Roteiro de Cardiff, capital do País de Gales
Cardiff, a capital do País de Gales, é uma encantadora cidade não muito grande. A língua oficial por lá é o inglês. Apesar disso, o país manteve sua língua original – o galês – e nessa língua o nome do país é Cymru e a capital é Caerdydd.
Aliás, uma curiosidade muito legal: em inglês, o nome de País de Gales é “Wales”, uma palavra de raíz germânica que significa ESTRANGEIRO. No País de Gales o visitante vai encontrar tudo escrito em duas línguas – Inglês e Galês. Croeso i Caerdydd! Ou welcome to Cardiff!
A moeda usada é a Libra Esterlina. Apesar de fazer parte do Reino Unido, lá eles têm um parlamento autônomo. Os vistos e processos imigratórios de País de Gales são os mesmos válidos para o Reino Unido (para turismo, brasileiro não precisa de visto de entrada).
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na País de Gales.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Dinheiro – Qual moeda levar para Cardiff
A melhor pedida para câmbio em Libra é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão de bandeira Visa, que funciona no modo débito com senha ou aproximação, você carrega a moeda que quiser de uma maneira super simples na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas.
É mais seguro e mais barato do que levar reais ou dólares para trocar lá, ou pior ainda, comprar Libra nas casas de câmbio brasileiras. Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente!
Além disso, a enorme vantagem é que o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar da sua conta em praticamente qualquer caixa eletrônico no Reino Unido! Apesar de a maioria dos estabelecimentos hoje aceitarem cartão, é sempre bom ter um pouco de dinheiro vivo. Basta colocar seu cartão da Wise em qualquer caixa eletrônico por lá e sacar o valor, usando a senha única! Ele já vai converter diretamente no seu app.
A boa notícia é que no Reino Unido, a grande maioria dos bancos não cobra taxa de saque nos caixas eletrônicos e não tem limite de valor para saque diário. De todos os grandes bancos, apenas o HSBC cobra tarifa se você sacar menos de 300 libras em um dia. Mas outros grandes nomes, como Barclays, Allpoint e Citibank, que possuem vários caixas eletrônicos em todo o Reino Unido, não vão cobrar taxas para saque.
Atenção para máquinas particulares, que cobram e caro! Então basta prestar atenção se o caixa eletrônico que você está utilizando tem o nome e logo do banco, além de que geralmente te avisam que será taxado, dando tempo de você cancelar a operação antes de terminar o saque.
Nós escrevemos um post completíssimo sobre como funciona o Cartão Wise – clique aqui para ler todas as dicas da opção mais segura e econômica para trocar dinheiro em viagens internacionais.
Como chegar em Cardiff
Dá pra chegar de avião, pelo Aeroporto Internacional de Cardiff, mas não tem voo direto do Brasil – é preciso fazer escala em Londres, Paris ou Amsterdã. Se você já estiver passeando pela Europa, dá pra ir de trem também ou até de carro.
É possível chegar na capital do País de Gales de avião, estrada, balsa e trem. A viagem de trem de Londres dura cerca de 2 horas, saindo de Paddington e chegando em Cardiff Central. Você pode pesquisar e comprar os tickets neste site (em inglês).
Mas nossa dica para encontrar as melhores passagens é pesquisar através da Omio – uma buscadora de trens, ônibus, vôos e balsas na Europa, Canadá e Estados Unidos. É muito mais barato que qualquer outro site! Depois de comprar suas passagens, você baixa o app e os bilhetes com QR code já ficam lá certinho. Super seguro e recomendamos! Clique aqui para encontrar a melhor rota para você, se informar sobre horários e já reservar seus bilhete.
Em Cardiff fiquei hospedada no Nomad Backpacker, um albergue no centro da cidade. Tem cozinha equipada, uma área comum, com jogos, TV, wifi gratuito. O lugar é bom para fazer amigos. Fiquei num quarto individual bem pequeno, mas era ok. Só os banheiros compartilhados que não eram muito limpos.
O que fazer em Cardiff
A cidade é conhecida por seus inúmeros castelos. O principal, Castelo de Cardiff, fica bem no centro da cidade e tem mais de 2000 anos de História. O ponto alto é a visita à casa que serviu de residência de famílias nobres. Lindíssimo.
Do alto da torre de defesa dá para apreciar uma bela vista da cidade, inclusive o Estádio de Cardiff.
Além do Castelo de Cardiff, é possível visitar também o Castell Coch, as ruínas do Castelo Twmpath e o Saint Fagans Castle. Como minha visita foi curta, fui apenas ao primeiro. Junto ao St Fagans Castle fica o Museu de História Natural de St Fagans, um grande museu a céu aberto que abriga diversas construções do país que foram reconstruídas ali. Os turistas podem encontrar diversos tipos de casas galesas.
Uma coisa bacana de se fazer é a Cardiff Centenary Walk, uma caminhada pelo centro de Cardiff, que foi estabelecida em comemoração do centenário de Cardiff como cidade (celebrado em 2005). A caminhada tem 41 pontos de interesse ao longo de 3,6 quilômetros.
Os pontos são marcados por placas no chão, que indicam e direcionam os turistas. O trajeto começa e termina no Cardiff Visitor Centre, na Old Library. Lá eles tem um mapa/folheto que também serve de guia.
A cidade é cortada por dois rios, o Taff e o Ely. Uma barragem formou um grande lago onde hoje fica a Baía de Cardiff (Cardiff´s Bay), um lugar encantador. Fiquei um pouco assustada em ver como estava vazia num dia de semana de inverno. Parecia uma cidade fantasma.
Para chegar lá peguei um trem do centro para a estação Cardiff Bay. Foi uma jornada bem curta. O táxi também é ótima opção. Se estiver em mais de uma pessoa, custará quase o mesmo preço.
Logo saindo da estação já é possível avistar o Wales Millenium Centre, casa da Ópera de Gales. No complexo cultural há teatro, exposições, restaurante e escritório de atendimento ao turista, com grande variedade de publicações e souvenirs.
Andando um pouco mais há a Norwegian Church e a Assembleia de Gales.
A Mermaid Quay reúne restaurantes, bares, cafés e lojas de frente para o rio. Ali experimentei as tradicionais panquecas galesas. Eles faziam as panquecas ali na hora, quentinhas e gostosas! Endereço: Unit 14, Bute Street, Mermaid Quay.
Infelizmente estava chovendo e frio. Mas em um dia bonito, dá para fazer passeios de barco pela baía, diversas atividades aquáticas ou visitar o Techniquest Science Discovery Centre.
Cardiff e Doctor Who
(Foi desativado). Fizemos um post completo com vídeo sobre a Doctor Who Experience.
Para fãs de TV é possível ainda visitar a Doctor Who Experience, paraíso para fãs da série de ficção científica. É um passeio super legal, eu adorei!
Muitas cenas de diversas temporadas de Doctor Who foram gravadas na cidade, e existem tours que passeiam pelos locais das gravações. Um muito legal é esse aqui, que custa 27 libras por pessoa: Doctor Who Tour em Cardiff: Passeio de meio-dia em minibus.
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo