Viajando com Madonna: 10 destinos para conhecer por videoclipes da rainha do pop

A música e a cultura pop, além de nos permitir ótimas batidas de cabelo na boate, têm o poder de levar cada um de nós para vários lugares, sob novas perspectivas. No post de hoje decidi juntar duas paixões pessoais: Madonna e viagens. Bem-vindos ao “Viajando com Madonna”!

Estava aqui lembrando da minha adolescência vendo clipes da Madonna na MTV e no YouTube e muitos deles me fizeram viajar internacionalmente pela primeira vez, sem sair do sofá. Então compilei abaixo 10 destinos que podemos visitar através de clipes da Madonna! :)

1. Veneza – Like a Virgin

Começo pelo clássico dos clássicos: Like a Virgin! Tanto a música quanto o videoclipe são dos mais icônicos de Madonna, e representa a sua ascensão como artista pop. Gravado em 1984 para o álbum homônimo, em Like a Virgin vemos Madonna na bela Veneza (Itália).

Ela navega pelos canais em uma típica gôndola veneziana dançando sem medo de cair na água ou bater a cabeça nas pontes. Também há cenas internas em um palácio vazio, onde uma Madonna noiva é ludibriada por nada menos que um leão que se transforma no boy magia (como uma virgem, tocada pela primeira vez, né?).

2. Nova York – Papa Don’t Preach / Bad Girl / Crave

Nova York é a cidade do coração de Madonna. Sua carreira como artista começou lá, todo fã sabe que ela chegou em Nova York com apenas 35 dólares no bolso e todos os sonhos na cabeça. Bem, deu mais que certo.

Por isso a cidade é inspiração de diversos clipes da Madonna. Em alguns deles a cidade aparece com mais destaque e em outros é apenas um pano de fundo.

Papa Don’t Preach tem Nova York como cenário principal, logo nas primeiras cenas vemos o skyline de Manhattan, a estátua da liberdade e o Central Park. O clipe foi gravado em 1986 e faz parte do álbum True Blue. Madonna anda pelas ruas da cidade enquanto pensa no dilema que está vivendo até que decide: ela vai ter o bebê.

O clipe de Bad Girl (1993) é um dramão que foi gravado na cidade e se passa quase todo em um bar local. Faz parte do álbum Erótica.

Mas gostaria de destacar o belíssimo clipe de Crave, que saiu agora em 2019 para o álbum mais recente, Madame X. Música injustiçada, sim! É linda! O clipe se passa dentro de um prédio abandonado, tem uma estética tipicamente novaiorquina e a ponte do Brooklyn serve de testemunha.

3. Espanha – Take a Bow

Para as sofredoras de plantão que querem ir para a Espanha (amo/sou) achar o seu amor, é só dar play no belíssimo clipe de Take a Bow. Foi gravado no ano de 1994 em Ronda, uma pequena cidade tipicamente espanhola. Faz parte do super álbum Bedtime Stories.

Nesse clipe Madonna chorosa em tons de sépia está lamentando o amor perdido em cenas que a relacionam com um toureiro (dá para ser mais espanhol?). Descobrimos que ele é o boy que ela ama e a tourada acaba sendo uma metáfora para o amor violento.

Pra mim, essa é a Madonna mais linda de todas (não sofra por ele, eu estou aqui para te amar muito mais, mozão!).

4. Deserto Mojave (Estados Unidos) – Frozen

Frozen (1998) é outro clipe super icônico. A “Madonna gótica” e misteriosa toda de preto no deserto é uma velha conhecida de todos nós. Foi gravado no Deserto Mojave, que fica entre a Califórnia e Las Vegas, nos Estados Unidos e faz parte do álbum (perfeito) Ray of Light.

O clipe é todo em tons de azul e cinza, por isso o deserto ganha uma cara bem etérea. Mas se você clicar aqui verá que o local é todo trabalhado nos tons de ocre e terra, parecido com o Death Valley ou o Parque Nacional do Grand Canyon.

5. Florença – Turn Up The Radio

Mais um clipe para conhecer a Itália. Turn Up The Radio (2012), do álbum MDNA, se passa na bela Florença. Madonna está toda diva fugindo dos paparazzi no seu carrão antigo enquanto passeia pelas ruas da cidade.

Algumas praças, monumentos e paisagens tipicamente toscanas são vistas no clipe. A música é bem alegrinha, dessas para dançar e espantar o mau humor.

6. Lisboa – Dark Ballet / The World of Madame X

Recentemente, Madonna se mudou para Lisboa para acompanhar seu filho David no sonho de se tornar um jogador de futebol. E dos anos morando na cidade nasceu a bíblia o álbum Madame X. Dark Ballet (2019) foi um dos singles e o clipe é LINDO.

Foi gravado em Lisboa, no Cabo Espichel e no Mosteiro da Batalha. Madonna mal aparece, pois a narrativa do clipe está focada em uma mulher trans que é queimada viva, como Joana D’Arc. Um super clipe para uma super música, é de arrepiar!

O próximo vídeo não é um clipe, e sim o documentário The World of Madame X, no qual Madonna explica a inspiração para cada uma das músicas do álbum e mostra Lisboa não como um mero pano de fundo, mas como personagem principal.

7. Buenos Aires – You Must Love Me / Don’t Cry For Me Argentina

Os fãs da Madonna são os piores companheiros para assistir ao filme Evita, porque cantamos todas as músicas junto. Fazer o quê? O filme musical, no qual Madonna interpreta Evita Perón, se passa em Buenos Aires (pois é um musical histórico).

Duas músicas acabaram virando clipes da rainha: You Must Love Me e o famosíssimo Don’t Cry For Me Argentina (1996). Neles você poderá ver algumas cenas de como era o país nos anos 40/50. Recomendo ver o filme completo para viajar pela terra dos nossos hermanos.

8. Japão – Nothing Really Matters

Nothing Really Matters (1999) é outro clipe que eu amo, bem conceitual. Não foi gravado no Japão, mas toda a estética dele é baseado na cultura japonesa e nas geishas, com um toque de distopia e alta tecnologia.

Não vou dar mais detalhes, você tem que assistir para entender! O single faz parte do álbum Ray Of Light.

9. Cabo Verde – Batuka

Ai Madame X, eu vou te defender, sim! Uma das músicas da Madonna mais lindas dos últimos tempos é Batuka, e seu clipe faz jus a tamanha força. Também foi a performance mais arrepiante do show Madame X, pedrada!

Batuka é uma ode às batucadeiras de Cabo Verde, toda a resistência que essas mulheres, sua música e dança representam. Apesar de Madonna nos levar para o clima de Cabo Verde, esse clipe foi gravado na Praia de São Julião, em Portugal.

10. Hollywood – Hollywood

O décimo e último videoclipe da lista não mostra a cidade em questão, mas é uma crítica à cultura hollywoodiana e aos padrões de beleza impostos pelo cinema mainstream.

Hollywood é todo gravado em estúdio, mas também nos inspira a conhecer um pouco mais a meca dos filmes. Duvido você ver o clipe e não ficar com a música na cabeça!

Tem mais alguma sugestão de clipes para essa lista “Viajando com Madonna”? Deixe nos comentários! :)

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

clipes da Madonna

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo