A password will be e-mailed to you.
ABvMa2Jg4UY

Como funciona o vestibular na Espanha – dicas para passar na “Selectividad”

Se você é um brasileiro vivendo na Espanha que sonha em fazer faculdade aqui, já deve ter se perguntado como funciona o vestibular na Espanha. Eu acabei de ser aprovada para cursar enfermagem na Universidad de Barcelona e reuni todas as dicas nesse post!

Abaixo explico detalhadamente os trâmites, documentação necessária e como é o vestibular na Espanha – chamado aqui de “Selectividad” ou “PAU (Pruebas de Acceso a la Universidad)”. Também explico o que tive que estudar no cursinho e os preços das universidades (porque aqui as faculdades públicas não são gratuitas!).

Já falei aqui no blog antes sobre o lado B de morar fora, essa eterna montanha-russa de altos e baixos. Começar a faculdade em um país estrangeiro pode parecer assustador, mas se esse for o seu sonho, se joga! Eu estou SUPER feliz de ter passado no vestibular na Espanha e começar uma nova profissão! 😀

Vestibular na Espanha – Documentação

Antes de tudo, é preciso garantir que você tem a documentação necessária para entrar em uma faculdade na Espanha. É preciso convalidar o seu diploma do ensino médio brasileiro aqui na Espanha, via Ministério de la Educación.

Essa convalidação é um trâmite legal que diz que o seu diploma de ensino médio brasileiro é equivalente à educação secundária daqui e por isso você está apto para iniciar os estudos universitários.

O passo a passo para fazer esse trâmite é simples, mas se organize para fazer com a maior antecedência possível ao vestibular, porque pode demorar para ficar pronto (aqui em Barcelona o prazo é 6 meses, mas o meu demorou 8).

Como convalidar o diploma do Ensino Médio na Espanha

  1. Pegar o seu diploma do ensino médio original e reconhecer firma de todas as assinaturas que estiverem no diploma nos cartórios correspondentes no Brasil. Eu tive que ligar no meu colégio para me informar em quais cartórios estavam registradas cada assinatura. Pegar também o histórico de notas completo do Ensino Médio, com todas as matérias cursadas.
  2. Fazer a Apostila de Haia do diploma e do Histórico Escolar, também em um cartório brasileiro.
  3. Trazer os documentos para a Espanha e fazer a tradução juramentada tanto do diploma quanto do histórico de notas com algum tradutor oficial, aqui (não faça no Brasil pois lá sai muito mais caro e nem sempre é aceito chegando na Espanha).
  4. Em um notário na Espanha, compulsar (o mesmo que autenticar) fotocópias do Diploma e Histórico (versões em espanhol e português com a Apostila de Haia) e do seu documento na Espanha (NIE ou DNI).
  5. Levar toda a documentação original + fotocópias + formulário preenchido no Registro del Ministerio de Educación y Formación profesional da sua cidade ou província na Espanha. Lá você vai dar entrada na homologação com os documentos.
  6. Esperar de 3 a 6 meses (ou mais, se for uma cidade grande) pelo ok, e ir buscar o seu diploma espanhol no mesmo local onde você deu a entrada.

Nesse link oficial do Ministério da Educação tem tudo detalhado, em Espanhol: Homologación y Convalidación en España de títulos y estudios NO UNIVERSITARIOS realizados en Brasil

Em Barcelona, o local onde fiz o trâmite foi o Consorci d’Educació de Barcelona (CEB) que fica na Plaça d’Urquinaona, 6. Se você tiver mais dúvidas e quiser dar uma passadinha lá para perguntar, pode ser uma boa.

Leia também: Produtos e serviços brasileiros em Barcelona

Vestibular na Espanha – Provas PAU (Selectividad)

Bom, com o diploma em mãos já podemos pensar no vestibular em si, a famosa Selectividad que hoje em dia é oficialmente chamada de PAU (Pruebas de Acceso a la Universidad).

Como no Brasil, essas provas servem para que as pessoas possam competir entre si e entrar nas universidades desejadas. Aqui, cada comunidade autônoma tem o seu sistema de PAU. Significa que se eu moro na Catalunha deverei fazer a PAU Catalunha e se você mora em Bilbao deverá fazer a PAU País Basco, por exemplo.

A princípio, a nota da PAU só serve para faculdades na comunidade autônoma específica da prova. Mas existe um trâmite de convalidação caso você mude de Comunidade Autônoma e queira usar sua nota em outro lugar.

Para cada Comunidade Autônoma, as PAU abarcam as faculdades públicas e privadas mais importantes da região. Isso significa que com uma única nota você poderá concorrer a diversas universidades, mais ou menos como é o ENEM no Brasil.

vestibular-na-espanha-selectividad-pau-barcelona

Galera se preparando para o primeiro dia de prova

PAU, PAU+25 e PAU+45

As provas PAU são dividas em 3 categorias principais:

  • PAU – para pessoas que terminaram o ensino médio e tem até 25 anos
  • PAU+25 – para pessoas maiores de 25 anos que não tenham diploma universitário na Espanha
  • PAU+45 – para pessoas maiores de 45 anos que não tenham diploma universitário na Espanha

As PAU+25 e PAU+45 existem para incentivar pessoas mais velhas que ainda não tenham feito faculdade no país. As provas são um pouco mais curtas e as notas de corte mais baixas.

Todas as faculdades devem reservar 3% das vagas para os vestibulandos de PAU+25 e 2% das vagas para os vestibulandos de PAU+45, o que também é vantagem. Na época que fiz a prova eu tinha 27 anos, então optei pela PAU+25.

Portais oficiais PAU – Comunidades Autônomas

Abaixo deixo os links oficiais dos portais PAU de cada comunidade autônoma espanhola, assim você pode clicar na sua e saber todos os detalhes e especificidades:

Vestibular na Espanha – Cursinho preparatório para as PAU

Eu fiz um cursinho preparatório para o vestibular aqui em Barcelona, e achei que foi essencial no meu processo de estudos. Escolhi o curso do Institut Rocafort, uma escola privada que fica perto da minha casa.

O curso já era focado na PAU+25, o que foi muito bom pois estudei apenas as matérias que caíam na minha prova. Lá os professores explicaram todo o processo e deram dicas importantes.

Além de estudar o conteúdo, no cursinho pude aprender matérias novas que não tinha tido no Brasil (porque o que cai no vestibular do Brasil não é necessariamente igual ao que cai aqui). O cursinho durou 7 meses e eu paguei 200€ por mês.

Existem diversas escolas que dão esses cursos pela Espanha, a maioria privada. Também é possível se inscrever  em algumas públicas das prefeituras (que são mais concorridas para entrar). Pesquise no google “curso preparatório selectividad SUA CIDADE” para ter uma idéia.

Vestibular na Espanha – Como são as provas

As provas da PAU+25 são compostas por dois blocos, cada uma feita em um fim de semana:

  • Matérias comuns:
    • Espanhol
    • Redação (Chamada “Comentário de Texto”)
    • Língua Estrangeira (que você deve escolher entre inglês, português, alemão ou francês)
    • Segundo idioma oficial da comunidade autônoma se houver (Catalão na Catalunya e Ilhas Baleares, Valenciano em Valência, Galego na Galícia e Euskera no País Basco).
  • Matérias específicas: são duas matérias específicas, dependendo da área de atuação do seu curso. No meu caso, para cursos das Ciências da Saúde, eu podia escolher 2 matérias entre Química, Biologia, Física, Matemática e Estatística. Eu escolhi Química e Biologia mas isso vai variar dependendo do seu curso. Você pode ver mais detalhes sobre isso aqui, em espanhol: Estructura PAU+25

A PAU+45 é composta apenas pelo bloco de matérias comuns (idiomas), não há matérias específicas. E a PAU normal, para quem acabou de sair do colegial, tem todas as matérias do currículo e é feita em muitos dias consecutivos.

Você tem 2 horas para fazer a prova de cada matéria e eu achei esse tempo suficiente. As provas não são enormes, cada uma tem de 6 a 12 perguntas.

As provas de idiomas (matérias comuns) misturam opções teste e dissertativas, enquanto as específicas só tem questões dissertativas. Cuidado nas questões tipo teste porque para cada resposta errada é descontado 0,15 da nota final. Então se não sabe, não chute o teste, deixe em branco!

vestibular-na-espanha-selectividad-pau-entrar-na-faculdade

Na fila, esperando para entrar na sala da prova (sou essa da direita, de coque no cabelo)

Minha experiência

Nos dias das duas provas eu estava ansiosa, mas não super nervosa. Já tinha sido publicado o local de prova com antecedência, eu me programei para chegar cedo e levei um lanchinho para comer na saída da prova (não tem intervalo).

Eu tinha estudado bastante no cursinho e principalmente em casa em todo o meu tempo livre nos 6 meses anteriores à prova, então não estava com medo porque eu sabia o que esperar.

Fiz muitos simulados antes, recomendo que você também faça porque se familiarizar com a prova é fundamental. Eu saí do vestibular achando as provas de inglês, espanhol e biologia fáceis; as de química e catalão difíceis; a de redação nível médio.

É claro que essa é minha visão pessoal, a dificuldade varia de pessoa para pessoa.

Vestibular na Espanha – Notas, escolha da faculdade e matrícula

Depois de fazer as provas, você deve esperar pela publicação oficial das notas (sai no mesmo portal que você usou para fazer a inscrição da prova). No meu caso saiu 25 dias depois da última prova.

Você pode consultar as notas individuais de cada prova e também a média ponderada de todas. Para ser considerado apto a concorrer para uma vaga na universidade, a sua média tem que ser pelo menos 5 nas matérias comuns e 5 nas específicas.

Com a sua nota final na mão, você já pode ter uma ideia da sua chance de passar na faculdade dos seus sonhos. Olhe a lista das notas de corte dos anos anteriores para se situar (você acha isso facilmente na internet, essa daqui é a lista de notas de corte da Catalunya de 2019).

Depois de mais alguns dias, o mesmo sistema estará aberto para o processo de designação de vagas (“asignación“). É simples, você entra no sistema e usando a sua nota você pode escolher até 8 universidades, colocando em ordem de preferência.

Tem que ser o mesmo curso para todas elas, já que você fez uma prova específica para tal área de atuação, lembra? Eu coloquei apenas as 2 faculdades que eu mais desejava, porque minha nota foi muito boa (tirei 7,75 e a nota de corte anterior foi 6,8).

Depois de quase um mês, o sistema divulga a seleção oficial, dizendo se você passou e em qual das faculdades (eles tentam dar prioridade para a primeira opção, mas quando a nota não é suficiente o sistema vai rodando para ver em qual você pode entrar).

A partir daí o trâmite online acabou e só falta fazer a matrícula presencial na faculdade escolhida. Fique de olho pois em poucos dias as faculdades irão divulgar em seus próprios sites a lista de aprovados, dia e hora de matrícula presencial, além dos documentos necessários.

No dia estipulado para a matrícula basta ir com os documentos, fazer todos os trâmites lá na hora como dar entrada em um e-mail da faculdade, fazer a carteirinha de estudante, etc… E pagar a matrícula do curso!

vestibular-na-espanha-matricula-universidad-de-barcelona

Printscreen de um dos e-mails mais felizes da vida: quando a universidade me deu as boas vindas!

Vestibular na Espanha – Preços dos cursos

O último tópico desse artigo sobre vestibular na Espanha é talvez, um dos mais importantes: os preços dos cursos de graduação. Aqui na Espanha as faculdades públicas não são gratuitas, mas são bem mais baratas que as faculdades particulares.

O preço varia dependendo da comunidade autônoma, do curso e da universidade em questão. A minha dica é que você entre no site da faculdade desejada e procure a informação do preço.

Eles costumam mostrar o preço por crédito. Considerando que no ano letivo você normalmente se matricula em 60 créditos, basta fazer as contas para saber mais ou menos quanto vai custar.

Nesse dia da matrícula você deve pagar o valor de 1 ano de curso, que pode ser pago à vista, em 3x ou em 7x sem juros (isso no meu caso específico da Universitat de Barcelona, pode ser diferente em outras). No meu caso, Enfermagem, em 2019 eu paguei 2.300€ pelo primeiro ano completo.

Nas faculdades particulares da Catalunya o mesmo curso pode custar entre 5.000€ e 9.000€ ao ano. Então apesar da faculdade pública ser paga, ainda assim vale a pena porque é muito mais barata que as particulares (e por isso, mais concorridas no vestibular).

Tudo isso vale a pena?

Sei que todo esse trâmite pode ser assustador. Estudar tanto e fazer vestibular em outra língua não é fácil. Mas se você sonha em fazer uma faculdade na Espanha, não deixe o medo te impedir!

Se planeje, faça toda a documentação com antecedência e estude bastante – eu passei e estou super feliz, mas confesso que não foi fácil. Foram muitos meses estudando até tarde da noite, lidando com ansiedade, medo… Mas deu certo!

O meu sonho é ser matrona (parteira profissional) e o primeiro passo para chegar lá foi entrar na faculdade de Enfermagem. Qual é o seu sonho profissional? Vai com tudo! 🙂

Obs: Esse texto foi escrito em agosto de 2019, contemplando minha experiência pessoal em Barcelona (Catalunya). Detalhes de trâmites e preços podem variar dependendo da Comunidade Autônoma ou época. Fique atento!

Tem dúvidas ou quer adicionar algo sobre o vestibular na Espanha? Deixe nos comentários!


Outros posts que podem te interessar:

– O lado B de morar fora: nem tudo são flores

– Produtos e serviços brasileiros em Barcelona

– Guia completo da viagem para Barcelona

– Quanto custa viajar para Barcelona

– Categoria completa: ESPANHA


Salve a imagem abaixo no Pinterest e aproveite para ver nossos Painéis de Viagem!

IMPORTANTE! Não esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa, mas mesmo nos países sem obrigatoriedade é muito importante ter o seguro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma consulta médica ou internação pode custar uma verdadeira fortuna e com o seguro, você terá todo o tratamento coberto. Leia sobre quando ficamos doentes no Egito e na Espanha, ou sobre outra vez em que pegamos uma intoxicação alimentar fortíssima na Bolívia. O Seguro Viagem nos salvou!
Faça aqui uma cotação sem compromisso e ganhe 5% de desconto com o cupom ESTRANGEIRA5

Planeje sua viagem! Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links:
Compre o Seguro Viagem com a Seguros Promo
Reserve seu hotel ou hostel com o Booking.com
Compre ingressos antecipados de atrações no mundo inteiro e evite as filas com a GetYourGuide
Pesquise os melhores preços para alugar carro em mais de 140 países com a RentCars
Compre chip de celular internacional com a Viaje Conectado
Compre passagens aéreas com muito desconto com a Passagens Promo

Curta nossa página no Facebook!