O que fazer em Aswan, no Egito – Roteiro de 2 dias
Atualizado em 2023.
Aswan foi a nossa terceira parada no Egito, depois de passarmos pelo Cairo e por Luxor – e de termos feito um cruzeiro pelo Rio Nilo. Aqui te contamos o que fazer em Aswan!
A cidade é cheia de locais históricos e exala belezas naturais por ser cortada pelo Rio Nilo. Ficamos dois dias por lá e nesse post explicamos nosso roteiro completo!
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem. Veja, inclusive, o post onde conto que fiquei doente no Egito e o seguro me salvou.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Onde ficar em Aswan
Nós ficamos no Hotel Obelisk Nile. Ele fica bem na beira do Nilo, então a vista é lindíssima. Ele é considerado um hotel 3 estrelas, com boas instalações e bom custo benefício. Aqui você pode pesquisar preços atuais e fazer sua reserva no Hotel Obelisk Nile.
Outros hotéis bem avaliados e localizados no centro de Aswan são:
- Movenpick Resort Aswan – nota 8,8 – $$$$$ – 5 estrelas
- CityMax Hotel Aswan – nota 7,9 – $$$$ – 4 estrelas
- The Mango Guest House – nota 9,1 – $$
- Otasho Nile View House – nota 8,1 – $
O que fazer em Aswan
Visitar o Mercado Central
Como desembarcamos cedo do navio, no primeiro dia em Aswan ficamos passeando pelo centro da cidade com Junior, ele nos levou para o mercado central, que ficava em frente do hotel (ponto pra localização!).
É um mercado bem grande mesmo, abrange muitas ruas ali da região. O mesmo esquema do Cairo: uma mistura de lojas com barraquinhas na rua, vendendo roupas, souvenires, objetos de todos os tipos, comidas e doces, carnes e peixes (expostos na rua mesmo), especiarias…
Aliás, no mercado de Aswan a variedade e quantidade de especiarias é maior que no Cairo, e nós amamos. Entramos em uma loja indicada pelo Junior e ficamos lá horas, comprando muitos temperos deliciosos, de todos os tipos – pimentas, curry, gengibre, misturinhas secretas deles, açafrão, chás e muitos outros.
É a melhor lembrança física do Egito, porque ainda tem bastante tempero em casa, sempre deixando minha janta mais gostosa ;) .
Da mesma forma que no Cairo, o mercado bomba bem mais à noite do que de dia. Nas lojas por ali, vimos todo tipo de roupa… e JURAMOS por qualquer coisa que vimos uma burca do Bob Esponja. É sério. Mas era noite e estávamos andando sem as câmeras, para provar isso pra vocês. No Egito tem (quase) de tudo, rs.
Depois, o Junior nos levou para comer Falafel numa lanchonete bem simples e foi muito maravilhoso. No Egito, o Falafel é bem verde por causa dos temperos – eles carregam bem mais. Para o nosso gosto, são bem mais gostosos que os falafels vendidos aqui no Brasil, nos restaurantes árabes. E são baratos no Egito, qualquer restaurantezinho vende falafel.
Nesse dia, estávamos meio putas com a coisa do roubo do dinheiro no navio, e à noite resolvemos ir comer no McDonalds mesmo, que era perto do hotel… Chegando lá, uma surpresa! Só os jovens cristãos frequentam o McDonalds, então não tinha nenhuma garota com a cabeça coberta…
Eram todos bem modernetes, os jovens flertavam no balcão enquanto tomavam um milk-shake e comiam nuggets, uma menina na nossa frente até tinha uma tatuagem no pulso! Foi muito bizarro pensar nessa juventude alternativa ‘pra frentéx’ dentro do McDonalds…
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem. Veja, inclusive, o post onde conto que fiquei doente no Egito e o seguro me salvou.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Tour para Abu Simbel – templos encravados na montanha
Não dá para falar sobre o que fazer em Aswan e deixar Abu Simbel de fora. No dia seguinte, acordamos às 2:30 da manhã para ir visitar Abu Simbel, que fica a 3 horas de Aswan. Uma van veio pegar a gente na frente do hotel para nos levar, junto com outros turistas de outros hotéis.
Na saída da cidade tivemos uns problemas, pois os militares estavam parando as vans e não queriam deixar passar… Não deu pra entender o que aconteceu, na verdade, pois todos falavam em árabe e ninguém nos explicou. Mas após alguns minutos ali parados, passamos.
Após 3 horas de carro, chegamos no sul do Egito, perto da fronteira com o Sudão, na região da Núbia. Ficamos na dúvida se estávamos na beira do mar, porque à nossa frente víamos uma extensão de água imensa. Depois, descobrimos que se trata de uma parte da bacia do Rio Nilo!
Dando a volta na montanha, chegamos aos templos gigantescos de Abu Simbel, o Templo de Ramsés e o Templo de Nefertari. Eles são esculpidos direto na montanha e são de proporções gigantescas, mas essa não era a sua localização original.
Eles ficavam mais próximos da cidade de Aswan, mas em 1960 foram deslocados pela UNESCO, para não serem submersos e arruinados com a construção da Represa de Aswan. Veja a seguir o vídeo que fizemos por lá!
Por dentro eles são grandes, porém por fora eles são de um tamanho bizarro. É muito imponente. Dá pra entrar nos dois, mas não pode tirar foto lá dentro, só fora. Depois de ver tudo, ficamos um tempo ali fora. Na volta pra van, novamente aquele assédio doido dos vendedores, querendo vender coisas de qualquer jeito. E encaramos mais 3 horas para voltar a Aswan.
Selecionamos para você duas ótimas opções para fazer esse passeio a Abu Simbel:
- Excursão de 2 dias a Abu Simbel – com pernoite, jantar e café da manhã em Abu Simbel, traslado e guia em português inclusos.
- Tour nos Templos de Abu Simbel saindo de Aswan – duração de 8 horas, traslado e guia inclusos.
Visitar a Nubian Village
À tarde, no mesmo dia, encontramos Junior que nos levou de barco até a Nubian Village, que fica uma meia hora de barco do centro de Aswan. É uma vila desse povo, os Núbios, que foram deslocados para lá depois da recente construção da represa de Aswan.
É uma vila de casinhas muito simples, mas eu achei o passeio muito legal. O povo Nubian é simpático e eles não ficam assediando como os egípcios. Em quase todas as casas existem barraquinhas vendendo coisas, num geral objetos e bijuterias…
Mas eles não ficam forçando nada e nem jogando o preço lá em cima para sacanear, então acabamos comprando várias coisas. É uma ótima opção de o que fazer em Aswan!
Junior nos levou em uma casa lá de um cara que cria crocodilos… Ficamos meio apreensivas, pois eles estavam muito lentos, pareciam dopados. O cara nos garantiu que não, que eles ficam assim mesmo no inverno, bem quietos e esses eram mansos… Mas não coloco minha mão no fogo, mesmo. A Fabia pegou o crocodilo chamado Franco no colo, mas eu fiquei com muito medo, não tive coragem rs.
Conheça a Nubian Village através do Tour compartilhado de meio dia pelo vilarejo núbio.
Voltamos de barco pelo Rio Nilo, vimos mais uma vez o sol se pôr na beira do rio e fomos para o Aeroporto. Pegamos um voo de volta para o Cairo pois no dia seguinte começaríamos nosso incrível tour de 3 dias no deserto com os beduínos!
Na cidade existe ainda o Philae Temple, dedicado à deusa Ísis. As pessoas também fazem um tour pela Represa dali, que inundou uma parte do território que pertencia aos Núbios. Inclusive, a Nubian Village que visitamos é um dos locais que o governo egípcio fez para realocar essas pessoas.
Tem mais dicas sobre o que fazer em Aswan? Deixe nos comentários! :)
Leia os nossos posts completos sobre o Egito!
Post completo SHARM EL SHEIKH – EGITO
Post completo TOUR NO DESERTO – EGITO
Post completo CRUZEIRO NO RIO NILO – EGITO
Post completo TURISTAS LGBTs NO EGITO
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo