A password will be e-mailed to you.
MMESZhY0tk8

Rock na China – bares, bandas e festivais


Quando viajei para China estava muito curiosa para conhecer um pouco sobre a cena de rock local. Eu não conhecia nenhuma banda chinesa e não tinha ideia se havia bares, casas de show ou festivais.

Comecei a conversar com pessoas pela internet antes de ir. Uma das minhas fontes de informação foi o blog China Music RadarSe você tem curiosidade sobre a cena musical chinesa, não deixe de ler.

Marquei uma entrevista com o gerente do Yuyintang, um bar/casa de shows em Xangai. Falamos sobre a cena musical chinesa em geral.

Eu fiquei surpresa ao descobrir que o país é um pouco mais aberto do que eu imaginava. Depois de anos nos quais as pessoas não podiam ter acesso a nada, a China agora se abre aos poucos. No passado o jeito era comprar fitas cassetes que passavam de mão em mão.

Yuyintang – Bar de rock em Xangai

O Yuyintang é aparentemente é o melhor lugar para música na cidade, que não tem muitas opções. Foi aberto em 2004 e antes disso não havia nenhum bar de rock em Xangai. Além de mim, tinha mais alguns turistas no local. Para quem gosta de música e quer ouvir bandas locais (ou grupos estrangeiros também), uma noite no Yuyintang é recomendada. Na noite que fui se apresentaram 4 bandas locais.

É bem fácil chegar de metrô, a estação Yanan Xi Lu é perto. O lugar não é grande, tem capacidade para 300 pessoas e um palco pequeno, dois bares que servem uma seleção não muito grande de drinks tradicionais. Tinha bastante gente nesta noite, mas não estava super lotado. No vídeo no topo do post você pode ver a entrevista e um pouco das bandas que tocaram.

Endereço: 851 Kaixuan Lu, near Yanan Xi Lu, Changning district
metrô: Yanan Xi Lu

Endereço em chinês:   长宁区凯旋 路851号, 近延安西路   (Lembre que se for de táxi é importante ter o endereço em chinês para mostrar para o taxista)
Nesse link tem o mapa e mais informações
Facebook do Yuyintang

rock-na-china-xangai-Yuyintang

Curiosidades da cena de rock na China

Algumas coisas interessantes que o gerente da casa, Zhang Haisheng, me contou:

Para uma banda gringa tocar na China é preciso fornecer cópias de suas identidades ou passaportes. Enviar as letras das músicas, áudio e vídeos. Se as letras forem em Inglês, precisam ser traduzidas para o Chinês.

As bandas locais precisam enviar o material com 1 mês de antecedência e bandas internacionais com 2 meses de antecedência. Conteúdo muito sexy, político ou violento pode ser recusado. Bandas pequenas conseguem entrar com o visto de turismo mesmo.

Para lançar um álbum, as bandas precisam enviar as músicas e letras para aprovação do governo e pagar uma taxa de registro. Se o governo não aprovar a música, a opção das bandas é buscar uma fábrica pequena para fazer o cd, mas não poderão vender nas lojas, apenas pela internet ou nos shows.

Apesar do Facebook e o YouTube serem proibidos no país, eles tem suas versões nacionais desses sites. O YouTube deles é o www.YouKu.com e o www.douban.com uma espécie de MySpace, com músicas e filmes.

Os DJs podem tocar nas rádios o que quiserem, mas acabam tocando na maioria das vezes o material que é fornecido pelas gravadoras. Ele disse que achava que antigamente as rádios eram mais livres, com mais tipos de músicas. Hoje em dia só se toca música pop, especialmente de Taiwan e Hong Kong.

Não tem exatamente revistas de música. O que existe são revistas que tratam de vários assuntos, incluindo música.

rock-na-china-xangai

Festivais de rock na China

O país conta com alguns festivais. Em 2011 Avril Lavigne reuniu 200 mil pessoas num deles. Ele também citou o Simple Plan como uma banda popular. Os line ups não são assim lá muito incríveis e os ingressos custam caros, mas pode ser uma experiência interessante se você estiver pela China.

Midi Festival
Esse festival começou em 2000 para apresentar o trabalho das bandas da Beijing Midi School of Music. Em 2004 ganhou uma versão maior e foi o primeiro festival a céu aberto da China. Ele agora acontece em diversas cidades do país com bandas de rock e alternativas.

YUGONG YISHAN FESTIVAL
O Yugong Yishan Festival também é um festival a céu aberto em Pequim organizado pelo Club Yugong Yishan, um local de rock importante na cidade. Aconteceu pela primeira vez em 2018 no New Great Wall Manor com apresentações de Morcheeba, Die Toten Hosen, Tortoise, além de bandas chinesas.

Bares de rock em Pequim

Yugong Yishan

O festival Yogong é organizado pela galera desse bar/casa de show. Tem capacidade para mil pessoas e leva artistas internacionais e chineses. Tem um bom sistema de som e acústica.
Endereço: 3-2 Zhangzizhong Lu, Gulou
Tel: +86 10 6404 2711
Site: yugongyishan.com

MAO Livehouse

Nesse local acontecem shows e às vezes apresentações de teatro. Não é um lugar muito grande, meio que uma caixa preta com um palco. Há outro andar com sofás e um bar.
Endereço: 111 Gulou Dongdajie, Dongcheng
Tel: +86 10 6402 5080
rock-na-china-pequim-mao-livehouse

Bandas de Rock Chinesa

Quer ouvir algumas bandas de rock chinesas? Deixo aqui vários links para você se divertir.

Dou Wei – 黑梦》

Brain Failure –  City Junk

Re-TROS – Hailing Drums

Snapline –  clipe de Fall

Hanggai – Música The Rising Sun

Carsick Cars 

P.K.14 – Behind All Ruptures (每一种分离背后的疼痛)

Queen Sea big shark   后海大鲨鱼 / Glow In The Dark

Tang Dinasty (metal)

Hang on The Box Yellow Banana album

Hedgehog – Blue Daydreaming 白日梦蓝

Silver Ash – playlist

Zuoxiao Zuzhou

Xie Tian Xiao  谢天笑 – Música Sunflower

 

Conhece algum bar de rock na China ou bandas? Conta para nós!


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
rock-na-china

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!