslovaquia

A Igreja Santa Elizabeth

Depois de tirar algumas fotos seguimos em direção ao Rio Danúbio, que também corta a Bratislava. Aproveitamos e almoçamos por ali, na Promenade à beira do rio, num restaurante que fica bem onde saem os barcos que fazem o passeio pelo Danúbio.

A comida era deliciosa, bem farta e o preço super barato. Aliás, a Brastislava é uma cidade muito barata no que diz respeito à hotel e alimentação (claro, tirando o centrão turístico onde todos enfiam a faca).

almoco-peixe--bratislava-eslovaquia

A truta com amêndoas deliciosa do nosso almoço

Depois de almoçar, caminhamos até a Praça Hviezdoslav. Nela fica o Teatro Nacional, fundado em 1920,  além de outros prédios bonitos. Há um calçadão cheio de restaurantes, barraquinha de souvenirs e tinha um palco para apresentações quando fomos. Um ótimo lugar para caminhar ou sentar para relaxar caso você esteja cansado.

teatro-nacional-bratislava-eslovaquia

Teatro Nacional da Eslováquia

No nosso caso sentamos pra pensar nas nossas opções. Já era 16h30 e ainda tinha muita coisa pra ver e como fizemos essa viagem com a mãe e tia da Fabia, que já são mais idosas, não dava pra puxar mais o ritmo da caminhada. Optamos por fazer uma coisa que não fazemos quando estamos sozinhas: pegar um desses tour turísticos que dão uma volta pela cidade, passando pelos pontos principais.

Pegamos o trajeto completo, de €20 pra cada uma. Nesse valor, estavam inclusos dois trajetos: até o Castelo de Bratislava e depois, pela cidade velha. Cada trajeto custava 10 Euros.

O trem turístico do centro não para em nenhum ponto para descer, então é um giro para sacar a cidade mesmo. Mas se você for passar apenas um dia na cidade como nós, é uma boa opção para ver tudo. Você pode ganhar tempo e já comprar aqui seu ingresso!

praca-hviwzdoslav-bratislava-eslovaquia

A estrangeira Fabia com a mãe e a tia na praça Hviezdoslav

No caminho pro Castelo de Bratislava a gente passou por diversos monumentos, igrejas, as muralhas medievais… E no trenzinho tem aquele serviço que você coloca um fone e eles contam a história da cidade em várias línguas (inclusive em português).

trem-turistico-bratislava-eslovaquia

O trem turístico de Brastislava

Chegamos no Castelo, que fica no alto do morro. De lá dá pra ter uma vista bem bonita da cidade. O problema é que, com esse passeio, a gente só podia ficar 15 minutos lá no castelo ou perderíamos a volta! Não deu pra entrar, só ficamos por fora mesmo. Mal deu para ver os jardins ao redor.

A nossa dica é você ir lá no castelo por conta própria, se tiver tempo, pra poder apreciar melhor e entrar no museu. É possível chegar lá caminhando mesmo ou tomando ônibus ou o TRAM. A foto de capa do post lá em cima é o Castelo. Ele é um castelo simples, mas a vista de lá é lindona.

vista-do-castelo-Bratslava

Vista do Castelo de Bratslava

Descemos do trem na mesma praça que subimos, e corremos para a principal praça de Bratislava, que se chama Hlavne namestie agora pra pregar o segundo trajeto do bonde. Esse andou pelas ruas apertadinhas da cidade velha e foi bem legal. Passamos dentro das muralhas, ouvimos no fone anedotas sobre a época medieval e curiosidades sobre a história recente da Eslováquia.

Ao fim do passeio o trem voltou para a Praça. Nela fica o Old Town Hall que abriga o Museum of City History. Suba na Torre para uma bela vista da Praça e da cidade velha. É possível caminhar ao redor da torre com vistas para diferentes lados. Lá embaixo da Praça fica a Roland’s fountain.

old-town-hall-bratislava-eslovaquia

Old Town Hall

rolands-fountain-bratislava-eslovaquia

Roland’s Fountain na Hlavne namestie

caminho-real-bratislava-eslovaquia

Essas marcações na rua indicam o caminho Real por onde o Rei passava a caminho da coroação

O Michael’s Gate é o portão mais antigo de Bratislava ainda de pé. É uma das principais entradas para a Cidade Velha. Ele fica na Rua Michalska. Junto ao Portão fica a Michael’s Tower. Eles foram construídos no século 13. Na Torre fica o museu das Armas que tem um deck observatório com belas vistas.

Nesta área está o Marco Zero da cidade, que marca as distâncias da cidade para outras cidades do país. Logo ao lado do Portão há uma pequena rua, a Baštova street, que é a mais estreita da cidade. Por ela é possível caminhar até o Castelo de Bratislava. Entre nessa rua embaixo de onde você lê Vinarem Pod Bastou.

rua-mais-estreira-bratislava-eslovaquia

A rua mais estreita da cidade

michaels-gate-bratislava-eslovaquia

Michael’s Gate

Passamos também pela St Martin’s Catedral. Ela é a maior e uma das mais antigas em Bratislava. Foi nela que a rainha Maria Theresa foi coroada.  Aconteceram 19 coroaçõees de reis nessa igreja entre 1563 and 1830. É possível visitar as criptas subterrâneas. As ruas no entorno sa6o bem bonitinhas e vale uma caminhada ao redor da catedral.

st-martins-cathedral-bratislava-eslovaquia

St Martin’s Cathedral

Outro ponto turístico por onde o trem passa é o Palácio Presidencial ou Grassalkovich Palace, onde mora o presidente da Eslováquia. Nos fundos do Palácio fica um jardim, que é o principal parque de Bratislava e que pode ser visitado livremente.

grassalkovich-palace-bratislava-eslovaquia

Grassalkovich Palace ou Palácio Presidencial

Saindo do bonde pudemos andar pelas ruas ao redor que tínhamos visto no passeio. Foi muito legal, essa parte da cidade é bem charmosa. Muitos cafes e bares pelas ruas cheios de gente bebendo e curtindo a vida.

Bratislava tem um atrativo turístico bem charmoso: as esculturas “interativas”. No centro da cidade tem diversas estátuas de metal, mas elas estão sempre em posições engraçadas! O pessoal faz fila pra tirar foto, fica inventando pose, é bem divertido.

estatuas-bratislava-eslovaquia-1

Gabi admirando a paisagem

estatuas-bratislava-eslovaquia-chapeu

Vez da Fabia fazer gracinha

estatua-cumil-bratislava-eslovaquia

E essa que é a escultura mais popular, chamada Cumil

Nos perdemos nas ruelas – coisa que amamos fazer pra conhecer bem as cidades – e tomamos um sorvete delicioso por €2 em uma das sorveterias que tem perto da Františkánske Nám – tem várias, pode escolher! Depois decidimos que era hora de comer um petisco e sentamos no restaurante Rolandos, que fica na Praça Principal.

A tia e mãe da Fabia tomaram cerveja eslovaca – e aprovaram – e nós tivemos que tomar um redbull com uísque porque não tava fácil pra ninguém, rs. Pedimos uma tábua de queijos e frios pra beliscar. Lá ficamos amigas de uma galera da Áustria que estava ali pra comemorar a despedida de solteiro de um deles. Aliás, vimos várias despedidas de solteiro(a) na cidade. Deu a impressão que é a cidade onde a galera vai para enfiar o pé na jaca.

Outro ponto turístico é o UFO! Apelidado com esse nome porque realmente parece um disco voador, o UFO é um restaurante com deck de Observação que fica na ponte MOST SNP. É possível acessar por elevadores que custam 6 Euros, mas se você comer no restaurante esse valor é deduzido. Nós não subimos, mas as fotos que vimos durante a pesquisa indicam que a vista é bem bonita de lá.

rio-danubio-ufo-bratislava-eslovaquia

Panorâmica do Danúbio visto do Castelo de Bratislava. Tá vendo o UFO ali na ponte?

Bratislava é um destino muito procurado por pessoas que vivem nos países vizinhos, como Áustria, Alemanha, Hungria e República Tcheca. Muitas vezes a galera faz um bate e volta – e essa também pode ser uma opção pra você que estiver viajando por algum desses países.

Pegamos um táxi de volta pro hotel porque já era tarde e no dia seguinte precisávamos acordar cedo pra pegar o ônibus pra Viena, na Áustria. Acompanhe o resto da nossa viagem pro Leste Europeu e se inspire pra ir também!  :D

Recomendamos que você leia também o post do blog Viajei Bonito: O que comer e beber na Bratislava.

Os outros posts dessa viagem para o Leste Europeu:

-Praga

-Viena

-Budapeste

-Gastos da viagem para o leste europeu

praca-hviezdoslav-2-bratislava-eslovaquia

Mais uma da Praça Hviezdoslav

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!