Rainha Elizabeth II: história, curiosidades e sua relação com o Brasil

A Rainha Elizabeth II

Ela era a chefe de Estado do Reino Unido e, portanto, fazia parte do Poder Executivo britânico. Apesar disso, a atuação da monarca estava geralmente limitada a atos simbólicos, como a emissão de passaportes e a concessão de honrarias, além do acompanhamento protocolar das decisões que são votadas pelo Parlamento.

A indicação e a demissão do primeiro-ministro são exemplos de algumas dessas decisões. Também era de atribuição da Rainha abrir os trabalhos do Parlamento e dissolvê-lo. Durante a Cerimônia de Abertura do Parlamento, a Rainha fazia um discurso que marcava o início das atividades da instituição para o ano.

Desde o início do seu mandato, a Rainha Elizabeth II só não abriu as sessões do Parlamento em 1959 e em 1963, quando estava grávida do príncipe Andrew e do príncipe Edward, respectivamente, e em 2022, devido a condições de saúde.

Em 1947, Elizabeth II casou-se com o príncipe Philip, com quem teve quatro filhos: Charles, em 1948; Anne, em 1950; Andrew, em 1960, e Edward, em 1964. A monarca viveu momentos desafiadores ao longo de sua trajetória, como os anos de conflito armado na Europa com a Segunda Guerra Mundial.

Elizabeth II enfrentou forte pressão pública com o fim dos casamentos de seus filhos, em 1992, e com a morte de Lady Diana, ex-esposa de Charles, em 1997. Ela também lidou com o luto pelas mortes de sua mãe e de sua irmã, a princesa Margaret, no ano de 2002 e, mais recentemente, pela morte do príncipe Philip, em abril de 2021.

O reinado de Elizabeth II começou em 6 de fevereiro de 1952, após a morte de seu pai, quando ela tinha 25 anos. É um dos reinados mais duradouros da história, atrás apenas dos 72 anos e 100 dias do rei Luís XIV da França. Elizabeth II foi a rainha soberana reinante mais idosa do mundo de todos os tempos e a monarca mais idosa da história do continente europeu.

Elizabeth II é um símbolo de continuidade e estabilidade. A Rainha visitou mais de 100 países – em mais de 260 visitas oficiais – e recepcionou cerca de 112 chefes de Estado. Ela atuou na divulgação de projetos da Família Real relacionados à preservação ambiental, já tendo plantado mais de 1.500 árvores ao longo de sua vida.

Uma iniciativa que marcou o Seu Jubileu de Platina foi “The Queen’s Green Canopy”, que estimulou os britânicos a plantarem pelo menos uma árvore em 2022. Mais de um milhão de árvores já foram plantadas durante a primeira temporada, que começou em outubro de 2021.

A Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos no dia 08 de setembro de 2022 na sua residência em em Belmoral, na Escócia.

Relações entre a Rainha Elizabeth II e o Brasil

Durante o reinado de Elizabeth II, o Brasil teve 20 presidentes diferentes. A Rainha encontrou-se oficialmente com 6 deles. Em 2012, a ex-presidente Dilma Roussef viajou para o Reino Unido e encontrou-se com a Rainha em um coquetel oferecido pela monarca.

Em 2006, o ex-presidente Lula realizou sua primeira visita ao Reino Unido. Recebido por Elizabeth II, ficou hospedado no Palácio de Buckingham. A Rainha recepcionou o ex-presidente usando um conjunto de joias com pedras preciosas extraídas no Brasil e que lhe foi presenteado pelo escritor e político brasileiro Assis de Chateaubriand.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso visitou o Reino Unido 4 vezes. Em uma das viagens, ele acompanhou o “Rei” Pelé em um encontro com Elizabeth II no Palácio de Buckingham. Em 1958, Juscelino Kubitschek visitou o Reino Unido, onde encontrou-se com Elizabeth II.

Em 1976, o ex-presidente Ernesto Geisel encontrou-se com a Rainha em Londres, em retribuição à visita feita pela monarca ao Brasil alguns anos antes.

A Rainha Elizabeth veio ao Brasil?

Elizabeth II tinha 42 anos quando visitou o Brasil. Na ocasião, a monarca encontrou-se com o então presidente Artur da Costa e Silva, em 1968. O jornal O Globo documentou detalhadamente a estadia dela no país.

Durante seus 12 dias de viagem, a Rainha foi a Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, além de ter passado brevemente por Campinas e por Recife. Junto à sua comitiva, a Rainha passou somente duas horas em Recife. Ela conheceu o Palácio das Princesas, onde participou de uma recepção.

Em Salvador, Elizabeth II visitou o Palácio da Aclamação, a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte sacra da UFBA e o Mercado Modelo. No Rio de Janeiro, Elizabeth II conheceu o Morro Dona Marta, visitou o Museu de Arte Moderna (MAM) e assistiu a uma partida amistosa entre jogadores paulistas e cariocas realizada especialmente para ela no Maracanã.

O time paulista, que contava com Pelé e Gerson, venceu o jogo por 3 a 2 e recebeu o troféu da vitória das mãos da própria Rainha. Elizabeth II também foi a uma recepção com uma apresentação da bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira.

Em São Paulo, Elizabeth II inaugurou o novo prédio do MASP e visitou o Monumento do Ipiranga e o Edifício Terraço Itália. Ela também conheceu uma fazenda experimental em Campinas.

Em Brasília, Elizabeth II foi presenteada pelo Prefeito da cidade com duas onças e duas preguiças, que foram instaladas no Zoológico de Londres. Em um discurso no Congresso Nacional, a Rainha exaltou conceitos como liberdade e tolerância.

A monarca disse estar comovida com a cortesia e generosidade demonstrada pelos brasileiros e afirmou que o relacionamento entre os dois países poderia crescer no futuro em benefício dos dois povos, da estabilidade e da paz no mundo.

O Jubileu de Platina

Em fevereiro de 2022, Elizabeth II se tornou a primeira monarca britânica da história a alcançar a marca de 70 anos de reinado, o Jubileu de Platina. Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926, mas a data oficial de comemoração do seu aniversário é o segundo sábado de junho.

Essa tradição de celebrar aniversários monárquicos no verão começou há quase três séculos com o Rei George II, que decidiu incluir a comemoração oficial do seu nascimento em uma marcha anual que acontecia em junho. Ele queria evitar celebrar seu aniversário na data real, em novembro, devido ao clima frio e chuvoso.

Desde então, o Trooping the Colour é o evento que marca o aniversário oficial do Soberano Britânico, em uma marcha militar que reúne mais de 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos. Os membros da Família Real assistem à marcha da varanda do Palácio de Buckingham.

Aconteceu um Trooping the Colour em todos os anos do reinado de Elizabeth II, exceto em 1955, devido a uma greve ferroviária, e em 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19. Em 2022 a parada ocorreu no dia 2 de junho, em uma quinta-feira. Em comemoração ao Jubileu de Platina, diversos eventos ocorreram no ano.

O desfecho foi um fim de semana de feriado bancário no Reino Unido, dos dias 2 a 5 de junho. No dia 4 de junho, houve uma festa oficial no palácio de Buckingham e no dia 5, outro desfile.

Leia a categoria completa: Inglaterra