Como ganhar dinheiro com turismo – ECONOMIA COLABORATIVA

Todo mundo gosta de ganhar dinheiro e, se você tá aqui no nosso blog de viagens é porque gosta de turismo, certo? Nesse post nós vamos ensinar algumas maneiras simples de ganhar dinheiro com turismo! Bem-vindo ao terceiro post da série Economia Colaborativa!

Com o avanço da internet pessoas do mundo todo estão a apenas a um clique de distância. Hoje, nós presenciamos a explosão da economia colaborativa. E o que é isso? Economia Colaborativa é o comércio de produtos e serviços entre pessoas físicas por meio de uma plataforma, site ou aplicativo. Ou seja, a internet é a responsável pelo surgimento dessa nova maneira de consumir, economizar e ganhar dinheiro.

No vídeo abaixo nós explicamos melhor que diabos é economia colaborativa e damos exemplos legais pra vocês verem como você também pode ganhar dinheiro com turismo. Assista ao vídeo antes de continuar lendo! :P

Como ganhar dinheiro com turismo

Existem diversas maneiras de você ganhar dinheiro com turismo. Você pode alugar um quarto da sua casa para viajantes, cobrar uma taxa para trazer encomendas de viagens, prestar serviços de guia na sua cidade…

Abaixo nós fizemos uma lista detalhada explicando melhor essas oportunidades. Veja qual delas você pode usar para ganhar um troco! Separamos por tipo de serviço e já deixamos todos os links dos sites prontos pra você clicar.

Alugue sua casa ou um cômodo para turistas

Existem diversas plataformas que permitem que você anuncie a sua casa completa ou apenas um cômodo para que turistas aluguem pelo tempo que estarão na sua cidade.

Você deve ter boas fotos da casa ou do cômodo, se registrar em um dos sites, preencher todos os requisitos e estar sempre atento para responder às solicitações. Nessas plataformas, tudo funciona na base da avaliação pós-serviço. Ou seja, quando você receber alguém na sua casa, essa pessoa irá fazer uma avaliação sobre os aposentos e sobre você, dizendo como foi a experiência dela e se tudo estava de acordo com o anúncio.

Toda a transação financeira é feita diretamente pelo site. Para ter ideia de valores, pesquise outras casas parecidas na mesma região e veja quanto as pessoas estão cobrando. Quanto mais serviços você oferecer, mais atrativo será seu anúncio.

Coisas básicas como wi-fi, toalhas e roupas de banho, acesso à cozinha e banheiros (nem que seja compartilhado) são essenciais. Outros mimos, como mapas da cidade, comidas e bebidinhas sempre agradam os visitantes e podem te render avaliações muito positivas.

O site mais famoso para alugar a casa ou um cômodo para viajantes é o AirBnB . Já está consolidado ao redor do mundo e é confiável. O site chegou ao Brasil e está todo em português. Nós já nos hospedamos por AirBnB diversas vezes, e vamos alugar um cômodo da nossa casa lá a partir de 2016!

ganhar-dinheiro-com-turismo-airbnb

Página de busca do AirBnB

 Ofereça caronas pagas

No Brasil já existem aplicativos que permitem uma pessoa dar carona a outra, cobrando por isso! Você anuncia o seu local de partida, o destino, horário e data da viagem. Para ter uma ideia de valores, consulte viagens parecidas com a sua no aplicativo.

As pessoas que tiverem interesse em pegar a carona com você entram em contato e vocês combinam tudo! Normalmente o valor combinado é pago diretamente para o condutor, em dinheiro. Aqui os feedbacks também acontecem por meio das avaliações.

O motorista avalia a pessoa que pegou carona e vice-versa. O termo desse esquema de caronas em inglês é “carsharing”, que significa “dividindo o carro”. Você pode usar esses aplicativos para ganhar uma grana extra em viagens maiores ou simplesmente no dia-a-dia. Se todo dia você levar uma pessoa de carona para o trabalho, imagine o bem que isso faz pro meio-ambiente e pra cidade!

Os dois aplicativos que estão bombando no Brasil agora são o BlaBlaCar e Waze carpool

ganhar-dinheiro-com-turismo-blablacar

Conseguir uma carona pelo BlaBlaCar é fácil!

Alugue seu carro

Para alugar seu carro direto para outras pessoas você pode usar https://www.moobie.com.br/. Nós experimentamos esse tipo de serviço quando estávamos morando na Espanha e gostamos muito.

Lá experimentamos o SocialCar, uma plataforma muito simples onde a pessoa anuncia o seu carro, o valor do aluguel por diária e pronto! As locações estão todas cobertas por um seguro, então fique tranquilo!

Não deixe mais seu carro parado na garagem!!!! Coloque-o para rodar e ganhe uma grana extra.

Nós fizemos um post bem completo sobre o transporte na economia colaborativa, e lá tem uma lista bem linda (por país) de todos os aplicativos de carona. Confira no link: Como economizar em transporte – ECONOMIA COLABORATIVA.

Ganhe para trazer encomendas do exterior ou do freeshop

“Já que você está indo viajar, pode trazer uma encomenda pra mim?” – quem nunca ouviu essa famosa frase? Seja de um familiar, amigo ou às vezes uma pessoa pouco conhecida, sempre tem gente querendo coisas que estão em outras cidades ou países.

Pensando nisso foram criados alguns aplicativos que permitem que você formalize essa encomenda e cobre um valor pelo seu serviço de leva-e-traz! É simples: você anuncia o destino da viagem e a data, a pessoa interessada entra em contato com você explicando qual o produto que ela quer encomendar e você já dá um preço fechado, considerando o valor do produto + o seu cachê pelo serviço.

Vale até pra compras de freeshop! Além de encomendas que você tenha que comprar, esse serviço também vale pra apenas buscar e entregar correspondências ou documentos. Muitas vezes pessoas que moram fora do país precisam enviar documentos importantes e essa é uma solução melhor que o envio tradicional de correios.

Considere essa maneira fácil de ganhar dinheiro, já que a sua viagem já está marcada mesmo e o que vier é lucro.

Os sites que já permitem esse tipo de troca são:

Grabr – site tem versão em português e opera mundialmente
PiggyBee – site em inglês
Entrusters – site em inglês

Seja um guia/amigo local na sua cidade

Atualmente está rolando uma coisa muito legal chamada “turismo de experiência”. Isso significa que boa parte dos viajantes não quer saber de uma viagem tradicional, onde só passa pelos pontos turísticos.

Essas pessoas querem vivenciar os destinos, entrar na cultura, conversar com os locais, comer as comidas típicas, mergulhar no país. E para isso, os viajantes precisam entrar em contato com moradores do destino. É aí que você entra pra ganhar dinheiro!

Você pode oferecer diversos serviços para esses turistas, cobrando por todos eles, claro. O primeiro é um serviço de guia local. Você pode organizar tours pela sua cidade, inclusive tours bem específicos, por exemplo: passeio pela vida noturna, visita a museus, passeios com crianças…

Existem sites nos quais você anuncia o seu serviço de guia e os turistas já entram em contato com você antes de chegarem. No seu perfil você descreve quais são seus interesses e coisas que conhece e gosta mais, assim os visitantes vão escolher um guia com afinidades.

Combinam preços, ponto de encontro e pronto! Mas é muito importante que você saiba falar inglês bem para esse serviço, já que na maioria das vezes os clientes são estrangeiros. Quanto mais línguas estrangeiras melhor, mais chances de fechar trabalho. Depois do passeio, os turistas deixam uma avaliação te recomendando para o próximo.

Outro serviço de turismo de experiência é oferecer uma refeição típica do seu país na sua casa. Você cozinha algo tradicional, fala da sua cultura e sua vida, toca música brasileira… No valor combinado você inclui o preço dos alimentos e um cachê pelo seu serviço, claro.

O Dinneer é um site brasileiro que faz a conexão entre anfitriões e pessoas que buscam uma experiência diferente. Atualmente são 1800 anfitriões cadastrados  em todo o Brasil, mostrando seus dotes culinários (inclusive alguns oferecem jantares temáticos interessantes).

ganhar-dinheiro-com-turismo-dinneer

No Dinneer amantes da gatronomia procuram anfitriões que cozinham em casa para eles.

Outros sites que fazem a ponte entre os serviços e os turistas são:

RentALocalFriend – site em português, opera mundialmente. Para ser um “amigo local”.
Airbnb Experiences – no site do Airbnb, além de hospedagem, é possível oferecer experiências também

Veja aqui os nossos outros posts da série economia colaborativa:

Como economizar em hospedagem nas viagens

ganhar-dinheiro-com-turismo-hospedagem

Post e vídeo sobre como economizar em hospedagem

Como economizar em transporte nas viagens

ganhar-dinheiro-com-turismo-transporte

Como economizar com transporte

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta Estrangeira no Facebook!