Passeio pela Serra do Curral – BH

Como não amar a Serra do Curral em Belo Horizonte? Para os que nasceram na capital ela foi eleita símbolo da cidade em 1997, e é parte integrante da história de Minas Gerais. No período de colonização do Estado era referência para os viajantes.

Tombada pela Lei orgânica do Município e pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, a Serra do Curral é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de Belo Horizonte.

E hoje, o Parque da Serra do Curral, também chamado Parque Carlos Drummond de Andrade, por ter na figura do poeta um apaixonado e grande defensor, protege esse patrimônio.

Iniciando-se na portaria sul do Parque das Mangabeiras, atinge uma área de aproximadamente 400mil metros quadrados. Com trilhas, mirantes e praças de convívio, a Serra do Curral é um espaço privilegiado para práticas de caminhadas, descanso e contemplação.

Apresenta altitudes médias variadas médias entre 1200 e 1380m e é formada por uma sucessão de camadas de rochas variadas, tais como, itabiritos, dolomitos, quartzitos, filitos e xistos diversos, apresentando formação típica do Quadrilátero Ferrífero. Encontra-se situado em uma região de transição entre Mata Atlântica e Cerrado. A fauna é bastante diversificada e já foram identificadas mais de 125 espécies de aves.

Os mirantes permitem avistar diferentes pontos de Belo Horizonte: a lagoa da Pampulha, Avenida Afonso Pena, Mineirão, Jardim Botânico da UFMG e os municípios de Nova Lima, Contagem e Sabará, além dos belíssimos Pico do Itabirito, Serra da Piedade, Morro do Pires, Morro do Elefante e o Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

serra-do-curral-belo-horizonte-1

Pode alguém se apaixonar por uma Serra? Pode, ainda sendo ela vista da janela do próprio quarto, apesar de cada dia um pouco menos devido ás enorme edificações.

Eu sonhei um dia poder escalar a Serra do Curral, oportunidade que tive agora e, apesar de ver pontos de destruição causados por mineradoras, posso dizer que ainda é surpreendente e tira nosso fôlego avistar lá do alto um mar de montanhas de tantas tonalidades, verdes, azuladas, marrons, sentir uma energia tão forte que brota daquelas rochas que têm uns bons bilhões de anos. Tudo muito grandioso, muito misterioso, mas que só inspira amor e paz….

Ao descer senti que estava pelo menos uns vinte quilos mais leve e fora da cidade por uns dois dias, apesar de sequer ter saído de perto de onde moro.

Da janela do meu quarto ela está lá. Mas agora de forma diferente. Somos mais íntimas, mais próximas e eu a amo ainda mais. Percorri suas trilhas, descobri flores, cheiros, ventos, paisagens…. A Serra abriu-se para mim, como a retribuir meu amor de tanto tempo. Mas o que fez na verdade foi só aumentar meu amor por ela….e minha gratidão.

Por Maíra Freitas

serra-do-curral-belo-horizonte-2

INFORMAÇÕES AO VISITANTE – Serra do Curral

O Parque está aberto de terça à domingo, das 8h às 17hs.
Página da prefeitura sobre a Serra do Curral
Tel 31  3277-8120 .   3277-8100

serra-do-curral-belo-horizonte-3

 

serra-do-curral-belo-horizonte-4

Onde ficar em Belo Horizonte

Nós já ficamos no Royal Center Hotel. Indicamos, a experiência foi ótima. Está localizado bem no centro da cidade. É um hotel grande, com quartos muito bons e café da manhã delicioso (definitivamente o ponto alto da hospedagem!).

Outras opções de hotéis e hostels bons en BH são: