Pride Barcelona 2017
Que Barcelona é a cidade da diversidade, não há dúvida. Aqui são acolhidos diversos povos há muitos e muitos séculos. Barcelona se orgulha por celebrar as diferenças e a autenticidade que podem ser sentidas em sua arquitetura, no azul do mar mediterrâneo e no catalão e espanhol falado nas ruas.
Não seria diferente em relação à população LGBT. Escolhemos morar em Barcelona por ser uma cidade super gay-friendly e participamos ativamente da Pride Barcelona 2017, como parte da equipe da Press Trip oficial organizada pelo Visit Barcelona e Visit Gay Barcelona. Foram 3 dias intensos e muito divertidos!
Para entrar no clima, veja o vídeo que fizemos:
[wp-svg-icons icon=”flag” wrap=”span”] ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5
Pride Barcelona – Muitos dias de festa e atividades
A Pride Barcelona não é feita apenas da Parada LGBT (que é demais, diga-se de passagem). Pelo contrário, ao longo de muitos dias rolaram por aqui diversas atividades culturais, manifestações, festas, shows, debates e encontros para celebrar o orgulho LGBT. O calendário oficial contava com programação do dia 28/06 a 08/07, mas bem antes do dia 28 já estavam acontecendo várias coisas legais relacionadas ao orgulho gay.
Como moramos aqui, pudemos acompanhar de perto algumas dessas atividades. No dia 23/07 fomos assistir à uma palestra e performance que faziam parte do festival lésbico VisibiLes, no Centro Cultural Bonne. Também estava rolando uma exposição fotográfica e tudo foi bem legal. Durante a palestra aprendemos mais sobre a vida de Virginia Wolf, sobre as lésbicas que viveram na Espanha na época do franquismo e sobre escultoras lésbicas inglesas do século XIX.

Performance durante o Festival visbLES
No dia mundial do orgulho LGBT, 28/07, rolou a abertura oficial da Pride Barcelona, na Plaça Universitat. Nós fomos conferir e a praça estava tomada de pessoas com a bandeira LGBT pendurada ou pintada no corpo. Todos estavam muito animados, dançando ao som do DJ. Mesmo a chuva que chegou no fim da tarde não foi suficiente para miar a festa!

Muito amor na Praça Universitat
Nesse mesmo dia a Casa Battló e a Torre Agbar estavam iluminadas com as cores da bandeira do Arco-íris. Fomos conferir e foi emocionante! Aliás, nos dias que se seguiram Barcelona inteira parecia estar vestida de arco-íris… A prefeitura pendurou uma bandeira na fachada e as escadas do metrô Universitat também estavam coloridos.
No dia 29 fomos à feirinha de Gayxample, apelido carinhoso da área do bairro l’Eixample que concentra muitas lojas, boates e bares gays. Essa feirinha foi montada na rua, onde pudemos apreciar artigos de diversos vendedores. Lá encontramos um pouco de tudo, de camisetas e livros à leques e bijuterias de arco-íris.

As ruas de Gayxample viraram festa
Montaram um palco onde rolou shows e, à noite, festa com DJ. Estava super animado, ficamos lá batendo cabelo no meio da rua até a festa acabar. É claro que demos uma passadinha no nosso bar gay favorito de Barcelona, o Átame. Tomamos o drink colorido “Rainbow Drink” porque orgulho pouco é bobagem!
No dia 06/07 fomos a um encontro super legal, o “MeetUp LGBT+ Tech”. Como diz o nome, reuniu LGBTs que trabalham com tecnologia. Rolou no escritório da King, uma empresa de desenvolvimento de games que tem um comitê LGBT interno. As palestras foram ótimas e adoramos conhecer mais gente que trabalha com tecnologia e é LGBT.
A press trip Pride Barcelona 2017
Como comentamos, o pessoal da oficina de turismo de Barcelona organizou uma Press Trip com influenciadores LGBTs para explorarmos a fundo o fim de semana final da Pride, no qual estavam concentradas a maioria das atividades. Do dia 07 ao 09 ficamos reunidas com esse time super legal para curtir a festa da diversidade. O Jaume, do Visit Barcelona, nos acompanhou o tempo todo e foi um ótimo guia!

Foram 3 dias grudados!
Começamos as atividades na sexta-feira, 07/07, no Moll de la Fusta. Essa área fica no Porto Velho de Barcelona, é muito bonita e foi convertida no “quartel general” da Pride 2017. Ali foi montado o palco e toda a estrutura de barraquinhas de produtos, comidas e bebidas para abrigar todo mundo que veio participar da Pride.

O Moll de la Fusta foi o epicentro da Pride Barcelona no fim de semana
Corrida de Tacones
A programação foi super intensa! Primeiro assistimos à tradicional “Corrida de Tacones”, ou seja, “Corrida de Salto Alto”. É isso mesmo, um povo apostando corrida usando saltos altíssimos… Uma loucura! Sim, teve gente que caiu, que perdeu o sapato no meio… Mas foi divertido, não podemos negar! E o primeiro lugar ganhou €250.
Drag Gala
Na sequência assistimos à competição de Drag Queens, que esbanjaram charme e humor no palco. A vencedora foi uma Drag Queen venezuelana que deixou Barcelona aos seus pés! A galera enlouqueceu!

Concurso para eleger a melhor drag queen.
Festa da Espuma
E então chegou a hora da esperada e louca festa da espuma! O povo fica lá, dançando na pista, enquanto máquinas de espuma enchem o local… Quem entra na folia sai completamente molhado. Descobrimos que as festas da espuma, ou “Foam Partys” são comuns aqui na Europa. Foi a primeira vez que vimos uma e não tivemos coragem de nos jogar lá no meio, rs.

Para ficar molhadinha! rs
Holi Pride
No sábado 08/07 acordamos cedo e fomos direto para o Moll de la Fusta. Enquanto a Holi Pride não começava fomos conferir a aula de zumba e as crianças se divertindo na área da “Pride Kids”.
A HoliPride foi inspirada no HoliFestival, uma festa onde as pessoas jogam pós coloridos umas nas outras enquanto dançam… O efeito visual é lindo e super divertido! Nunca tínhamos ido a uma Holi antes e adoramos! Estávamos concentradas em filmar e tirar fotos do pessoal se colorindo, mas só de ficar perto também saímos com pó da cabeça aos pés.

Festa das cores!

Diversão garantida brincar com pó colorido.

Beleza colorida
Exposição “The beauty and the Beasts – Ismael Smith” no MNAC
No início da tarde fomos ao MNAC (Museu de Arte da Catalunya), meu prédio favorito de Barcelona. Entramos e fizemos uma visita guiada à exposição The Beauty and the Beasts. Foi muito legal conhecer a obra de Ismael Smith, um artista catalão que já discutia inversão de papéis de gênero no começo do século passado.
Parada do Orgulho LGBT de Barcelona – O ponto alto da Pride
Chegou a hora que todos estavam esperando, não adianta negar! A Parada (ou manifestación, como eles chamam aqui) saiu da Plaça Espanya, desceu pela Avenida Paral-lel e acabou no nosso querido Moll de la Fusta. Tivemos o privilégio de desfilar no carro oficial da Pride, o primeiro de todos (meu sonho sempre foi ser da comissão de frente, rs).

O tema da Pride esse ano foi: Cartão vermelho para homofobia nos esportes.
De dentro do carro pudemos ver a multidão caminhando atrás e pelas laterais… Muito emocionante! Tinha uma DJ tocando música dentro do carro, pra animar geral. Nos divertimos muito com nossos amigos da press trip e estava um calor de mataaaar! Nem toda a cerveja e água geladas do mundo ajudavam. Mas valeu cada segundo!

Destaque que estava no nosso carro. Que arraso.
Um pouco antes de chegar no fim do trajeto descemos do caminhão para ver os outros que estavam atrás de nós. O povo estava muito animado, as bandeiras do arco-íris e os boys-magias semi-nus invadiram a avenida. Alguns peladões passaram por nós e era engraçado a galera tirando foto com os desconhecidos nus!
Tinha até um carro brasileiro, que só tocava música brazuca! Muitas associações passaram a pé marchando com faixas, como a das “Famílias de Gays e Lésbicas”, “Associação Trans” e diversas outras.
Nos prédios da Parallel, famílias aplaudiam, dançando e jogavam papel picado. Na multidão tinha gente de todo tipo, vindo de todos os lugares do mundo, de diversas orientações sexuais e identidades de gênero. Tinha muita família com crianças e casais homossexuais mais velhos, com seus 60, 70 anos. É muito bonito ver isso. Mas calma, também tinha muuuuita galera jovem esbanjando charme e flerte!

As famílias e o futuro lindo!

Toda a cidade celebrando o amor!

Galera do Brasil!
Shows no Moll de la Fusta
Depois da Parada, rolaram shows diversos e o fechamento oficial da Pride Barcelona 2017, no Moll de la Fusta. A prefeita Ada Colau, falou sobre essa Barcelona acolhedora e diversa e depois até conseguimos tirar uma foto com ela! Seguimos dançando e curtindo os shows. Nossos pés já estavam se mexendo sozinhos, de tanto que pulamos e dançamos aquele dia.

Nós e a prefeita gata Ada Colau
O Moll de la Fusta ficou super lotado com toda a galera que tinha desfilado. Estávamos cansadas, mas muito felizes! Tanto que, mesmo depois desse dia cheio, voltamos para a casa para tomar um banho e seguimos direto pra balada com o pessoal da press trip!
Escolhemos a festa Ultrapop, na boate Safari. Uma festa gay que só toca o melhor do pop internacional e espanhol, mas estava SUPER ULTRA lotada. Toda a galera que veio pra Pride teve a mesma ideia!

Moll de la Fusta lotado!!!!!
Adoramos a experiência de viver a Pride Barcelona intensamente. Só tivemos mais certeza que essa é a cidade onde queremos morar e ter filhos… Barcelona é linda e tem orgulho LGBT o ano inteiro! Se você está planejando vir para a próxima Pride, VENHA! Fique de olho nos canais oficiais de Barcelona para ver as datas certinhas, mas sempre rola entre junho e julho.
Acompanhe os outros influenciadores que estavam conosco! Sem eles essa press trip não teria sido tão legal!
- Miguelito, o gatinho gay espanhol que faz fotos sensuais em seu instagram, @miguelitopotito
- Javi, outro gatinho gay espanhol, em seu twitter @DocuJavi
- Thierry, jornalista de viagem e blogueiro LGBT da Bélgica, no blog Magnificent Earth
- Juan, blogueiro, videomaker e viciado em drone que veio da Colômbia mas mora em Berlim, no blog The Travelers Buddy
- Jeremy, o francês mais fofo e carinhoso que já conhecemos, no instagram @jeremie_xiorcal
Agradecemos ao Visit Barcelona e Visit Gay Barcelona pelo convite e por toda a organização do press trip. Beijos especiais para Jaume Vidal e Mateo Asensio! ;)
Qual moeda levar para Barcelona
Em Barcelona a moeda utilizada é o Euro (€). A melhor pedida para câmbio é, sem dúvida, usar o cartão multimoedas pré-pago da Wise. É um cartão Visa, que funciona no modo débito com senha ou aproximação.
Você carrega a moeda que quiser na sua conta Wise, pelo aplicativo, pagando por PIX da sua conta bancária brasileira, e tem a melhor cotação de câmbio de todas. Além disso, o Wise funciona como um cartão de débito e te deixa sacar dinheiro em praticamente qualquer caixa eletrônico! Clique aqui para fazer o seu cartão Wise gratuitamente!
Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a Tiqets
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo