Uma senha sera enviada para seu e-mail

Tudo o que você precisa saber sobre São Paulo

São Paulo é a nossa terra natal. A primeira vista pode parecer fácil essa missão de listar dicas com os melhores lugares para ir na cidade, mas na verdade não é tão fácil assim. Como nativos, sempre existe uma relação de amor e ódio com a nossa cidade mãe. No fim das contas, existe amor em SP?

Nesse post, vamos enumerar dicas dos lugares que mais amamos na terra da garoa, cobrindo lugares pra comer, sair, dançar, viver a arte e a cultura ou fazer um picnic. Essas dicas são bem pessoais já que a gente vive aqui a maior parte dos nossos dias.

LUGARES PARA COMER EM SÃO PAULO

Tandoor

Pra quem gosta de comida indiana, esse é o lugar, na nossa opinião. O único problema é o preço. Os pratos a la carte tem um valor bem salgado. A dica é o buffet no horário do almoço durante a semana, por R$ 35,00. Você pode se servir quantas vezes quiser (acredite, serão várias) no buffet que eles dispõe. É uma ótima pedida para um almoço especial.

Site: http://www.tandoor.com.br/

Endereço: Rua Doutor Rafael de Barros, 408 – Paraíso – São Paulo

Madhu

Outra opção de restaurante indiano em São Paulo, agora com um preço bem mais acessível! Com 20 reais você se entope e sai dali rolando. O Madhu trabalha em um esquema de fast food, o cardápio tem várias opções de combos (mas também dá para pedir várias coisas separadas). Nesse restaurante, a nossa dica é o Lassie, uma bebida refrescante de fruta batida com iogurte.

Unidade 1: R. Augusta, 1422 – Consolação

Unidade 2: SHOPPING FREI CANECA – LOJA 351 – Rua Frei Caneca, 569 Consolação.

Comidinha no fast food Madhu

Comidinha no fast food Madhu

Tollocos

Está afim de uma comida mexicana sem gastar muito? O Tolocos é a nossa dica. Também é um esquema de fast food, você monta seu burrito e pode pedir nachos e outros snacks mexicanos. A comida é bem gostosa e bem preparada e com R$ 25 você come bastante.

Site: http://www.tollocos.com.br/

Endereço: Rua Augusta, 1524.

Rong He

Na minha opinião, o melhor restaurante chinês de São Paulo, talvez do mundo! Só de pensar no Rong He minha boca enche de água. Fica no bairro da Liberdade e está sempre cheio. Se prepare para uma espera que pode levar até duas horas – mas não desista, você não vai se arrepender de esperar!

O cardápio do restaurante é imenso, com muitas opções de Lamen (a casa é famosa por eles) e outros pratos típicos chineses. O Yakissoba é delicioso, bem como as guiosas grelhadas, frango agridoce, rolinhos primavera e de queijo… Nunca comi nada lá que decepcionou.

Além disso, eles fazem a própria massa do macarrão ao vivo, dá pra assistir o show que o chefe chinês faz com a massa por um vidro. O preço é salgado, mas em compensação os pratos são ENORMES (servem facilmente 3 ou 4 pessoas). A dica é ir em grupo, pedir 2 ou 3 pratos e rachar a conta. Assim vai sair uns 35/40 reais pra cada e todos ainda vão levar uma comida deliciosa pra comer na janta!

Site: http://www.ronghe.com.br/

Endereço: Rua da Glória, 622 A – Liberdade.

Veloso Bar

Um dos botecos mais famosos de São Paulo é, apesar de caro, merecedor de toda a fama. Premiado com a melhor coxinha de São Paulo, o melhor Mojito de São Paulo, o Chopp mais bem tirado de São Paulo e as melhores caipirinha de São Paulo por diversos anos consecutivos. Todos os outros aperitivos do cardápio são deliciosos.

Os problemas do Veloso são: os preços (prepare-se para sair com um rombo no orçamento se você quiser provar todas essas delícias premiadas) e o espaço. O bar não é muito grande e como é muito famoso, todos os dias está abarrotado. Se você não está com pressa e quer curtir a noite, dá pra começar tomando drinks nas mesinhas de fora, em pé, em quanto espera sair uma mesa (já esperei até duas horas pra sentar).

Site: http://www.velosobar.com.br/

Endereço: Rua Conceição Veloso, 54, Vila Mariana.

Butantã Food Park

Novidade paulistana (inaugurado em junho 2014), o Butantã Food Park é um espaço próximo ao metrô Butantã que junta diversos traillers e barraquinhas de comida gourmet. Existe um sistema de rodízio entre os trailers, então a cada visita você verá algo novo.

O espaço é fofo e hispter, existem mesinhas e decoração de luzes coloridas. Lá existem várias opções de hambúrgueres, lanches, churros, doces caseiros, bebidas, temakis e muitas outros tipos de comidas inusitadas, como coxinha de pato. O preço dos trailers não é lá o mais barato, quase todos os lanches e comidas custam 20 reais.

Endereço: Rua Agostinho Cantu 47 – Butantã.

Churros no Butantã Food Park

Churros no Butantã Food Park

Raful

O já tradicional fast food de comida árabe de São Paulo está sempre lotado de gente, a dica é pedir as coisas no balcão e comer por ali mesmo, de pé. Se quiser pedir pratos maiores, precisa aguentar uma filinha de espera pra sentar nas mesas.

As nossas dicas são a esfiha de coalhada seca, quibe frito recheado com coalhada e esfiha aberta de zatar. Os preços são medianos.

Site: http://www.raful.com.br/

Unidade 1: Rua Comendador Abdo Schahin, 118, Centro.

Unidade 2: Rua Brigadeiro Luis Antônio, 219, Bela Vista.

Rock and Roll Burger

É uma hamburgueria com ambiente e decoração legal, no segundo andar eles têm um mezanino com fliperamas. A dica são os hambúrgueres vegetarianos. Os preços são um pouco altos, mas não foge a tabela das hamburguerias paulistanas. Para comer um hamburguer, mais batata frita ou onion rings e milk shake prepare-se para deixar uns 60 reais ali (eu sei, uma vez na vida outra na morte, rs).

Site: http://www.rocknrollburger.com.br/

Endereço: Rua Augusta, 538 – Consolação.

Almodóvar

Um restaurante espanhol delicioso, com decoração kitsch tipicamente espanhola e nome que homenageia o meu queridíssimo do cinema. O preço é bem salgado, indicamos o restaurante para alguma comemoração especial. Tudo lá é muito gostoso, destaque para os camarões gigantes que conquistaram nosso coração. A conta vem dentro de um sapato de salto alto vermelho – poderia ser mais kitsch?

Site: www.restaurantealmodovar.com

Endereço: Rua dos Pinheiros, 71 – Pinheiros.

Tiger

Esse é o mais caro de todos da nossa lista, mas não poderia ficar de fora. É caro mesmo, indicamos para uma comemoração mega especial, rs. É um restaurante tailandês e japanês. A nossa sugestão é pedir o menu degustação: dá pra comer um pouco de tudo (saladas, entradas, pratos principais e sobremesas) e as porções são bem generosas.

As entradas eram coisa de outro mundo de tão gostosas. Fomos num aniversário de namoro, dividindo em duas pessoas ficou 140 pra cada uma. É….

Site: www.tigerrestaurante.com.br/

Endereço: Rua Jacques Felix, 694 – Vila Nova Conceição.

Sancho Bar y Tapas

Um bar espanhol bem moderno. Ao invés de pratos, Sancho serve uma gama variada de “tapas” ou aperitivos espanhóis. As opções com jamón espanhol são imperdíveis. Eles tem uma carta de cervejas importada muito boa. Os preços são medianos.

Site: http://www.sanchobarytapas.com.br/

Endereço: Rua Augusta, 1415 – Consolação.

ARTE & CULTURA EM SÃO PAULO

Instituto Itaú Cultural

O Instituto Itaú Cultural é uma instituição cultural importante em São Paulo e todas as entradas de eventos e exposições são gratuitas. O Itaú Cultural oferece uma grande gama de exposições, oficinas, palestras e instalações das mais diversas áreas artísticas – artes visuais, literatura, audiovisual, música, design, gestão cultural, entre outras.

Confira a programação no site: www.itaucultural.org.br

Endereço: Avenida Paulista, 149.

Exposição no Itaú Cultural

Exposição no Itaú Cultural

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Literatura

Ao lado do Itaú Cultural, você pode aproveitar a visita. Uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar na Avenida Paulista, local que reunia a maioria dos milionários barões do café. Abriga cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, etc.

Tomar um expresso no café do local sentado no Jardim da casa é uma boa pedido. Tem também um restaurante por quilo que funciona na hora do almoço no andar de cima que é muito gostoso. O preço um pouco salgado, mas é justificado pela comida.

Site: http://www.casadasrosas.org.br

Endereço: Av Paulista, 37

Museu da Imagem e Som (MIS)

O MIS está ficando famoso por suas grandes e incríveis exposições. As mais recentes foram Stanley Kubric, David Bowie e Castelo Rá Tim Bum. Para essas exposições de grande porte é preciso estar preparado para enfrentar uma fila (eles vendem ingressos apenas para o mesmo dia, então o negócio é ir cedo, comprar o ingresso com hora marcada pro mesmo dia e depois voltar pra exposição).

A espera vale a pena, já que todas as exposições lá costumam ser incríveis. Confira a programação no site: www.mis-sp.org.br/

Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa.

Instituto Tomie Otake

O Instituto abriga um teatro e um espaço expositivo. Suas exposições temporárias também são grandes e famosas pelas filas e tempo de espera. Confira a programação no site: www.institutotomieohtake.org.br/

Endereço: Av. Faria Lima, 201 – Pinheiros.

Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga)

Um dos museus mais tradicionais de São Paulo, traz a coleção fixa de objetos, pinturas e roupas da família imperial do Brasil. Destaque para a imensa pintura “Independência ou Morte”, de Pedro Américo que retrata o momento da declamação da independência por Dom Pedro II.

Além da coleção fixa, o museu traz no piso térreo algumas mini-exposições temporárias, sempre abrangendo a história do Brasil Império. No lado de fora do museu existe um lindo jardim/parque (ver dicas de lazer abaixo).

Site: www.mp.usp.br

Endereço: Parque da Independência, s/n.º – Ipiranga.

Canto Gregoriano no Mosteiro São Bento


Horários das missas com canto gregoriano no mosteiro:

2ª à 6ª feira:  7h – com Canto Gregoriano
Sábado: 6h: com Canto Gregoriano
Domingo: 8h30 – com Órgão / 10h – com Canto Gregoriano e Órgão

Endereço: Largo de São Bento, s/no. – Centro
Em frente à Estação São Bento do Metrô
Fone: (11) 3328-8799

VIDA NOTURNA EM SÃO PAULO

Rua Augusta

A rua badalada de SP. Centenas de clubes, bares, botecos e restaurantes. Galera alternativa, roqueira, LGBT. Tudo junto e misturado. Saia no metrô Consolação e vai descendo a rua até achar seu pico favorito.

Ó do Borogodó

Se o seu negócio é samba, o Ó do Borogodó é a melhor dica pra você. Um lugar bem pequeno, numa entradinha escondida pode parecer estranho à primeira vista, mas a diversão ali é garantida.

Sempre com bandas e músiscos de qualidade tocando música boa, você pode se acabar de sambar – e aprender com alguém por ali, se você não faz ideia de como fazer isso (como eu, que sempre que vou pago uns micos, mas tudo bem). O valor da entrada e das bebidas do bar é acessível.

Página do facebook: https://www.facebook.com/pages/%C3%B3-do-borogod%C3%B3/129818140364657

Endereço: R. Horácio Lane, 21 – Vila Madalena.

Clube Alôca

Uma das boates LGBT mais tradicionais da noite paulistana, o Clube Alôca tem festas de quinta a domingo, variando o estilo musical em cada uma delas. Normalmente, de sábado a balada é pop e de domingo acontece uma festa matinê rock, a famosa Grind, que vai até a manhã da segunda-feira.

Site: http://www.aloca.com.br/

Endereço: Rua Frei Caneca, 916 – Consolação.

A Estrangeira Gabi Torrezani doida na pista da A Loca

A Estrangeira Gabi Torrezani doida na pista da Alôca, numa Festonna. Foto: MadonnaOnline

HotHot

Com uma decoração legal, a boate abriga diversas festas de quinta à sábado. Existem as festas LGBTs e as festas héteros, depende da noite. Ela tem dois andares, no superior uma pista menor com sofás e no inferior uma pista maior.

Destaque para a parede colorida que já é fundo tradicional de fotos da galera e pra tia da limpeza: uma diva maravilhosa que fica dançando a noite toda enquanto passa pano nos banheiros e varre a pista.

Página do facebook: https://www.facebook.com/clubehothot/

Endereço: Rua Santo Antônio, 570 – Bela Vista.

Gambiarra

Festa tradicional da juventude artística paulistana, a Gambiarra rola algumas vezes por mês e não tem casa fixa. A festa não é LGBT, mas é gay friendly. Estudantes de comunicações ou artes ou artistas pagam meia apresentando carteirinha da faculdade ou DRT.

Site: http://www.gambiarraafesta.com.br/

Voodoohop

Um coletivo legal que realiza várias festas malucas, em lugares bacanas e com gente alternativa e sem frescura. Muitas vezes tomando ruas e lugares abandonados. Se você for muito arrumadinho, não é para você. O esquema é olhar no site a agenda de festas e escolher a sua: http://voodoohop.com

PARQUES, LAZER E PICNICS EM SÃO PAULO

Feirinha Kantuta

A feira da comunidade boliviana em São Paulo rola aos domingos. Barraquinhas com comidas tradicionais, artesanatos, roupas, apresentações típicas. Dá para comprar produtos industrializados da Bolívia também. Para morrer de tanto comer. Confira nosso post especial sobre a Feira Kantuta!

Endereço: Rua Pedro Vicente, S/N – Canindé (metrô Armênia)

Apresentação na feira Kantuta

Apresentação na feira Kantuta

Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico de São Paulo é um belo lugar para ficar próximo da natureza e fazer um picnic com os amigos à beira dos diversos lagos. A entrada é acessível, 5 reais o ingresso inteiro e 2,50 a meia. No Jardim Botânico existe um restaurante e banheiros limpos ao longo do espaço.

Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 3031 – Saúde.

Jardim Botânico

Jardim Botânico

Parque da Independência

O jardim do museu é lindo, tem várias fontes, e estátuas distribuídas de forma simétrica. Aos fins de semana, o parque enche de famílias e amigos fazendo picnic, pessoas passeando com os animais e crianças brincando. Você não paga entrada para ficar no parque.

Endereço: Parque da Independência, s/n.º – Ipiranga.

Parque do Ibirapuera

O maior e mais famoso parque de São Paulo, está sempre lotado aos fins de semana mas é um lugar gostoso para relaxar. Difícil é conseguir uma vaga dentro do parque, então se for possível, vá de transporte público ou de bicicleta (aí você nem precisa alugar uma bike lá por um valor absurdo, já fica andando coma sua!).

Dentro do parque existe a Oca, que é um espaço expositivo que abriga diversas exposições temporárias e o Auditório Ibirapuera, que realiza os mais diversos shows e espetáculos. Ambos cobram entrada para os eventos, com meia-entrada para estudantes.

O Parque também tem espaços para o pessoal que anda de skate, instalações artísticas temporárias por toda a extensão e lagos e áreas verdes gostosas para um picnic.

Site: http://www.parqueibirapuera.org/

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana.

Por-do-sol na Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiros (Praça do Por-do-Sol)

Assim como os cariocas elegeram o Arpoador como lugar oficial para assistir o astro rei se esconder, os paulistanos escolheram essa praça no Alto de Pinheiros. A praça fica num ponto alto e dela se tem uma bela vista.

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, S/N

A Estrangeira Fabia no Parque do Ibirapuera

A Estrangeira Fabia no Parque do Ibirapuera

O CENTRO VELHO DE SÃO PAULO

Apesar de muita gente da própria cidade desprezar o centro velho eu confesso que vejo um certo charme por ali, apesar da decadência em alguns pontos. Mas há lugares incríveis para conhecer! O blog Ligado em Viagem fez um post com roteiro pelo centro velho de São Paulo, passando pela Praça da Luz, Mercadão e Praça da Sé. Você pode ler aqui.

COMPRAS EM SÃO PAULO

Rua 25 de Março

Venhamos e convenhamos, não existe alguém que venha a São Paulo e não sinta ao menos curiosidade de visitar e fazer umas comprinhas na Rua 25 de Março. Para nós, aqui a relação de amor e ódio aflora.

Na 25 você acha uma variedade enorme de coisas pra comprar, por preços bons. É até difícil elencar: brinquedos, roupas, tecidos, badulaques, calçados, coisas inúteis, fantasias, utensílios domésticos, decorações de época…

O problema é que não importa o dia da semana, a hora ou a época do ano: a 25 estará sempre lotada, abarrotada, entupida. É preciso agilidade e paciência para andar ali – e cuidado com a bolsa, existem muitos batedores de carteira super experientes por ali.

A dica é ir pra lá só com o cartão/dinheiro no bolso, um documento, bilhete único e celular. Até porque você já vai sair com muitas sacolas, mais uma bolsa pra carregar só atrapalha.

Saída Ladeira Porto Geral do metrô São Bento.

Feirinha da Madrugada

Essa é uma das experiências antropológicas mais doidas e interessantes de São Paulo. A Feirinha da Madrugada acontece no bairro do Brás, TODAS AS MADRUGADAS, das 3 às 6h da manhã.

Enquanto as lojas estão fechadas, centenas e centenas de camelôs abrem suas barraquinhas nas ruas. Uma iluminação de lâmpadas amarelas é montada, e a barulheira é impressionante: os vendedores ficam gritando suas promoções, carrinhos de som são empurrados pra lá e para cá.

Vários sotaques são percebidos, já que boa parte dos vendedores são latinos (a maioria, bolivianos). A Feirinha da Madrugada recebe pessoas do Brasil inteiro que vem em caravanas de seus estados, e também pessoas de outros países da América Latina!

Na feirinha você irá se deparar com a figura das sacoleiras, que normalmente são mulheres que vem de outras cidades, fazem compras enormes e revendem tudo indo de porta em porta ou em suas pequenas lojas. Os produtos mais comuns da feirinha são roupas, calçados e bolsas.

Bairro do Brás, saída estação Brás de metrô/trem.


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

sao paulo pinterest

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars