Uma senha sera enviada para seu e-mail

Desbravando San Pedro de Atacama em um walking tour

Muita gente visita o Atacama, no Chile, e usa a cidade de San Pedro apenas como base para fazer os passeios e acaba indo embora sem saber muito da cidade. Nós fizemos um walking tour com a Tour4Tips chamado San Pedro Hoy, que conta um pouco da história da cidade, curiosidades e fatos da cidade atual, uma maneira excelente de onhecer um pouco mais sobre a cidade. A empresa oferece outros tours também, tanto em São Pedro, como em Santiago, Valparaiso e Viña del Mar.

Como o nome da empresa diz, o tour é em troca de tips, ou gorjeta, então você oferece quanto quiser para a guia. Esse esquema de tour é interessante, porque você pode fazer mesmo se estiver com pouco dinheiro. E se você estiver esbanjando e adorar o tour pode colaborar com uma bela gorjetona, claro!

Os tours da Tour4Tips são super novidade e esse é o primeiro mês no Atacama, mas nossa guia Adrin, uma chilena super simpática, estava muito preparada. Veja o vídeo para sacar como foi:

Plaza de San Pedro: ponto de encontro do tour.

Plaza de San Pedro: ponto de encontro do tour.

ATENÇÃO! Recomendamos sempre viajar para fora do Brasil com Seguro Viagem.
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Nos encontramos às 10h na praça principal de San Pedro de Atacama. É fácil achar as guias, elas usam uma camiseta listrada de branco e vermelho, tipo “Onde Está Wally”.

As guias da Tours 4 Tips e suas camisetas de Wally!

As guias da Tours 4 Tips e suas camisetas de Wally!

Na primeira parada ela nos explicou sobre a fauna e flora local, fatos que Adrin conhece muito bem pois é bióloga. Aprendemos sobre as plantas e suas propriedades curativas e ela nos mostrou cada uma delas pelo caminho que percorremos. Uma delas é a Rica Rica. Além de ser uma planta medicinal também é usada para dar sabor ao Pisco Sour e em sorvetes!

Depois caminhamos pela Calle Caracoles, a principal rua de San Pedro de Atacama. Ali ela deu uma dica ótica: a sorveteria Babalu. Os sorvetes deles são realmente incríveis, tomamos pelo menos um por dia, rs. Além dos sabores tradicionais eles tem sorvetes de frutas e plantas locais – a nossa dica é o de chañar, uma castanha parecida com a avelã. É divino!

A Calle Caracoles é a 5th Avenue de San Pedro, rs.

A Calle Caracoles é a 5th Avenue de San Pedro, rs.

Demos a sorte de pegar a feira de frutas e verduras que acontece em San Pedro apenas uma vez por mês! Ali ela deu outra dica valiosa para comer barato: os carritos, que são barraquinhas que vendem comidas deliciosas por valores acessíveis. Comemos ali quase todos os dias! Para você ter uma ideia, um menu completo com entrada, prato principal e acompanhamento custa 3.500 CLPs.

Outra dica é o banheiro público que tem ali do lado das barraquinhas. Custa 300 CLPs e pode salvar sua vida. Continuando o tour passamos pela feira de artesanato de bolivianos.

A feirinha dos bolivianos é um ótimo lugar para fazer compras.

A feirinha dos bolivianos é um ótimo lugar para fazer compras.

Adrin nos contou também sobre a realidade de festas clandestinas que rolam no Atacama e também sobre a presença de drogas na cidade – tanto as ilícitas que dão trabalho para a polícia, quanto as drogas medicinais antigas ainda usadas pelas curandeiras.

Nossa próxima parada foi o campo de futebol de San Pedro de Atacama. Acredite, mesmo lá nesse vilarejo pitoresco e pequeno as pessoas são loucas por futebol! A arquibancada rústica de madeira dá um toque muito interessante. Adrin nos explicou sobre a ascensão recente da seleção chilena e como isso é motivo de orgulho nacional.

Sim, San Pedro de Atacama tem estádio de futebol!

Sim, San Pedro de Atacama tem estádio de futebol!

A nossa última parada foi no cemitério, e essa foi a mais rica de todo o tour. Ali pudemos aprender mais sobre a cultura dos Lickan Antay, o povo atacamenho nativo. Os Lickan Antay encaravam a morte de uma maneira diferente de nós. Eles acreditavam que a morte era um portal para a próxima etapa, a nova vida. Por isso eles tinham o costume de mumificar os mortos e colocar nas tumbas coisas que eles pudessem precisar na próxima vida, como armas, comida, bebidas e artefatos.

Hoje em dia a prática de mumificação não existe mais, mas a cultura de deixar objetos nas tumbas continua. Pudemos observar no cemitério vários túmulos com comidas e cerveja! A gente até brincou que no nosso túmulo teria chocolates! Hahaha! O costume é colocar coisas que o indivíduo gostava ou usava no seu trabalho.

O cemitério de San Pedro de Atacama tem um charme especial...

O cemitério de San Pedro de Atacama tem um charme especial…

Aprendemos muito no tour que durou 2 horas. Gostamos de conhecer melhor San Pedro. A cidade é charmosa e pitoresca e vale ser explorada. Lembre-se de passar bastante protetor solar para fazer o passeio, já que o sol ali é sempre bastante forte e o vento pode te enganar. O pessoal do blog Apure Guria! estava lá conosco e também contou sua experiência.

Para ver as opções de passeios da Tour4Tips em San Pedro de Atacama e outras cidades do Chile, acesse o site oficial: http://tours4tips.com/es/

Nossa guia Audrin.

Nossa guia Adrin.

Ps: esse passeio foi feito em parceria como indicado, mas não se preocupe! Aqui no ESTRANGEIRA nós só contamos experiências verdadeiras que tivemos e damos nossa opinião sincera. Mesmo quando fechamos parceria somos honestas com os leitores sobre tudo, porque o nosso objetivo é dar informação verdadeira e de qualidade para vocês! As políticas do blog podem ser consultadas na aba “Sobre” do menu!

 

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars

Curta nossa página no Facebook!