Banheiros públicos em Nova York: não passe aperto!

Passear em Nova York é uma delícia: a cidade é plana, as calçadas são largas e as ruas são numeradas, fácil de achar qualquer endereço ou mesmo andar a esmo sem medo de se perder.

Num dia bonito e ensolarado, é comum passar o dia inteiro caminhando. Quando você viu, já percorreu 50 quadras do Central Park até o Village. Exagero? Nada, eu sou bem destas que andam hoooras, movida a café e vitrines extravagantes.

Se você é das minhas e passa o dia inteiro na rua, precisa saber onde encontrar os banheiros limpinhos da cidade. Ninguém merece ter que pegar um táxi pra voltar pro hotel, ou pagar a entrada de um cinema, só para poder ir ao banheiro. Se isto já aconteceu com você, não se aperte e anote as minhas dicas.


Atenção: nós do blog Estrangeira temos um link especial para pesquisar tours, passeios e ingressos em Nova York com desconto! Você pode parcelar em 6x sem juros no cartão ou pagar no boleto bancário! ;)


Uma observação para quem ainda não foi aos Estados Unidos: os banheiros públicos são esquisitos. As privadas não tem tampa, muitas vezes não tem botão de descarga (algumas descargas são automáticas, ativadas por movimento) e às vezes não há lixeira, pois é hábito (deles) jogar o papel direto na privada.

Muitos turistas não entendem o funcionamento destes banheiros e jogam o papel no chão. Então é muito comum que os banheiros próximos a pontos turísticos sejam imundos.

ATENÇÃO! Recomendamos viajar para os Estados Unidos com Seguro Viagem. Os custos médicos lá são assustadores!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Banheiros de fast food – só em caso de emergência!

Se puder, evite o banheiro do Starbucks. Normalmente, é exclusivo para clientes, o que significa que você vai ter que pagar 8 dólares num frappuccino antes de pegar a chave do banheiro. Que, geralmente, é sujo. E os banheiros (unissex) quase sempre tem filas imensas.

Outra roubada em potencial: banheiro do McDonalds. Idem acima. Já usei os banheiros do McDonalds e do Starbucks, é claro. Em casos de “não tem outro jeito”, é o jeito. Mas se puder evitar…

banheiros-em-nova-york-1

Banheiros gratuitos limpos, com papel, água, toalha e dignidade

Chelsea Market (9 Ave entre W19th e W17th Streets): era unissex, mas as filas eram ridículas. Este ano teve uma reforma e inaugurou um banheiro exclusivo para mulheres, bem amplo e limpinho.

Hudson River Park (ao longo do Rio Hudson, a partir das ruas W16th até dowtown) também tem banheiros exclusivos para mulheres, bem limpinhos, uma grata surpresa.

Central Park tem banheiros pelo parque todo. Não são os mais extraordinários, nem todos tem papel, mas são limpos. O banheiro perto do Delacorte Theatre é bem grande e quase não tem fila durante o dia. Alguns banheiros fecham no inverno.

South Street Seaport Mall (199 Water Street/Pier 17 do East River): um bom refugio para quem estiver passeando em Downtown.

Trump Tower Mall (725 5th Ave, na altura da 56th Street) – os novaiorquinos enchem a boca para dizer que a cidade não tem shopping center, considerado uma cafonice pelos descolados habitantes de Mannhattan. Mas a gente agradece ao Donald Trump por criar estes pequenos templos de consumo pela ilha. Afinal, onde há praça de alimentação, há banheiro.

Time Warner Center/The Shops (10 Columbus Circle) – outro “banheiro de shopping” (thanks, Mr. Trump!) bem na entrada oeste do Central Park. Tem banheiros no 2o e no 3o andar. Um brinco.

Rockefeller Center (50 Rockefeller Plaza, no quadrado entre a 5a e a 6a Avenidas e as ruas 50th e 51st): atrás do famoso rinque de patinação há um centro comercial, com lojinhas, sorveterias, cafés, restaurantes… e banheiros! O acesso é pela 51st Street.

Lincoln Center (10 Lincoln Center Plaza, entre W 62nd e W66th Streets): este é para iniciadas na cara de pau. Entre pelo prédio do Metropolitan Opera e passe pela bilheteria em direção à lojinha, à direita. Antes da porta da lojinha, tem uma escada de acesso ao estacionamento. Desça a escada, vire à direita, direita de novo e procure a plaquinha indicando o banheiro feminino. Nem precisa comprar o ingresso para a ópera.

Outra boa opção é usar os banheiros do Whole Foods. Tem 15 lojas em NY. E rola de entrar apenas para usar o banheiro. Pode aproveitar para comer já que a comida é incrível ou apenas comprar algo pequeno no mercado. Já usamos o da Union Square e do Bowery. Só não temos certeza se todos tem banheiro público. http://www.wholefoodsmarket.com

Para quem está passeando na área da Brooklin Bridge e Pier 17 tem o shopping no Pier 17, que tem banheiros dignos e área de alimentação.

Obs.: Ainda não encontrei um banheiro gratuito no Soho ou no Village. Nestes casos, procuro um bom café, com cara de limpo (Le Pain Quotidien e Think Coffee são boas opções), e peço um suco de laranja, um espresso, enfim, nada muito caro, para usar o banheiro reservado aos clientes.

E deem uma olhada nesse post sobre um urinol feminino que pode ajudar também! Se for para encarar banheiro sujo, que seja de pé!

Mapa com os banheiros citados



Anna Toledo é atriz, cantora, roteirista e gosta muito de viajar (inclusive na maionese). Mais em annatoledo.com.br.

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo