Uma senha sera enviada para seu e-mail

Passeio pela Serra do Curral

Por Maíra Freitas

Como não amar a Serra do Curral em Belo Horizonte? Para os que nasceram na capital ela foi eleita símbolo da cidade em 1997, e é parte integrante da história de Minas Gerais. No período de colonização do Estado era referência para os viajantes.

Tombada pela Lei orgânica do Município e pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, a Serra do Curral é o marco geográfico mais representativo da região metropolitana de Belo Horizonte. E hoje, o Parque da Serra do Curral, também chamado Parque Carlos Drummond de Andrade, por ter na figura do poeta um apaixonado e grande defensor, protege esse patrimônio.

Iniciando-se na portaria sul do Parque das Mangabeiras, atinge uma área de aproximadamente 400mil metros quadrados. Com trilhas, mirantes e praças de convívio, a Serra do Curral é um espaço privilegiado para práticas de caminhadas, descanso e contemplação.

Apresenta altitudes médias variadas médias entre 1200 e 1380m e é formada por uma sucessão de camadas de rochas variadas, tais como, itabiritos, dolomitos, quartzitos, filitos e xistos diversos,apresentando formação típica do Quadrilátero Ferrífero.  Encontra-se situado em uma região de transição entre Mata Atlântica e Cerrado. A fauna é bastante diversificada e já foram identificadas mais de 125 espécies de aves.

Os mirantes permitem avistar diferentes pontos de Belo Horizonte: a lagoa da Pampulha, Avenida Afonso Pena, Mineirão, Jardim Botânico da UFMG e os municípios de Nova Lima, Contagem e Sabará, além dos belíssimos Pico do Itabirito, Serra da Piedade, Morro do Pires, Morro do Elefante e o Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Picture 091

Serra do Curral – Foto Maíra de Freitas

Pode alguém se apaixonar por uma Serra? Pode, ainda sendo ela vista da janela do próprio quarto, apesar de cada dia um pouco menos devido ás enorme edificações.

Eu sonhei um dia poder escalar a Serra do Curral, oportunidade que tive agora e, apesar de ver pontos de destruição causados por mineradoras, posso dizer que ainda é surpreendente e tira nosso folêgo avistar lá do alto um mar de montanhas de tantas tonalidades, verdes, azuladas, marrons, sentir uma energia tão forte que brota daquelas rochas que têm uns bons bilhões de anos. Tudo muito gandioso, muito misterioso, mas que só inspira amor e paz….

Ao descer senti que estava pelo menos uns vinte quilos mais leve e fora da cidade por uns dois dias, apesar de sequer ter saído de perto de onde moro.

Da janela do meu quarto ela está lá. Mas agora de forma diferente. Somos mais íntimas, mais próximas e eu a amo ainda mais. Percorri suas trilhas, descobri flores, cheiros, ventos, paisagens…. A Serra abriu-se para mim, como a retribuir meu amor de tanto tempo. Mas o que fez na verdade foi só aumentar meu amor por ela….e minha gratidão.

Picture 089

Serra do Curral – Foto Maíra de Freitas

INFORMAÇÕES AO VISITANTE

O Parque está aberto de terça à domingo, das 8h às 17hs.
www.parqueserradocurral.com.br
Tel 31 32778120 32778100

Picture 101

Serra do Curral – Foto Maíra de Freitas

 

Picture 103

Serra do Curral – Foto Maíra de Freitas

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars