Leste Europeu: quanto gastamos na nossa viagem

Leste Europeu é um destino turístico bastante procurado. Quando falamos da divisão geográfica do Leste Europeu, encontramos bastante discordância… Nem todos os estudiosos concordam com a divisão, mas vamos usar aqui a divisão turística principal que guia a maior parte dos viajantes pela parte oriental da Europa. 

Segundo essa divisão turística, fazem parte do Leste Europeu os seguintes países: Macedônia, Bulgária, Sérvia, Bósnia-Hezergovínea, Croácia, Romênia, Bulgária Eslovênia, Áustria, Hungria, Eslováquia, República Tcheca e Polônia.

A nossa viagem de 7 dias pelo Leste Europeu passou por 4 países e suas capitais:
Budapeste na Hungria
Bratislava na Eslováquia
Viena na Áustria
Praga na República Tcheca.
Como vocês podem ver ainda falta voltar pra conhecer muitos países do Leste Europeu. Assim que fizermos isso vamos atualizar e contar tudo pra vocês.

Você pode reservar seu hotel ou hostel pela nossa caixinha especial do Booking.com!  Você conta com a segurança e garantia do Booking.com e pode escrever para nós se tiver alguma dúvida.



Booking.com

Dinheiro – Qual moeda levar para o Leste Europeu

Na maioria dos países do Leste Europeu, a moeda utilizada é o Euro. A melhor pedida para câmbio em Euro é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão de bandeira Visa, que funciona no modo débito com senha ou aproximação, você carrega a moeda que quiser de uma maneira super simples na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas.

É mais seguro e mais barato do que levar reais ou dólares para trocar lá, ou pior ainda, comprar Euro nas casas de câmbio brasileiras. Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente!

Além disso, a enorme vantagem é que o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar da sua conta em qualquer caixa eletrônico do Leste Europeu! Apesar de a maioria dos estabelecimentos hoje aceitarem cartão, é sempre bom ter um pouco de dinheiro vivo. Basta colocar seu cartão da Wise em qualquer caixa eletrônico por lá e sacar o valor, usando a senha única! Ele já vai converter diretamente no seu app.

Até mesmo nos países em que a moeda oficial não é o Euro, muitos estabelecimentos aceitam pagamentos em Euro, mas recomendamos que tenha sempre a moeda local em mãos para garantir. E, na hora de pagar com seu cartão Wise, também prefira fazer a conversão na moeda local, para que o banco utilize a taxa média de mercado.

Nós escrevemos um post completíssimo sobre como funciona o Cartão Wise – clique aqui para ler todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.


 O Leste Europeu é cheio de diversidade cultural. Cada um desses países – muitas vezes bem pequeno – tem a sua própria língua, sua própria identidade e muitos deles o seu próprio dinheiro, já que nem todos aderiram ao Euro. Por isso, é legal você pesquisar antes de ir para um desses países e se preparar para trocar dinheiro na chegada.
É possível viajar de avião de um país pra outro do Leste Europeu, mas usar trem, carro ou ônibus também pode ser uma ótima opção, já que muitas vezes as distâncias são curtas. Outra possiblidade interessante é ir de barco pelo rio Danúbio.
Na nossa última viagem pra Europa, em julho de 2024, compramos todas as nossas passagens de trens com dois meses de antecedência através da Omio – uma buscadora de trens, ônibus, vôos e balsas na Europa. É muito mais barato que qualquer outro site! Depois de comprar suas passagens, você baixa o app e os bilhetes com QR code já ficam lá certinho. Super seguro e recomendamos! Clique aqui para encontrar a melhor rota para você, se informar sobre horários e já reservar seus bilhetes.

[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Sobre os países que visitamos, Hungria, Eslováquia, Áustria e República Checa podemos falar que, além das capitais serem lindas, é fácil se comunicar falando inglês. As capitais estão bem preparadas para receber turistas, existem pacotes de passeios, passes de transporte público e tudo o que um viajante possa precisar. Os preços são mais baixos que no resto da Europa.
Numa média gastamos 5 Euros por refeição quando comemos em barraquinhas na rua, e 10 Euros nos restaurantes. O que sai mais caro são as atrações. Em média elas custam entre 8 e 15 Euros cada. Tem lugares icônicos que precisa entrar de qualquer jeito, mas muita coisa dá para visitar apenas jardins, parques, fachadas e partes gratuitas. E todas as cidades tem bastante coisa grátis para fazer.
Veja na tabela abaixo os nossos gastos gerais com transporte e hospedagem nos 7 dias que passamos no Leste Europeu. Nós viajamos em 4 pessoas, o que possibilitou alugar apartamentos inteiros, como fizemos em Budapeste e Praga, deixando o valor mais baixo.

Gastos e Valores – Leste Europeu

Descrição Data Valor em Euro por pessoa
Vôo Ida Barcelona – Budapest 08/04/2015 82,65
Hotel Budapest (3 noites) 08/04/2015 a 11/04/2015 22,50
Ônibus Budapest – Bratislava 11/04/2015 8,10
Hotel Bratislava (1 noite) 11/04/2015 26,25
Ônibus Bratislava – Viena 12/04/2015 6,90
Hotel Viena (1 noite) 12/04/2015 28,25
Trem Viena – Praga 13/04/2015 34,00
Hotel Praga (3 noites) 13/04/2015 a 16/04/2015 67,75
Vôo volta Praga – Barcelona 16/04/2015 86,00

 


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

gastos-leste-europeu-precos