A password will be e-mailed to you.
A_H3mtWcNfc

O que fazer em Toledo (Espanha) – Roteiro de 1 dia

Toledo fica a 70 km de Madrid, na Espanha, e é um reduto medieval no mundo contemporâneo. Passear pela antiga cidade medieval murada é uma viagem no tempo incrível – e é possível ver a cidade em apenas 1 dia. Hoje vamos te contar o que fazer em Toledo!

Toledo é Patrimônio da Humanidade e foi a capital da Espanha até 1560. O reino resolveu mudar a sede pra Madrid porque a população estava crescendo e as demandas de uma capital maior também. Por isso, a cidade é muito importante pro país.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Toledo é uma cidade de médio porte, e tem outras atrações além da antiga cidade medieval murada (parques, praças,  prédios de origens romanas, árabes, judias…) mas o que realmente faz com que muitos turistas visite a cidade é a parte antiga. Foi isso que visitamos por lá, então todo o nosso post fala dessa parte medieval de Toledo.

A cidade está na comunidade independente de Castilla-La Mancha, a terra do famoso personagem Don Quixote. Por isso você vai ver por Toledo várias lojinhas vendendo souvenir relacionados ao Don Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança.

o-que-fazer-em-toledo-espanha-passeio

Panoramica de Toledo

Como chegar em Toledo

Quando você for visitar Madrid, reserve um dia para Toledo. É possível ir de trem ou de ônibus. Como é bem perto, escolhemos o busão pois é metade do preço e a diferença de tempo muito pequena (25 minutos de trem e 45 minutos de ônibus).

Você pode tomar o ônibus na estação Plaza Elíptica, por 9,50 euros (ida e volta). Dá pra comprar na hora, e as saídas são de meia em meia hora. Mas preste atenção, porque os bilhetes são meio confusos.

Pra comprar, tem uma guichê da Alsa (empresa de ônibus) no andar da catraca de saída do metrô, meio escondido no canto esquerdo ao fundo. Ou você pode comprar numa máquina automática dois andares acima do nível do metrô. Dá pra comprar com cartão ou dinheiro.

Você seleciona a passagem de ida e volta pra Toledo, pega o bilhete e já tem que ir direto pra fila do ônibus. Os bilhetes não tem horário de saída específico, valem pro dia todo, então é importante achar logo a plataforma de saída e pegar a fila. Também dá pra comprar antecipado, pela internet, no link oficial da Alsa.

o-que-fazer-em-toledo-espanha-rio-tajo

Rio Tajo que contorna a cidade de Toledo

Ao chegar em Toledo pela rodoviária, basta sair pra rua e andar um pouquinho e você já vai ver os altos muros da cidade antiga. Prepare-se para um dia de intensas subidas e decidas!

Subindo essa primeira rua, você vai chegar em uma praça, e ali tem o centro de informações turísticas de Toledo. É legal entrar ali e pegar um mapa, onde todos os pontos mais importantes estão marcados. Dá pra seguir o mapa a pé tranquilamente.

Outra opção é ir em um passeio fechado, saindo de Madrid. Existem algumas opções, indicamos as seguintes excursões:

O que fazer em Toledo – cidade medieval

Você já começa o passeio pela Puerta de Bisagra uma entrada digna de cidade medieval de filme. Seguindo pelas vielas, você poderá observar muitas casas antigas, o chão de pedra original e muitos pontos turísticos e históricos importantes.

Você vai começar a subir e logo já vai poder observar a vista lá de cima. É legal de ver os telhados das casas e o Rio Tajo que rodeia a cidade de Toledo. É louco porque realmente é uma vila pacata, andar por ali te dá uma sensação mista de paz e tensão da Idade Média, rs.

o-que-fazer-em-toledo-espanha-puerta-de-bisagra

Puerta de Bisagra

Ao andar pela cidade você vai passar por muitos edifícios e pontos turísticos. Nós não entramos nos pontos turísticos, muitos deles igrejas, monastérios e museus.  Os mais importantes são o Museo de Santa Cruz, Catedral Primada, Centro Cultural San Marcos, Iglesia de Santo Tomé, Museu del Greco, Convento de Santo Domingo.

Toledo foi uma cidade importante na Idade Média e Moderna, por isso boa parte dos locais de visitas turísticas são igrejas e conventos. O destaque maior é a Catedral Primada de Toledo, imensa, toda em estilo gótico. Por fora é linda. Infelizmente não entramos porque estávamos com o orçamento curto pra essa viagem e esse é um dos lugares que cobram a entrada (de 8 a 11 euros cada entrada, dependendo do dia).

Mas todos dizem que o interior é demais, então se você puder pagar e entrar, aproveite! (E nos conte/mostre fotos de como é!). Ao lado da igreja está o Ayuntamento de Toledo, ou seja a prefeitura. A nossa dica é usar o banheiro de lá se você estiver apertado: é limpinho e gratuito.

Na frente da igreja há uma obra de arte muito legal, que é um espelho d’água que ao longo do dia vai enchendo e esvaziando várias vezes. Quando está cheio, o reflexo da igreja e dos prédios dos arredores na água fica incrível! A obra se chama Tres Aguas da artista Cristina Iglesias e está em Toledo desde 2014.

o-que-fazer-em-toledo-espanha-catedral

Reflexo da catedral de Toledo na obra da artista Cristina Iglesias

O doce tradicional da cidade é o Marzipã. Existem várias histórias de freiras que faziam o doce em épocas de fome e crise, na Idade Média. A iguaria é vendida em diversos cafés de Toledo. Comemos também umas amêndoas caramelizadas, muito gostosas e tradicionais – cada pacotinho custa 1 euro.

o-que-fazer-em-toledo-espanha-marzipa

Vitrine do El Cafe de las Monjas, na calle de Santo Tomé, com marzipa e outros docinhos

Toledo é uma graça, cheia de turistas do mundo todo passeando. Existe um ônibus turístico de dois andares pra ver a cidade toda de outro ângulo. O ingresso do ônibus custa 5,50 euros pra uma viagem única, sem descidas, e 9 euros pra poder descer e subir nos ônibus quantas vezes quiser, durante todo o dia. Mais informações sobre o passeio no site oficial: Bus Turistico Toledo.

No geral, não achamos caras as coisas de comer, os mercadinhos e nem os souvernirs. Os preços de tudo estava na média, iguais aos de Madrid. Como somos espertas (e acostumadas com essa vida de viajantes no perrengue!), a gente já foi almoçada e levou vários lanchinhos, frutas e garrafas de água. Compramos uns docinhos, sorvete, salada de frutas e 2 wraps ao longo do dia lá, e nisso gastamos uns 15 euros.

Falando em souvenirs, tem muitos artigos no estilo medieval, de metal – armaduras, espadas, brasōes. Muita coisa bonita. Vimos também muita cerâmica. A maioria bem colorida. Deu vontade de comprar tudo.

o-que-fazer-em-toledo-espanha-souvenirs

As cerâmicas da cidade estão em toda parte

Nosso amigo que nos hospedou em Madrid, o Gaspar, deu uma dica quente: aproveitar a ida pra Toledo e comer um tradicional ciervo colgado (um churrasquinho de carne de porco), no restaurante La Abadia – Plaza de San Nicolas, 3. O prato custa 12 euros. Disse também para subir no café do prédio onde fica o museu do Exército pois a vista é linda e se vê os telhados da cidade.

Ao redor da cidade (para fora dos muros), há trilhas em meio a natureza. Quem for passar mais de um dia pode fazer essas caminhadas. Sem falar que a vista da cidade das montanhas opostas são lindas. E ficamos imaginando quão incrível deve ser passar a noite na cidade e caminhar por suas vielas escuras.

o-que-fazer-em-toledo-espanha-montanhas

Montanhas ao redor de toledo – trilhas para caminhada e uma bela vista da cidade antiga.

Para mais informações visite o site oficial do Turismo Toledo.

o-que-fazer-em-toledo-espanha-porta-medieval

A estrangeira Gabi na frente de uma bela porta de madeira toda trabalhada.

Onde ficar em Toledo

Muita gente fica tão apaixonada por Toledo que resolve dormir uma noite por lá, para poder sentir o clima da cidade medieval de noite. Confesso que quero voltar para fazer isso!

Veja abaixo bons hotéis e hostels que indicamos em Toledo, para todos os estilos de viajantes e orçamentos:

E deixamos também a dica dessa caixinha abaixo que atualiza as promoções de hotel em Toledo semanalmente!



Booking.com

Mapa de Toledo com os locais citados nesse artigo

Já foi pra lá e quer adicionar alguma dica sobre o que fazer em Toledo? Deixe nos comentários!


Acesse nossos outros posts que podem te interessar:

– Categoria completa: Madrid

– Categoria completa: Barcelona


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

O-que-fazer-em-Toledo-espanha

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta Estrangeira no Facebook!