O Papa estará em Roma durante a minha viagem?

Capital da Itália, Roma é a terceira cidade mais populosa da Europa, abrigando, ainda, o Vaticano, sede da Igreja Católica. Dessa forma, fiéis do mundo todo viajam para o país para poderem ver o Papa e ouvir suas preces e bênçãos.

Por isso, muitos turistas planejam-se por meses para visitar o Vaticano e conseguir uma audiência com o Papa. Se você também quer ter a chance de Papa Francisco, confira as atividades do Santo Padre Francisco no site. Além disso, saiba como é o processo de conseguir o convite para poder ir à Praça de São Pedro.

Como conseguir uma Audiência com o Papa?

Turistas, visitantes e peregrinos podem ver o Papa no Vaticano em duas situações: no Angelus Dominical, conhecido como Celebrações, ou nas Audiências. Para as Celebrações, basta estar na Praça São Pedro, por volta do meio-dia para poder ver e ouvir o Papa, mas também pode-se fazer reservas dos bilhetes.

Já no caso das Audiências Papais, que acontecem às quartas-feiras, às 9h, é necessário conseguir um bilhete. Assim, o visitante deve escolher a data que pretende ver o Papa, indicar o número de bilhetes necessários, com o nome e dados do solicitante.

Detalhe: você deve enviar essas informações por meio de carta ou fax, o que pode ser um pouco difícil de encontrar hoje em dia. Para mais informações, acesse o site do Vaticano.

Depois de preencher e enviar a solicitação, é só esperar a carta do Vaticano confirmando que você já pode retirar seus convites. Para a Audiência com o Papa, a retirada é no escritório do Portão de Bronze, enquanto para as Celebrações, na Guarda Suíça Pontifícia, no Portão de Bronze.

As duas modalidades de bilhetes são gratuitas, por isso, há muita concorrência, principalmente a Audiência. Por isso, planeje-se com antecedência e envie sua solicitação uns 3 meses antes da sua intenção de visita.

Vai passar em Milão? Leia nossos posts sobre Milão

Como é a Audiência com o Papa?

A Audiência tem duração de cerca de 1 hora e meia e consiste em leituras e hinos lidos pelo Santo Padre em vários idiomas. Em seguida, o Papa caminha pela praça, dando a bênção aos fiéis. Inclusive, é possível levar pequenos itens para serem também abençoados.

É importante ressaltar que tanto homens quanto mulheres não podem usar roupas que exponham os ombros ou joelhos, por isso, programe-se bem e escolha vestimentas fechadas. Caso contrário, poderá ser proibido de entrar na Audiência ou Celebração.

O que mais fazer em Roma?

Se o seu objetivo de viagem era conhecer exclusivamente o Vaticano, você ainda poderá aproveitar para conhecer o grande Museu do Vaticano e a Capela Sistina, locais de tirar o fôlego. É possível comprar pacotes de viagem que juntem os locais.

Já para aqueles que têm mais tempo e querem conhecer mais locais, não deixe de conferir esses 3 pontos turísticos em Roma:

Coliseu

Um dos maiores e mais famosos pontos turísticos do mundo, o Coliseu é um anfiteatro que foi palco de inúmeras batalhas e gladiadores. Com mais de 45 metros de altura e 188 metros de comprimento, o Coliseu é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo.

Roma-Italia-Coliseu

Interior do Coliseu

Panteão

O Panteão de Roma é um templo histórico, dedicado aos deuses romanos, mas onde também estão enterrados homens importantes para a história do país, como Umberto I. Para fãs de arquitetura, é um dos maiores exemplos da conservação de estruturas romanas antigas.

Fontana di Trevi de Roma

A Itália é cheia de pontos turísticos, mas com certeza, um dos mais disputados é a Fontana di Trevi. Todos os dias, milhares de pessoas jogam uma moeda e fazem seus desejos, e reza a lenda que aqueles que desejam voltar à Roma têm seu pedido realizado.

E você? Já teve vontade de ver o Papa ao vivo e ouvir suas palavras? Com planejamento, é totalmente possível realizar seu sonho. Por isso, escolha seu dia com calma e prepare-se para a viagem! Compartilhe esse artigo com um amigo que também adoraria conhecer o Vaticano e Roma!

Leia todos os nossos posts de Roma

Qual moeda levar para Roma

Na Itália, a moeda utilizada é o Euro e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.

Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito internacional e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!

Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.