Uma senha sera enviada para seu e-mail

Passeio para São José de Ribamar e Raposa

Em março de 2016 fizemos uma viagem muito gostosa para o Maranhão, em parceria com a Taguatur Turismo. Eles organizaram todos os passeios para nós e um deles foi para São José de Ribamar e Raposa. Essas duas cidades estão próximas de São Luís e devem ser visitadas quando vocês estiverem por lá! São José de Ribamar é um passeio religioso e em Raposa você pode ter um gostinho do que são os Lençóis Maranhenses, numa versão menor (por isso chamada de fronhas maranhenses rs).

Esse passeio costuma ser feito visitando as duas cidades no mesmo dia. Às 8h da manhã uma van veio nos buscar na Pousada Colonial e depois de passar em outros hotéis para pegar todo o grupo seguimos em direção a José de Ribamar. ATENÇÃO: A ordem da visitação das cidades pode mudar de acordo com a maré. Com certeza você irá nas duas se fechou o pacote, mas pode acabar indo para Raposa primeiro… A maré dita muitas coisas no Maranhão.

Fizemos um vídeo mostrando tudo e você pode começar por ele! Aperta play:

[youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=VS8NXXBXBfI” width=”500″ height=”300″]

O nosso guia nesse passeio foi o Samarony Martins, que deve ser o guia mais engraçado da história! Sério gente, só de lembrar dele já começo a rir. Você pode pedir pra Taguatur reservar esse passeio com ele como guia pra também rir até perder o ar. 😉

Ah, aproveite para reservar seu hotel em São Luís pela nossa caixinha do Booking.com! Você não paga nada a mais por isso, nos ajuda a continuar na ativa e conta com a segurança do Booking.com 🙂 Se tiver alguma dúvida nós tentaremos te ajudar! Olha só a caixinha de busca especial para São Luís:


Booking.com

 

São José de Ribamar

São José de Ribamar fica a 40 minutos de São Luís e é uma pequena cidade histórica e religiosa. Nós descemos no centro e ficamos por ali mesmo, que é onde estão todos os pontos turísticos. Os mais importantes são a estátua de José e o menino Jesus, a gruta de Lourdes e a Igreja de São José de Ribamar. Para chegar à estátua você subirá uma rampa em espiral – mas não é muito íngreme e nem muito longa, fique tranquilo. Além da estátua ali de cima você tem uma vista bonita ali do alto.

 

Famosa estátua de José e o Menino Jesus - São José de Ribamar

Famosa estátua de José e o Menino Jesus – São José de Ribamar

A gruta é pequena e fica ao lado da estátua, descendo a rampa. Lá dentro tem as imagens das santas padroeiras e um senhor que conta um pouco a história da gruta enquanto pede doações para a conservação da mesma. Muitas pessoas compram pulseirinhas dos ambulantes e amarram nas grades da gruta.

Pulseirinhas na gruta de São José de Ribamar

Pulseirinhas na gruta de São José de Ribamar

Logo à frente você verá a praça principal da cidade com a Igreja de São José de Ribamar, que é azul! Nos lembrou muito a famosa igreja azul de Bratislava, na Eslováquia.

A igreja azul de São José de Ribamar

A igreja azul de São José de Ribamar

Nós demos sorte de fazer esse passeio justamente no dia de São José – 19 de março. Isso significa que a cidade e os arredores da igreja estavam LOTADAS de muitos devotos. O nosso querido guia Samarony nos disse que é um dos dias mais importantes na cidade. Ainda eram 10 horas da manhã e já tinha muita gente por ali. Na praça da igreja você verá diversas esculturas bonitas de anjos e santos.

Escultura na Praça da Matriz - São José de Ribamar

Escultura na Praça da Matriz – São José de Ribamar

Nas ruas laterais você irá passar por barraquinhas de ambulantes vendendo todo tipo de coisa: pulseirinha, água-de-coco, comidas e souvenires, sendo que os mais sensacionais deles são as bonecas reaggueiras, vestidas com as cores rastafari (que eu adorei, aliás).

Bonecas rastafaris!

Bonecas rastafaris!

Na lateral da igreja há um ponto para que os carros façam filas para serem benzidos… Vou dizer que achei no mínimo engraçado, rs. E claro, como era dia de festa tinha um coroinha fazendo plantão nessa área e benzendo todo e qualquer carro (e pessoa) que passava por ele. Quando fui tirar a foto da placa também ganhei um banho de água benta!

 

Fila para benzer o carro em São José de Ribamar

Placa da fila para benzer o carro em São José de Ribamar

Raposa

Depois que vimos tudo e tiramos fotos do centro de São José de Ribamar nós voltamos para a van e seguimos para Raposa. Levamos mais 40 minutos na estrada até lá. Raposa é um pequeno município onde a maior parte das pessoas vive da pesca. Tudo por lá é muito simples, diversas casas estão sobre palafitas. A primeira coisa que fizemos foi parar no restaurante O Capote e já pedir os pratos do almoço. Essa foi uma dica ótima do guia, porque enquanto o pessoal da cozinha preparava a comida tivemos tempo de ir até o corredor das rendeiras.

 

Palafitas em Raposa - Maranhão

Palafitas em Raposa – Maranhão

O corredor das rendeiras é uma rua que tem diversas lojinhas com peças de renda feitas pelas mulheres que moram por ali. Eu imaginava uma rua maior e com mais lojinhas, confesso. Mas as peças são muito bonitas e se você é daquele tipo de pessoa que adora comprar coisas típicas nas viagens não pode deixar de passar por ali.

 

Corredor das Rendeiras em Raposa

Corredor das Rendeiras em Raposa – para quem gosta de artesanato!

Demos uma passada rápida no píer para ver como estava a maré; ainda estava super baixa, láááá longe. Samarony disse que em uma hora estaria completamente cheia e duvidamos um pouco dele (em alguns parágrafos você vai descobrir o que aconteceu!).

O píer de Raposa com a maré baixa.

O píer de Raposa com a maré baixa.

Almoço no Restaurante O Capote

Retornamos ao restaurante, onde nossos pratos já estavam nos esperando. Eu e Fabia pedimos a porção de camarão grelhado que vem acompanhado de arroz de cuxá, arroz branco, feijão com quiabo, vinagrete e farofa. Gente, é muita comida! Nós duas comemos bastante e sobrou. Todo esse prato custou R$ 79,00 e estava muito gostoso. Para acompanhar é claro que pedimos o nosso suco preferido: Cupuaçu.

Camarão Grelhado no Restaurante xxxx em Raposa

Camarão Grelhado no Restaurante O Capote em Raposa

 

Dica: depois de almoçar vá até o banheiro e coloque roupa de banho (caso você não tenha ido com ela por baixo)! A próxima parte do passeio envolve mar e você não vai perder a oportunidade de entrar na água, né?

Passeio de Barco

Voltamos para o píer onde pegaríamos o nosso barquinho. E adivinhem? Não é que em menos de duas hora a maré encheu completamente? Ficamos de queixo caído! Você pode comparar a foto aí de baixo com a outra que eu postei antes. Todo o nosso grupo entrou no barquinho e começamos a navegar. Nesse barco você pode comprar água, refrigerante ou cerveja se quiser.

O píer de Raposa com a maré alta.

O píer de Raposa com a maré alta.

Esse trecho é o que eles chamam de “braço de mar”, então não é no mar aberto. Parece mais rio do que mar, mas a água é salgada. O lado positivo é que não balança muito e tem uma vegetação bonita ao redor. Repare nos caranguejos vermelhos que tem por todo o caminho!

A primeira parada do barco é no meio da água. Sim, no meio do caminho, sem atracar. Daí você pensa “uéééé?”… E nessa hora o nosso guia Samarony pulou do barco e não afundou! Ele tinha água até a altura do joelho e estava ali de pé! Antes que a gente achasse que ele fosse um messias salvador nos explicou que naquele ponto existe um banco de areia fixo e muitas pessoas param ali para tomar banho e relaxar. Todos descemos do barco e ficamos no divertindo com essa coisa de estar de pé bem no meio do braço de mar. Ficamos mais ou menos meia hora por ali.

Andando sobre as águas!

Andando sobre as águas!

Voltamos ao barco e depois de mais 20 minutos navegando atracamos nas dunas, na parte em que eles chamam carinhosamente de Fronhas Maranhenses. Eles dão esse nome porque o lugar lembra bastante os Lençóis Maranhenses e como é pequeno, virou as Fronhas (risos). As dunas não são tão altas e grandes como as dos Lençóis, mas já dá pra ter um gostinho. Aliás, já leu o nosso post completo sobre essa maravilha da natureza? Clique aqui: 3 dias nos Lençóis Maranhenses.

Dunas nas "Fronhas Maranhenses", em Raposa.

Dunas nas “Fronhas Maranhenses”, em Raposa.

Depois de caminhar apenas 10 minutos pela areia chegamos à praia. Estava deserta, só para o nosso grupo! Infelizmente nesse momento o tempo fechou e não deu pra pegar sol… Mas o clima estava quente então molhamos as pernas no mar e ficamos um tempo deitadas na areia descansando e curtindo. Esse é o ponto final do passeio e o grupo pode ficar mais ou menos tempo lá, dependendo da maré e do clima para voltar.

Pegamos o barco novamente e voltamos ao píer. Depois de tirar fotos em grupo, entramos na van e seguimos caminho rumo a São Luís. O passeio pra São José de Ribamar e Raposa é gostoso e como você viu pode ser feito em apenas um dia. O Maranhão é cheio de belezas, ficamos encantadas com tudo o que vimos por lá. Você também tem que conhecer! 🙂

 

E por fim, a praia!
Já fez esse passeio e quer adicionar algo ou ficou com dúvidas? Escreve pra gente nos comentários!

Agradecemos à Taguatur Turismo pela parceria e apoio.

Leia os outros posts da série Maranhão

Lençóis Maranhenses: Uma experiência inesquecível

O que fazer em Alcântara – Maranhão

Museu Histórico de Alcântara

Pousada Colonial em São Luís do Maranhão

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

sao jose de ribamar e raposa pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!

Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5


box-planeje-viagem-teste-2

Clique aqui para fazer o seu seguro viagem com a SegurosPromo

Clique aqui para reservar seu hotel ou hostel no Booking.com

Clique aqui para comprar ingressos antecipados na GetYourGuide


Curta Estrangeira no Facebook: http://facebook.com/EstrangeiraViagens

Siga Estrangeira no Instagram: http://instagram.com/estrangeiraviagens

Assine o canal do YouTube do Estrangeira: http://youtube.com/estrangeira

Siga Estrangeira no Pinterest: http://pinterest.com/Estrangeirablog