Musical Além do Ar fica em cartaz até 19/02/2023 em São Paulo

“Além do Ar” é um musical inspirado na vida de Santos Dumont e fica em cartaz em São Paulo até dia 19 de fevereiro de 2023 no Teatro Opus Frei Caneca.

O espetáculo fala não somente do inventor ousado e determinado, mas também sobre o homem que teve dúvidas a respeito de suas invenções. Alberto Santos Dumont, diagnosticado com esclerose múltipla precocemente, revisita suas lembranças de maneira não linear, porém de maneira clara.

Elas se misturam na sua cabeça trazendo momentos alegres e difíceis, sempre rodeado por pessoas queridas, como sua irmã Virgínia, que o ensinou a ler, e a grande amiga Yolanda Penteado, pela qual nutria grande amor.

Além do Ar é um musical 100% brasileiro com 90 minutos de duração e conta com 15 belas canções originais que emocionam. Gostamos dos momentos em que os atores descem na plateia, com destaque para a cena em que balões tomam todo o palco e alguns atores passeiam entre a plateia carregando balões flutuantes, ao mesmo tempo que gelo seco invade todos o espaço, levando o público a subir aos céus e voar junto com Santos Dumont.

As belas pipas de Ken Yamazato trazem momentos bonitos e emocionantes, representando o sonho de voar do pequeno Albertinho.

Gosta de musicais? Então leia o nosso Guia Completo de Espetáculos na Broadway (Nova York).

Atores e equipe técnica durante a coletiva de imprensa

Como surgiu a ideia de homenagear Santos Dumont?

A equipe da Fundação Lia Maria Aguiar, refletia sobre como a nova geração hoje está acostumada com um mundo imediatista e rápido, e a perseverança já não faz tanto parte do repertório dos jovens. Os pequenos não estão mais acostumados a tentar, falhar e recomeçar, até conseguir alcançar suas metas, eventualmente.

Então, Santos Dumont surgiu como o exemplo de pessoa incansável, que falhava e tentava continuamente até conseguir seus objetivos. Um homem que não desistia dos seus sonhos. E como foi mencionado diversas vezes na entrevista coletiva pelos atores e equipe técnica, um homem e uma história apaixonante.

Além disso, em 2023 comemoramos 150 anos do nascimento do pai da aviação. Momento ideal para celebrar Santos Dumont!

Os ingressos para Além do Ar podem ser comprados nesse link

4x Albert Santos Dumont

Quatro atores interpretam Santos Dumont em diferentes idades. Cássio Scapin, com larga trajetória na televisão e teatro,  se reencontra com o personagem, que já havia interpretado há 15 anos em uma série da Globo. No musical ele assume a fase adulta, identificada como ‘Ressignificação’, marcada pelos questionamentos sobre sua criação frente a situação política da época, o uso dos aviões em guerras e bombardeios.

Mateus Ribeiro, consolidado no teatro musical paulista e ganhador do prêmio Bibi Ferreira, representa o jovem adulto, na fase da ‘Realização’, no auge dos seus 20 e poucos anos. É ele quem fica responsável por cantar boa parte das músicas.

As crianças Felipe Prestes e Henrique Oliveira, alunos da Fundação Lia Maria Aguiar, retratam a infância nas fases ‘Experimentação’ e ‘Descoberta’, de espírito sonhador, corajoso e confiante. Os dois são um encanto no palco, atuam e cantam também.

O elenco é composto por 51 nomes, entre alunos da Fundação Lia Maria Aguiar e atores convidados.

Fundação Lia Maria Aguiar

O musical é uma criação da Fundação Lia Maria Aguiar, localizada em Campos do Jordão, e em 2023  completa 15 anos de atuação na cidade, proporcionando a crianças e jovens de baixa renda diversos cursos para descobrirem seus talentos.

Além do Ar une excelentes profissionais do teatro aos alunos da Fundação, que frequentam aulas de canto, dança, sapateado, circo e teatro.

Foram três anos longe dos palcos, até a estreia de “Além do Ar – Um musical inspirado em Santos Dumont”, Muito se sabe sobre as grandes conquistas do aeronauta mineiro que inventou a melhor forma de encurtar distâncias, desafiar a gravidade e se descobrir capaz de fazer qualquer coisa.

Equipe

À frente do corpo docente do Núcleo de Teatro Musical, estão Thiago Gimenes – responsável pela direção musical e Keila Fuke, encarregada da dança. A dupla, que além de trabalhar diariamente na Fundação ministrando aulas e levando os mais variados conceitos de arte para os alunos, esteve junta nas duas primeiras produções musicais da FLMA, “A Princesinha” e “Uma Luz Cor de Luar” – que tiveram temporadas em São Paulo, após estrear em Campos do Jordão.

Thiago Gimenes compôs letras e músicas do espetáculo e Keila está à frente das coreografias e direção de movimento.  O texto foi escrito por Fernanda Maia.

A equipe criativa do espetáculo tem a assistência de direção de Viviane Santos e a produção de Leonardo Faé.

A produção conta ainda com Fábio Namatame, responsável pelos mais de 250 elegantes figurinos de época, os irmãos Chris e Nilton Aizner, que se encarregaram da leveza da cenografia que se conecta às criações do engenheiro de Pipas e protótipos Ken Yamazato.

O desenho de som fica a cargo de Tocko Michelazzo, a iluminação de Rodrigo Alves (Salsicha), e o visagismo de Claudinei Hidalgo.

Além do Ar: Informações

Temporada: 13 de janeiro a 19 de fevereiro
Sexta às 20h
Sábado às 16h e às 20h
Domingo às 16h
Teatro Opus Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 (Shoppping Frei Caneca)

Classificação: Livre.  Menores de 16 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.


Ficha Técnica:

Realização: Fundação Lia Maria Aguiar
Texto: Fernanda Maia
Letras e Música: Thiago Gimenes
Direção: Thiago Gimenes e Keila Fuke
Elenco: Cassio Scapin, Mateus Ribeiro, Felipe Prestes, Henrique Oliveira, Liane Maya, Renato Belini, Andrea Marquee, Daniel Cabral, Marcelo Ferrari, Sara Milca, Ubiracy Brasil, Pedro Navararro, Lázaro Menezes e grande elenco do Núcleo Teatro FLMA

Direção Musical: Thiago Gimenes
Coreografias e Direção de Movimento: Keila Fuke
Coreografias Sapateado: Alessandra Dimitriou
Assistente Direção: Viviane Santos
Figurinos: Fábio Namatame
Sound Designer: Tocko Michelazzo
Cenografia: Chris Aizner e Nilton Aizner
Engenheiro de Pipas e Protótipos: Ken Yamazato
Iluminação: Rodrigo Alves (Salsicha)
Visagismo: Claudinei Hidalgo
Produção: Leonardo Faé
Assessoria Imprensa: Dany Tavares e Julyana Caldas