Como pedir café na Espanha – dicas para não errar!

Tomar o seu querido café na Espanha pode ser um desafio. Acredita? Isso porque, além do idioma diferente, em cada país os nomes das diversas bebidas com café muda. Lá não existe o nosso pingado, por exemplo.

Então, depois de 4 anos morando na Espanha e de ter passado alguns perrengues para entender como pedir o café do jeito que eu gosto, resolvi fazer esse post onde explico todas as opções para você pedir seu café na Espanha.

ATENÇÃO! O Seguro Viagem é obrigatório para entrar na Espanha. Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Café na Espanha: tipos de bebidas com café e como pedir

Ao chegar em uma cafeteria espanhola, é bem provável que você não encontre um cardápio ou cartaz de menu com as opções de bebida à base de café. Como tomar um café é uma coisa bem corriqueira, eles não costumam explicar quais são as opções básicas. Você tem que se virar!

Veja abaixo a lista completa de tipos de bebidas com café na Espanha e peça o seu preferido! ;)

Cortado: o nosso pingado

Começo pelo minha bebida com café preferida, que demorei para aprender a pedir na Espanha: o cortado é o que chamamos em São Paulo de “pingado”. Café com um pouquinho de leite.

Leia também: O que fazer em Barcelona: guia completo de viagem

Café solo ou expresso

Se você quer um café puro ou expresso, deve pedir um “café solo”. Se você utilizar a palavra “expresso” eles até vão entender e fazer corretamente, mas não é o termo utilizado na Espanha.

Café corto

Se você quer aquele expresso bem forte e curtinho, peça um “café corto”.  É equivalente à metade do café solo. Ótimo para dar um up no dia quando bate aquele sono.

café-na-espanha-cafe-expresso-curto

Café corto: expresso bem curtinho e forte

Café largo

O café largo é o contrário do café corto. Largo em espanhol significa “comprido”. Ou seja é um café expresso com um pouco mais água, entre 40 e 50ml a mais. Por isso mesmo é um cafezinho mais fraco.

Leia também: Quanto custa viajar para Barcelona – gastos detalhados

Café doble

Se você quer um café expresso turbinado, com o mesmo tamanho do expresso maior mas bem mais forte, peça o café doble. É um expresso tirado com a mesma quantidade de água e o dobro de pó.

Café con leche

Essa é fácil! O nosso bom e velho café com leite! Normalmente, para uma dose de café na Espanha se adicionam 100 ml de leite. É comum que a pessoa que vai fazer o seu café te pergunte se você quer o leite frio, morno ou quente.  Pode parecer estranho, mas muita gente gosta de adicionar o leite frio ao café.

Importante: você pode especificar o tipo de leite que quer adicionar, claro! Normalmente as opções são:

  • Leche normal: leite integral
  • Leche desnatada: leite desnatado
  • Leche de avena: leite de aveia
  • Leche de soja: leite de soja
  • Leche de almendras: leite de amêndoas

Café con yelo

Sim, acredite se quiser, um grande hit do verão espanhol é o café com gelo! Se você pedir essa iguaria, receberá uma dose de café expresso quente, tirado na hora, e um copo cheio de gelo. Basta colocar o café no copo com gelo e a magia acontece: boa parte do gelo derrete e seu café fica geladinho.

É claro que será um café mais aguado. Logo que mudei para Barcelona achava o café com yelo a coisa mais esquisita do mundo. Mas experimentei, gostei e passei por cima do preconceito. É gostoso!

Há ainda a possibilidade de fazer uma variação e adicionar leite. É só pedir “café con leche con yelo”.

como-pedir-cafe-na-espanha-com-gelo

Café com gelo: encara?

Americano

Café americano é aquele café grande e bem aguado. Eles adicionam 100ml ou até mais de água. Eu não gosto, acho que fica fraco demais e sem gosto, quase como um chá. Mas se você curte esse tipo de café típicamente estadunidense, peça o americano. – grande.

Leia também: O que fazer em Valência (Espanha) – roteiro de 2 dias

Carajillo

Apesar do nome engraçado, o carajillo é uma bebida alcóolica: café com conhaque. Por ser uma bebida diferente e mais sofisticada, você não encontrará carajillos em qualquer cafeteria de esquina. Tem que ser em algum café mais especializado.

Cappuccino

O nome não muda e o clássico italiano é um queridinho no mundo todo. Mas atenção: na Espanha, o Capuccino segue a receita original italiana: 1/3 café, 1/3 leite e 1/3 espuma de leite. Nada de chocolate ou chantilly como colocamos no Brasil.

Bombón

Calma, calma, calma. Não fique desesperado porque há sim uma opção muito gostosa de bebida com café doce: o bombón! Nada mais é do que café com leite condensado. Uma delícia!

Leia também: O que fazer em Madrid – roteiro pela capital Espanhola

Leche Manchada

O contrário do cortado é a leche manchada: muito leite e só um pinguinho de café. Como o nome diz, a quantidade de café é pouca só para dar uma leve manchada no leite.

Café Granizado ou Café Helado

O Café Granizado ou Helado é o café batido com gelo, tipo Starbucks. Fica mais cremoso, parecendo uma raspadinha de café. Normalmente tem leite na mistura, então é diferente do café con yelo. Fique atento!

Leia também: 6 shows de flamenco incríveis em Barcelona e 4 shows de flamenco incríveis em Madrid

Café na Espanha: outras bebidas que posso pedir na cafeteria

Se você não curte café ou está com vontade de tomar outra coisa, também pode pedir:

  • Chocolate a la taza caliente: um chocolate quente bem denso e grosso
  • Té ou infusiones: tés são chás a base de cafeína ou seja, chá preto (té negro), chá verde (té verde) ou chá vermelho (té rojo). Infusiones são os chás a base de ervas. Normalmente há um cardápio onde você pode ver as opções disponíveis. Os mais comuns são camomila (manzanilla), hortelã (hierbabuena) e hibisco.

Café na Espanha: comidas para acompanhar o cafezinho

Por último, quero falar sobre os quitutes e comidas típicas para acompanhar o café na Espanha. É comum que os espanhóis tomem o café acompanhado de algo doce, não como nós que estamos acostumados a pedir um pão na chapa salgado.

  • Masa de hojaldre – doce a base de massa foleada. Normalmente são recheados com creme branco, chantilly ou chocolate.
  • Croissant de chocolate – exatamente como o nome diz, os croissants de chocolate costumam ser grandes e bem recheados
  • Palmera – docinho de massa foleada mais dura, pode ser coberto só com açúcar ou com chocolate.
  • Churros – o verdadeiro clássico espanhol! Os churros fritos espanhóis não são recheados como os nossos. Você pode pedir churros puros, só com açúcar, ou acompanhado de chocolate derretido para mergulhar.
  • Pasteles y tartas – pastel em espanhol, acredite se quiser, é o bolo. E tarta, são as tortas. Mas sempre estamos falando de quitutes doces, hein? Os bolos mais comuns são pastel de chocolate, red velvet e zanahoria (cenoura). A tarta de manzana (maçã) costuma ser bem gostosa.
  • Magdalenas – muffins ou cupcakes de todos os tipos são chamados de Magdalenas. Há aquelas mais simples, sem recheios, e as outras mais complexas. Há locais onde eles também chamam de tulipán.
  • Donuts – apesar dos doughnuts serem doces fritos tipicamente americanos, na Espanha eles adoram. Falam e escrevem assim: “donuts”. Em qualquer cafeteria simples você terá pelo menos duas opções de donuts, seja simplemente glaciado ou recheado de chocolate.

Tem mais dicas sobre como pedir café na Espanha? Deixe nos comentários! :)


Leia todos os nossos posts da Categoria completa: Espanha

Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo