NASA e Space Center em Houston

A NASA e Johnson Space Center são as principal atrações na região do Houston, no Texas, e fazem parte do Space Center Houston, um centro de Ciências e Exploração Espacial e abriu em 1992. Um programa que encanta crianças e adultos.

O Johnson Space Center é a base de treinamento para muitos astronautas e o local onde funcionou o Centro de Controle da Missão Apollo, que levou o Homem à Lua. Hoje abriga as operações da Estação Espacial Internacional e do Programa Orion. Ou seja, muita coisa importante acontece ali, pesquisas científicas de última geração que possibilitam o desenvolvimento tecnológico.

Nós passamos 6 horas no Space Center! Sim, bastante tempo! Separe um dia todo para visitar todas as exposições. As apresentações e filmes são em Inglês. Se você não entender o idioma, acabará fazendo em menos tempo. Nós assistimos aos vídeos e as todas as apresentações possíveis hehehe

Onde fica a NASA em Houston: como chegar

A NASA fica na cidade de Houston, no estado do Texas. Está no extermo sudeste da cidade, na divisa com uma cidade chamada League City. Essa é a cidade onde a minha tia mora, por isso já visitei a NASA várias vezes ao longo da minha vida ;)

O endereço é 1601 E NASA Pkwy, Houston, TX 77058. Indo de carro do centro de Houston, você vai demorar em média 34 minutos indo pela rodovia I-45 S, pois são 43km de distância. Veja a rota no mapa abaixo.

Infelizmente não há transporte público que conecte o centro de Houston ou mesmo as cidades vizinhas à NASA. Esse é um dos pontos negativos do Sul dos Estados Unidos, onde eles só valorizam os carros.

Por isso, para uma viagem ao Texas recomendamos fortemente que você alugue um carro. Nossa dica é usar o Rentcars, um buscador que reúne as locadoras e te diz quais são os melhores preços de aluguel.

Clique aqui para ver preços e alugar carro com a Rentcars.

Ingressos e preços para visitar o Space Center da NASA

O ingresso para visitar a NASA em Houston custa US$30 (adultos) e US$25 (crianças de 4 a 11 anos). Crianças menores de 4 anos não pagam entrada. Recomendamos que você compre o ingresso com dia e hora marcado com antecedência, para evitar perder tempo na fila da bilheteria.

O link para comprar ingressos é esse: Entradas para NASA – Space Center Houston Oficial. Ao comprar você irá marcar o dia e horário da visita, e é importante não atrasar no dia, porque a entrada é permitida somente aos visitantes daquela hora. Mas fique tranquilo, depois que entrou na NASA, pode ficar quantas horas quiser até fechar!

A nossa dica é que você marque o ingresso logo para o período da manhã, para aproveitar ao máximo. O ingresso inclui a entrada, o acesso a todas as exibições e palestras e uma volta no Tram Tour.

Importante: assim que você chegar, antes de qualquer coisa, fique na fila para se inscrever para o Tram Tour na hora que você preferir, pois são poucas saídas por dia sujeitas à lotação. Se você deixar para depois, não vai ter lugar.

Compre aqui os seus ingressos para visitar a NASA – Space Center Houston com antecedência! Se preferir, compre clicando no banner abaixo!

O que tem na NASA – Space Center Houston?

Apresentações e palestras

Uma das coisas mais interessantes e que mais gostamos na visita à NASA em Houston foram as apresentações. Primeiro vimos um astronauta que participou de 3 missões contar sobre como foi seu ingresso na NASA, treinamento e como era o dia a dia nas missões que participou. Ele falou sobre ele e seus companheiros no espaço e depois exibiram um vídeo que ele comentando com detalhes e histórias. Muito legal!

Também vimos outra apresentação na área da Estação Espacial Internacional onde a moça explicava e mostrava curiosidades, tipo como é a comida no espaço, como os astronautas vão no banheiro, o reaproveitamento da urina que acaba sendo transformada em água novamente, o que acontece com o corpo humano no espaço.

A gente acha que é muito legal e divertido estar no espaço, flutuando no ar com a gravidade zero, mas a realidade é que é muito difícil e desconfortável. Eles se sentem como se estivessem gripados, com a cabeça meio congestionada. Isso porque o sangue acaba subindo para a parte superior do corpo.

O corpo todo sofre e precisa se adaptar a algo inteiramente diferente. Dormir é difícil, ir ao banheiro é ruim… Tá longe de ser uma experiência prazerosa, apesar de ser um trabalho incrível.

Galeria Starship

Uma das exposições mais legais, com uma série de espaçonaves e artefanatos que mostram a evolução da exploração espacial. Você poderá ver o Módulo de Comando da Apollo 17, módulos de treinamento, pacotinhos de comida desidratada, minérios e solo lunar e tem até mesmo um pequeno pedaço da Lua que você pode tocar.

Adoramos visitar essa réplica que está na foto acima (à direita), que mostra o interior de uma espaçonave, como os astronautas dormem, vão ao banheiro, comem e realizam seu trabalho e experimentos.

Coleção de Trajes Espaciais

Uma coleção de trajes espaciais usados por astronautas ao longo da história da NASA. Os trajes foram usados e missões para a lua,  missões diversas e voos de treinamentos. Legal ver como eles foram evoluindo ao longo dos anos.

Galeria da Estação Espacial Internacional (ISS)

A Estação Espacial Internacional (ISS) é um projeto conjunto de 5 agências espaciais internacionais:  NASA (Estados Unidos), Roscosmos (Russia), JAXA (Japão), ESA (Europa) e CSA (Canada). Ela está orbitando sobre a Terra a uma velocidade incrível de 27. 354 quilômetros por hora e é a maior estrutura construída no espaço.

Nessa exposição aprendemos sobre o projeto, as pesquisas e investigações realizadas neste gigante laboratório espacial nas áreas de astrobiologia, astronomia, meteorologia e física. Há vídeos e fotos impressionantes feitos da ISS aqui, para gente ver a Terra de outra perspectiva.

Exposição Artemis

Essa é a mais nova exposição que explora o novo programa espacial da NASA que vai levar o Homem de volta à Lua depois de 50 anos! Com a Artemis teremos pela primeira vez uma mulher e uma pessoa preta na Lua.

Aqui se aprende como o programa tem se desenvolvido, quais as diferenças comparado ao Programa Apollo, em que área da Lua Artemis vai pousar e explorar, o que será pesquisado e explorado? É possível ver como os astronautas estão treinando para essa próxima aventura, como será a espaçonave.

Estou escrevendo este post em outubro de 2022. Dependendo de quando você ler, talvez a Artemis já esteja e solo lunar!!! Yeeey!

Missão Mars

Nessa exposição aprendemos sobre Marte, o quarto planeta do sistema solar. Como é Mars, sua superfície, as diferenças do planeta comparado à Terra. O que a NASA busca com a exploração de Marte, o que podemos aprender com o Planeta Vermelho? Tem até um pedaço de uma rocha lunar que podemos tocar, além de meteoritos raros.

Independence Plaza

Talvez você lembre de ver na TV um Boing enorme dando carona a uma nave espacial pelos céus dos Estados Unidos. Na Independence Plaza os visitantes podem explorar o Boing NASA 905 original que serviu de “guincho” para várias spaceships.

O NASA 905 levou naves espaciais 223 vezes durante 42 anos, totalizando mais de 11 mil horas de voo.  O Independende, aeronave que está em cima do Boing, é uma réplica. É possível entrar nos dois e aprender como essa ideia maluca de carregar uma nave espacial em cia de um Boing surgiu, foi desenvolvida e funcionou em vídeos e painéis.

NASA TRAM TOUR

Durante a visita é possível fazer um dos 2 tram tours oferecidos, que visitam o Johnson Space Center. Um trenzinho leva as pessoas para dar uma volta no complexo.

Um dos tours vai para o Prédio de Treinamento de Astronautas (Astronaut Training Facility), onde ocorrem treinamentos e os engenheiros e cientistas desenvolvem os veículos, robôs para as próximas missões. É um grande galpão cheio de equipamento e aeronaves. No dia que fomos nós vimos o protótipo da cápsula da Artemis e algumas pessoas trabalhando.

À direita, o protótipo da cápsula da Artemis

O outro Tour visita a sala de controle da Apollo, aquela que vemos quando o Homem pisou na Lua pela primeira vez. As missões Apollo e Gemini foram controladas dali. Super histórico!

Os dois tours param também no  George W.S. Abbey Rocket Park onde estão os únicos 3 foguetes Saturno existentes, além de outros foguetes que estiveram no espaço. O Saturno V está em exposição e é gigante. Você vai ficar impressionado. Ele operou entre 1967 e 1973 e levou 26 astronautas ao espaço.

Comer e beber na NASA de Houston

Como provavelmente você passará várias horas por lá, vai precisar fazer uma pausa para comer. A boa notícia é que tem uma praça de alimentação legal lá dentro, com várias opções e preços justos.

Além de snacks, doces e lanches rápidos para comprar nas máquinas automáticas, você pode se deliciar com hambúrgueres, lanches, pizza, saladas e pratos quentes. O pedido funciona assim: você vai nos totens de autoatendimento, que são uns computadores, escolhe o que vai querer e já paga com cartão.

Então, a máquina irá imprimir a sua senha e você será chamado pelo guichê correspondente à comida que escolheu. Há várias mesinhas para se sentar e relaxar enquanto come.

Além disso, na lojinha de souvenirs você pode comprar saquinhos com comida desidratada para levar para casa e experimentar a “comida de astronauta”. O ítem mais interessante é o sorvete desidratado, acredite se quiser!

Nessa lojinha há imãs de geladeira, lápis, caderno, roupas, canecas, brinquedos e todo tipo de souvenir turístico que você possa imaginar.

Qual moeda levar para Houston

Nos Estados Unidos, a moeda utilizada é o Dólar e a melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa que funciona no modo débito com senha ou aproximação.

Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito internacional e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico!

Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente e leia nosso post completo sobre como funciona o Cartão Wise, com todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.